“The Lamb Lies Down On Broadway” (Charisma / ATCO, 1974), Genesis


Por Sidney Falcão
 

Para o Genesis, os anos de 1973 a 1974 foram nada menos que transformadores. Essa era, um turbilhão de inovação musical, fama crescente e atrito criativo, preparou o cenário para o audacioso álbum duplo The Lamb Lies Down On Broadway. 

Em outubro de 1973, o Genesis lançou Selling EnglandBy The Pound, um álbum que os catapultou para a estratosfera do rockprogressivo. Repleto de melodias complexas e letras nítidas, o disco ostentava faixas atemporais como “Firth of Fifth”, “The Cinema Show” e a peculiar “I Know What I Like (In Your Wardrobe)”. Este último, uma joia excêntrica, tornou-se seu primeiro single nas paradas do Reino Unido, alcançando a 21ª posição. 

O álbum alcançou o terceiro lugar na UK Albums Chart, ganhando elogios por seu som sofisticado. A formação - Peter Gabriel (vocal, flauta), Tony Banks (teclados), Mike Rutherford (baixo, guitarra), Steve Hackett (guitarra) e Phil Collins (bateria, backing vocals) - foi elogiada por suas proezas musicais. Suas apresentações ao vivo, com trajes bizarros e travessuras teatrais de Gabriel, estavam se tornando espetáculos imperdíveis, atraindo uma legião crescente de fãs. 

The Lamb Lies Down On Broadway, lançado em 22 de novembro de 1974, marcou um marco significativo para o Genesis. Este álbum duplo era uma ópera rock que contava a história de Rael, um garoto de rua porto-riquenho que navegava pela surreal e alegórica cidade de Nova York. A narrativa, em grande parte escrita por Gabriel, estava repleta de referências simbólicas e muitas vezes enigmáticas, extraídas da literatura, mitologia e cultura contemporânea.

 

Genesis em 1974, da esquerda para a direita: Tony Banks, Mike Rutherford,
Peter Gabriel, Steve Hackett e Phil Collins. 

Musicalmente, o álbum foi um esforço colaborativo, embora a influência de Gabriel no conceito e nas letras fosse predominante. O resto da banda - especialmente Banks e Rutherford - contribuiu fortemente para a composição, resultando em uma rica tapeçaria sonora que misturava rock, clássico e elementos experimentais. Notavelmente, Brian Eno contribuiu para a textura distinta do álbum com seus tratamentos de sintetizador, adicionando uma camada ambiente aos arranjos já complexos. 

O álbum abre com a faixa-título, uma obra-prima que combina piano clássico de Tony Banks com um arranjo de rock robusto, enquanto Peter Gabriel introduz seu novo estilo vocal, ancorando a história de Rael, um personagem que se vê envolvido em eventos surreais na Broadway. "Fly On A Windshield" e "Broadway Melody of 1974" continuam a saga, cada uma adicionando camadas de complexidade musical e narrativa, destacando-se pela habilidade instrumental de Mike Rutherford e a liderança lírica de Gabriel. 

A jornada de Rael se desenrola através de uma série de encontros e desafios, cada faixa construindo um mundo sonoro próprio. "In the Cage" se destaca com sua tensão ritmada e momentos instrumentais desafiadores, enquanto "The Grand Parade of Lifeless Packaging" oferece um contraste leve e irônico. 

No segundo lado do álbum, "Back In NYC" se distingue pela urgência vocal de Gabriel sobre um fundo de sintetizadores e batidas intensas, explorando o passado tumultuado de Rael. "The Carpet Crawlers" emerge como um ponto alto, com suas harmonias evocativas e a escalada emocional que revela mais sobre o enredo intrigante. 

A peça central, "The Colony of Slippermen", exibe o virtuosismo musical da banda, misturando influências teatrais com uma narrativa bizarra sobre transformação e redenção. "It" fecha o álbum com um tom otimista e reflexivo, encapsulando o tema central de autodescoberta.

Capa dupla de The Lamb Lies Down On Broadway.

Lançado em novembro de 1974, The Lamb Lies Down On Broadway apresentou o Genesis em seu auge artístico. O enredo ambicioso e a música complexa do álbum ganharam elogios por ultrapassar os limites do rock progressivo. A turnê que acompanhou foi um banquete visual, com as performances dramáticas de Gabriel dando vida à narrativa do álbum, hipnotizando o público. O álbum duplo alcançou o 10º lugar na parada de álbuns do Reino Unido e o 41º lugar na Billboard 200 nos Estados Unidos. 

No entanto, a intensa agenda de turnês e os compromissos pessoais de Gabriel criaram conflitos internos. Em agosto de 1975, Gabriel anunciou sua saída, marcando o fim de uma era e lançando dúvidas sobre o futuro da banda. 

A saída de Gabriel foi uma mudança sísmica para o Genesis, já que ele era o vocalista principal e principal força criativa. Os membros restantes – Banks, Rutherford, Hackett e Collins – enfrentaram incertezas. Apesar disso, optaram por seguir em frente, escrevendo novo material e fazendo testes com novos vocalistas. Durante os ensaios, Collins impressionou seus companheiros de banda com suas habilidades vocais e assumiu o papel de vocalista. 

No final de 1975, o Genesis gravou o álbum A Trick Of The Tail, lançado em fevereiro de 1976, com Collins como o novo vocalista. Este período de transição destacou a resiliência da banda e a capacidade de redefinir o seu som, abrindo um novo capítulo na sua célebre trajetória.

 

Faixas

Disco 1

Lado 1

    1."The Lamb Lies Down on Broadway" (Tony Banks - Peter Gabriel)   

    2."Fly on a Windshield" (Mike Rutherford - Banks)     

    3."Broadway Melody of 1974" (Rutherford - Banks)

    4."Cuckoo Cocoon" (Steve Hackett - John Hackett)

    5."In the Cage" (Banks)          

    6."The Grand Parade of Lifeless Packaging" (Banks)   

 

Lado 2

    1."Back in N.Y.C." (Rutherford - Banks)

    2."Hairless Heart" (instrumental) (Hackett - Banks)    

    3."Counting Out Time" (Gabriel)        

    4."Carpet Crawlers" (Gabriel - Banks - Rutherford)     

    5."The Chamber of 32 Doors" (Gabriel - Hackett - Banks)

 

Disco 2

Lado 3

    1."Lilywhite Lilith" (Phil Collins - Banks - Hackett - Rutherford)            

    2."The Waiting Room" (instrumental) (Hackett - Banks - Collins -Gabriel - Rutherford)      

    3."Anyway" (Banks)                

    4."Here Comes the Supernatural Anaesthetist" (Hackett)

    5."The Lamia" (Banks)            

    6."Silent Sorrow in Empty Boats" (instrumental) (Rutherford - Banks)

 

Lado 4

1."The Colony of Slippermen" (Banks - Hackett)

a.  "The Arrival" (Rutherford - Collins)

b.  "A Visit to the Doktor"

c.   "The Raven"

2."Ravine" (instrumental) (Rutherford - Hackett)         

3."The Light Dies Down on Broadway" (Banks - Rutherford - Gabriel)

4."Riding the Scree" (Banks - Rutherford)

5."In The Rapids" (Rutherford)

   6."It." (Banks - Hackett)  


Genesis

Peter Gabriel (vocal principal, flauta , instrumentos variados, “experimentos com sons estrangeiros”),

Steve Hackett  (guitarras acústicas e elétricas, sintetizador de guitarra EMS Synthi Hi-Fli em "Counting out Time")

Mike Rutherford (baixo, guitarra de 12 cordas)

Tony Banks (órgão Hammond T-102 , piano e cravo RMI 368 Electra , Mellotron M-400 , sintetizador ARP Pro Soloist , sintetizador de cordas Elka Rhapsody , piano acústico)

Phil Collins (bateria , percussão , vibrafone , backing vocals , segunda voz em "Counting out Time", "The Supernatural Anaesthetist" e "The Colony of Slippermen")

 

Referências:

Revista Bizz – fevereiro/1991 – Edição 67, Editora Azul, São Paulo, Brasil.

newyorker.com

wikipedia.org 


Ouça na íntegra o álbum duplo 
The Lamb Lies Down On Broadway

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