“Cloud Nine” (Dark Horse, 1987), George Harrison



Por Sidney Falcão

A má repercussão do álbum Gone Troppo, lançado em 1982, e a pouca atenção da gravadora Warner na divulgação do álbum, frustraram George Harrison (1943-2001). Somado a isso, estava o cenário musical da época que não agradava em nada o ex-beatle. Insatisfeito, Harrison decidiu dar uma pausa na sua carreira.

Durante esse período de pausa que durou cerca de cinco anos, Harrison fez algumas aparições em público como num show especial para a TV Blue Suede Shoes: A Rockabilly Session, no Reino Unido, em 1985, em homenagem a Carl Perkins (1932-1998), ao lado de Eric Clapton, Ringo Starr e Dave Edmunds. Em 1986, Harrison participou também de alguns concertos beneficentes como o Birmingham Heart Beat Charity Concert, evento para arrecadar fundo para o hospital Birmingham Children’s Hospital.

Harrison dedicou-se ao cinema através da sua empresa cinematográfica, a HandMade Films, que lançou em 1986 o filme produzido ela, Shanghai Surprise, estrelado por Madonna e Sean Penn, mas que foi um imenso fracasso de público e de crítica, e ainda rendeu um enorme prejuízo financeiro para a companhia do cantor. 

No final de 1986, George Harrison decidiu retomar a carreira musical. Convidou o líder da banda Electric Light Orchestra (ELO), Jeff Lynne, para produzir o seu próximo álbum solo. As gravações ocorreram entre os meses de janeiro e agosto de 1987, no FPSHOT, abreviação de Friar Park Studio, Henley-on-Thames, uma mansão de Harrison, na cidade Henley-on-Thames, na Inglaterra, na qual o cantor havia montado um estúdio de 16 canais na década de 1970, onde passou a gravar seus discos desde então. George Harrison contou com a participação de amigos ilustres nas gravações como Eric Clapton (na guitarra), os bateristas Jim Keltner e Ringo Starr, do tecladista Gary Wright e de Elton John (tocando piano). Aliás, Elton John apenas participou tocando piano porque ele havia passado por uma cirurgia vocal na época, e não pôde fazer participações nos vocais de apoio.

George Harrison (à esquerda) contou o apoio do amigo
Jeff Lynne na produção do disco.

Para gravar o álbum, Harrison fez questão de evitar o uso das novas tecnologias de gravação em estúdio que surgiram no intervalo de cinco anos que ficou sem gravar. Não foram usados instrumentos eletrônicos simulando instrumentos de sopro e nem baterias eletrônicas, no máximo um sintetizador para fazer algo bem sutil, nada além disso. Harrison quis saxofones, trompetes e baterias de verdade.

Lançado em 2 de novembro de 1987, Cloud Nine traz em sua capa George Harrison empunhando a sua primeira guitarra americana, uma Gretsch 6128, de 1957, comprada por ele em 1961. O cantor deu a guitarra de presente para o amigo Klaus Voormann, músico e artista gráfico criador da capa do álbum Revolver (1966), dos Beatles. A guitarra ficou guardada por vinte anos até que, mais tarde, Harrison conseguiu recuperá-la de volta, e levou o instrumento para passar por um processo de reparos.

Composto por onze faixas, Cloud Nine, dentre as quais uma releitura de uma canção do começo dos anos 1960, “Got My Mind Set On You”, originalmente gravada por James Ray (1941-1963), mas que ficou mais conhecida na voz de George Harrison. O disco ainda contém duas músicas que Harrison fez para a trilha sonora do filme Shanghai Surprise, mas que foram incluídas no álbum.

Jeff Lynne teve uma importância significativa na sua condição de co-produtor de Cloud Nine. Ele conseguiu renovar o som do trabalho de Harrison, e ao mesmo tempo, manter as suas características.

O álbum começa com “Cloud 9”, uma canção com acentuação blues rock na qual há um diálogo harmonioso entre a guitarra slide de George Harrison com a guitarra inspirada no blues de Clapton. Apesar do álbum ter sido intitulado Cloud Nine, a canção que batiza o disco tem o número “9” ao invés da palavra escrita. Harrison fez isso para que sua música não fosse confundida com “Cloud Nine” dos Temptations, gravada pelo grupo em 1968.

“That’s What It Takes” é uma parceria de George Harrison, Jeff Lynne e Gary Wright. A canção é uma balada melódica, radiofônica, bem ao estilo da Electric Light Orchestra, a banda da qual Lynne era líder. Eric Clapton e Elton John fazem participação nessa música respectivamente na guitarra e no piano. A faixa seguinte, “Fish On The Sand” é um pop rock agradável, com um riff de guitarra simples e uma bateria acentuada.

Amigos do peito: Jeff Lynne, Eric Clapton e Elton John (de boné e óculos escuros),
foram alguns dos amigos de Harrison que participaram do álbum Cloud Nine.

A balada “Just For Today” é inspirada no lema dos Alcoólico Anônimos, “só por hoje”, em que o alcoolista se abstém de consumir bebida alcoólica a cada dia. Os versos da canção apresentam um eu lírico travando uma batalha particular contra o seu vício.  Depois do clima denso e melancólico da canção anterior, o alto astral volta a dar o ar de sua graça com “This Is Love”, um pop rock de refrão “grudento” que segue uma mesma linha musical de “Fish On The Sand”.

Encerrando o lado 1 do álbum, “When We War Fab” é uma música que remete à fase psicodélica dos Beatles, sobre tudo a música “I’m The Walrus”. Os arranjos instrumentais desta música são ricos, com de naipe de cordas, guitarra slide, harmonizações vocais e a cítara indiana na música. Na letra da canção, há citações sobre os Beatles, o mesmo acontecendo no videoclipe que conta com a participação de Ringo Starr, Elton John e Jeff Lynne. Nesse mesmo videoclipe, acompanhando George Harrison e Ringo Starr, aparece alguém fantasiado e canhoto tocando um contrabaixo, sugerindo ser Paul McCartney. O traje é o mesmo usado por McCartney no filme Magical Mystery Tour, de 1967.

“Davil’s Radio” abre o lado 2 do disco, um rock animado, mas que é ao mesmo tempo uma crítica de George Harrison aos órgãos de mídia que criam intrigas e fofocas: “Hear it through the day / Airwaves gettin' filled / With gossip broadcast to and fro / On the devil's radio” (“Eu ouvi durante o dia / Ondas no ar se enchendo / Com fofocas transmitidas pra lá e pra cá / Na rádio do diabo”).

A próxima faixa, “Someplace Else”, é uma balada romântica, agradável, em que a guitarra de Harrison assume o protagonismo instrumental. Composta pelo cantor para o filme Shanghai Surprise e aproveitada para entrar em Cloud Nine, a letra da canção é sobre alguém que lamenta a pessoa amada que entrou na sua vida repentinamente, agora tenha que partir.

“Wreck Of The Hesperus” é divertida, alegre, e traz na sua letra citações a alguns cartões postais famosos mundialmente como a Torre Eiffel e a Muralha da China. É pontuada pela guitarra de Clapton, e possui um naipe de metais que marcam o refrão da música. Também composta para o filme Shanghai Surprise, “Breath Away From Heaven” é marcada pela escala melódica inspirada na música chinesa.

Cloud Nine chega ao final em grande estilo com o “Got My Mind Set On You”, a música mais famosa do disco. Gravada originalmente por James Ray em 1962, “Got My Mind Set On You” ganhou uma releitura bem própria de George Harrison, e através dele, ficou mais conhecida do que a versão original.

"Got My Mind Set On You" foi um grande sucesso de James Ray, em 1962, e que ganhou
uma nova versão com George Harrison em 1987 para o álbum Cloud Nine.

No geral, a imprensa musical acolheu muito bem Cloud Nine na época de seu lançamento. David Wild, da revista Rolling Stone, disse em seu artigo que Cloud Nine é o melhor registro de George Harrison desde o álbum All Things Must Pass, de 1970.  Stephen Holdein, do jornal The New York Times, afirmou que Cloud Nine é um “álbum melodioso” e “evoca explicitamente os Beatles”. 

Enquanto isso, no Brasil, a edição de maio de 1988 da revista Bizz, publicou uma resenha sobre Cloud Nine trazendo pontos de vista distintos de dois críticos musicais. Para o jornalista José Emílio Rondeau, Cloud Nine é “estimulante e inesperado”, e que após dezessete anos de All Things Must Pass, Harrison “reencontrou a inspiração e recuperou-se da estafa criativa”. No sentido contrário, o jornalista Jean-Yves de Neufville foi menos amistoso, afirmando que o co-produtor do álbum, Jeff Lynne, era líder da ELO, banda “especializada em imitar os Beatles”, que o “imitador” (Lynne) ajuda o “imitado” (George Harrison) a se “autoimitar”, e que na falta de boas canções em Cloud Nine, a “nostalgia e o saudosismo” acabam predominando.

Cloud Nine alcançou o 8° lugar da parada da Billboard 200, nos Estados Unidos, enquanto que o Reino Unido, o álbum chegou ao 10° lugar na parada de álbuns. Nos Estados Unidos, Cloud Nine conquistou o disco de platina após chegar à marca de 1 milhão de cópias vendidas. Enquanto isso, o single de “Got My Mind Set on You” liderou a parada de singles da Billboard 100 e da Cash Box, ambas nos Estados Unidos.

Embora Cloud Nine tenha feito um grande sucesso comercial e revigorado a carreira de George Harrison, o ex-beatle não quis fazer uma grande turnê promocional do álbum. Provavelmente isso tenha sido um reflexo das turnês desgastantes que ele fez nos anos 1970, e que não estava disposto a passar por tudo isso novamente.

Por outro lado, Cloud Nine abriu portas para George Harrison desenvolver um novo projeto. Em 1988, Harrison juntou-se a Jeff Lynne, Bob Dylan, Roy Orbison (1936-1988) e Tom Petty (1950-1917), e formaram o supergrupo The Traviling Willburys, que lançou em outubro daquele mesmo ano o primeiro e elogiado álbum Traveling Wilburys Vol. 1.

Faixas

Todas as canções foram compostas por George Harrison, exceto as indicadas

Lado 1

  1. "Cloud 9"
  2. "That's What It Takes" (Harrison, Jeff Lynne, Gary Wright)
  3. "Fish on the Sand"
  4. "Just for Today"
  5. "This Is Love" (Harrison, Lynne)
  6. "When We Was Fab" (Harrison, Lynne) 

Lado 2

  1. "Devil's Radio"
  2. "Someplace Else"
  3. "Wreck of the Hesperus"
  4. "Breath Away from Heaven"
  5. "Got My Mind Set on You" (Rudy Clark)

 

Referências:

Revista Bizz - edição 33, abril/1988, Editora Azul, São Paulo, Brasil.

Revista Bizz - edição 34, maio/1988, Editora Azul, São Paulo, Brasil.

wikipedia.org 

 

 

Ouça na íntegra o álbum Cloud Nine

"This Is Love" (videoclipe oficial)

"When We Was Fab" (videoclipe oficial)

"Got My Mind Set on You" 
(videoclipe oficial)

Comentários