10 discos essenciais: Elton John
Por Sidney Falcão
Cantor, compositor e pianista, Elton John é um dos
mais bem sucedidos artistas da música mundial em todos os tempos. Ao longo de
sua carreira, vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo, e conquistou vários
prêmios dentre os quais cinco prêmios Grammy, cinco Brit Awards, um Oscar e um
Globo de Ouro. Ao lado do parceiro Bernie Taupin, compôs canções que aliam
beleza melódica, arranjos muito bem construídos e apelo comercial como
“Daniel”, “Goodbye Yellow Brick Road”, “Rocket Man”, “Skyline Pigeon” e “Tiny
Dancer”.
O auge da carreira de Elton John foram os anos 1970,
quando alcançou uma popularidade internacional gigantesca, marcada por uma
fileira de canções nas paradas de sucesso, alta vendagem de discos, extensas
turnês com arenas e estádios lotados em todo o mundo. Naquele período, Elton
John costumava se apresentar nos seus concertos vestindo figurinos extravagantes
e óculos extremamente exagerados e esquisitos. Tanta exposição, tanta fama,
excesso de trabalho, alto consumo de álcool e drogas, afetaram a qualidade da
sua música que começou a cair a partir da segunda metade dos anos 1970.
Somente a partir de 1983, através do seu álbum Too
Low for Zero, Elton John aos poucos começou a recuperar a sua popularidade,
e desta vez, adotando um comportamento mais comedido muito por conta da
maturidade alcançada. Homossexual assumido, Elton John é casado desde 2005 com
o diretor de cinema e produtor canadense David Furnish. Além da carreira
artística, Elton John é envolvido na luta contra a AIDS, e para isso, criou no
final dos anos 1980, a Elton John AIDS Foundation.
Abaixo, confira 10 álbuns que ajudam a compreender a
musicalidade de Elton John, bem como a qualidade da parceria Elton John –
Bernie Taupin, uma das mais notáveis parcerias da história do rock.
Elton John
(DJM Records, 1970). Embora seja o segundo álbum da
carreira de Elton John, este autointitulado álbum do cantor inglês foi o
primeiro a ser lançado nos Estados Unidos. “Your Song”, é a faixa que abre o
disco e o primeiro grande sucesso de Elton John. “Border Song”, primeiro single do álbum, foi regravada por Aretha
Franklin (1942-2018) e se tornou um grande sucesso. Em “I Need You To Turn To”,
o cravo executado por Elton John dá um toque de pop barroco à canção. “Take Me
To The Pilot” é um blues rock contagiante em que Elton John canta acompanhado
de um coral gospel. Elton John, o álbum, foi indicado ao Grammy na categoria “Álbum
do Ano”.
Tumbleweed Connection
(DJM Records, 1970). Seis meses após o lançamento de seu
segundo e autointitulado álbum, Elton John lançava o seu terceiro álbum, Tumbleweed
Connection. Completamente diferente de Elton John, mais voltado
para o pop rock sinfônico, Tumbleweed Connection é um trabalho
conceitual tendo como tema o velho oeste norte-americano, e uma musicalidade
mais alinhada ao country rock. O ponto de partida para compor as canções do
álbum foram os filmes de faroeste que encantaram a infância e adolescência de
Bernie Taupin, parceiro de Elton John. “Ballad Of Well Known Gun” diz respeito
à história de um fora da Lei. Uma das inspirações para a concepção de Tumbleweed
Connection, foi o aclamado The Band, segundo álbum da The Band,
lançado em 1969 e que tinha justamente o passado dos Estados Unidos como
temática. “My Father’s Gun” trata do drama de um jovem que perdeu o pai na Guerra
Civil Americana. Tumbleweed Connection não teve grande repercussão na época de
seu lançamento, mas sua relevância na discografia de Elton John só viria a
crescer ao longo do tempo.
Madman Across The Water (DJM Records, 1970). Em Madman Across The Water,
Elton John retorna ao pop rock sinfônico que vinha desenvolvendo no seu segundo
álbum, mas interropido em Tumbleweed Connection. Dois dos
maiores sucessos da carreira de Elton John estão entre as nove faixas de Madman
Across The Water, “Tiny Dancer” e “Levon”. Após quase trinta anos,
“Tiny Dancer” voltou às paradas de sucesso depois que foi incluída na trilha
sonora do filme Almost Famous (Quase Famosos, no Brasil), em 2000. O então
tecladista do Yes, Rick Wakeman, faz uma participação especial no álbum tocando
órgão Hammond nas músicas “Razor Face”, na faixa-título e em “Rotten Peaches”.
Honky Château (DJM
Records, 1971). Quinto álbum da carreira de Elton John, Honky
Château é no entanto o primeiro álbum do cantor em que ele gravou todas
as faixas com a sua banda (Davey Johnstone na guitarra e vocais, Dee Murray no
baixo e vocais, Nigel Olsson na bateria e vocais) que o acompanhava nos shows e
com a qual gravaria os seus próximos álbuns. Isso não ocorreu nos álbuns
anteriores porque o produtor Gus Dudgeon não confiava no potencial da banda,
daí então preferir trabalhar com músicos de estúdio, mais experientes em gravações
de discos. Honky Château iniciou uma nova fase na carreira de Elton John
que o levaria ao status de super
astro do rock. Foi o primeiro álbum de Elton John a conquistar o 1º lugar na
parada de álbuns dos Estados Unidos. A faixa de maior sucesso de Honky
Château é sem sombra de dúvidas “Rocket Man”, seguida de “Honky Cat”.
Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player (DJM Records, 1973). Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player manteve
Elton John como astro do rock em franca ascensão. “Crocodile Rock’, primeiro single de Don't Shoot Me I'm Only The Piano
Player, foi lançado antes do álbum, em outubro de 1972, e alcançou o
1ºlugar nos Estados Unidos e Canadá. Mas o estouro mesmo foi “Daniel”, que se
tornou um sucesso mundial, e contribuiu para que Don't Shoot Me I'm Only The Piano
Player vendesse mais de 3 milhões de cópias. O álbum traz outras faixas
interessantes como “Teacher I Need You” (um rock sobre a paixão juvenil de um
aluno por sua professora), “High Flying Bird” (uma das mais belas baladas
compostas pela dupla Elton John – Bernie Taupin) e a dramática “Have Mercy On
The Criminal”, um misto de blues e orquestra sinfônica sobre a vida de um
prisioneiro em fuga.
Goodbye Yellow Brick Road (DJM Records, 1973). Após uma sequência de excelentes álbuns como Madman
Across The Water (1971), Honky Château (1972) e Don't
Shoot Me I'm Only the Piano Player (1973), Elton John chega à
consagração com o álbum duplo Goodbye Yellow Brick Road, em 1973.
O álbum ratifica o alto
nível da parceria Elton John-Bernie Taupin como hitmakers, já mostrado
nos álbuns anteriores. Dentre as faixas de Goodbye
Yellow Brick Road, algumas se tornaram clássicos da carreira de Elton
John como “Candle In The Wind”, “Bennie And The Jets”, “Saturday Night's
Alright For Fighting”, a quilométrica “Funeral For A Friend/Love Lies Bleeding”
e a faixa-título. Goodbye Yellow Brick Road vendeu mais de sete milhões de cópias, e consagrou Elton
John como um astro de primeira grandeza do rock.
Caribou
(DJM Records, 1974). Caribou foi
gravado às pressas em janeiro de 1974, em absurdos nove dias, às vésperas de uma
turnê pelo Japão e Oceania, ainda num momento em que Elton John desfrutava do
estrondoso sucesso do álbum Goodbye Yellow Brick Road. Havia uma pressão da gravadora em lançar um novo álbum a
cada seis ou oito meses, transformando Elton John numa máquina de fazer música
e dinheiro. As turnês extensas, a alta exposição midiática e os excessos de
álcool e drogas já começavam a afetar a sua criatividade. Apesar de estar
distante do brilhantismo de Goodbye Yellow Brick Road, Caribou
teve um bom êxito comercial. “Don't Let The Sun Go Down On Me” é a grande
canção do álbum, embora “The Bitch Is Back” tenha também sido um grande
sucesso. Destaque para a trágica “Ticking”, canção sobre um jovem perturbado
que comete uma chacina num bar de Nova York.
Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy (DJM Records, 1975). Em
seu nono álbum, Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, Elton John se
redimiu do mediano Caribou. Com uma capa criada pelo artista gráfico Alan Aldridge
(1938-2017) inspirada na arte de Hieronymus Bosch (1450-1516), Captain
Fantastic And The Brown Dirt Cowboy é um álbum autobiográfico onde
Elton é o Capitão Fantástico e o Bernie Taupin é o Brown Dirt Cowboy. Todas as
faixas foram compostas pela dupla, e retratam alguns momentos de suas vidas,
como em “Someone Saved My Life Tonight”, que aborda a tentativa de suicído de
Elton John, aos 21 anos, e que foi interrompida graças a uma intervenção de um
amigo seu. Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy marcou o ápice da
criatividade da dupla Elton-Taupin na fase de ouro de Elton John nos anos 1970.
Chegou ao 1º lugar da Billboard 200,
nos Estados Unidos e na parada de álbuns do Reino Unido.
Rock Of The Westies (DJM
Records, 1975). Neste álbum, Elton John não conta mais com o baterista
Nigel Olsson e o baixista Dee Murray, ambos estranhamente dispensados após as
gravações de Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy. Foram substituídos
por Roger Pope (bateria) e Kenny Passarelli (baixo). O álbum marcou a chegada
do telcadista James Newton Howard e a inclusão de mais um guitarrista, Caleb
Quaye, que já havia trabalho com Elton no início da carreira. Lançado cinco
meses após o elogiadíssimo Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy,
Rock
Of The Westies embora seja um álbum razoável, representou o início do
declínio da qualidade musical de Elton John após tanta exposição e os problemas
do vício do cantor com a cocaína. Ainda assim, Rock Of The Westies foi
1º lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos, e 5º lugar na parada de álbuns
do Reino Unido e da França. “Island Girl”, “Grow Some Funk Of Your Own” e “I
Feel Like A Bullet (In The Gun Of Robert Ford)” são as principais faixas.
Too Low For Zero (DJM
Records, 1983). Too Low For Zero marcou
uma nova fase na carreira de Elton John, quando o cantor recuperou o prestígio
depois de um período em baixa. Foi o primeiro álbum após sete anos a trazer um
repertório com todas as faixas compostas pela dupla Elton John-Bernie Taupin.
Além disso, marcou o retorno da formação básica da banda de apoio de Elton
John: Dee Murray, Nigel Olsson e Davey Johnstone. Em Too Low For Zero, Elton
John toca sintetizador em todas as faixas, o que não acontecia desde A
Single Man (1978). “I Guess That's Why They Call It The Blues”, “I'm
Still Standing” e “Kiss The Bride” foram as faixas do álbum mais executadas em
radio. Dos álbuns lançados por Elton John nos anos 1980, Too Low For Zero foi o
mais vendido.
Referências:
Elton John: A Biografia – David Buckley, 2011, Companhia Editora Nacional
Top 100 Álbuns de Sucesso dos Anos 70 – Gene Sculatti, 2013, Editora Escala
Classic Pop Presents: Elton John Special Edition - 2016, Anthem Publishing eltonjohn.com
Wikipedia
Comentários
Postar um comentário