“Mais”(1991), Marisa Monte


Parece até que foi ontem que Marisa Monte lançou o seu segundo álbum, Mais, no começo de 1991. Me lembro do estouro de Marisa Monte lá por volta de 1988/89, ainda bem novinha, com uns 22 aninhos, apadrinhada por Nelson Motta e apoiada por toda uma forte campanha promocional. Fez um enorme sucesso com o primeiro disco, o MM, gravado ao vivo durante um programa especial para TV Manchete, só com regravações onde ela se revelava uma grande intérprete e era tida como uma nova diva da MPB. A imagem dela, o figurino, a maneira de cantar deixavam claro o ar de diva. O marketing trabalhou bem, e deu certo. Mas o talento facilitou tudo. O disco foi um imenso sucesso de público e de crítica, batendo a marca de 700 mil cópias vendidas.

Mas a prova de fogo mesmo foi o segundo álbum. Mais confirmou que não só ela não era uma mera "sensação do momento" como também uma compositora talentosa e madura, apesar de jovem. Das 12 faixas, cinco são de autoria dela, algumas compostas em parceria como "Tudo Pela Metade", "Mustaphá" e "Ainda Lembro", as três dela e de Nando Reis, e “Beija Eu”, composta por ela e Arto Lindsay. A única que ela compôs sozinha foi "Eu Sei (Na Mira)".

Marisa mostra em "Mais" a sua orientação pela MPB ao gravar Caetano Veloso, Cartola e Pixinguinha, por exemplo, mas mostra também a sua sintonia com o pop contemporâneo ao gravar canções de alguns integrantes dos então membros dos Titãs como Arnaldo Antunes ("Volte Para o Seu Lar"), o já citado Nando Reis (“Diariamente”) e uma parceria de Branco Mello e Arnaldo Antunes ("Eu Não Sou da Sua Rua").

Produzido por Arto Lindsay, Mais foi muito bem sucedido, talvez mais até do que o primeiro disco de Marisa, vendendo pouco mais de 700 mil cópias. “Beija Eu” estourou nas rádios, assim como "Eu Sei (Na Mira)", que fez parte da trilha sonora da novela “O Dono do Mundo”, da Globo, em 1991. Quem também foi trilha de novela e foi bem executada em rádio foi "Ainda Lembro", o bonito dueto de Marisa com Ed Motta e que embalou a novela “Deus Nos Acuda”, também da Globo, em 1992. "Volte Para o Seu Lar" e o cover "De Noite Na Cama" foram outras faixas do álbum que também viraram hits radiofônicos.

A partir de Mais, Marisa engatou uma sequência de bons álbuns que a consagraram como uma das maiores cantoras da sua geração, bem como a tornavam a primeira grande estrela da MPB da era dos vídeo clipes no Brasil com surgimento da MTV no começo dos anos 1990.

Faixas:

1. "Beija Eu"
(Marisa Monte - Arnaldo Antunes - Arto Lindsay)

2. "Volte para o Seu Lar"
(Arnaldo Antunes)

3. "Ainda Lembro"
(Marisa Monte - Nando Reis)

4. "De Noite Na Cama"
(Caetano Veloso)

5. "Rosa"
(Pixinguinha - Otávio de Souza)

6. "Borboleta"
(Folclore nordestino)

7. "Ensaboa"
(Cartola - Monsueto)

8. "Eu Não Sou Da Sua Rua"
(Branco Mello - Arnaldo Antunes)

9. "Diariamente"
(Nando Reis)

10. "Eu Sei (Na Mira)"
(Marisa Monte)

11. "Tudo Pela Metade"
(Marisa Monte - Nando Reis)

12. "Mustapha"
(Marisa Monte - Nando Reis)




Ouça Mais na íntegra






Comentários

  1. Marisa é um fenômeno inexplicável,conseguiu o mesmo prestígio das divas emepebistas mesmo seguindo um caminho mais pop.

    ResponderExcluir

Postar um comentário