10 discos essenciais: Os Paralamas do Sucesso

Por Sidney Falcão

A história de Herbert Vianna e Bi Ribeiro, amigos de infância em Brasília, é marcada por uma paixão pela música e influências do rock dos anos 1970. Herbert Vianna, nascido em João Pessoa, mudou-se para Brasília ainda criança, nos anos 1960, devido ao trabalho de seu pai na Força Aérea Brasileira. Bi Ribeiro, por sua vez, filho de diplomata, veio do Rio de Janeiro. Enquanto Herbert mergulhava na música desde a infância, aprendendo violão, Bi era um apreciador de discos. Junto a outros jovens de Brasília à época, como Renato Russo (1960-1996) e Dinho Ouro-Preto, compartilharam sua paixão pelo rock.

Em 1977, a família de Herbert Vianna se mudou para o Rio de Janeiro, seguida pela família de Bi um ano depois. Mesmo com as obrigações universitárias, mantiveram viva a chama da música e retomaram seus ensaios em 1981, impulsionados pelos amigos de Brasília que estavam formando bandas punks. O baterista Vital Dias (1959-2015) comletou a banda.

A ascensão dos Paralamas do Sucesso teve um marco em 1982, quando Vital deixou a banda, abrindo espaço para João Barone na bateria. Uma fita demo, especialmente a música "Vital e Sua Moto", chamou a atenção da Fluminense FM e abriu portas para shows no Circo Voador. Esse sucesso culminou na assinatura com a EMI-Odeon em 1983, que lançou o primeiro compacto da banda contendo "Vital e Sua Moto", um hit radiofônico em todo o Brasil. Três meses depois foi lançado o primeiro álbum da banda, Cinema Mudo.

O segundo álbum, Passo do Lui, lançado em 1984, parecia uma coletânea de sucessos, com quase todas as faixas estourando nas rádios. Isso foi o trampolim para os Paralamas se tornarem atração na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Dois anos mais tarde, o álbum Selvagem? mudou a direção sonora da banda, misturando rock, reggae e ritmos afro-latinos. A consagração internacional veio com a apresentação no Festival de Montreaux, na Suíça, registrada no primeiro álbum ao vivo da banda, D.

Essa fusão de estilos persistiu em Bora Bora, álbum lançado em 1988 que trouxe sucessos como "O Beco" e "Quase Um Segundo". O álbum seguinte, Big Bang, impulsionou uma turnê internacional com hits marcantes como "Lanterna dos Afogados" e "Perplexo". "Pólvora" se tornou o primeiro clipe exibido na recém-chegada MTV brasileira.

Celebrando uma década de carreira em 1990, lançaram Arquivo, uma coletânea de sucessos antigos. No ano seguinte, o álbum Os Grãos destacou faixas como "Trac Trac" e "Sábado". Enquanto Herbert lançava seu álbum solo Ê Batumaré" em 1992, os Paralamas traziam Severino dois anos depois, um trabalho experimental com influências nordestinas e a participação de Brian May, que, apesar disso, enfrentou dificuldades comerciais.

O retorno triunfal dos Paralamas ocorreu em 1995 com Vamo Batê Lata, o segundo álbum ao vivo da banda, contendo grandes sucessos e quatro músicas inéditas, incluindo "Uma Brasileira", vencedora do prêmio da audiência no MTV Video Music Awards.

Seguiram-se os álbuns Nove Luas (1996) e Hey Na Na (1998), este último com hits como "Ela Disse Adeus" e "O Amor Não Sabe Esperar". Em 1998, a convite da MTV, a banda gravou um disco acústico, ressignificando sucessos antigos. O Acústico MTV - Paralamas do Sucesso foi um sucesso, vendendo mais de 500 mil cópias.

Em fevereiro de 2001, um acidente de ultraleve deixou Herbert Vianna paraplégico e resultou na morte de sua esposa Lucy Needham, aos 36 anos. Pouco mais de um ano após a tragédia, os Paralamas retornaram com o álbum Longo Caminho (2002), apresentando a emocionante canção "Cuide Bem do Seu Amor".

O legado da banda foi imortalizado em diversos registros, como o documentário Herbert de Perto lançado em 2006, e o CD/DVD Rock in Rio 1985: Os Paralamas do Sucesso, lançado no mesmo ano, revivendo a memorável apresentação da banda no Rio de Janeiro. Em 2014, a parceria entre a gravadora Universal e o canal Multishow resultou no lançamento do registro Multishow Ao Vivo: Os Paralamas do Sucesso - 30 Anos, gravado ao vivo em CD e DVD.

A trajetória dos Paralamas sofreu uma perda em 2015 com a morte de Vital Dias, o baterista original, vítima de câncer aos 55 anos. Contudo, em 2017, o trio lançou Sinais do Sim, um álbum que marca mais um capítulo na longa história da banda.

Confira abaixo dez álbuns que ajudam a entender a música dos Paralamas do Sucesso.

Cinema Mudo (EMI, 1983). O álbum Cinema Mudo marca a estreia dos Paralamas do Sucesso, lançado em setembro de 1983. Composto por dez faixas, o álbum reflete a fase amadora da banda, destacando-se "Vital E Sua Moto", um sucesso prévio ao lançamento. Influenciados pelo The Police, o disco mostrou a habilidade dos músicos, apesar das limitações vocais de Herbert Vianna. A cozinha consistente de Bi Ribeiro e João Barone solidificou-se como uma das mais poderosas no rock brasileiro. O álbum mistura rock e reggae, como em "Foi O Mordomo" e "Patrulha Noturna". Destaque para a faixa "Química", música de Renato Russo, gravada pelos Paralamas muito antes da Legião Urbana.


O Passo Do Lui (EMI, 1984). Em O Passo Do Lui, seu segundo álbum, os Paralamas mantiveram a receita musical aplicada no primeiro álbum regada a rock, punk, reggae e ska, tudo inspirado em bandas inglesas como The Beat, Specials, e principalmente, The Police. A diferença é que em O Passo Do Lui, a banda teve mais autonomia para o que gravar e como gravar. O álbum foi um tremendo sucesso em vendas e quase todas as faixas viraram hits. "Óculos", "Meu Erro", "Ska", "Assaltaram A Gramática", "Fui Eu" e "Romance Ideal” tocaram bastante no rádio. O sucesso de O Passo Do Lui garantiu os Paralamas na primeira edição do Rock in Rio, em 1985.


Selvagem? (EMI, 1986). O álbum Selvagem? marcou a ruptura dos Paralamas com a estética new wave, afastando-se das referências inglesas e americanas para mergulhar nos ritmos caribenhos, afro-brasileiros e africanos, utilizando o reggae como fio condutor. Herbert Vianna demonstra maturidade como compositor, explorando temas engajados e políticos. Destacam-se faixas como "Alagados" e "A Novidade" (esta última em colaboração com Gilberto Gil), abordando desigualdade social, além de "Teerã", sobre a guerra Irã-Iraque. Com toques de humor, "Melô do Marinheiro" traz leveza antes do tom crítico da faixa-título. O álbum entrelaça temas do cotidiano, nuances humanas e inclui uma versão de "Você", de Tim Maia.

Bora Bora (EMI, 1988). "Quarto álbum de estúdio dos Paralamas do Sucesso, Bora Bora sucede Selvagem? e traz como inovação a inclusão de um naipe de metais na sonoridade da banda. O disco mescla faixas de cunho político-social, como "O Beco" e o romantismo da balada "Quase Um Segundo". "Uns Dias" foi inspirada no término do relacionamento de Herbert Vianna e Paula Toller, vocalista da banda Kid Abelha. Com mais de 200 mil cópias vendidas, marcou a estreia da banda na produção de um disco. Além disso, destacam-se músicas como "Dois Elefantes", "Um a Um" e "Fundo do Coração".


Big Bang (EMI, 1989). Neste seu quinto álbum de estúdio, o trio carioca prossegue com o seu processo de fusões musicais iniciada em Selvagem? e consolidada em Bora Bora. Em "Perplexo", os Paralamas flertam com a sonoridade percussiva afro-baiana, enquanto na releitura de "Jubiabá", do cantor baiano Gerônimo, a banda se aproxima da então nascente axé music. "Se Você Me Quer" remete ao samba do Recôncavo Baiano. Na divertida "Rabicho do Cachorro", a embolada nordestina e o reggae jamaicano se encontram. Mas o rock marca presença em Big Bang através das faixas "Dos Restos" e do megahit "Lanterna dos Afogados".


Os Grãos (EMI, 1991). Produzido por Liminha, Carlos Savalla e por um tal de Teabag V (na verdade pseudônimo usado por Herbert Vianna), Os Grãos foi o primeiro álbum dos Paralamas a ter uma recepção negativa por parte da crítica. Muito provavelmente, o emprego de recursos eletrônicos na sonoridade da banda soou estranho aos ouvidos da imprensa musical da época. As fusões rítmicas estão presentes em Os Grãos, dando mais espaço ao pop e o rock.  Por outro lado, os maiores hits do álbum foram canções mais voltadas para o pop rock como "Ah! Maria", a balada "Tendo A Lua" e "Trac-Trac", esta última uma regravção de um grande sucesso do roqueiro argentino Fito Páez.


Severino (EMI, 1994). Gravado em Londres sob a produção de Phil Manzanera (guitarrista do Roxy Music) e influenciadopela musicalidade nordestina, Severino não foi muito bem "digerido" pelo público. Se por um lado, o experimentalismo do disco teria conquistado a crítica (ou parte dela), o público não foi seduzido pelo disco. Esteticamente Severino pode ter sido muito bom, mas comercialmente foi um imenso fracasso: pouco mais de 55 mil cópias vendidas. A reputação de Severino, cresceu com o tempo. "Cagaço" e "Dos Margaritas" são as faixas de destaque.


Vamo Batê Lata (EMI, 1995). Depois do fiasco de Severino, os Paralamas deram a voltapor cima comercialmente com Vamo Batê Lata, álbum gravado ao vivo no Palace, em São Paulo, em dezembro de 1994. Além de trazer os 14 grandes sucessos da banda carioca gravados ao vivo, o álbum trazia um CD bônus com quatro músicas inéditas gravadas em estúdio. Das quatro músicas inéditas, três estouraram nas paradas de rádio, "Uma Brasileira" (com participação especial de Djavan), "Saber Amar" e a polêmica "Luís Inácio Falou (300 picaretas)". Mas foi "Uma Brasileira" a melhor sucedida, chegando a ser uma das músicas mais tocadas do ano de 1995 no Brasil. Com isso, Vamo Batê Lata alcançou a incrível marca de 1 milhão de cópias vendidas.

Nove Luas (EMI, 1996). Em Nove Luas, os Paralamas encontraram a simplicidade pop, onde as fusões rítmicas estão mais comedidas. Na verdade, já em Os Grãos, haviam sinais da busca dessa simplicidade pop, mas que foi interrompida pelo experimentalismo conceitual de Severino. Mas em Nove Luas, além de alcançarem a simplicidade pop, a banda deixou de lado a parafernália eletrônica, dando ênfase a um formato sonoro mais básico, mais "enxuto". Nove Luas é o lar de canções que viraram novos sucessos dos Paralamas como "Lourinha Bombril", "La Bella Luna", "Capitão de Indústria", "Busca Vida", "Outra Beleza" e "De Música Ligeira", versão em português de "De Música Ligera", da banda argentina Soda Stéreo.

Longo Caminho (EMI, 2002). Este é o primeiro álbum lançado pelos Paralamas do Sucesso após o trágico acidente de ultraleve que deixou Herbert Vianna paraplégico e tirou a vida se sua esposa, Lucy Needham. A pausa forçada pelo acidente (o que possivelmente é a razão do título do álbum) não mudou a tendência dos Paralamas em focar na simplicidade pop. Em Longo Caminho, a banda diminui o emprego do naipe de metais, dos teclados e da percussão, priorizando som power trio ( baixo, guitarra e bateria) que norteou os primeiro discos. A veia roqueira da banda se faz presente em faixas como "O Calibre", "Hinchley Pond" e em "Running On The Spot" (um cover do The Jam). Mas a balada "Cuide Bem do Seu Amor" é a faixa mais famosa do disco, uma canção onde Herbert Vianna expressa a dor da perda e a saudade de Lucy.


"Vital E Sua Moto" (videoclipe original
exibido no "Fantástico", TV Globo, em 1983)

"Óculos" (videoclipe original)

"Meu Erro" (videoclipe exibido 
no "Fantástico", TV Globo, em 1985)

"Alagados" (videoclipe original)

"Uns Dias" (videoclipe original
exibido no "Fantástico", 
TV Globo, em 1988)

"Lanterna dos Afogados"

"Tendo A Lua" (videoclipe original)

"Uma Brasileira" (videoclipe original)

"La Bella Luna" (videoclipe original)

"Cuide Bem do Seu Amor"
(videoclipe original)

Comentários