“Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão” (Phonomotor Records/EMI, 1994), Marisa Monte


Marisa Monte iniciou a década de 1990 com popularidade em alta graças ao sucesso comercial do álbum Mais, seu segundo álbum, e o primeiro de estúdio, já que o seu primeiro álbum, MM (1989), foi gravado ao vivo. Com mais de 700 mil cópias vendidas, Mais conquistou o gosto do grande público com sua sonoridade pop sofisticada e embalado por canções como “Beija Eu”, “Volta Para O Seu Lar”, “Ainda Lembro” (dueto de Marisa com Ed Motta) e “Eu Sei (Na Mira) ”. Assim como o álbum, a turnê de Mais foi muito bem sucedida, chegando ao fim em 1992.

Quem imaginou que Marisa engataria um novo álbum imediatamente após o sucesso de Mais, enganou-se. Marisa passou pouco mais de um ano participando de encontros musicais e colaborações com outros artistas, e que acabariam influenciando mais adiante na concepção do próximo álbum da cantora carioca.

Em agosto de 1992, Marisa dividiu o palco num show com os Titãs no Riocentro, no Rio de Janeiro, onde cantou “Umbabarauma”, de Jorge Ben Jor, e “Panis Et Circensis”, de Caetano e Gilberto.

Capa do álbum Mais.

No ano seguinte, em 1993, cantou com Laurie Anderson no Knitting Factory, em Nova York, nascendo daí uma amizade entre as duas artistas. Ainda em 1993, em abril, participa das gravações do primeiro álbum solo de Arnaldo Antunes, Nome, cantando em quatro faixas. Dois meses depois, foi a convidada do show do violonista Raphael Rabello (1962-1995) e do cantor Paulinho da Viola, no Olympia, em São Paulo. Ao participar de saraus no Rio de Janeiro, conhece o legendário conjunto Época de Ouro, grupo regional que acompanhava Jacob do Bandolim (1918-1969). Em novembro do mesmo ano, Marisa é convida do show de Gilberto Gil em Munique, Alemanha, onde canta “Dança da Solidão” (de Paulinho d Viola), e “Balança A Pema” (Jorge Bem Jor), duas canções que a cantora gravaria para o seu próximo disco.

Em janeiro de 1994, Marisa Monte e o ainda integrante dos Titãs, Nando Reis (na época, seu namorado), gravaram com Carlinhos Brown e a Timbalada, a música “Grite Se Quiser Gritar” (de Carlinhos Brown), para o carnaval de Salvador. A música não foi registrada em disco, apenas veiculada nas rádios da capital baiana. Desse encontro, iniciou-se a amizade e parceria entre Marisa e Brown, que geraria várias canções e futuramente, ao lado de Arnaldo Antunes, o trio Tribalistas. Desse encontro entre Marisa, Nando e Brown, surgiram três canções novas, “Na Estrada”, “E.C.T” e “Seo Zé”. “E.C.T” acabou sendo gravada por Cássia Eller naquele ano para o seu terceiro disco, Cássia Eller, enquanto que “Seo Zé” foi gravada por Brown para o seu primeiro álbum solo, Alfagamabetizado (1996).

Nando Reis e Marisa Monte: música e romance.

Todos esses encontros e colaborações dos quais Marisa esteve envolvida, estabeleceu o fortalecimento de laços de amizade da cantora com quem ela já tinha, como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nando Reis e Arnaldo Antunes, e aproximação com gente com quem ela não tinha nenhum relacionamento até então, como Carlinhos Brown, mas que se tornariam bastante influentes na sua carreira a partir dali.

O processo de gravação do novo álbum aconteceu entre março e maio de 1994, no estúdio Skyline, em Nova York, nos Estados Unidos, e no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. A produção ficou por conta do produtor Arto Lindsay, o mesmo de Mais. No entanto, neste novo trabalho, pela primeira vez, Marisa esteve mais envolvida na produção, o que acontecia pela primeira na sua carreira. Ela foi credita como co-produtora.

Intitulado Verde Anil Amarelo Cor De Rosa E Carvão, o novo álbum de Maris Monte ganhou esse título baseado nos versos da canção “Seo Zé”: “O Brasil não é só verde, anil e amarelo / O Brasil também é cor-de-rosa e carvão”. A canção ficou de fora do álbum, mas deu título a ele. Em entrevista para o programa O Som do Vinil, apresentado pelo ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin, no Canal Brasil, em outubro de 2013, Marisa explicou o sentido do título do álbum: “Era uma alusão aos valores e ao que ouvimos sobre a bandeira representar as riquezas do Brasil, o ouro, as florestas, o mar, os rios; e o cor de rosa e o carvão seriam as pessoas. Onde estariam as pessoas como valor nesse país? A música falava disso, ‘patrimônio de Antônio/anônimo’, falava da valorização do ser humano brasileiro como uma riqueza. Um país rico é um país com um povo bravo, valoroso, educado, saudável”.

Lançado em 1º de agosto de 1994, Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi muito bem recebido pela crítica. O crítico musical Carlos Calado, na época do jornal Folha de S. Paulo, em seu artigo de 29 de julho de 1994, afirmou que Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão era o álbum mais maduro de Marisa. O público, que estava ansioso por um novo álbum de Marisa Monte após três anos desde o lançamento do bem-sucedido Mais, também recebeu muito bem o terceiro álbum da cantora. Em pouco, tempo, Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão figurava entre os álbuns mais vendidos do Brasil em 1994.

Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão é uma perfeita celebração entre o antigo e o novo, a tradição e o experimentalismo. Marisa conseguiu trazer para o seu terceiro álbum, gerações diferentes de compositores, desde os mais antigos como Jamelão, passando pela geração intermediária como a de Jorge Ben Jor e Paulinho da Viola, até a geração de Arnaldo Antunes, Nando Reis e Carlinhos Brown que despontaram a partir dos nos 1980.

“Maria de Verdade”, de Carlinhos Brown, é a canção que abre Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão, e que fala de todas as “Marias”, apesar de se tratar de uma letra um tanto quanto complexa. A faixa seguinte é “Na Estrada”, uma canção MPB com nuances de soul music.

Carlinhos Brown: duas canções próprias e uma em parceria com Marisa Monte e Nando Reis
em Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão.

É possível alguém que está distante estar tão perto de nós? “Ao Meu Redor” mostra que é possível, quando tudo que nos cerca nos faz lembrar desse alguém: “Ao meu redor está deserto / Você não está por perto / E ainda está tão perto / Dentro dessa geladeira, dentro da despensa e do fogão / Dentro da gaveta, dentro da garagem e no porão”.

“Segue O Seco” é uma canção composta por Carlinhos Brown, e que foi gravada por Marisa Monte atendendo a um pedido do próprio Brown. Ele acreditava que o prestígio alcançado por Marisa, ajudaria a chamar a atenção da opinião pública à seca que castiga o sertão do Nordeste e aflige milhares de famílias.

A primeira regravação presente no álbum é “Pale Blue Eyes”, de Lou Reed, gravada originalmente pela antiga banda de Reed (1942-2013), a Velvet Underground, presente no álbum homônimo da banda, de 1969. Os arranjos da versão de Marisa mantiveram as características de folk music da versão original, porém, acrescidas de uma leve percussão que faz a canção lembrar sutilmente um baião. Na época de lançamento de Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão, “Pale Blue Eyes” foi incluído apenas no formato CD do álbum, ficou de fora do formato LP.

Na sequência, outra regravação, desta vez o samba “Dança da Solidão”, uma canção clássica de Paulinho da Viola gravada pelo próprio em 1972 para o seu álbum A Dança da Solidão. Marisa canta acompanhada por ninguém menos que Gilberto Gil, na voz e violão.

“De Mais Ninguém”, parceria de Arnaldo Antunes e Marisa Monte, é uma bela canção que faz lembrar os choros e sambas-canções dos anos 1940 e 1950. Essa viagem musical é garantida graças ao grupo Época de Ouro que fez a base instrumental. O conjunto se notabilizou por ter acompanhado o mestre do choro, Jacob do Bandolim. A letra, dotada de uma incrível sensibilidade poética por parte de Arnaldo, trata da amargura de um homem que fora abandonado pela mulher que amava. A dor do sofrimento para esse homem é como uma conquista: “É meu troféu, é o que restou / É o que me aquece sem me dar calor / Se eu não tenho o meu amor / Eu tenho a minha dor”.

Arnaldo Antunes

Marisa Monte havia gravado “Alta Noite” como convidada no primeiro álbum solo de Arnaldo Antunes, Nome, em 1993, onde os dois cantam a canção em dueto, e contaram com a participação de João Donato nos teclados. “Alta Noite” é na verdade um poema de Arnaldo que foi publicado num livro de poemas que leva o mesmo título do seu primeiro álbum, e que foi lançado simultaneamente na época, juntamente com o videoclipe da canção. Para o álbum Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão, Marisa fez uma versão mais voltada para a bossa-nova, com direito a um naipe de violinos ao fundo.  

“O Céu”, de Marisa Monte e Nando Reis, trata de maneira bastante poética a magnitude do céu: “O céu vai tão longe está perto / O céu fica em cima do teto / O céu tem as quatro estações / Escurece de noite, amanhece com o sol”.
A ecológica “Bem Leve” trata da extração indiscriminada de madeira. Os versos da canção associam o ato à morte: “Vele, vele quem pese, dos pés à caveira / Dali da beira uma palavra cai no chão, caixão”.

“Balança Pema”, grande sucesso da carreira de Jorge Ben Jor, do primeiro álbum do cantor, o célebre Samba Esquema Novo (1963), ganha uma releitura de Marisa Monte com uma sonoridade mais robusta graças ao uso de teclados, bateria, percussão, baixo e guitarra com efeitos wah-wah, mas mantém o suingue da versão original. A cuíca na versão da cantora, pontua toda a música.

Marisa Monte regravou "Balança Pema", canção de Jorge Ben Jor.

Em “Enquanto Isso”, Marisa Monte conta com a participação especial de Laurie Anderson, que lê os versos em inglês da canção, enquanto a cantora carioca canta os versos em português. 

Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão termina em grande estilo com “Esta Melodia”, de Bubu da Portela e Jamelão, um samba da Portela, uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. A ideia de gravar esse samba foi uma sugestão de Paulinho da Viola, que acreditava que a música ficaria bonita na voz de Marisa. A Velha Guarda da Portela, grupo composto por membros veteranos da Portela, faz uma participação especial na faixa, empregando muita emoção e nostalgia. O mesmo Paulinho da Viola, também participou das gravações deste samba, afinal, o sambista é padrinho da Velha Guarda da Portela.

A gravadora EMI apostou todas as fichas em Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão. O álbum chegou a ser divulgado em anúncio nos intervalos comerciais da novela das oito da noite da TV Globo. Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi lançado não só no Brasil, mas também em mais 38 países. Nos Estados Unidos, o álbum foi lançado com o título em inglês, Green, Blue, Rose And Charcoal.

As faixas “Maria de Verdade”, “Na Estrada”, “Segue O Seco” e “Balança Pema” foram bastante executadas em rádio, ajudando Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Em 1995, o videoclipe de “Segue O Seco” conquistou cinco prêmios no MTV Video Music Brasil: “Melhor Videoclipe do Ano”, “Melhor Videoclipe de MPB”, “Melhor Direção de Videoclipe”, “Melhor Fotografia de Videoclipe” e “Melhor Edição de Videoclipe”.

Marisa Monte em cena do videoclipe de "Segue O Seco",

O lançamento de Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão foi seguido por uma extensa turnê, a Cor De Rosa E Carvão Tour, que passou pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. A turnê começou em 1994 e terminou em 1996, quando foi lançado o álbum duplo Barulhinho Bom - Uma Viagem Musical, que traz um disco gravado ao vivo e outro gravado em estúdio. O disco gravado ao vivo é um registro de dois shows, um no Teatro Guararapes, no Recife, e outro no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, e que faziam parte da turnê Cor De Rosa E Carvão Tour.

Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão é considerado pelos críticos musicais o melhor álbum da discografia de Marisa Monte. Representou a consagração de Marisa como artista. Na lista dos 100 Melhores Discos da Música Brasileira de Todos os Tempos, publicada no número 13 da edição brasileira da revista Rolling Stone, de outubro de 2007, Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ficou em 87º lugar.

Isso prova que o crítico musical Carlos Calado teria sido “profético” no seu artigo no jornal Folha de S.Paulo, de 29 de julho de 1994 a respeito de Marisa Monte e seu Verde, Anil, Amarelo, Cor De Rosa E Carvão ao afirmar: “Morre a ‘starlet’ e começa a nascer uma cantora-compositora”. O tempo mostrou que a “profecia” do jornalista foi certeira.

Faixas
  1. "Maria De Verdade" (Carlinhos Brown)       
  2. "Na Estrada" (Marisa Monte - Nando Reis - Carlinhos Brown)       
  3. "Ao Meu Redor" (Nando Reis)
  4. "Segue O Seco" (Carlinhos Brown)
  5. "Pale Blue Eyes" (Lou Reed)
  6. "Dança Da Solidão" (Paulinho Da Viola)
  7. "De Mais Ninguém" (Marisa Monte - Arnaldo Antunes)     
  8. "Alta Noite" (Arnaldo Antunes)
  9. "O Céu" (Nando Reis - Marisa Monte)
  10. "Bem Leve" (Marisa Monte - Arnaldo Antunes)
  11. "Balança Pema" (Jorge Ben Jor)
  12. "Enquanto Isso" (Marisa Monte - Nando Reis)
  13. "Esta Melodia" (Bubú Da Portela – Jamelão)          


Referências:
Jornal Folha de S. Paulo – edição de 29 de Julho de 1994
Revista Bizz – setembro/1994 – Edição 110
Revista Bizz – junho/1995 – Edição 119
Programa O Som do Vinil – Canal Brasil – 25 de outubro 2013
www.marisamonte.com.br 
Wikipedia


"Maria De Verdade"


"Na Estrada" 


"Ao Meu Redor" 


"Segue O Seco" (videoclipe original)


"Pale Blue Eyes"


"Dança Da Solidão" 


"De Mais Ninguém"


"Alta Noite" 


"O Céu"


"Bem Leve"


"Balança Pema"


"Enquanto Isso"


"Esta Melodia" 




Comentários

  1. Fiquei louco para comprar o LP na época,não consegui,o álbum é lindo.

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    1. Na minha cidade não tinha loja de discos,fui numa cidade vizinha,mas não tinha Marisa,rs.

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