“Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão” (Phonomotor Records/EMI, 1994), Marisa Monte
Marisa Monte
iniciou a década de 1990 com popularidade em alta graças ao sucesso comercial
do álbum Mais, seu segundo álbum, e o primeiro de estúdio, já que o seu
primeiro álbum, MM (1989), foi gravado ao vivo. Com mais de 700 mil cópias
vendidas, Mais conquistou o gosto do grande público com sua sonoridade
pop sofisticada e embalado por canções como “Beija Eu”, “Volta Para O Seu Lar”,
“Ainda Lembro” (dueto de Marisa com Ed Motta) e “Eu Sei (Na Mira) ”. Assim como
o álbum, a turnê de Mais foi muito bem sucedida, chegando ao fim em 1992.
Quem
imaginou que Marisa engataria um novo álbum imediatamente após o sucesso de Mais,
enganou-se. Marisa passou pouco mais de um ano participando de encontros
musicais e colaborações com outros artistas, e que acabariam influenciando mais
adiante na concepção do próximo álbum da cantora carioca.
Em agosto de
1992, Marisa dividiu o palco num show com os Titãs no Riocentro, no Rio de
Janeiro, onde cantou “Umbabarauma”, de Jorge Ben Jor, e “Panis Et Circensis”,
de Caetano e Gilberto.
Capa do álbum Mais. |
No ano
seguinte, em 1993, cantou com Laurie Anderson no Knitting Factory, em Nova
York, nascendo daí uma amizade entre as duas artistas. Ainda em 1993, em abril,
participa das gravações do primeiro álbum solo de Arnaldo Antunes, Nome,
cantando em quatro faixas. Dois meses depois, foi a convidada do show do
violonista Raphael Rabello (1962-1995) e do cantor Paulinho da Viola, no
Olympia, em São Paulo. Ao participar de saraus no Rio de Janeiro, conhece o
legendário conjunto Época de Ouro, grupo regional que acompanhava Jacob do
Bandolim (1918-1969). Em novembro do mesmo ano, Marisa é convida do show de
Gilberto Gil em Munique, Alemanha, onde canta “Dança da Solidão” (de Paulinho d
Viola), e “Balança A Pema” (Jorge Bem Jor), duas canções que a cantora gravaria
para o seu próximo disco.
Em janeiro
de 1994, Marisa Monte e o ainda integrante dos Titãs, Nando Reis (na época, seu
namorado), gravaram com Carlinhos Brown e a Timbalada, a música “Grite Se Quiser
Gritar” (de Carlinhos Brown), para o carnaval de Salvador. A música não foi
registrada em disco, apenas veiculada nas rádios da capital baiana. Desse
encontro, iniciou-se a amizade e parceria entre Marisa e Brown, que geraria
várias canções e futuramente, ao lado de Arnaldo Antunes, o trio Tribalistas.
Desse encontro entre Marisa, Nando e Brown, surgiram três canções novas, “Na
Estrada”, “E.C.T” e “Seo Zé”. “E.C.T” acabou sendo gravada por Cássia Eller
naquele ano para o seu terceiro disco, Cássia Eller, enquanto que “Seo Zé”
foi gravada por Brown para o seu primeiro álbum solo, Alfagamabetizado (1996).
Nando Reis e Marisa Monte: música e romance. |
Todos esses
encontros e colaborações dos quais Marisa esteve envolvida, estabeleceu o
fortalecimento de laços de amizade da cantora com quem ela já tinha, como
Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nando Reis e Arnaldo Antunes, e aproximação
com gente com quem ela não tinha nenhum relacionamento até então, como
Carlinhos Brown, mas que se tornariam bastante influentes na sua carreira a
partir dali.
O processo
de gravação do novo álbum aconteceu entre março e maio de 1994, no estúdio
Skyline, em Nova York, nos Estados Unidos, e no estúdio Nas Nuvens, no Rio de
Janeiro. A produção ficou por conta do produtor Arto Lindsay, o mesmo de Mais.
No entanto, neste novo trabalho, pela primeira vez, Marisa esteve mais
envolvida na produção, o que acontecia pela primeira na sua carreira. Ela foi
credita como co-produtora.
Intitulado Verde
Anil Amarelo Cor De Rosa E Carvão, o novo álbum de Maris Monte ganhou
esse título baseado nos versos da canção “Seo Zé”: “O Brasil não é só verde, anil e amarelo / O Brasil também é
cor-de-rosa e carvão”. A canção ficou de fora do álbum, mas deu título a
ele. Em entrevista para o programa O Som
do Vinil, apresentado pelo ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin, no Canal
Brasil, em outubro de 2013, Marisa explicou o sentido do título do álbum: “Era uma alusão aos valores e ao que ouvimos
sobre a bandeira representar as riquezas do Brasil, o ouro, as florestas, o
mar, os rios; e o cor de rosa e o carvão seriam as pessoas. Onde estariam as
pessoas como valor nesse país? A música falava disso, ‘patrimônio de
Antônio/anônimo’, falava da valorização do ser humano brasileiro como uma
riqueza. Um país rico é um país com um povo bravo, valoroso, educado, saudável”.
Lançado em 1º
de agosto de 1994, Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi muito bem
recebido pela crítica. O crítico musical Carlos Calado, na época do jornal Folha de S. Paulo, em seu artigo de 29
de julho de 1994, afirmou que Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão era
o álbum mais maduro de Marisa. O público, que estava ansioso por um novo álbum
de Marisa Monte após três anos desde o lançamento do bem-sucedido Mais,
também recebeu muito bem o terceiro álbum da cantora. Em pouco, tempo, Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão figurava entre os álbuns mais
vendidos do Brasil em 1994.
Verde, Anil, Amarelo,
Cor De Rosa E Carvão é uma perfeita celebração entre o antigo e o novo, a tradição e o
experimentalismo. Marisa conseguiu trazer para o seu terceiro álbum, gerações
diferentes de compositores, desde os mais antigos como Jamelão, passando pela
geração intermediária como a de Jorge Ben Jor e Paulinho da Viola, até a
geração de Arnaldo Antunes, Nando Reis e Carlinhos Brown que despontaram a
partir dos nos 1980.
“Maria de
Verdade”, de Carlinhos Brown, é a canção que abre Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa
E Carvão, e que fala de todas as “Marias”, apesar de se tratar de uma
letra um tanto quanto complexa. A faixa seguinte é “Na Estrada”, uma canção MPB
com nuances de soul music.
Carlinhos Brown: duas canções próprias e uma em parceria com Marisa Monte e Nando Reis em Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão. |
É possível alguém que está distante estar tão perto de
nós? “Ao Meu Redor” mostra que é possível, quando tudo que nos cerca nos faz
lembrar desse alguém: “Ao meu redor está
deserto / Você não está por perto / E ainda está tão perto / Dentro dessa
geladeira, dentro da despensa e do fogão / Dentro da gaveta, dentro da garagem
e no porão”.
“Segue O Seco” é uma canção composta por Carlinhos
Brown, e que foi gravada por Marisa Monte atendendo a um pedido do próprio
Brown. Ele acreditava que o prestígio alcançado por Marisa, ajudaria a chamar a
atenção da opinião pública à seca que castiga o sertão do Nordeste e aflige
milhares de famílias.
A primeira regravação presente no álbum é “Pale Blue
Eyes”, de Lou Reed, gravada originalmente pela antiga banda de Reed (1942-2013),
a Velvet Underground, presente no álbum homônimo da banda, de 1969. Os arranjos
da versão de Marisa mantiveram as características de folk music da versão
original, porém, acrescidas de uma leve percussão que faz a canção lembrar
sutilmente um baião. Na época de lançamento de Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa
E Carvão, “Pale Blue Eyes” foi incluído apenas no formato CD do álbum,
ficou de fora do formato LP.
Na sequência, outra regravação, desta vez o samba
“Dança da Solidão”, uma canção clássica de Paulinho da Viola gravada pelo
próprio em 1972 para o seu álbum A Dança da Solidão. Marisa canta
acompanhada por ninguém menos que Gilberto Gil, na voz e violão.
“De Mais Ninguém”, parceria de Arnaldo Antunes e
Marisa Monte, é uma bela canção que faz lembrar os choros e sambas-canções dos
anos 1940 e 1950. Essa viagem musical é garantida graças ao grupo Época de Ouro
que fez a base instrumental. O conjunto se notabilizou por ter acompanhado o
mestre do choro, Jacob do Bandolim. A letra, dotada de uma incrível
sensibilidade poética por parte de Arnaldo, trata da amargura de um homem que fora
abandonado pela mulher que amava. A dor do sofrimento para esse homem é como
uma conquista: “É meu troféu, é o que
restou / É o que me aquece sem me dar calor / Se eu não tenho o meu amor / Eu
tenho a minha dor”.
Arnaldo Antunes |
Marisa Monte havia gravado “Alta Noite” como convidada
no primeiro álbum solo de Arnaldo Antunes, Nome, em 1993, onde os dois cantam a
canção em dueto, e contaram com a participação de João Donato nos teclados.
“Alta Noite” é na verdade um poema de Arnaldo que foi publicado num livro de
poemas que leva o mesmo título do seu primeiro álbum, e que foi lançado
simultaneamente na época, juntamente com o videoclipe da canção. Para o álbum Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão, Marisa fez uma versão mais voltada
para a bossa-nova, com direito a um naipe de violinos ao fundo.
“O Céu”, de Marisa Monte e Nando Reis, trata de
maneira bastante poética a magnitude do céu: “O céu vai tão longe está perto / O céu fica em cima do teto / O céu
tem as quatro estações / Escurece de noite, amanhece com o sol”.
A ecológica “Bem Leve” trata da extração
indiscriminada de madeira. Os versos da canção associam o ato à morte: “Vele, vele quem pese, dos pés à caveira / Dali
da beira uma palavra cai no chão, caixão”.
“Balança Pema”, grande sucesso da carreira de Jorge Ben
Jor, do primeiro álbum do cantor, o célebre Samba Esquema Novo (1963), ganha
uma releitura de Marisa Monte com uma sonoridade mais robusta graças ao uso de
teclados, bateria, percussão, baixo e guitarra com efeitos wah-wah, mas mantém o suingue da versão original. A cuíca na versão
da cantora, pontua toda a música.
Marisa Monte regravou "Balança Pema", canção de Jorge Ben Jor. |
Em “Enquanto Isso”, Marisa Monte conta com a
participação especial de Laurie Anderson, que lê os versos em inglês da canção,
enquanto a cantora carioca canta os versos em português.
Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão termina em grande estilo com “Esta
Melodia”, de Bubu da Portela e Jamelão, um samba da Portela, uma das principais
escolas de samba do Rio de Janeiro. A ideia de gravar esse samba foi uma
sugestão de Paulinho da Viola, que acreditava que a música ficaria bonita na
voz de Marisa. A Velha Guarda da Portela, grupo composto por membros veteranos
da Portela, faz uma participação especial na faixa, empregando muita emoção e
nostalgia. O mesmo Paulinho da Viola, também participou das gravações deste
samba, afinal, o sambista é padrinho da Velha Guarda da Portela.
A gravadora EMI apostou todas as fichas em Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão. O álbum chegou a ser divulgado em anúncio
nos intervalos comerciais da novela das oito da noite da TV Globo. Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi lançado não só no Brasil, mas
também em mais 38 países. Nos Estados Unidos, o álbum foi lançado com o título
em inglês, Green, Blue, Rose And Charcoal.
As faixas “Maria de Verdade”, “Na Estrada”, “Segue O
Seco” e “Balança Pema” foram bastante executadas em rádio, ajudando Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ultrapassar a marca de 1 milhão de
cópias vendidas. Em 1995, o videoclipe de “Segue O Seco” conquistou cinco
prêmios no MTV Video Music Brasil:
“Melhor Videoclipe do Ano”, “Melhor Videoclipe de MPB”, “Melhor Direção de
Videoclipe”, “Melhor Fotografia de Videoclipe” e “Melhor Edição de Videoclipe”.
Marisa Monte em cena do videoclipe de "Segue O Seco", |
O lançamento de Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi
seguido por uma extensa turnê, a Cor De
Rosa E Carvão Tour, que passou pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. A
turnê começou em 1994 e terminou em 1996, quando foi lançado o álbum duplo Barulhinho
Bom - Uma Viagem Musical, que traz um disco gravado ao vivo e outro
gravado em estúdio. O disco gravado ao vivo é um registro de dois shows, um no Teatro
Guararapes, no Recife, e outro no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, e que
faziam parte da turnê Cor De Rosa E
Carvão Tour.
Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão é considerado pelos críticos
musicais o melhor álbum da discografia de Marisa Monte. Representou a consagração
de Marisa como artista. Na lista dos 100
Melhores Discos da Música Brasileira de Todos os Tempos, publicada no
número 13 da edição brasileira da revista Rolling
Stone, de outubro de 2007, Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ficou
em 87º lugar.
Isso prova que o crítico musical Carlos Calado teria
sido “profético” no seu artigo no jornal Folha
de S.Paulo, de 29 de julho de 1994 a respeito de Marisa Monte e seu Verde,
Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ao afirmar: “Morre a ‘starlet’ e começa a nascer uma cantora-compositora”. O
tempo mostrou que a “profecia” do jornalista foi certeira.
Faixas
- "Maria De Verdade" (Carlinhos Brown)
- "Na Estrada" (Marisa Monte - Nando Reis - Carlinhos Brown)
- "Ao Meu Redor" (Nando Reis)
- "Segue O Seco" (Carlinhos Brown)
- "Pale Blue Eyes" (Lou Reed)
- "Dança Da Solidão" (Paulinho Da Viola)
- "De Mais Ninguém" (Marisa Monte - Arnaldo Antunes)
- "Alta Noite" (Arnaldo Antunes)
- "O Céu" (Nando Reis - Marisa Monte)
- "Bem Leve" (Marisa Monte - Arnaldo Antunes)
- "Balança Pema" (Jorge Ben Jor)
- "Enquanto Isso" (Marisa Monte - Nando Reis)
- "Esta Melodia" (Bubú Da Portela – Jamelão)
Referências:
Jornal Folha de S. Paulo – edição de 29 de Julho de 1994
Revista Bizz –
setembro/1994 – Edição 110
Revista Bizz –
junho/1995 – Edição 119
Programa O Som do Vinil – Canal Brasil – 25 de outubro 2013
www.marisamonte.com.br
Wikipedia
"Maria De Verdade"
"Na Estrada"
"Ao Meu Redor"
"Segue O Seco" (videoclipe original)
"Pale Blue Eyes"
"Dança Da Solidão"
"De Mais Ninguém"
"Alta Noite"
"O Céu"
"Bem Leve"
"Balança Pema"
"Enquanto Isso"
"Esta Melodia"
Fiquei louco para comprar o LP na época,não consegui,o álbum é lindo.
ResponderExcluirNa minha cidade não tinha loja de discos,fui numa cidade vizinha,mas não tinha Marisa,rs.
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