“Please Please Me” (Parlophone, 1963), The Beatles


Por Sidney Falcão

Em fevereiro de 1964, quando os Beatles desembarcaram no aeroporto de Nova York, nos Estados Unidos, eles não eram apenas uma banda britânica de rock iniciando uma pequena turnê promocional em terras americanas. Eles se tornariam dentro de pouquíssimo tempo no maior fenômeno da música popular do século XX, cuja obra influenciaria gerações de artistas em todo o mundo ao longo das décadas seguintes após a existência da banda.

Mas até chegar àquele desembarque em Nova York, é preciso voltar no tempo, cerca de oito anos antes, em 1956, quando um garoto de pouco mais de 15 anos, chamado John Lennon (1940-1980), montou com os amigos da escola, a banda The Quarrymen. O nome da banda vem do nome da escola onde estudavam, Quarry Bank Grammar School, em Liverpool. A princípio, era uma banda de skiffle, um estilo de música folk em que se usa instrumentos improvisados como tábuas de lavar roupa, garrafas juntamente com outros instrumentos convencionais como o violão.

Após uma apresentação dos Quarrymen no evento de uma igreja em Liverpool, em meados de 1957, John foi apresentado por um amigo a Paul McCartney, na época um garoto de 15 anos que estava na plateia assistindo a apresentação daquele grupo. Começa ali uma amizade, e que dias depois, ao ver Paul tocando ao violão uma música de Eddie Cochran (1938-1960), John o convida para entrar para os Quarrymen. Paul aceita o convite e entra para a banda de John como guitarrista. Através de Paul, um amigo seu um ano mais jovem, George Harrison (1943-2001), junta-se aos Quarrymen no começo de 1958, também como guitarrista. Os postos de baixista e baterista não eram fixos, eram rotativos. Mas em janeiro de 1960, um amigo de John, Stuart Sutcliffe (1940-1962), também conhecido Stu, entra para os Quarrymen como baixista. 

Ao longo do ano, a banda passa por mudanças de nome. Inspirados na banda de apoio do cantor Buddy Holly(1936-1959), a The Crickets (“Os Grilos”), os Quarrymen viraram Silver Beetles (“Besouros Prateados”) e depois Long John and The Silver Beatles. Neste último caso, a palavra “beatles” foi uma ideia de John ao fazer o trocadilho de “beetle” (“besouro”) com “beat” (“ritmo”). A banda ainda mudaria seu nome para The Silver Beatles.

The Silver Beatles, em 1960, da esquerda para a direita: John Lennon,
George Harrison, Pete Best, Paul McCartney e Stu Sutcliffe.

Nesse meio tempo, Stu traz o amigo Tommy Moore (1931-1981) para ser novo baterista da banda. Allan Williams (1930-2016), um agente de bandas de Liverpool, torna-se o primeiro empresário dos Silver Beatles. Moore não dura muito tempo na banda e é substituído por Pete Best em agosto de 1960. O quinteto passa a se chamar apenas The Beatles.

As apresentações dos Beatles não se resumem mais a Liverpool. Em agosto de 1960, o grupo começa a fazer as suas primeiras apresentações em Hamburgo, na Alemanha, o que acabaria se tornando mais frequente e daria mais experiência de palco àqueles jovens músicos. No primeiro semestre de 1961, Stu Sutcliffe decide deixar a banda para se dedicar à pintura e morar com sua namorada, a fotógrafa alemã Astrid Kirchherr (1938-2020), em Hamburgo. Com a saída de Stu, Paul passa a ser baixista, enquanto John, George e Pete permanecem respectivamente guitarrista rítmico, guitarrista solo e baterista.

Os Beatles são escalados para algumas apresentações no Cavern Club, em Liverpool. As apresentações foram um sucesso tão grande que a banda virou atração fixa. O quarteto rapidamente virou a grande sensação em Liverpool, a ponto de chamar a atenção de Brian Epstein, um jovem gerente da loja de discos NEMS. Epstein foi ao Cavern Club para conferir de perto que fenômeno era esse. Impressionado com a performance e o carisma dos Beatles, Brian Epstein fez uma proposta para ser o novo empresário da banda, que acaba aceitando.

Através de seus contatos, Epstein conseguiu agendar em janeiro de 1962, um teste para os Beatles na Decca Records, em Londres, mas são reprovados pela gravadora. Por sugestão de Epstein, os Beatles mudam o visual: trocam as jaquetas de couro pela seriedade dos ternos.

Para atrair a atenção das gravadoras, Brian Epstein espalhou a notícia de que os Beatles estavam numa “excursão internacional”. A tática de Epstein deu certo: o selo Parlophone, subsidiária da gravadora EMI, se interessou pelos Beatles, especialmente o experiente maestro e produtor George Martin (1926-2016). Martin havia sido incumbido pela Parlophone em trabalhar com artista da “linha pop”.

Brian Epstein, empresário dos Beatles.

Enquanto a vida dos Beatles começa a ter rumo, o ex-colega de banda, Stu Sutcliffe, morre em abril de 1962, vítima de hemorragia cerebral, em Hamburgo, aos 21 anos. A notícia abala os ex-colegas, sobretudo John Lennon, amigo de Stu.

Embora satisfeito com o desempenho dos Beatles nos testes em estúdio, George Martin se mostra insatisfeito com o baterista Pete Best, e solicita um baterista mais profissional. Assim, o empresário dos Beatles traz Ringo Starr, baterista que embora jovem, era bastante respeitado entre as bandas de Liverpool.

Mesmo com a presença de Ringo, George Martin ainda estava insatisfeito. Para se precaver, Martin chamou o experiente baterista de estúdio Andy White (1930-2015) que tocou em algumas canções do primeiro single dos Beatles.

Em outubro de 1962, o aguardado primeiro single dos Beatles, “Love Me Do” (com “P.S. I Love You” no lado B), é lançado no Reino Unido, alcança o 17° lugar na parada britânica e vende 100 mil cópias. No começo de 1963, sai no Reino Unido o segundo single dos Beatles, “Please Please Me” (com “Ask Me Why” no lado B), e que alcança o 2° lugar na parada britânica de singles. Nos Estados Unidos, esse mesmo single é lançado em fevereiro de 1963 pela gravadora Vee-Jay Records (a Capitol Records, subsidiária da EMI nos Estados Unidos, por algum motivo, se recusou a lançar), mas seu desempenho nas paradas de singles foi pífio. No entanto, quando foi relançado em janeiro de 1964 no mercado americano, o single de “Please Please Me” (com a canção “From Me To You” no lado B) alcançou o 3° lugar na para da Billboard Hot 100.

Com dois singles no currículo, os Beatles entram nos estúdios da EMI, em Abbey Road, para gravar o seu primeiro álbum. George Martin chegou a cogitar gravar o álbum no Cavern Club para capturar a força das apresentações ao vivo dos Beatles. Ele chegou a visitar o local, mas percebeu que seria inviável por causa das condições acústicas do lugar, e optou em gravar no estúdio.

A gravação do álbum foi uma verdadeira e estafante “maratona” no estúdio. Tudo foi gravado num só dia, 11 de fevereiro de1963, começando por volta das 10 manhã e terminando às 22 horas. Das quatorze músicas programadas para entrar no álbum, foram gravadas nesse dia dez músicas num espaço de dez horas de gravação. As outras quatro canções seriam as já lançadas como singles antes da gravação do álbum.

A experiência dos Beatles nas apresentações em Hamburgo, que em algumas vezes duravam quatro horas, mais as apresentações no Cavern Club e as turnês como atração de abertura para a cantora Helen Shapiro, deram à banda um entrosamento bastante consistente entre os membros da banda, dando bastante segurança para que aqueles jovens músicos encarassem aquela maratona de gravação num único dia sem sobressaltos.

O produtor George Martin, Paul McCartney, George Harrison e John Lennon,
numa das sessões de gravação do álbum Please Please Me

Por ser membro honorário da Sociedade Zoológica de Londres, dona do zoológico da capital britânica, o produtor George Martin sugeriu que os Beatles fossem fotografados na casa de insetos daquele zoológico, uma alusão ao nome da banda que é um trocadilho om “beetle” (“besouro”) e “beat” (“ritmo”). Mas a Sociedade Zoológica não gostou da ideia, e recusou ceder o espaço para a sessão de fotos. As fotos para a capa do disco acabaram sendo feitas nas sacadas das escadas do prédio da gravadora EMI, em Londres, registradas pelo fotógrafo Angus McBean.

Intitulado Please Please Me, o álbum de estreia dos Beatles foi lançado em 22 de março de 1963. É composto por quatorze músicas, sendo oito de autoria da banda e seis de outros compositores. O álbum começa com o rock vigoroso “I Saw Her Standing There”, que traz um ótimo entrosamento entre a guitarra de George Harrison e o baixo de Paul McCartney. A letra conta a história de um jovem que se apaixonou pela beleza e graciosidade de uma garota numa festa.

“Misery” foi composta por Paul McCartney especialmente para Helen Shapiro, uma cantora adolescente que fazia um grande sucesso no Reino Unido no começo da década de 1960. Porém, a canção foi recusada pelo empresário da jovem cantora. Com a recusa, os Beatles gravaram a canção para o seu álbum de estreia, e que conta com o produtor George Martin tocando piano na faixa. A música gravada pouco depois pelo cantor Kenny Lynch (1938-2019), que se tornou com isso o primeiro artista a regravar uma canção dos Beatles.

“Anna (Go To Him)” foi um grande sucesso do cantor americano de soul music Arthur Alexander (1940-1993) em 1961, do qual John Lennon era fã. Essa canção foi regravada pelos Beatles para o álbum Please Please Me, e trata é sobre uma garota que termina a sua relação com o namorado por estar apaixonada por outro rapaz. Ringo segue a mesma levada rítmica da bateria da versão original, e mais tarde, o baterista usará essa mesma levada rítmica em outras duas canções dos Beatles, “Ticket To Ride” e “In My Life”.

No álbum Please Please Me, os Beatles regravou canções que foram sucesso
na voz de outros artistas como "Anna (Go To Him)", gravada por
Arthur Alexander (foto) em 1961. 

Em seguida, outra releitura dos Beatles para uma canção que fez sucesso na voz de outro artista, “Chains”, gravada originalmente pelo grupo vocal feminino Cookies, em 1962. “Chains” é uma canção composta pelo casal Gerry Goffin e Carole King, que durante os anos 1960, compôs uma série de canções para os mais diversos artistas. Carole King tornaria nos anos 1970 uma cantora de enorme sucesso mundial. Na versão dos Beatles, a voz principal é de George Harrison, enquanto que John Lennon mostra a sua habilidade tocando harmônica.

Na sequência, mais um cover, “Boys”, gravada antes pelo grupo vocal feminino americano The Shirelles, em 1960, e que na versão dos Beatles tem uma inclinação mais voltada para o rock’n’roll, traz Ringo Starr no vocal principal.

Escrita por John Lennon, “Ask Me Why” foi inspirada nos arranjos musicais do grupo vocal americano The Miracles (que revelou o cantor Smokey Robinson), e mostra a profunda a admiração dos Beatles pelo som da gravadora Motown. Os versos são românticos e “açucarados”, e que de alguma forma parecem reproduzir o romantismo pueril das canções dos artistas da Motown: “Now you're mine / My happiness dear makes me cry / And in time / You'll understand the reason why / If I cry it's not because I'm sad / But you're the only love that I've ever had” (“Agora você é minha / E eu choro de felicidade / E com o tempo / Você vai entender o motivo / Se eu choro, não é porque estou triste / Mas você é o único amor que eu já tive”).

Fechando o lado 1 do álbum, a faixa título escrita por John Lennon e que teve uma dupla inspiração, a canção “Only The Lonely”, de Roy Orbison (1936-1988), da qual teve como referência a linha melódica, e “Please”, uma canção gravada por Bing Crosby (1903-1977) na década de 1930, que segundo John, inspirou-se no duplo sentido empregado pela palavra “please” naquela canção. Na letra escrita por John, um rapaz se queixa à sua namorada que ele faz tudo para agradá-la, mas ela não o faz feliz, dando uma sutil conotação sexual, indo num sentido inverso da ingênua “Ask Me Why”.

John Lennon e Paul McCartney em estúdio durante as gravações
do álbum Please Please Me.

O lado 2 de Please Please Me começa com uma das mais antigas canções escritas por Paul McCartney, “Love Me Do”, escrita por ele quando tinha 16 anos de idade, e que foi tocada pela banda nas apresentações dos Beatles em Liverpool e Hamburgo. A versão para single foi gravada com Ringo Starr na bateria, enquanto que a versão que foi incluída no álbum traz o baterista de estúdio Andy White. Merece destaque a harmônica tocada por John Lennon que deu identidade própria à canção.

“P.S. I Love You” é uma singela balada romântica escrita por Paul em 1961, durante o período em que os Beatles se apresentavam em Hamburgo. Curiosamente, os versos da canção são como uma carta de amor de um rapaz para a sua namorada. Há quem afirme que Paul escreveu a letra da canção para Dot Rhone, sua namorada da época do início da carreira dos Beatles.

A faixa seguinte, os Beatles fazem mais uma releitura de um sucesso das Shirelles, “Baby It’s You”, uma balada “açucarada” gravada por elas em 1961. O eu lírico da canção, é um jovem que faz uma dramática declaração de amor à garota por quem é apaixonado, independente das afirmações maldosas que fazem sobre ela. “There’s A Place” teria sido composta às pressas para ser incluída no álbum. Possui um ritmo rápido, muito acima do padrão dos Beatles até então, e uma bem combinada  harmonização vocal entre John, Paul e George.   

Fechando o álbum “Twist And Shout”, última música gravada para o álbum. Antes dos Beatles, essa música já havia sido gravada pelos Top Notes, em 1960, e pelos Isley Brothers, em 1962. Após cerca de dez horas de gravação, John Lennon estava com a voz esgotada. Para aplacar o desgaste na voz depois de horas de gravação num mesmo dia, John chegou a passar boa parte do dia chupando bala para limpar a garganta. Além disso, John parecia estar doente. Na base do sacrifício, John gravou “Twist And Shout” com a voz rouca, cantando de maneira berrada, e tudo num só take, como se estivesse usando as últimas forças que ainda lhe restavam naquele dia tão estafante. O resultado foi uma interpretação bastante particular e que acabou dando à versão dos Beatles, o status de versão definitiva para essa música.

Antes dos Beatles, "Twist And Shout" já havia sido gravada por Top Notes
e pelos Isley Brothers (foto).

Nos Estados Unidos, Please Please Me foi lançado com alterações. Foi lançado pela Vee-Jay Records com uma capa diferente e com outro título, Introducing The Beatles, mas com as mesmas canções da edição britânica. Lançar edições de um mesmo álbum com títulos diferentes, com mesma lista de faixas ou listas alteradas, era muito comum por parte das gravadoras naquela época. Somente a partir de 1976 que a discografia dos Beatles foi unificada, preservando o mesmo repertório, o mesmo título e mesma capa, pondo fim a essa bagunça.

Mais três singles do álbum foram lançados, “Twist And Shout”, "Do You Want To Know A Secret" e "Baby It's You". Às vésperas para a primeira viagem dos Beatles aos Estados Unidos, o single de “Please Please Me” foi relançado nos Estados Unidos, e desta vez, foi um sucesso no mercado americano: 3°lugar na parada da Billboard Hot 100 e cerca de 1 milhão de cópias vendidas.

Em 1986, a faixa “Twist And Shout”, voltou às paradas por causa do filme Ferris Bueller's Day Off (No Brasil, Curtindo A Vida Adoidado), estrelado por Matthew Broderick.

A popularidade dos Beatles se espalha por toda a Europa. Em outubro de 1963, os Beatles fazem uma turnê que passa por Escócia, Suíça e Inglaterra. Naquele mesmo mês, uma apresentação dos Beatles no programa Sunday Night At London Palladium, na TV inglesa, foi exibida para um público estimado em 15 milhões de telespectadores. Aonde quer que o grupo britânico passasse, gerava uma catarse até então impensável na música popular.

Os Beatles ainda lançariam no mês de novembro de 1963, o seu segundo álbum, With The Beatles. Em dezembro, a banda lança o single de “I Want To Hold Your Hand”, 1° lugar na parada de singles do Reino Unido e em alguns países da Europa, o mesmo acontecendo na parada da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, onde permaneceu na liderança por duas semanas.

O sucesso estrondoso de “I Want To Hold Your Hand” embalaria a chegada apoteótica dos Beatles aos Estados Unidos pela primeira vez, em fevereiro de 1964, para uma pequena turnê promocional. A histeria das fãs ao recepcionar o quarteto britânico significava que a beatlemania havia chegado de vez à América, e dentro de pouquíssimo tempo tomaria conta do resto do planeta. 

Faixas

Lado A 

  1. "I Saw Her Standing There" (John Lennon - Paul McCartney)        
  2. "Misery" (Lennon-McCartney)         
  3. "Anna (Go to Him)" (Arthur-Alexander)
  4. "Chains" (Gerry Goffin – Carole King)          
  5. "Boys" (Luther Dixon - Wes Farrell) 
  6. "Ask Me Why" (Lennon-McCartney)
  7. "Please Please Me" (Lennon-McCartney)    

 

Lado B 

  1. "Love Me Do" (Lennon-McCartney)
  2. "P.S. I Love You" (Lennon-McCartney)        
  3. "Baby It's You" (Mack David - Barney Williams - Burt Bacharach)
  4. "Do You Want to Know a Secret" (Lennon-McCartney)     
  5. "A Taste of Honey" (Bobby Scott - Ric Marlow)
  6. "There's a Place" (Lennon-McCartney)        
  7. "Twist And Shout" (Phil Medley - Bert Russell)

 

The Beatles: John Lennon (vocal, guitarra, violão, gaita e palmas), Paul McCartney (vocal, baixo e palmas), George Harrison (guitarra, violão, vocal e palmas) e Ringo Starr (bateria, vocal, pandeireta, maracas e palmas) 

Participações: George Martin (piano em "Misery" e celesta em "Baby It's You"

Andy White (bateria e percussão em "Love Me Do" e "P.S. I Love You")

 

Referências:

Revista Beatles Documento – 1981, Editora Três

The Beatles – edição especial da revista General – 1994, Editora Acme

Bizz Especial – The Beatles – abril/2003, Editora Abril

thebeatles.com

super.abril.com.br

wikipedia.org

 

 

"I Saw Her Standing There"

"Misery"

"Anna (Go to Him)"

"Chains"

"Boys"

"Ask Me Why"

"Please Please Me"

"Love Me Do"

"P.S. I Love You"

"Baby It's You"

"Do You Want to Know a Secret"

"A Taste of Honey"

"There's a Place"

"Twist And Shout"

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