10 discos essenciais: Elton John


Por Sidney Falcão

Cantor, compositor e pianista, Elton John é um dos mais bem sucedidos artistas da música mundial em todos os tempos. Ao longo de sua carreira, vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo, e conquistou vários prêmios dentre os quais cinco prêmios Grammy, cinco Brit Awards, um Oscar e um Globo de Ouro. Ao lado do parceiro Bernie Taupin, compôs canções que aliam beleza melódica, arranjos muito bem construídos e apelo comercial como “Daniel”, “Goodbye Yellow Brick Road”, “Rocket Man”, “Skyline Pigeon” e “Tiny Dancer”.

O auge da carreira de Elton John foram os anos 1970, quando alcançou uma popularidade internacional gigantesca, marcada por uma fileira de canções nas paradas de sucesso, alta vendagem de discos, extensas turnês com arenas e estádios lotados em todo o mundo. Naquele período, Elton John costumava se apresentar nos seus concertos vestindo figurinos extravagantes e óculos extremamente exagerados e esquisitos. Tanta exposição, tanta fama, excesso de trabalho, alto consumo de álcool e drogas, afetaram a qualidade da sua música que começou a cair a partir da segunda metade dos anos 1970.

Somente a partir de 1983, através do seu álbum Too Low for Zero, Elton John aos poucos começou a recuperar a sua popularidade, e desta vez, adotando um comportamento mais comedido muito por conta da maturidade alcançada. Homossexual assumido, Elton John é casado desde 2005 com o diretor de cinema e produtor canadense David Furnish. Além da carreira artística, Elton John é envolvido na luta contra a AIDS, e para isso, criou no final dos anos 1980, a Elton John AIDS Foundation.

Abaixo, confira 10 álbuns que ajudam a compreender a musicalidade de Elton John, bem como a qualidade da parceria Elton John – Bernie Taupin, uma das mais notáveis parcerias da história do rock.

Elton John (DJM Records, 1970). Embora seja o segundo álbum da carreira de Elton John, este autointitulado álbum do cantor inglês foi o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos. “Your Song”, é a faixa que abre o disco e o primeiro grande sucesso de Elton John. “Border Song”, primeiro single do álbum, foi regravada por Aretha Franklin (1942-2018) e se tornou um grande sucesso. Em “I Need You To Turn To”, o cravo executado por Elton John dá um toque de pop barroco à canção. “Take Me To The Pilot” é um blues rock contagiante em que Elton John canta acompanhado de um coral gospel. Elton John, o álbum, foi indicado ao Grammy na categoria “Álbum do Ano”.


Tumbleweed Connection (DJM Records, 1970). Seis meses após o lançamento de seu segundo e autointitulado álbum, Elton John lançava o seu terceiro álbum, Tumbleweed Connection. Completamente diferente de Elton John, mais voltado para o pop rock sinfônico, Tumbleweed Connection é um trabalho conceitual tendo como tema o velho oeste norte-americano, e uma musicalidade mais alinhada ao country rock. O ponto de partida para compor as canções do álbum foram os filmes de faroeste que encantaram a infância e adolescência de Bernie Taupin, parceiro de Elton John. “Ballad Of Well Known Gun” diz respeito à história de um fora da Lei. Uma das inspirações para a concepção de Tumbleweed Connection, foi o aclamado The Band, segundo álbum da The Band, lançado em 1969 e que tinha justamente o passado dos Estados Unidos como temática. “My Father’s Gun” trata do drama de um jovem que perdeu o pai na Guerra Civil Americana. Tumbleweed Connection não teve grande repercussão na época de seu lançamento, mas sua relevância na discografia de Elton John só viria a crescer ao longo do tempo.


Madman Across The Water (DJM Records, 1970). Em Madman Across The Water, Elton John retorna ao pop rock sinfônico que vinha desenvolvendo no seu segundo álbum, mas interropido em Tumbleweed Connection. Dois dos maiores sucessos da carreira de Elton John estão entre as nove faixas de Madman Across The Water, “Tiny Dancer” e “Levon”. Após quase trinta anos, “Tiny Dancer” voltou às paradas de sucesso depois que foi incluída na trilha sonora do filme Almost Famous (Quase Famosos, no Brasil), em 2000. O então tecladista do Yes, Rick Wakeman, faz uma participação especial no álbum tocando órgão Hammond nas músicas “Razor Face”, na faixa-título e em “Rotten Peaches”.


Honky Château (DJM Records, 1971). Quinto álbum da carreira de Elton John, Honky Château é no entanto o primeiro álbum do cantor em que ele gravou todas as faixas com a sua banda (Davey Johnstone na guitarra e vocais, Dee Murray no baixo e vocais, Nigel Olsson na bateria e vocais) que o acompanhava nos shows e com a qual gravaria os seus próximos álbuns. Isso não ocorreu nos álbuns anteriores porque o produtor Gus Dudgeon não confiava no potencial da banda, daí então preferir trabalhar com músicos de estúdio, mais experientes em gravações de discos. Honky Château iniciou uma nova fase na carreira de Elton John que o levaria ao status de super astro do rock. Foi o primeiro álbum de Elton John a conquistar o 1º lugar na parada de álbuns dos Estados Unidos. A faixa de maior sucesso de Honky Château é sem sombra de dúvidas “Rocket Man”, seguida de “Honky Cat”.


Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player (DJM Records, 1973). Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player manteve Elton John como astro do rock em franca ascensão. “Crocodile Rock’, primeiro single de Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player, foi lançado antes do álbum, em outubro de 1972, e alcançou o 1ºlugar nos Estados Unidos e Canadá. Mas o estouro mesmo foi “Daniel”, que se tornou um sucesso mundial, e contribuiu para que Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player vendesse mais de 3 milhões de cópias. O álbum traz outras faixas interessantes como “Teacher I Need You” (um rock sobre a paixão juvenil de um aluno por sua professora), “High Flying Bird” (uma das mais belas baladas compostas pela dupla Elton John – Bernie Taupin) e a dramática “Have Mercy On The Criminal”, um misto de blues e orquestra sinfônica sobre a vida de um prisioneiro em fuga.


Goodbye Yellow Brick Road (DJM Records, 1973).  Após uma sequência de excelentes álbuns como Madman Across The Water (1971), Honky Château (1972) e Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player (1973), Elton John chega à consagração com o álbum duplo Goodbye Yellow Brick Road, em 1973. O álbum ratifica o alto nível da parceria Elton John-Bernie Taupin como hitmakers, já mostrado nos álbuns anteriores. Dentre as faixas de Goodbye Yellow Brick Road, algumas se tornaram clássicos da carreira de Elton John como “Candle In The Wind”, “Bennie And The Jets”, “Saturday Night's Alright For Fighting”, a quilométrica “Funeral For A Friend/Love Lies Bleeding” e a faixa-título. Goodbye Yellow Brick Road vendeu mais de sete milhões de cópias, e consagrou Elton John como um astro de primeira grandeza do rock.


Caribou (DJM Records, 1974). Caribou foi gravado às pressas em janeiro de 1974, em absurdos nove dias, às vésperas de uma turnê pelo Japão e Oceania, ainda num momento em que Elton John desfrutava do estrondoso sucesso do álbum Goodbye Yellow Brick Road. Havia uma pressão da gravadora em lançar um novo álbum a cada seis ou oito meses, transformando Elton John numa máquina de fazer música e dinheiro. As turnês extensas, a alta exposição midiática e os excessos de álcool e drogas já começavam a afetar a sua criatividade. Apesar de estar distante do brilhantismo de Goodbye Yellow Brick Road, Caribou teve um bom êxito comercial. “Don't Let The Sun Go Down On Me” é a grande canção do álbum, embora “The Bitch Is Back” tenha também sido um grande sucesso. Destaque para a trágica “Ticking”, canção sobre um jovem perturbado que comete uma chacina num bar de Nova York.


Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy (DJM Records, 1975). Em seu nono álbum, Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, Elton John se redimiu do mediano Caribou. Com uma capa criada pelo artista gráfico Alan Aldridge (1938-2017) inspirada na arte de Hieronymus Bosch (1450-1516), Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy é um álbum autobiográfico onde Elton é o Capitão Fantástico e o Bernie Taupin é o Brown Dirt Cowboy. Todas as faixas foram compostas pela dupla, e retratam alguns momentos de suas vidas, como em “Someone Saved My Life Tonight”, que aborda a tentativa de suicído de Elton John, aos 21 anos, e que foi interrompida graças a uma intervenção de um amigo seu. Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy marcou o ápice da criatividade da dupla Elton-Taupin na fase de ouro de Elton John nos anos 1970. Chegou ao 1º lugar da Billboard 200, nos Estados Unidos e na parada de álbuns do Reino Unido.


Rock Of The Westies (DJM Records, 1975). Neste álbum, Elton John não conta mais com o baterista Nigel Olsson e o baixista Dee Murray, ambos estranhamente dispensados após as gravações de Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy. Foram substituídos por Roger Pope (bateria) e Kenny Passarelli (baixo). O álbum marcou a chegada do telcadista James Newton Howard e a inclusão de mais um guitarrista, Caleb Quaye, que já havia trabalho com Elton no início da carreira. Lançado cinco meses após o elogiadíssimo Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, Rock Of The Westies embora seja um álbum razoável, representou o início do declínio da qualidade musical de Elton John após tanta exposição e os problemas do vício do cantor com a cocaína. Ainda assim, Rock Of The Westies foi 1º lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos, e 5º lugar na parada de álbuns do Reino Unido e da França. “Island Girl”, “Grow Some Funk Of Your Own” e “I Feel Like A Bullet (In The Gun Of Robert Ford)” são as principais faixas.


Too Low For Zero (DJM Records, 1983). Too Low For Zero marcou uma nova fase na carreira de Elton John, quando o cantor recuperou o prestígio depois de um período em baixa. Foi o primeiro álbum após sete anos a trazer um repertório com todas as faixas compostas pela dupla Elton John-Bernie Taupin. Além disso, marcou o retorno da formação básica da banda de apoio de Elton John: Dee Murray, Nigel Olsson e Davey Johnstone. Em Too Low For Zero, Elton John toca sintetizador em todas as faixas, o que não acontecia desde A Single Man (1978). “I Guess That's Why They Call It The Blues”, “I'm Still Standing” e “Kiss The Bride” foram as faixas do álbum mais executadas em radio. Dos álbuns lançados por Elton John nos anos 1980, Too Low For Zero foi o mais vendido.

Referências:
Elton John: A Biografia – David Buckley, 2011, Companhia Editora Nacional
Top 100 Álbuns de Sucesso dos Anos 70 – Gene Sculatti, 2013, Editora Escala
Classic Pop Presents: Elton John Special Edition - 2016, Anthem Publishing eltonjohn.com
Wikipedia

Comentários