“Cássia Eller” (PolyGram, 1994), Cássia Eller
Cássia Eller
(1962-2001) despontou numa nova geração de cantoras da música brasileira entre
o final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, e da qual fizeram parte também Marisa
Monte, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan dentre outras.
Em 1993, já
com dois álbuns no currículo e o respeito por parte da crítica conquistado,
Cássia se mostrava desmotivada e insatisfeita com sua carreira. Ainda que
tivesse o prestígio da crítica, Cássia era uma cantora que atingia um público
pequeno, era uma cantora “cult”. Seus dois primeiros álbuns, Cássia
Eller (1990) e O Marginal (1992), tiveram vendas
baixíssimas. A desmotivação era tamanha que Cássia cogitava pedir demissão da
gravadora.
Naquele
momento, a cantora passava por uma crise financeira, estava sem dinheiro, e
ainda para completar, estava grávida do seu primeiro e único filho, Francisco
Eller, fruto de uma relação o músico Tavinho Fialho, baixista da banda da
cantora. Vale destacar que a gravidez de Cássia era uma “produção
independente”, o desejo de realizar o sonho de ser mãe, e não havia uma
cobrança por parte dela para que ele assumisse a criança. Homossexual assumida,
Cássia tinha um relacionamento afetivo com Maria Eugênia Vieira, com quem
constituiu família após o nascimento do bebê e que foi sua companheira até a
sua morte. Por outro lado, Tavinho era um homem casado e com dois filhos.
Lamentavelmente,
Tavinho não veria o filho chegar ao mundo: ele morreu aos 32 anos, uma semana antes
da criança nascer. Sem dinheiro e nem plano de saúde, o parto de Cássia teria
sido bancado pela gravadora PolyGram. A criança nasceu em agosto de 1993.
Cássia Eller segurando em seus braços o filho Francisco Eller, e sua companheira Maria Eugênia Vieira. |
De volta ao
trabalho, Cássia começou a gravar o seu terceiro álbum, o último previsto no
contrato com a PolyGram, e que talvez, selasse a sua sorte, a depender do
desempenho comercial. A produção do álbum ficou por conta do produtor Guto
Graça Mello, convidado pela gravadora, enquanto que a seleção de repertório
ficou a cargo de Ezequiel Neves.
A princípio,
o novo álbum seria exclusivamente de covers,
talvez até para torna-lo mais comercial, porém, três canções inéditas acabaram
sendo incluídas no repertório, “Malandragem”, “E.C.T.” e “1º de Julho”. Dos
covers incluídos no álbum, dois foram sugestões da gravadora, “Partners”, do
RPM, e “Try A Little Tenderness”, sucesso de Otis Redding. Dentre convidados, Roberto
Frejat (na época, ainda o vocalista e guitarrista no Barão Vermelho), Wander
Taffo (1954-2008) (ex-guitarrista da banda Rádio Táxi), e Flávio Guimarães
(gaitista da Blues Etílicos).
O terceiro e
autointitulado álbum de Cássia Eller começa com “Partners”, música do RPM
presente no álbum RPM, de 1988, popularmente conhecido como Quatro Coiotes. Cássia
canta de maneira soberba, imponente com uma base instrumental puxada para o
hard rock. Wander Taffo faz uma participação especial extraindo solos
fantásticos da sua guitarra.
A faixa
seguinte é “Malandragem”, um dos maiores sucessos da carreira de Cássia Eller.
Por incrível que pareça, esta canção não foi feita para Cássia, apesar de ter tudo
a ver com ela. Na verdade, foi composta nos anos 1980, por Cazuza (1958-1990) e
Roberto Frejat, ambos especialmente para a cantora Ângela Ro Ro. Além de amigos
de Ângela, os dois nutriam uma grande admiração pela cantora. Contudo, Ângela
recusou gravar a canção, alegando que o repertório do álbum que estava para
gravar já estava fechado. Mas no fundo, o verdadeiro motivo é que Ângela não
gostou dos versos, achando um tanto quanto “infantis” (“Quem sabe eu ainda sou uma garotinha / Esperando o ônibus da escola,
sozinha / Cansada com minhas meias três quartos...”), achou a canção uma
“merda”. Anos mais tarde, Frejat ofereceu “Malandragem” a Cassia Eller, que
estava preparando repertório para seu novo álbum. Fã de Cazuza, que àquelas
alturas, já havia morrido faziam quatro anos, Cássia aceitou de imediato gravar
a canção. “Malandragem” caiu como uma luva na voz de contralto e rebelde de
Cássia Eller. “Malandragem” parece que foi feita para ela.
Cazuza e Roberto Frejat, nos tempos da banda Barão Vermelho, em 1985: os dois compuseram "Malandragem" para Ângela Rô Rô (no detalhe), mas quem acabou gravando foi Cássia Eller. |
E.C.T. é a
abreviação de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ainda que não tenha
a letra “B” na sigla. E é essa sigla que dá nome à terceira canção do álbum
composta por Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown. A letra conta a
história de um carteiro que costumava abrir as correspondências das pessoas.
Uma das correspondências abertas, uma carta de amor que retornou ao remetente,
o carteiro criou uma música. A canção ficou famosa e o autor da carta
reconheceu ao ouvi-la no rádio. “E.C.T.”, a canção, é uma música calma,
tranquila, e que num determinado trecho, lembra música árabe. No entanto, a
presença constante da cuíca, dá um toque de brasilidade à canção.
“Try A
Little Tenderness”, é uma canção dos anos 1930, mas que ao longo do tempo foi
regravada pelos mais diversos artistas como Bing Crosby (1903-1977), Otis
Redding (1941-1967) e Three Dog Night. Soltando a sua poderosa voz e encarnando
o seu lado soulwoman roqueira, Cássia
empregou na sua versão para “Try A Little Tenderness” os mesmos arranjos e
interpretação da versão de Otis Redding, gravada em 1966.
Se
“Malandragem” foi uma canção composta especialmente para Ângela Ro Ro, mas que
fora rejeitada por ela e gravada anos depois por Cássia Eller com muita
propriedade, “1º de Julho” foi dedicada a Cássia. Pode-se dizer que foi um
presente dado por ninguém menos que Renato Russo (1960-1996), vocal da Legião
Urbana. Renato compôs “1º de Julho” para Cássia quando ela ainda estava
grávida, trata do sentimento da maternidade e da gravidez da cantora cercada
das expectativas quanto ao futuro do bebê. A letra toca, ainda que sutilmente,
sobre a insegurança e as dúvidas que pareciam pairar sobre a cabeça do pai da
criança, já que ele era homem casado e com dois filhos. Em contrapartida,
apresenta Cássia como uma mulher segura, decidida e amando o ser que estava sendo
gerado em seu ventre, o que mostra que Renato era um compositor bastante
sensível e com uma percepção bastante aguçada.
Renato Russo compôs "1º de Julho" para Cássia Eller quando ela estava grávida. |
“Na Cadência
do Samba” encerra o lado A da versão LP do álbum. A música é um clássico do
samba de Ataulfo Alves, de 1962. Cássia canta acompanhada de um violão, e de um
pandeiro marcando o ritmo.
O lado B é
composto apenas de covers, começando com uma música dos Paralamas do Sucesso,
“Lanterna dos Afogados”, sucesso do álbum Big Bang (1989). Cássia pegou esse
rock dos Paralamas e injetou mais “testosterona”: ganhou mais pesou, distorção
na guitarra, e virou um hard rock. Wander Taffo aparece mais vez, mostrando
todo o seu virtuosismo de guitarrista com solos demolidores. E como não poderia
deixar de ser, Cássia Eller canta de maneira brilhante.
“Coroné
Antônio Bento” é um antigo sucesso do primeiro e autointitulado álbum de Tim
Maia (1942-1998), lançado em 1970. Na sua versão, Cássia manteve a essência
miscigenada de baião com soul da versão original, mas canta ao seu modo, do seu
jeito.
Assim como
em “Coroné Antônio Bento”, a versão de Cássia para “Metro Linha 743”, de Raul
Seixas, pouco difere nos arranjos da versão original. O reggae pop “Socorro”,
de Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, foi gravado por Cássia antes mesmo de Arnaldo,
que só o faria em 1998, para o seu álbum Um Som.
Cassia Eller fazendo aquilo sabia fazer de melhor: cantar. |
“Blues do
Iniciante”, é uma antiga canção do Barão Vermelho, lançada originalmente no
álbum Barão Vermelho 2 (1983), com Cazuza cantando acompanhado de um
piano. Na versão de Cássia, a música é executada com uma banda completa,
mantendo a essência do blues. Cássia Eller canta à vontade, e emprega toda uma
carga dramática na sua interpretação.
Do álbum Dois (1986),
da Legião Urbana, Cássia resgatou a canção “Música Urbana”. Na versão original
da Legião, a canção é um blues acústico com Renato Russo cantando acompanhado
de um violão. Com Cássia, o blues acústico da Legião Urbana transformou-se num
vigoroso blues rock, com guitarra distorcida e uma gaita muito bem executada
por Flávio Guimarães, da banda Blues Etílicos. Cássia Eller canta de maneira
assombrosa, numa completa entrega à música.
Encerrando o
álbum, “Pétala”, uma bela canção de amor de Djavan, do seu álbum Luz
(1982). Cássia canta acompanhada por teclados que produzem um clima “etéreo” na
canção.
Lançado em
meados de 1994, o terceiro álbum agradou em cheio o público e a crítica.
“Malandragem” foi sem sombra de dúvidas, a faixa mais tocada do álbum,
posicionando-se nas primeiras colocações das paradas de sucesso do Brasil.
“E.C.T”, “1º de Julho”, e a cover de
“Lanterna dos Afogados”, também tiveram boa execução nas rádios brasileiras. O
álbum vendeu pouco mais de 150 mil cópias, mais do que os dois primeiros álbuns
juntos. Cássia ampliava o seu público, deixando de ser apenas uma artista alternativa
para se tornar uma cantora das massas. A turnê do álbum foi registrada e
culminou no primeiro álbum gravado ao vivo da cantora, Cássia Eller – Ao Vivo,
lançado em 1996. Curiosamente, os shows dessa turnê foram essencialmente
acústicos, o que fez a turnê ser batizada de Violões, contando apenas com três violões: o da própria Cássia
Eller, mais os dos violonistas Walter Villaça e Luciano Maurício.
Faixas
Lado A
- "Partners" (Paulo Ricardo - Paulo P.A. Pagni - Luiz Schiavon)
- "Malandragem" (Cazuza - Roberto Frejat)
- "E.C.T." (Nando Reis - Marisa Monte - Carlinhos Brown)
- "Try A Little Tenderness" (Harry Woods - Jimmy Campbell - Reg Conelly)
- "1º de Julho” (Renato Russo)
- "Na Cadência do Samba” (Ataulfo Alves - Paulo Gesta)
Lado B
- "Lanterna dos Afogados” (Herbert Vianna)
- "Coroné Antonio Bento” (Luiz Wanderley - João do Vale)
- "Metrô Linha 743” (Raul Seixas)
- "Socorro" (Arnaldo Antunes - Alice Ruiz)
- "Blues do Iniciante" (Roberto Frejat – Dé - Guto Goffi - Maurício Barros – Cazuza)
- "Música Urbana 2” (Renato Russo)
- "Pétala" (Djavan)
Banda: Márcio Lomiranda (teclados),
Paulo Rafael (guitarra), Fernando Nunes (baixo) e Cesinha (bateria).
"Partners"
"Malandragem" (videoclipe original)
"E.C.T."
"Try A Little Tenderness"
"1º de Julho"
"Na Cadência do Samba"
"Lanterna dos Afogados"
"Coroné Antônio Bento"
"Metrô Linha 743"
"Socorro"
"Blues do Iniciante"
"Música Urbana 2"
"Pétala"
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