“Please Please Me” (Parlophone, 1963), The Beatles
Em fevereiro
de 1964, quando os Beatles desembarcaram no aeroporto de Nova York, nos Estados
Unidos, eles não eram apenas uma banda britânica de rock iniciando uma pequena
turnê promocional em terras americanas. Eles se tornariam dentro de pouquíssimo
tempo no maior fenômeno da música popular do século XX, cuja obra influenciaria
gerações de artistas em todo o mundo ao longo das décadas seguintes após a
existência da banda.
Mas até
chegar àquele desembarque em Nova York, é preciso voltar no tempo, cerca de
oito anos antes, em 1956, quando um garoto de pouco mais de 15 anos, chamado
John Lennon (1940-1980), montou com os amigos da escola, a banda The Quarrymen.
O nome da banda vem do nome da escola onde estudavam, Quarry Bank Grammar
School, em Liverpool. A princípio, era uma banda de skiffle, um estilo de
música folk em que se usa instrumentos improvisados como tábuas de lavar roupa,
garrafas juntamente com outros instrumentos convencionais como o violão.
Após uma
apresentação dos Quarrymen no evento de uma igreja em Liverpool, em meados de
1957, John foi apresentado por um amigo a Paul McCartney, na época um garoto de
15 anos que estava na plateia assistindo a apresentação daquele grupo. Começa
ali uma amizade, e que dias depois, ao ver Paul tocando ao violão uma música de
Eddie Cochran (1938-1960), John o convida para entrar para os Quarrymen. Paul
aceita o convite e entra para a banda de John como guitarrista. Através de
Paul, um amigo seu um ano mais jovem, George Harrison (1943-2001), junta-se aos
Quarrymen no começo de 1958, também como guitarrista. Os postos de baixista e
baterista não eram fixos, eram rotativos. Mas em janeiro de 1960, um amigo de
John, Stuart Sutcliffe (1940-1962), também conhecido Stu, entra para os Quarrymen como baixista.
Ao longo do
ano, a banda passa por mudanças de nome. Inspirados na banda de apoio do cantor
Buddy Holly(1936-1959), a The Crickets (“Os Grilos”), os Quarrymen viraram
Silver Beetles (“Besouros Prateados”) e depois Long John and The Silver
Beatles. Neste último caso, a palavra “beatles” foi uma ideia de John ao fazer
o trocadilho de “beetle” (“besouro”) com “beat” (“ritmo”). A banda ainda
mudaria seu nome para The Silver Beatles.
The Silver Beatles, em 1960, da esquerda para a direita: John Lennon, George Harrison, Pete Best, Paul McCartney e Stu Sutcliffe. |
Nesse meio
tempo, Stu traz o amigo Tommy Moore (1931-1981) para ser novo baterista da
banda. Allan Williams (1930-2016), um agente de bandas de Liverpool, torna-se o
primeiro empresário dos Silver Beatles. Moore não dura muito tempo na banda e é
substituído por Pete Best em agosto de 1960. O quinteto passa a se chamar
apenas The Beatles.
As
apresentações dos Beatles não se resumem mais a Liverpool. Em agosto de 1960, o
grupo começa a fazer as suas primeiras apresentações em Hamburgo, na Alemanha,
o que acabaria se tornando mais frequente e daria mais experiência de palco àqueles
jovens músicos. No primeiro semestre de 1961, Stu Sutcliffe decide deixar a
banda para se dedicar à pintura e morar com sua namorada, a fotógrafa alemã
Astrid Kirchherr (1938-2020), em Hamburgo. Com a saída de Stu, Paul passa a ser
baixista, enquanto John, George e Pete permanecem respectivamente guitarrista
rítmico, guitarrista solo e baterista.
Os Beatles
são escalados para algumas apresentações no Cavern Club, em Liverpool. As
apresentações foram um sucesso tão grande que a banda virou atração fixa. O
quarteto rapidamente virou a grande sensação em Liverpool, a ponto de chamar a
atenção de Brian Epstein, um jovem gerente da loja de discos NEMS. Epstein foi
ao Cavern Club para conferir de perto que fenômeno era esse. Impressionado com
a performance e o carisma dos Beatles, Brian Epstein fez uma proposta para ser
o novo empresário da banda, que acaba aceitando.
Através de
seus contatos, Epstein conseguiu agendar em janeiro de 1962, um teste para os
Beatles na Decca Records, em Londres, mas são reprovados pela gravadora. Por
sugestão de Epstein, os Beatles mudam o visual: trocam as jaquetas de couro
pela seriedade dos ternos.
Para atrair
a atenção das gravadoras, Brian Epstein espalhou a notícia de que os Beatles
estavam numa “excursão internacional”. A tática de Epstein deu certo: o selo
Parlophone, subsidiária da gravadora EMI, se interessou pelos Beatles,
especialmente o experiente maestro e produtor George Martin (1926-2016). Martin
havia sido incumbido pela Parlophone em trabalhar com artista da “linha pop”.
Brian Epstein, empresário dos Beatles. |
Enquanto a
vida dos Beatles começa a ter rumo, o ex-colega de banda, Stu Sutcliffe, morre
em abril de 1962, vítima de hemorragia cerebral, em Hamburgo, aos 21 anos. A
notícia abala os ex-colegas, sobretudo John Lennon, amigo de Stu.
Embora
satisfeito com o desempenho dos Beatles nos testes em estúdio, George Martin se
mostra insatisfeito com o baterista Pete Best, e solicita um baterista mais
profissional. Assim, o empresário dos Beatles traz Ringo Starr, baterista que
embora jovem, era bastante respeitado entre as bandas de Liverpool.
Mesmo com a presença
de Ringo, George Martin ainda estava insatisfeito. Para se precaver, Martin chamou
o experiente baterista de estúdio Andy White (1930-2015) que tocou em algumas
canções do primeiro single dos Beatles.
Em outubro
de 1962, o aguardado primeiro single dos Beatles, “Love Me Do” (com “P.S. I
Love You” no lado B), é lançado no Reino Unido, alcança o 17° lugar na parada
britânica e vende 100 mil cópias. No começo de 1963, sai no Reino Unido o
segundo single dos Beatles, “Please Please Me” (com “Ask Me Why” no lado B), e que
alcança o 2° lugar na parada britânica de singles. Nos Estados Unidos, esse
mesmo single é lançado em fevereiro de 1963 pela gravadora Vee-Jay Records (a
Capitol Records, subsidiária da EMI nos Estados Unidos, por algum motivo, se
recusou a lançar), mas seu desempenho nas paradas de singles foi pífio. No
entanto, quando foi relançado em janeiro de 1964 no mercado americano, o single
de “Please Please Me” (com a canção “From Me To You” no lado B) alcançou o 3°
lugar na para da Billboard Hot 100.
Com dois
singles no currículo, os Beatles entram nos estúdios da EMI, em Abbey Road,
para gravar o seu primeiro álbum. George Martin chegou a cogitar gravar o álbum
no Cavern Club para capturar a força das apresentações ao vivo dos Beatles. Ele
chegou a visitar o local, mas percebeu que seria inviável por causa das
condições acústicas do lugar, e optou em gravar no estúdio.
A gravação
do álbum foi uma verdadeira e estafante “maratona” no estúdio. Tudo foi gravado
num só dia, 11 de fevereiro de1963, começando por volta das 10 manhã e
terminando às 22 horas. Das quatorze músicas programadas para entrar no álbum,
foram gravadas nesse dia dez músicas num espaço de dez horas de gravação. As
outras quatro canções seriam as já lançadas como singles antes da gravação do
álbum.
A
experiência dos Beatles nas apresentações em Hamburgo, que em algumas vezes
duravam quatro horas, mais as apresentações no Cavern Club e as turnês como
atração de abertura para a cantora Helen Shapiro, deram à banda um entrosamento
bastante consistente entre os membros da banda, dando bastante segurança para que
aqueles jovens músicos encarassem aquela maratona de gravação num único dia sem
sobressaltos.
O produtor George Martin, Paul McCartney, George Harrison e John Lennon, numa das sessões de gravação do álbum Please Please Me |
Por ser
membro honorário da Sociedade Zoológica de Londres, dona do zoológico da
capital britânica, o produtor George Martin sugeriu que os Beatles fossem fotografados
na casa de insetos daquele zoológico, uma alusão ao nome da banda que é um
trocadilho om “beetle” (“besouro”) e “beat” (“ritmo”). Mas a Sociedade
Zoológica não gostou da ideia, e recusou ceder o espaço para a sessão de fotos.
As fotos para a capa do disco acabaram sendo feitas nas sacadas das escadas do
prédio da gravadora EMI, em Londres, registradas pelo fotógrafo Angus McBean.
Intitulado Please
Please Me, o álbum de estreia dos Beatles foi lançado em 22 de março de
1963. É composto por quatorze músicas, sendo oito de autoria da banda e seis de
outros compositores. O álbum começa com o rock vigoroso “I Saw Her Standing
There”, que traz um ótimo entrosamento entre a guitarra de George Harrison e o
baixo de Paul McCartney. A letra conta a história de um jovem que se apaixonou
pela beleza e graciosidade de uma garota numa festa.
“Misery” foi
composta por Paul McCartney especialmente para Helen Shapiro, uma cantora
adolescente que fazia um grande sucesso no Reino Unido no começo da década de
1960. Porém, a canção foi recusada pelo empresário da jovem cantora. Com a
recusa, os Beatles gravaram a canção para o seu álbum de estreia, e que conta
com o produtor George Martin tocando piano na faixa. A música gravada pouco
depois pelo cantor Kenny Lynch (1938-2019), que se tornou com isso o primeiro
artista a regravar uma canção dos Beatles.
“Anna (Go To
Him)” foi um grande sucesso do cantor americano de soul music Arthur Alexander
(1940-1993) em 1961, do qual John Lennon era fã. Essa canção foi regravada pelos
Beatles para o álbum Please Please Me, e trata é sobre uma garota
que termina a sua relação com o namorado por estar apaixonada por outro rapaz. Ringo
segue a mesma levada rítmica da bateria da versão original, e mais tarde, o
baterista usará essa mesma levada rítmica em outras duas canções dos Beatles, “Ticket
To Ride” e “In My Life”.
No álbum Please Please Me, os Beatles regravou canções que foram sucesso na voz de outros artistas como "Anna (Go To Him)", gravada por Arthur Alexander (foto) em 1961. |
Em seguida,
outra releitura dos Beatles para uma canção que fez sucesso na voz de outro
artista, “Chains”, gravada originalmente pelo grupo vocal feminino Cookies, em
1962. “Chains” é uma canção composta pelo casal Gerry Goffin e Carole King, que
durante os anos 1960, compôs uma série de canções para os mais diversos
artistas. Carole King tornaria nos anos 1970 uma cantora de enorme sucesso
mundial. Na versão dos Beatles, a voz principal é de George Harrison, enquanto
que John Lennon mostra a sua habilidade tocando harmônica.
Na
sequência, mais um cover, “Boys”, gravada antes pelo grupo vocal feminino
americano The Shirelles, em 1960, e que na versão dos Beatles tem uma
inclinação mais voltada para o rock’n’roll, traz Ringo Starr no vocal
principal.
Escrita por
John Lennon, “Ask Me Why” foi inspirada nos arranjos musicais do grupo vocal
americano The Miracles (que revelou o cantor Smokey Robinson), e mostra a
profunda a admiração dos Beatles pelo som da gravadora Motown. Os versos são
românticos e “açucarados”, e que de alguma forma parecem reproduzir o
romantismo pueril das canções dos artistas da Motown: “Now you're mine / My
happiness dear makes me cry / And in time / You'll understand the reason why /
If I cry it's not because I'm sad / But you're the only love that I've ever
had” (“Agora você é minha / E eu choro de felicidade / E com o tempo /
Você vai entender o motivo / Se eu choro, não é porque estou triste / Mas você
é o único amor que eu já tive”).
Fechando o
lado 1 do álbum, a faixa título escrita por John Lennon e que teve uma dupla
inspiração, a canção “Only The Lonely”, de Roy Orbison (1936-1988), da qual
teve como referência a linha melódica, e “Please”, uma canção gravada por Bing
Crosby (1903-1977) na década de 1930, que segundo John, inspirou-se no duplo
sentido empregado pela palavra “please” naquela canção. Na letra escrita por
John, um rapaz se queixa à sua namorada que ele faz tudo para agradá-la, mas
ela não o faz feliz, dando uma sutil conotação sexual, indo num sentido inverso
da ingênua “Ask Me Why”.
John Lennon e Paul McCartney em estúdio durante as gravações do álbum Please Please Me. |
O lado 2 de Please
Please Me começa com uma das mais antigas canções escritas por Paul
McCartney, “Love Me Do”, escrita por ele quando tinha 16 anos de idade, e que
foi tocada pela banda nas apresentações dos Beatles em Liverpool e Hamburgo. A
versão para single foi gravada com Ringo Starr na bateria, enquanto que a
versão que foi incluída no álbum traz o baterista de estúdio Andy White. Merece
destaque a harmônica tocada por John Lennon que deu identidade própria à
canção.
“P.S. I Love
You” é uma singela balada romântica escrita por Paul em 1961, durante o período
em que os Beatles se apresentavam em Hamburgo. Curiosamente, os versos da
canção são como uma carta de amor de um rapaz para a sua namorada. Há quem
afirme que Paul escreveu a letra da canção para Dot Rhone, sua namorada da
época do início da carreira dos Beatles.
A faixa
seguinte, os Beatles fazem mais uma releitura de um sucesso das Shirelles,
“Baby It’s You”, uma balada “açucarada” gravada por elas em 1961. O eu lírico
da canção, é um jovem que faz uma dramática declaração de amor à garota por
quem é apaixonado, independente das afirmações maldosas que fazem sobre ela.
“There’s A Place” teria sido composta às pressas para ser incluída no álbum. Possui
um ritmo rápido, muito acima do padrão dos Beatles até então, e uma bem
combinada harmonização vocal entre John,
Paul e George.
Fechando o
álbum “Twist And Shout”, última música gravada para o álbum. Antes dos Beatles,
essa música já havia sido gravada pelos Top Notes, em 1960, e pelos Isley
Brothers, em 1962. Após cerca de dez horas de gravação, John Lennon estava com
a voz esgotada. Para aplacar o desgaste na voz depois de horas de gravação num
mesmo dia, John chegou a passar boa parte do dia chupando bala para limpar a
garganta. Além disso, John parecia estar doente. Na base do sacrifício, John
gravou “Twist And Shout” com a voz rouca, cantando de maneira berrada, e tudo
num só take, como se estivesse usando as últimas forças que ainda lhe restavam
naquele dia tão estafante. O resultado foi uma interpretação bastante
particular e que acabou dando à versão dos Beatles, o status de versão
definitiva para essa música.
Antes dos Beatles, "Twist And Shout" já havia sido gravada por Top Notes e pelos Isley Brothers (foto). |
Nos Estados
Unidos, Please Please Me foi lançado com alterações. Foi lançado pela Vee-Jay
Records com uma capa diferente e com outro título, Introducing The
Beatles, mas com as mesmas canções da edição britânica. Lançar edições
de um mesmo álbum com títulos diferentes, com mesma lista de faixas ou listas
alteradas, era muito comum por parte das gravadoras naquela época. Somente a
partir de 1976 que a discografia dos Beatles foi unificada, preservando o mesmo
repertório, o mesmo título e mesma capa, pondo fim a essa bagunça.
Mais três
singles do álbum foram lançados, “Twist And Shout”, "Do You Want To Know A
Secret" e "Baby It's You". Às vésperas para a primeira viagem
dos Beatles aos Estados Unidos, o single de “Please Please Me” foi relançado
nos Estados Unidos, e desta vez, foi um sucesso no mercado americano: 3°lugar
na parada da Billboard Hot 100 e cerca de 1 milhão de cópias vendidas.
Em 1986, a
faixa “Twist And Shout”, voltou às paradas por causa do filme Ferris
Bueller's Day Off (No Brasil, Curtindo A Vida Adoidado), estrelado
por Matthew Broderick.
A
popularidade dos Beatles se espalha por toda a Europa. Em outubro de 1963, os
Beatles fazem uma turnê que passa por Escócia, Suíça e Inglaterra. Naquele
mesmo mês, uma apresentação dos Beatles no programa Sunday Night At London
Palladium, na TV inglesa, foi exibida para um público estimado em 15
milhões de telespectadores. Aonde quer que o grupo britânico passasse, gerava
uma catarse até então impensável na música popular.
Os Beatles
ainda lançariam no mês de novembro de 1963, o seu segundo álbum, With The
Beatles. Em dezembro, a banda lança o single de “I Want To Hold Your
Hand”, 1° lugar na parada de singles do Reino Unido e em alguns países da
Europa, o mesmo acontecendo na parada da Billboard Hot 100, nos Estados
Unidos, onde permaneceu na liderança por duas semanas.
O sucesso estrondoso de “I Want To Hold Your Hand” embalaria a chegada apoteótica dos Beatles aos Estados Unidos pela primeira vez, em fevereiro de 1964, para uma pequena turnê promocional. A histeria das fãs ao recepcionar o quarteto britânico significava que a beatlemania havia chegado de vez à América, e dentro de pouquíssimo tempo tomaria conta do resto do planeta.
Faixas
Lado A
- "I Saw Her Standing There" (John Lennon - Paul McCartney)
- "Misery" (Lennon-McCartney)
- "Anna (Go to Him)" (Arthur-Alexander)
- "Chains" (Gerry Goffin – Carole King)
- "Boys" (Luther Dixon - Wes Farrell)
- "Ask Me Why" (Lennon-McCartney)
- "Please Please Me" (Lennon-McCartney)
Lado B
- "Love Me Do" (Lennon-McCartney)
- "P.S. I Love You" (Lennon-McCartney)
- "Baby It's You" (Mack David - Barney Williams - Burt Bacharach)
- "Do You Want to Know a Secret" (Lennon-McCartney)
- "A Taste of Honey" (Bobby Scott - Ric Marlow)
- "There's a Place" (Lennon-McCartney)
- "Twist And Shout" (Phil Medley - Bert Russell)
The Beatles: John Lennon (vocal, guitarra, violão, gaita e palmas), Paul McCartney (vocal, baixo e palmas), George Harrison (guitarra, violão, vocal e palmas) e Ringo Starr (bateria, vocal, pandeireta, maracas e palmas)
Participações: George Martin (piano em "Misery" e
celesta em "Baby It's You"
Andy White (bateria e percussão em "Love Me Do" e
"P.S. I Love You")
Referências:
Revista Beatles Documento – 1981, Editora Três
The Beatles – edição especial da revista General – 1994, Editora Acme
Bizz Especial – The Beatles – abril/2003, Editora Abril
thebeatles.com
super.abril.com.br
wikipedia.org
"I Saw Her Standing There"
"Misery"
"Anna (Go to Him)"
"Chains"
"Boys"
"Ask Me Why"
"Please Please Me"
"Love Me Do"
"P.S. I Love You"
"Baby It's You"
"Do You Want to Know a
Secret"
"A Taste of Honey"
"There's a Place"
"Twist And Shout"
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