“Selling England By The Pound” (Charisma, 1973), Genesis


Em meados de 1973, o Genesis estava encerrando a bem sucedida turnê do elogiado álbum Foxtrot, trabalho lançado em julho de 1972. A turnê passou pela Europa e Estados Unidos, e ficou marcada por ter sido a primeira onde o vocalista Peter Gabriel revelou o lado de artista performático ao se apresentar fazendo uso de maquiagens faciais e de figurinos dos mais esquisitos. Suas performances acabaram se tornando atrações à parte nos shows do Genesis, o que só fez valorizar os concertos da banda inglesa de rock progressivo.


Tais performances somadas à boa receptividade do álbum Foxtrot fizeram o Genesis conquistar o mercado norte-americano. Numa tentativa de saciar os fãs por novos lançamentos do Genesis, a gravadora Charisma lançou em julho de 1973 o álbum gravado ao vivo Genesis Live, enquanto deu à banda tempo suficiente para compor material inédito para um novo álbum. Genesis Live trouxe registros ao vivo do banda gravados durante a turnê do álbum Foxtrot.


Detalhe da capa de Genesis Live, álbum gravado ao vivo e lançado em julho de 1973.

Com novas composições prontas, o Genesis entrou nos estúdios da Island Records, em Londres, em agosto de 1973 para gravar o seu novo álbum, Selling England By The Pound. A produção ficou a cargo de John Burns, o mesmo produtor de Foxtrot.
Para conceber a capa do novo álbum, a banda contou com arte da pintora inglesa Betty Swanwick (1915-1989). Porém, Swanwick não tinha tempo hábil para entregar no prazo a pintura para a capa. A alternativa foi a artista pegar uma obra sua já pronta, e a pedido da banda, acrescentou um cortador de grama encostado num arbusto do lado esquerdo da pintura, uma alusão a um verso da canção “I KnowWhat I Like”.
Quinto álbum de estúdio do Genesis, Selling England By The Pound foi lançado em 13 de outubro de 1973, e apresenta uma banda bastante entrosada. Para alguns críticos musicais, Selling England By The Pound foi o grande momento de Steve Hackett como guitarrista do Genesis. O álbum mostra pela primeira vez o baterista Phil Collins cantando como vocalista principal e uma faixa do álbum. Selling England By The Pound é marcado também por outro ineditismo dentro do Genesis com Tony Banks fazendo pela primeira vez do sintetizador ARP Pro-Solist.


Maquiagem e figurino especial; Peter Gabriel em apresentação performática à frente da banda Genesis, em 1973.

Tematicamente, o quinteto inglês critica em Selling England By The Pound a instabilidade econômica na Inglaterra (o país vivia um estado de recessão econômica nos anos 1970), o consumismo e a “americanização” da cultura inglesa.
O álbum começa com um canto a capella de Peter Gabriel: “Can you tell me where my country lies?” (“Você poderia me dizer onde se encontra o meu país?”). A pergunta faz parte dos primeiros versos de “Dancing With The Moonlit  Knight”, longa faixa de cerca de oito minutos que abre o álbum Selling England By The Pound. A canção carrega um certo clima medieval tanto na letra quanto nos arranjos, fazendo lembrar as cantorias dos velhos trovadores medievais. A canção começa calmamente com o piano de Tony Banks e os acordes de guitarra de Steve Hackett, seguindo depois para uma entrada explosiva de todos os outros instrumentos.


Genesis em sua formação clássica, da esquerda para direita: Mike Rutherford, Steve Hackett, Phil Collins,
Peter Gabriel (maquiado, abaixo) e Tony Banks.

Um ruído de cortador de grama simulado pelos teclados de Tony Banks dá início a “I Know What I Like (In Your Wardrobe)”, segunda faixa do álbum. A canção é sobre um jardineiro, e cortador de grama que aparece na capa no lado esquerdo, faz referência a esse personagem. Merece destaque nesta faixa, a percussão executada por Peter Gabriel em alguns trechos da música. Gabriel usou um tambor falante comprado na Nigéria.
“Firth of Fifth” começa com um belo solo de piano solo executado por Tony Banks. Com duração de cerca de nove minutos, “Firth ofForth” é dividida em várias seções com andamentos diferentes. No meio da faixa, há um longo trecho instrumental onde Gabriel faz solos de flauta, Banks faz o mesmo com os seus teclados e Steve Hackett um solo “choroso” de guitarra. Após uma longa pausa instrumental, a faixa termina com Gabriel voltando a cantar e é concluída com um curto solo de piano de Banks. O título da música vem de um trocadilho com Firth of Forth, um estuário localizado na Escócia que envolve vários rios, dentre eles o Rio Forth.
A faixa seguinte, “More Fool Me” é uma canção folk à base de voz e violão, e tem como ineditismo, Phil Collins nos vocais principais pela primeira vez no Genesis. Cerca de dois anos mais tarde, com a saída de Peter Gabriel, será Collins quem assumirá os vocais do Genesis em definitivo.


A faixa "More Fool Me" traz o baterista Phil Collins fazendo o vocal principal pela primeira vez no Genesis.

“The Battle Of Epping Forest” foi composta por Gabriel baseado numa notícia de jornal que leu anos antes a respeito de um conflito entre gangues no leste de Londres. A música começa calmamente com uma bateria em ritmo marcial acompanhada por um som de flauta. Em seguida, entra toda a banda com seu rock progressivo. “The Battle Of Epping Forest”  é mais uma longa faixa de Selling England By The Pound (cerca de onze minutois), e divida em vários andamentos. Os teclados de Tony Banks faz belas intervenções, seja fazendo solos ou criando as bases de fundo instrumental.
“After The Ordeal” mostra o talento do Genesis em criar músicas instrumentais. Essa faixa é uma espécie de “epílogo” de “The Battle Of Epping Forest”, fazendo um elo com a faixa seguinte. Muito bem arranjada, “After The Ordeal” é dividia em duas partes: a primeira parte essencialmente acústica, com Steve Hackett fazendo solos no violão que dão um clima todo medieval à música, e Tony Banks executando o seu piano ao fundo. A segunda parte é lenta e elétrica, com toda a banda tocando e Hackett fazendo um lindo e emocionado solo de guitarra na reta final da música.


O álbum Selling England By The Pound foi um dos grandes momentos
da carreira do guitarrista Steve Hackett.

Inspirada num poema de T.S.Eliot (1888-1965), poeta norte-americano radicado na Inglaterra, “The Cinema Show” possui outra referência literária: Romeu e Julieta, William Shakespeare (1564-1616). A letra da música faz citações a Romeu e Julieta dentro de uma visão contemporânea. Começa com solos delicados de violão e piano, acompanhando depois os vocais de Peter Gabriel. Assim como as outras longas faixas presentes no álbum, “The Cinema Show” com seus onze minutos de duração, é dividida em várias seções, entre vocais instrumentais e coral de apoio. Talvez o grande momento de “The Cinema Show” sejam os seus quatro minutos finais em que contando com o apoio do resto da banda, Tony Banks reina em absoluto executando os seus teclados de uma maneira grandiosa e habilidosa. Banks faz solos fantásticos no seu sintetizador ARP-Soloist, capaz de transportar o ouvinte a outros mundos. É sem sombra de dúvidas, um dos melhores solos de sintetizador da história do rock progressivo.


Tony Banks: tecladista do Genesis.
 Fechando o álbum, a curtíssima “Aisle Of Plenty” que é praticamente uma reprise de “Dancing With The MoonlitKnight”, porém com um letra referindo-se a outro assunto: o consumismo. A canção termina de maneira sarcástica com Peter Gabriel anunciando produtos em promoção de um supermercado como creme de leite, manteiga, lava-louças, pacote de biscoitos, dentre outras coisas. 
A turnê de Selling England By The Pound começou em setembro de 1973, um mês antes do álbum ser lançado, e terminou em maio de 1974, passando pela Europa e Estados Unidos. O álbum teve uma reação positiva por parte da crítica especializada. O público recebeu bem o álbum: no Reino Unido, Selling England By The Pound foi 3º lugar, enquanto que nos Estados Unidos, ficou em 70º lugar. O single de “I Know What I Like (In Your Wardrobe)” foi o primeiro grande sucesso comercial do Genesis na sua fase rock progressivo.
Com Selling England By The Pound, o Genesis encontroo seu estilo. O álbum representou o reconhecimento do trabalho da banda, e pôs o Genesis entre os gigantes do rock progressivo dos anos 1970, ao lado de Yes, Emerson Lake & Palmer, King Crimson e Pink Floyd. Selling England By The Pound abriu caminho para o mais ousado trabalho da banda durante a sua fase progressiva, o álbum duplo The Lamb Lies Down On Broadway, de 1974 e que representaria o ápice da fase Peter Gabriel do então quinteto inglês.   
Faixas
  1. "Dancing With The Moonlit Knight"
  2. "I Know What I Like (In Your Wardrobe)"
  3. "Firth Of Fifth"
  4. "More Fool Me"
  5. "The Battle Of Epping Forest"
  6. "After The Ordeal"
  7. "The Cinema Show"
  8. "Aisle Of Plenty"

Todas as canções foram compostas por Tony Banks, Phil Collins, Peter Gabriel, Steve Hackett e Mike Rutherford. 

Genesis: Peter Gabriel(vocal, flauta, percussão e oboé ), Steve Hackett(guitarra e violão),

Tony Banks (órgão, violão, piano, mellotron e sintetizador), Mike Rutherford (baixo, guitarra, violão 12 cordas e cítara) e Phil Collins (bateria, percussão, backing vocal e vocal principal em "More Fool Me").



Ouça o álbum Selling England By 
The Pound na íntegra



Assista na íntegra, Genesis numa apresentação ao
vivo no Shepperton Studios, em Surrey,
Reino Unido, outubro/1973.

Comentários

  1. Meu álbum favorito do Genesis (uma das lendas vivas da história da música) e um daqueles trabalhos que ficam melhores com o passar do tempo, provando que quando uma música (ou um disco) é boa, ela não envelhece jamais, é o caso deste que é, na minha opinião, o melhor disco de todos os tempos: Selling England by the Pound. Parabéns pela resenha bem escrita feita para este blog!

    Só uma correção: "More Fool Me" não foi a primeira vez em que Phil Collins canta em um álbum da fase do Genesis com Peter Gabriel, mas sim foi a segunda. A primeira foi em Nursery Cryme (1971), na música "For Absent Friends".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, Igor. É um álbum bastante interessante e que eu também gosto muito. De fato, "For Absent Friends", do álbum "Nursery Cryme" é a primeira música do Genesis com o vocal principal feito por Phil Collins. Lamentavelmente, o nome dele não foi creditado no álbum como sendo dele. Não ao certo se nas novas edições de "Nursery Cryme" esse erro foi ou não corrigido. Valeu!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário