“As Quatro Estações” (EMI, 1989), Legião Urbana
O ano era
1988, a Legião Urbana estava em plena turnê do seu terceiro álbum, Que
País É Este (1978/1987), lançado em outubro do ano anterior e que
trazia músicas que estavam entre as mais tocadas no rádio como “Que País É
Este”, “Faroeste Caboclo”, “Angra dos Reis” e “Eu Sei”. De norte a sul do
Brasil, os shows daquela turnê eram disputadíssimos, sempre com plateia lotada.
Todos queriam ver a Legião Urbana tendo à frente Renato Russo (1960-1996),
vocalista que havia sido elevado pelo público e pela crítica a porta-voz
daquela geração de jovens.
Tudo ia
muito bem naquela turnê até o dia 18 de junho de 1988, quando a Legião Urbana
se apresentou no fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, capital
do Brasil e cidade natal da banda. Desorganização por parte da empresa que promoveu
o show, superlotação do estádio, indisciplina de uma parcela do público,
segurança insuficiente, acabaram gerando uma das maiores confusões já ocorridas
em concertos de rock no Brasil. Um fã mais alucinado chegou a invadir o palco
para estrangular Renato Russo, mas logo foi retirado pelos seguranças. Parte
enfurecida do público atirava objetos contra a banda, que para preserva a sua
integridade física, encerrou a apresentação antes do horário previsto. A partir
daí, uma batalha campal se instalou no estádio. Pessoas que estavam nas
arquibancadas invadiram o gramado, outras tantas foram pisoteadas. Para
controlar o cenário caótico, a polícia agiu com violência, que acabou se
espalhando para as áreas externas do estádio e ruas próximas. O saldo foi de
385 pessoas atendidas pelo serviço médico, 63 pessoas presas e 64 ônibus
depredados. A Legião Urbana tornou-se uma persona
non grata na própria cidade onde nasceu. Foi o último show da banda em
Brasília. Diante do ocorrido, todo o resto da turnê foi suspenso.
O show
caótico no Estádio Mané Garrincha fez o quarteto brasilense repensar a sua
orientação musical e o conteúdo do próximo álbum. A banda decidiu que para o
novo álbum, a banda abandonaria o tom raivoso nas letras de temática
político-social, e focaria numa musicalidade mais calma, mais amena.
Após uma
vantajosa renovação de contrato com a EMI, a Legião Urbana entrou em processo de
pré-produção do novo álbum. Contudo, a banda se esbarrou em novos problemas.
Renato havia entrado num bloqueio criativo para escrever novas letras para o
novo álbum, o que acabou de alguma maneira desmotivando os outros companheiros
de banda. O produtor Mayrton Bahia, o mesmo que havia produzido os dois álbuns
anteriores da Legião, desempenhou o papel de incentivador dos integrantes do
grupo. Embora não tivesse mais vínculo empregatício com a EMI, pois estava
trabalhando como produtor freelancer,
Mayrton decidiu focar apenas na produção daquele novo álbum da banda, abrindo
mão de produzir os discos de outros artistas, o que de alguma forma, era um
prejuízo para ele. Mayrton estava sobrevivendo dos cachês dos discos que já
havia produzido para outros artistas.
Enquanto as
letras não saiam, a banda ia criando e ensaiando as linhas melódicas. Mas aos
poucos, uma e outra música já prontas, iam ganhando letra à medida que novas
ideias iam brotando na mente de Renato Russo, que naquele momento, vinha lendo
muita coisa no campo da espiritualidade.
Mas um outro
fato iria contribuir para redirecionamento musical da Legião Urbana: a saída do
baixista Renato Rocha (1961-2015), que também era conhecido como Negrete ou
Billy. Suas constantes ausências nos ensaios e a sua falta de compromisso com a
banda naquele momento, provocaram atrasos do processo de produção do novo
álbum. A situação ficou insustentável até que em janeiro de 1989, Negrete foi
expulso da Legião Urbana. Negrete chegou a gravar linhas de baixo de algumas
faixas do novo disco, porém foram descartadas após sua expulsão. Essas linhas
de baixo foram regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos, que se revezaram
no instrumento.
Renato Rocha (o primeiro à direita), expulso da Legião Urbana. |
Todos esses
contratempos e a dedicação da banda em produzir um álbum com todo o cuidado
possível, acabaram prolongando o período de gravação em quase um ano. Enquanto
as outras grandes bandas do rock brasileiro como Titãs, Paralamas do Sucesso e
Engenheiros do Hawaii, estavam lançando álbuns, fazendo turnês e aparições na
TV, a Legião Urbana estava enclausurada no estúdio gravando, o que só aumentava
ainda mais a ansiedade dos fãs pelo novo disco da banda brasiliense.
Intitulado As
Quatro Estações, o quarto álbum de estúdio da Legião Urbana finalmente
foi lançado em 26 de outubro de 1989, para deleite de milhões de fãs. Numa
entrevista para a revista Bizz, em
junho de 1989, Renato Russo havia dito que o título se referia às quatro
estações do ano, à renovação de ciclos.
O primeiro single do álbum foi “Há Tempos”,
seguidos pelos singles de “Pais E
Filhos” e “1965 (Duas Tribos)”. A capa prateada do álbum apresenta a Legião
Urbana em sua nova versão, em formato de trio.
Musicalmente,
a sonoridade da banda se mostra mais leve, serena e melódica, essencialmente
voltada ao folk rock, gênero musical que a Legião Urbana já acenava desde o
álbum Dois, por meio da canção “Quase Sem Querer”. Os arranjos são
mais elaborados e os temas abordados giram em torno do amor, da família, da
homossexualidade e da espiritualidade. As letras com teor político-social
também estão presentes no álbum, porém, mais metafóricas e dotadas de lirismo
poético, diferente das de Que País É Este (1978/1987), mais
cruas e diretas.
A faixa “Há
Tempos” é quem abre o álbum As Quatro Estações. Segundo o
encarte do álbum, o segundo verso de “Há Tempos” foi retirado de um texto
antigo encontrado numa igreja em 1600: “Muitos
temores nascem do cansaço e da solidão”. No entanto, os últimos versos da
música estão entre os mais emblemáticos já escritos por Renato Russo: “Disciplina é liberdade / Compaixão é
fortaleza / Ter bondade é ter coragem / Lá em casa tem um poço / Mas a água é
muito limpa”.
“Pais E
Filhos” tem um início lento e delicado, com uma levada de violão inspirada em
“Fast Cars”, de Tracy Chapman. A beleza melódica e agradável do início da
canção, emoldura os primeiros versos que descrevem claramente o suicídio de uma
garota, o que provavelmente fez muita gente não prestar a atenção na cena
trágica descrita pela letra da música. Por muito tempo, Renato Russo demonstrou
revolta com o público por cantar a letra da canção sem reparar no trágico
detalhe. Apesar da tragédia retratada nos primeiros versos, a canção em si aborda
a relação familiar, o choque de geraçóes entre pais e filhos. O refrão da canção
é daqueles que fazem multidões cantarem em coro nos shows a plenos pulmões: “É preciso amar as pessoas / Como se não
houvesse amanhã / Porque se você parar pra pensar / Na verdade não há”.
Única faixa
do álbum gravada em inglês, “Feedback Song For A Dying Friend” teve a sua letra
escrita por Renato Russo escrita em 1985. Sua gravação para o álbum As
Quatro Estações foi dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert
Mapplethorpe (morto em junho de 1989, aos 42 anos, vitimado pela AIDS) e a
Cazuza, que na época, travava uma batalha contra a AIDS, mas que acabaria
morrendo em julho de 1990, aos 32 anos. Em meio a tantas canções que trilham
entre a folk music e o folk rock, “Feedback Song For A Dying Friend” destoa
musicalmente de todo o contexto do álbum por ter um arranjo pesado, mais
voltado ao hard rock. Apesar do som pesado e agressivo, seus versos são
rebuscados, com inspirações em Shakespeare. O encarte do álbum traz uma
tradução da letra da música para o português, feita pelo jornalista Millôr
Fernandes (1923-2012). Renato Russo tinha um sonho de um dia ter um texto seu
em inglês traduzido para o português por Millôr. Na tradução, o título da
canção traduzida para o português virou “Canção Retorno Para Um Amigo À Morte”.
Curiosamente, a faixa termina num ritmo de música indiana.
Renato Russo dedicou "Feedback Song For A Dying Friends" a Robert Mapplethorpe e Cazuza. |
A faixa
seguinte, “Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto”, foi inspirada num livro
que Renato Russo leu num quarto de hotel, A
doutrina de Buda, de Bukkyo Dendo Kyokai. Os versos da canção são
carregados de mensagens de otimismo e esperança. A canção é um folk rock leve e
solar, e que se encerra bem ao estilo dos Byrds, com Dado Villa-Lobos fazendo
um solo de guitarra bem melódico numa guitarra Rickenbacker de 12 cordas.
Fechando o
lado A da versão LP de As Quatro Estações, “Eu Era Um
Lobisomem Juvenil”, uma canção sobre transformações, mudanças. A própria vida
de Renato passou por grandes mudanças, como na adolescência, quando teve que
superar o problema de epifisiólise, e na vida adulta, quando assumiu a sua
homossexualidade. E são sobre essas transformações na sua vida que a letra
trata, ainda que de maneira subjetiva. O lobisomem, um ser que na mitologia é
um homem que se transforma em lobo, é usado por Renato como uma metáfora para
simbolizar essas transformações pelas quais passou o cantor.
“1965 (Duas
Tribos)”, abre o lado B da versão LP do álbum, e é cheia de referências de quem
vivenciou a infância no Brasil entre o final dos anos 1960 e começo dos anos
1970, como Renato Russo. Um tempo em que o país estava sob regime da ditadura
militar. A letra faz citação sobre a tortura empregada pela ditadura militar
brasileira contra aqueles que reagiam contra ela: “Cortaram meus braços / Cortaram minhas mãos / Cortaram minhas pernas /
Num dia de verão (...) Podia ser meu
pai / Podia ser meu irmão”. Há citações que remetem à infância da época
como o autorama, desenhos animados da Hanna-Barbera que passavam na TV, e os
brinquedos Revell, fabricante de réplicas em miniaturas para montar de carros,
aviões, navios e veículos de combate.
“Monte
Castelo” é uma canção que remete aos antigos trovadores. O tema da canção é o
amor, e para tratar sobre ele, Renato Russo fez uma interessante conexão entre um
poema do português Luiz Vaz de Camões (1524-1580), “Soneto 11”, também
conhecido como “Amor É Um Fogo Que Arde Sem Se Ver” (“O amor é o fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/
É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer”), e uma
passagem da Bíblia. O refrão da canção é inspirado em 1 Coríntios 13:1, da
Bíblia, e faz referência exclusivamente sobre o amor. O título por sua vez, é
baseado no nome do local onde a Força Expedicionária Brasileira (FEB), venceu
uma importante batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
"Bíblia" e Camões: inspirações para "Monte Castelo". |
A paixão homossexual
por alguém que está distante é o assunto da faixa “Maurício”. Já “Meninos E
Meninas”, fala de bissexualidade: “Acho
que gosto de São Paulo e gosto de São João / Gosto de São Francisco e São
Sebastião / E eu gosto de meninos e meninas / Vai ver que é assim mesmo e vai
ser assim pra sempre / Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente”. “Sete
Cidades” refere-se sobre a dificuldade em amar alguém que está fisicamente
distante. O amor é tratado na letra da canção em versos simples, diretos, sem
metáforas.
Fechando o
álbum, “Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar", onde amor e espiritualidade são
abordados numa mesma canção. A espera por um grande amor é tratada na canção,
mas os seus últimos versos são inspirados no Evangelho de João: “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do
mundo, tende piedade de nós / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
dai-nos a paz”.
O álbum As
Quatro Estações foi bem recebido pela imprensa. Jornalistas do meio
musical ressaltaram positivamente o redirecionamento que a Legião Urbana tomou,
ao afastar-se dos rocks corrosivos de contestação para investir numa sonoridade
mais eletroacústica, serena e mística. O crítico musical, Tom Leão, em sua
coluna no jornal O Globo, classificou
As
Quatro Estações como um disco de amor, que vai além do “João ama
Maria”. André Forastieri, da Folha de S.
Paulo, afirmou que nesse álbum, a Legião abandonou os ares militantes. Bia
Abramo, na edição de janeiro de 1990 da revista Bizz, apontou que a Legião Urbana poderia tomar dois caminhos a
partir daquele álbum: o lado mais raivoso e agressivo, com as guitarras
cortantes de “Feedback Song For A Dying Friend”, ou o extremo oposto, a sutil
delicadeza, quase sacra, de “Monte Castelo”.
Após dois
anos, os fãs finalmente puderam desfrutar de um novo álbum da Legião Urbana. O
cuidado da banda com as letras e os arranjos das canções, e a produção do álbum
que levou cerca de um ano, valeram a pena. A resposta do público foi mais do
que satisfatória: a tiragem de 450 mil cópias de As Quatro Estações se
esgotaram rapidamente. Das onze faixas, nove viraram sucesso nas emissoras de
rádio de todo o Brasil. “Pais E Filhos” entrou para a trilha sonora da novela Rainha da Sucata, da TV Globo, em 1990.
O sucesso radiofônico de quase todas as faixas de As Quatro Estações levou
o álbum em menos de um ano a ultrapassar a marca de 750 mil cópias vendidas. No
total, o quarto álbum da Legião Urbana chegou à casa de 2,6 milhões de cópias
vendidas, tornando-se o álbum mais vendido da discografia da banda brasiliense.
Em abril de
1990, já com álbum As Quatro Estações estourado no mercado, a Legião Urbana partiu
para uma grande turnê nacional, algo que não acontecia desde 1988, quando
aconteceu a turnê de Que País É Este 1978/1987. Pela
primeira vez, a Legião partiu para uma turnê sem o baixista Renato Rocha, que
fora expulso. Outro fato inédito até em tão com a banda brasiliense, é que ela
contou com músicos de apoio: Fred Nascimento (violão e guitarra base), Bruno
Araújo (baixo), e Mu Carvalho (teclados), ex-A Cor do Som.
Legião Urbana como um trio, durante as sessões de fotos para a capa do álbum As Quatro Estações. |
Para evitar
os transtornos da turnê anterior, a Legião tomou todo cuidado com a nova turnê.
Além dos músicos de apoio, a banda contou com uma estrutura de palco mais
arrojada e segura, e um serviço de segurança redobrado. O repertório da turnê
de As
Quatro Estações foi formado por 24 músicas, entre sucessos dos discos
anteriores e canções do novo álbum. Nos dias 11 e 12 de agosto de 1990, a
Legião Urbana se apresentou no estádio Parque Antártica, em São Paulo, cujos
shows foram gravados, mas só lançados em 2004 no álbum duplo As
Quatro Estações Ao Vivo.
Na edição de
junho de 1990, a revista Bizz
publicou uma entrevista com Renato Russo na qual confessou publicamente a sua
homossexualidade. A confissão, que para muita gente, não era uma novidade,
dividiu opiniões: houve quem se revoltasse, mas também houve quem apoiasse o
vocalista da Legião Urbana.
Mas a
entrevista polêmica não freou a popularidade da Legião Urbana alcançada naquele
ano, graças ao sucesso estrondoso de As Quatro Estações. As vendas do
álbum superaram as dos álbuns recentes dos Titãs e Paralamas do Sucesso juntos.
Em outubro de 1990, Renato Russo foi capa de uma das edições da revista Veja, que trazia o título de matéria “O
novo rei do rock”. Uma matéria do Jornal
do Brasil, em novembro do mesmo ano, colocou a Legião Urbana entre os
maiores vendedores de discos do Brasil, ao lado de Roberto Carlos e Chitãozinho
& Chororó.
Contudo, em
meio a todo o sucesso da Legião Urbana, uma notícia abala Renato Russo em
dezembro de 1990. Durante uma internação do vocalista numa clínica de
reabilitação no Rio de Janeiro, ele passou por um exame de HIV, o vírus da
AIDS, cujo resultado, infelizmente foi positivo. Renato havia contraído o vírus
através de um namorado norte-americano que recém havia retornado aos Estados
Unidos.
A vida de
Renato Russo passaria por uma nova transformação que também afetou a Legião
Urbana. A crise econômica que o Brasil passava, a dependência química de Renato
Russo e a descoberta recente de que era portador do vírus da AIDS, refletiram
no perfil do álbum seguinte, V, de 1991, um trabalho mais denso,
lento e pesado, bem diferente da leveza e a espiritualidade de As
Quatro Estações.
Faixas
Todas as
faixas foram compostas por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá,
exceto a indicada.
Lado A
1 – “Há Tempos”
2 – “Pais E Filhos”
3 – “Feedback Song For A Dying Friend”
4 – “Quando O Sol Bater Na Janela Do
Teu Quarto”
5 – “Eu Era Um Lobisomem Juvenil”
Lado B
6 – “1965 (Duas Tribos)”
7 – “Monte Castelo” (Renato Russo)
8 – “Maurício”
9 – “Meninos E Meninas”
10 – “Sete Cidades”
11 – “Se Fiquei Esperando Meu Amor
Passar”
Legião Urbana: Renato Russo (vocal,
baixo, guitarra, violão, gaita e teclados), Dado Villa-Lobos (guitarra, violão,
baixo e bandolim) e Marcelo Bonfá (bateria, gaita e percussão).
Referências:
Revista Bizz –
Edição 37 - agosto/1988
Revista Bizz –
Edição 47 - junho/1989
Revista Bizz –
Edição 54 - janeiro/1990
Dado Villa-Lobos - Memórias de Um Legionário - Dado Villa-Lobos, Felipe Abranches
Demier, Romulo Costa Mattos, 2015, Editora Mauad X
Renato Russo: O Filho da Revolução – Carlos Marcelo, 2016, Editora Planeta
legiaourbana.com.br
Wikipedia
“Há Tempos” (Videoclipe oficial)
“Pais E Filhos”
“Feedback Song For A Dying Friend”
“Quando O Sol Bater Na Janela
Do Teu Quarto”
“Eu Era Um Lobisomem Juvenil”
“1965 (Duas Tribos)”
“Monte Castelo” (Renato Russo)
“Maurício”
“Meninos E Meninas”
“Sete Cidades”
“Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar”
RENATO RUSSO
ResponderExcluirÉ FOGO NO PAVIO OS PÓS HUMANOS
INVADIU E O SISTEMA
É A SUPER INFORMÁTICA POST ÁREAS
HAJA CORAGEM
O LEGIÃO URBANA VAI ZERAR
A PROGRAMAÇÃO E VENCER.
LAGOA FORMOSA-GO
BRASÍLIA-DF.+.🔴
https://youtu.be/8z-fxcdHmDE
ELE JÁ SABE DE TUDO
ResponderExcluirVÃO PAGAR CARO PELO
QUE FIZERAM □□■□□□■
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT 🏴
AYRTON SENNA ULTIMA ENTREVISTA
RTP 16.04.1994.
https://youtu.be/1ktupWTxqr8
FAÇA VÁRIAS X O NÓ
ResponderExcluirNAS DUAS PONTAS
DA CORDA E DEIXE O NÓ DO MEIO
DA CORDA PERMANENTE.
JOGUE ZILHÕES DE X A CORDA
COM OS NÓS FEITOS
DENTRO DO CANO.
E VOCÊ TERÁ UMA SUPER MÁQUINA
QUE DEIXA OBSOLETO OS PANOS
E AS ROUPAS PODENDO
AVANÇAR NO TEMPO
COMO UMA MÁQUINA DO TEMPO.
ESSE É O CÓDIGO MÁGICO
DE ENERGIA INFINITO
DE CRIPTOGRAFIA DA ROUPA.😀😃😀
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT.🇬🇾🇿🇦🏴
INVISÍBILIDADE
ResponderExcluirE QUEBRA DO BANCO
DE DADOS.
TENTE LIGAR
OS CABOS DE AÇO
A QUALQUER CUSTO.
CRIPTOGRAFIA CRIPTOANÁLISES
CÓDIGOS.
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT.+.
https://youtu.be/UeiCSO7xHc8
RENATO RUSSO
ResponderExcluirRACIONAIS MC'S
NDEE NALDINHO
CAZUZA.
AFRIKANOS AFRIKA
DESERTO DA AFRIKA.
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT🇯🇵
CÓDIGO DE SAMURAI MATEIRO
ARMEIRO🇯🇵🇯🇵🇯🇵
FAÇA 500 MILHÕES
DE MOVIMENTOS
E GOLPES DIFERENTES
COM OS BRAÇOS E MÃOS.
E ULTRAPASSE A DURAÇÃO
DO CONCRETO EM 500 ANOS.
FAÇA ZILHÕES DE GOLPES
COM AS MÃOS EM LANÇA.
FAÇA GOLPES DE GANCHOS
PRA CIMA E PRA BAIXO.
FAÇA MOVIMENTOS
E GOLPES DE HIDRA
COM OS BRAÇOS E MÃOS.
FAÇA GOLPES DE SERPENTES
COM AS MÃOS.
FAÇA MOVIMENTOS
DE DRAGÕES MUTANTES
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE MUTANTES
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE VAMPIROS
COM AS MÃOS.
FAÇA MOVIMENTOS DE SERRA
COM AS MÃOS.
FAÇA OS MOVIMENTOS
DE MÃOS ESPALMADAS
PROS 2 LADOS.
ABANE COM AS MÃOS
ESPALMADAS.
ABANE O AR COM
OS DEDOS DAS MÃOS
ABERTOS.
AGARRE O AR PRA CIMA
E PRA BAIXO COM AS MÃOS.
LANCE AS MÃOS PRA FRENTE.
LANÇE VARIOS DEDOS
PRA FRENTE E PROS 2 LADOS.
FAÇA GOLPES
DE PATA DE TIGRE
COM OS DEDOS DOBRADOS.
FAÇA ARREMESSOS
E SAQUES COM AS MÃOS.
AGARRE O AR COM AS MÃOS.
AGARRE TACANDO AS MÃOS
PRA FRENTE.GIRE AS MÃOS
PRA FRENTE.GIRE AS MÃOS
PROS 2 LADOS.
FAÇA VARIOS GOLPES
DE KICKBOXER CAPOEIRA
KUNG FU E KARATÊ
E ARTES MARÇIAIS.
FAÇA MOVIMENTOS
DE NATAÇÃO.
FAÇA GOLPES DE NINJAS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE BRIGA
DE RUA COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE JIU JITSU
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES INDIGENAS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES AFRICANOS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES SELVAGENS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE FEITIÇEIROS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE CURANDEIROS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE GARÇA
DE ARTES MARCIAIS.
FAÇA GOLPES DE MACACOS
DE ARTES MARCIAIS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE LEÕES
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE TIGRES
E FELINOS COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE LEOPARDOS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES
DE ONÇA PINTADA
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE ONÇA
PARDA COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE LUTA
DE FACÕES COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE ARMAMENTO
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE ARMAS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE URSOS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE PAKOUR
COM AS MÃOS.
FAÇA MOVIMENTOS DE CAVAR
COM AS MÃOS.
FAÇA MOVIMENTOS DE SERRA
COM AS MÃOS EM LANÇA.
FAÇA MOVIMENTOS DE SERRA
INVERSO COM AS MÃOS
EM LANÇA.
TAQUE GOLPES COM AS MÃOS
EM LANÇA.TAQUE GOLPES
DE MÃOS EM LANÇA
PRA FRENTE.FAÇA MOVIMENTOS
DE PILÃO COM AS MÃOS.
SOQUE PRA BAIXO
COM AS MÃOS.
EMPURRE PRA FRENTE
E PRA BAIXO
E PROS LADOS COM AS MÃOS.
TAQUE GOLPES COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE ROBÔS
COM AS MÃOS.
FAÇA GOLPES DE ANDROIDS
COM AS MÃOS.
TECLE COM AS MÃOS E DEDOS.
FAÇA MILHARES DE CONTAGENS
COM AS MÃOS E DEDOS.
ABRA E FECHE AS MÃOS
PRA CIMA E PRA BAIXO.
TAQUE GOLPES
DE AGARRO NO AR
COM AS MÃOS.
FAÇA CORDA DE MARTE
GIRANDO AS MÃOS PRA FRENTE
FAÇA CORDA DE MARTE
INVERSA.
TAQUE AS MÃOS PRA FRENTE
ABRA E FECHE OS BRAÇOS
COM AS MÃOS EM LANÇA.
FAÇA ZILHÕES DE GOLPES
COM AS MÃOS EM LANÇA.
FERMILAB LEGION.
CRIPTOGRAFIA CRIPTOANÁLISES
CÓDIGOS.
https://youtu.be/9v129ClMKWs
https://youtu.be/xP3gzymXtVI
https://youtu.be/Fq6hoS2RpOE
https://youtu.be/ef3Lb3QeALE
https://youtu.be/VrOewH2OusE
https://youtu.be/jwFR3UXNKYs
https://youtu.be/bbg0NbLgQ8o
https://youtu.be/ArM1P5RbQf4
https://youtu.be/Yqf6MNydn-U