“Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy” (DJM Records, 1975)



Por Sidney Falcão 

Em meados da década de 1970, Elton John reinava absoluto como um dos maiores nomes da música pop mundial. O sucesso avassalador do álbum duplo Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, uma obra-prima ambiciosa com clássicos como "Candle in the Wind" e "Bennie and the Jets", consolidou o astro britânico como um hitmaker incomparável. Apesar de menos aclamado, o álbum Caribou, de 1974, também emplacou sucessos como "The Bitch Is Back" e “Don’t Let the Sun Go Down on Me”. Ainda em 1974, foi lançada a primeira coletânea de sucessos do astro britânico, Elton John’s Greatest Hits Volume I, que alcançou o 1º lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos, com mais de 17 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. 

Além disso, Elton se destacava em projetos ousados com outros astros do rock. Em novembro de 1974, ele lançou um single com sua versão de "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, com participação especial de John Lennon na guitarra e nos vocais de apoio, sob o pseudônimo de Dr. Winston O'Boogie. O lado B do single trazia outra releitura de Elton para "One Day (At a Time)", canção de Lennon. 

Elton, por sua vez, havia feito uma participação especial na gravação de “Whatever Gets You Thru the Night”, de John Lennon, fazendo vocais de apoio e tocando harmônica. Num desafio a Lennon, Elton apostou que “Whatever Gets You Thru the Night” chegaria ao 1º lugar nas paradas. Lennon perdeu e teve que pagar a aposta: fez uma participação especial num show de Elton John no Madison Square Garden, em Nova York, no final de novembro de 1974. Elton e Lennon interpretaram juntos "Lucy in the Sky with Diamonds", "I Saw Her Standing There", dos Beatles, e "Whatever Gets You Thru the Night". 

No ano seguinte, em 1975, Elton John participou da versão cinematográfica da ópera-rock Tommy, do The Who, interpretando um campeão mundial de fliperama com botas gigantescas. 

Por trás do brilho do imenso sucesso alcançado, Elton e Bernie Taupin, seu parceiro lírico, enfrentavam um momento de introspecção. Após uma sequência frenética de álbuns e turnês muito bem-sucedidos, eles decidiram refletir sobre sua jornada, desde o humilde começo de carreira como parceiros até o estrelato global. O resultado foi Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, um álbum autobiográfico que narra os primeiros anos de carreira da dupla com sinceridade e melancolia até a consagração. 

Em meio à era do rock progressivo e da sofisticação musical, Elton e Bernie optaram por criar uma obra coesa, diferente dos típicos álbuns de hits. Captain Fantastic é um diário musical que aborda ambição, sacrifícios e desilusões no caminho para o sucesso, celebrando a parceria criativa da dupla com versos poéticos e arranjos minuciosos. 

Dois meses após o lançamento de Caribou, o processo de gravação de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy transcorreu durante todo o mês de agosto de 1974, no Caribou Ranch, em Nederland, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Comparado aos álbuns anteriores, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy foi o álbum em que Elton passou mais tempo trabalhando na gravação, que contou com Gus Dudgeon (1942-2002) na produção. 

Elton John como Pinball Wizard no filme Tommy, em 1975.

Análise faixa a faixa de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy

A faixa-título de abertura define o tom autobiográfico do álbum, apresentando Elton como Captain Fantastic e Bernie Taupin como o Brown Dirt Cowboy. Uma fusão de rock com toques de folk music, a canção captura as primeiras aspirações da dupla e os desafios que enfrentaram em seu caminho para o estrelato. 

A faixa "Tower of Babel" é uma crítica à ganância da indústria da música, representada na letra, de forma metafórica, pela torre bíblica. Os versos destacam a solidão e a alienação vivenciadas pelos artistas quando atingem o ápice da fama. 

"Bitter Fingers" traz versos que expressam as frustrações e pressões que um compositor sofre em um ambiente musical cada vez mais comercial e competitivo. Com um piano alegre e uma seção rítmica vibrante, Elton canta da perspectiva de um músico cansado, forçado a produzir sucessos. O contraste entre o arranjo otimista e as letras cínicas é particularmente impressionante. 

O balanço R&B e o naipe de cordas presentes em "Tell Me When the Whistle Blows" revelam a influência da música negra da Filadélfia, que estava em voga na época. A letra lança um olhar nostálgico do eu lírico, que busca retornar às suas origens e à simplicidade da vida, contrastando com a agitação urbana e a busca pela fama. 

Sem sombra de dúvidas, "Someone Saved My Life Tonight" é a faixa mais importante do disco, uma balada arrebatadora e carregada de emoção. A letra, escrita por Bernie Taupin, faz referência a um momento difícil vivenciado por Elton John, que quase o levou ao suicídio, supostamente devido ao noivado com Linda Woodrow, em 1968, que o estaria deixando infeliz. Os vocais poderosos de Elton e o arranjo orquestral crescente tornam esta música verdadeiramente inesquecível. 

Abrindo o lado 2 do disco, "(Gotta Get a) Meal Ticket" é um pop rock vigoroso, recheado de riffs de guitarra distorcidos que desfilam sobre uma base rítmica acelerada. A letra usa o "ticket-refeição" como metáfora para o sucesso na indústria da música, expressando a busca incessante do artista por fama e dinheiro. 

"Better Off Dead" é uma balada melancólica que reflete sobre o preço que a fama pode cobrar da saúde mental. É um retrato cru e honesto do lado mais sombrio do sucesso. 

Dotada de uma linha melódica agradável e leve, proporcionada pela guitarra e pelo piano suave, "Writing" reflete sobre o processo criativo e a cumplicidade entre os parceiros Elton e Bernie. 

A balada "We All Fall in Love Sometimes" possui um delicado arranjo de piano e cordas, complementado pela entrega sincera de Elton. É uma canção de melodia cativante e de letra que aborda a universalidade do amor e da paixão. Os versos mostram que, apesar das dificuldades e da passagem do tempo, o amor é uma experiência comum a todos e vale a pena ser vivida. 

O álbum chega ao fim com "Curtains", uma balada de sonoridade poderosa, que se impõe como um hino grandioso. A canção reflete sobre a natureza transitória da fama e a importância de permanecer fiel a si mesmo, configurando-se como uma música perfeita para encerrar o disco. 

A ex-noiva de Elton John, Linda Woodrow, em 2020: fim de noivado inspirou
a canção "Someone Saved My Life Tonight".

Lançamento, arte da capa e conceito do álbum

O nono álbum de estúdio de Elton John, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, foi lançado em 23 de maio de 1975. A capa do álbum é uma obra à parte, criada pelo renomado artista britânico Alan Aldridge (1938-2017). Conhecido por seu trabalho psicodélico e detalhista, Aldridge produziu uma arte visualmente exuberante e simbólica, inspirada em O Jardim das Delícias Terrenas, pintura de 1504 do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516). A capa é repleta de figuras fantásticas, metáforas visuais e elementos surreais que ecoam a jornada introspectiva e autobiográfica narrada por Elton John e Bernie Taupin ao longo do disco. 

O lançamento original do álbum foi um verdadeiro presente para os fãs. Além do disco, o pacote incluía livretos com as letras das músicas e artes adicionais, além de um pôster exclusivo. Esses itens ajudaram a contextualizar ainda mais o conceito do álbum, permitindo aos ouvintes mergulharem na história contada pela dupla. 

Por se tratar de um álbum conceitual autobiográfico, seu título, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, é uma referência a Elton John e Bernie Taupin. O personagem Captain Fantastic representa Elton John, enquanto o Brown Dirt Cowboy simboliza Bernie Taupin. O álbum conta a história dos primeiros anos de Elton e Taupin trabalhando juntos, desde quando ambos responderam a um anúncio publicado no New Musical Express por Ray Williams, da Liberty Records, até a consagração internacional, abordando suas lutas e sua ascensão na indústria musical. Captain Fantastic reflete a presença de palco extravagante de Elton John, enquanto o Brown Dirt Cowboy representa a origem rural de Taupin, nascido na pequena vila de Anwick, na Inglaterra.

Desempenho comercial

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy chegou com grande expectativa e imediatamente fez história ao se tornar o primeiro álbum a estrear no topo da Billboard 200. O impacto comercial foi estrondoso: em apenas quatro dias, vendeu 1,4 milhão de cópias nos Estados Unidos, alcançando certificações de ouro e platina em tempo recorde, e posteriormente ultrapassou a marca de 3 milhões de cópias. 

Além dos Estados Unidos, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy teve desempenho comercial significativo em países como o Reino Unido, Canadá e Austrália, solidificando Elton John como um artista de alcance global. O feito foi ainda mais notável porque Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy não incluiu singles de sucesso à época de seu lançamento, destacando a força do trabalho como um álbum conceitual, apreciado em sua totalidade. O álbum gerou apenas um single, o da canção “Someone Saved My Life Tonight”, que alcançou o 1° lugar na parada Cash Box Top 100 e o 4° lugar na Billboard Hot 100, ambos nos Estados Unidos, onde o single vendeu 1 milhão de cópias. 

Além do sucesso comercial, o disco representou um ponto de virada para Elton e Bernie. Sua abordagem autobiográfica conectou-se com os fãs de longa data e conquistou novos ouvintes, demonstrando que Elton John não era apenas um hitmaker, mas também um contador de histórias complexo e visionário. 

Arte completa da capa do álbum criada pelo ilustrador e designer gráfico
britânico Alan Aldridge.

Recepção da crítica e legado

Na época de seu lançamento, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy recebeu elogios calorosos da crítica. Publicações como a Rolling Stone destacaram a ousadia do álbum em apresentar uma narrativa profundamente autobiográfica no auge do sucesso de Elton John e Bernie Taupin. A BBC, em retrospectiva, classificou o disco como uma obra-prima do rock dos anos 1970, elogiando a riqueza lírica e a coesão musical que capturam a essência da parceria criativa entre os dois artistas. 

Apesar do sucesso de público e de crítica, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy marcou o último trabalho da formação clássica da Elton John Band, composta por Davey Johnstone (guitarra), Dee Murray (baixo) e Nigel Olsson (bateria). Esse grupo foi fundamental para moldar o som característico de Elton John durante os anos 1970. Em Captain Fantastic, a química entre os músicos brilha, com arranjos que complementam a profundidade emocional das letras e a melodia das canções. 

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy consolidou-se como um dos melhores trabalhos de Elton John, não apenas pela qualidade musical, mas também por abrir caminho para o uso do rock como veículo de narrativas pessoais. Em um período em que álbuns conceituais estavam em alta, Captain Fantastic destacou-se por sua abordagem intimista e pela maneira como equilibrou introspecção com apelo comercial. Esse pioneirismo no gênero autobiográfico influenciou artistas posteriores e reforçou a relevância dos álbuns narrativos na música popular. 

O legado do disco também é reforçado pela sequência direta, The Captain & the Kid, lançada em 2006. Embora menos celebrado, o álbum serviu como uma homenagem ao impacto duradouro de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, revisitando temas e reafirmando a importância da parceria entre Elton e Bernie. O álbum permanece como um marco essencial na carreira de Elton John e no desenvolvimento do rock como forma de arte narrativa.

 

Faixas

Todas as músicas foram escritas por Elton John e Bernie Taupin, exceto onde indicado.

Lado 1

1."Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy"  

2."Tower of Babel"    

3."Bitter Fingers"        

4."Tell Me When the Whistle Blows"             

5."Someone Saved My Life Tonight"

             

Lado 2

6."(Gotta Get a) Meal Ticket"

7."Better Off Dead"   

8."Writing"     

9."We All Fall in Love Sometimes"    

10."Curtains"

 

Elton John (vocais principais, piano, órgão, Mellotron)

Banda de Elton John: Davey Johnstone (violões, guitarras elétriOuça na cas e slide, banjo, bandolim, vocais de apoio), Dee Murray (baixo e vocais de apoio), Ray Cooper (percussão) e Nigel Olsson (bateria e vocais de apoio).

Músico de apoio: David Hentschel (sintetizador ARP)

 

Referências:

bbc.co.uk

udiscovermusic.com

wikipedia.org 


Ouça na íntegra o álbum 
Captain Fantastic And 
The Brown Dirt Cowboy

Comentários

  1. "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" é visto por muitos críticos e admiradores de Elton John como o melhor disco de toda a carreira dele até hoje - incluindo o próprio artista, que sempre o defendeu como seu melhor trabalho também. A parceria do astro pop inglês com Bernie Taupin realmente foi uma das mais importantes/frutíferas da história musical e algumas das histórias que as letras de suas faixas contam foram inclusive retratadas no aclamado filme "RocketMan" (2019). Não discordo jamais dessa afirmação, só que o agora cinquentão "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" no meu ponto de vista só perde para o imbatível "Goodbye Yellow Brick Road", apesar de ser mais conciso e tão bom quanto o best-seller de 1973 que marcou e consagrou a carreira do cara. Enfim, Sir Elton John é um ícone para ser sempre celebrado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário