“All The Young Dudes” (CBS,1972), Mott The Hoople



Por Sidney Falcão

A história do Mott The Hoople começou em 1966, na cidade de Hereford, Inglaterra, quando Mick Ralphs (guitarra), Stan Tippins (vocais), Pete Overend Watts (1947-2017, baixo) e Dale "Buffin" Griffin (1948-2016, bateria) formaram a banda Doc Thomas Group. Em 1967, essa banda passou uma temporada na Itália, onde gravou um álbum por uma gravadora italiana, mas sem causar grande repercussão. No ano seguinte, já de volta ao Reino Unido, o Doc Thomas Group vira um quinteto com a entrada do organista Verden Allen, e é rebatizada duas vezes, Shakedown Sound e depois para Silence. A banda muda-se em 1969 para Londres, em busca de uma sorte maior na carreira. Na capital britânica, o grupo grava várias demos que são enviadas para várias gravadoras, mas nenhuma delas demonstrou interesse.

Contudo, o som da Silence despertou o interesse de Guy Stevens (1943-1981), executivo da Island Records. Embora tivesse gostado da banda, Stevens não gostou de Tippins como vocalista. A banda divulgou anúncio de teste para novo vocalista. Ian Hunter respondeu ao anúncio e foi aprovado nos testes. Tippins deixou o posto de vocalista e passou a ser gestor de turnê da banda. Após a entrada no novo vocalista, Stevens sugeriu que a banda mudasse de nome. O executivo sugeriu como novo nome Mott The Hoople, título de um livro do romancista americano Willard Manus, que Stevens leu durante o período em que esteve na prisão, em 1966, quando foi preso por envolvimento com drogas. Com a entrada de Hunter e a mudança do nome da banda, Stevens tinha em mente fazer do Mott The Hoople uma banda que seria a soma do estilo vocal de Bob Dylan com os teclados do Procol Harum e o poder sonoro dos Rolling Stones.

Após contrato assinado com a Island, o Mott The Hoople lança seu primeiro e homônimo álbum em novembro de 1969, produzido Guy Stevens. O disco mostra o som do Hoople transitando entre a sonoridade folk rock de Dylan, os teclados do nascente rock progressivo e o peso do hard rock. Apesar das boas intenções, o álbum foi um fracasso em vendas.

Capa do primeiro e autointitulado álbum do Mott The Hoople, lançado em 1969.

Nos três álbuns seguintes, Mad Shadows (1970), Wild Life (1971) e Brain Capers (1971), o fracasso comercial se repete, e até piora a cada disco. Curiosamente, se as vendas dos discos eram um fiasco, os shows do Mott The Hoople eram lotados, a banda conseguiu criar um público fiel. Mesmo assim, o desânimo parecia se instalar na banda e até mesmo na gravadora. Logo após um show em Zurique, na Suíça, no começo de 1972, os membros da banda haviam decidido anunciar o fim do Mott The Hoople quando retornassem para o Reino Unido. O baixista Pete Overend Watts chegou a telefonar para David Bowie (1947-2016) para saber se ele estaria precisando de baixista na sua banda.

Ao saber que o Mott The Hoople estava para acabar, Bowie ficou chocado, já que ele era fã da banda. O astro camaleônico tentou convencer Watts a conversar com seus colegas de banda para manter o Mott The Hoople na ativa, e se ofereceu para produzir o próximo álbum do grupo. Além de produzir o próximo disco, Bowie ofereceu duas canções para o Mott The Hoople gravar, “Suffragette City” e “All The Young Dudes”. Os membros da banda acabaram optando pela última. As gravações ocorreram nos estúdios Olympic e Tridente, em Londres. Generoso, David Bowie não só produziu o disco como tocou saxofone, fez vocais de apoio em algumas faixas e ainda trouxe o guitarrista de sua banda, o genial Mick Ronson (1946-1993), que fez os arranjos de cordas e de metais.

Intitulado All The Young Dudes, o quinto álbum do Mott The Hoople mostra a banda britânica bem distante das influências de Bob Dylan, muito presentes nos primeiros discos do grupo, especialmente na forma de Ian Hunter cantar imitando Dylan. O disco é composto de nove faixas com duração moderada, entre baladas e hard rocks. Ao produzir o disco, Bowie deu maior protagonismo ao guitarrista Mick Ralphs, que pôde apresentar todo o seu potencial ao fazer solos incríveis com a sua guitarra.

Mott The Hoople em 1971: Ao fundo Ian Hunter e Pete Overend Watts.
À frente Mick Ralphs, Verden Allen e Dale "Buffin" Griffin.

O álbum começa com uma releitura de uma canção do Velvet Underground, “Sweet Jane”, que através do Mott The Hoople, ganhou uma versão mais “palatável” e radiofônica. Os violões estão bem presentes dominando boa parte da canção, enquanto que o vocal de Ian Hunter está moderado, sem os costumeiros arroubos vocais cheios sentimentalismo. Um riff da guitarra de Mick Ralphs seguido por piano, abrem a faixa seguinte, “Momma’s Little Jewel”, canção que conta com a participação de David Bowie fazendo solos de saxofone na reta final da música.

“All The Young Dudes”, música que dá nome ao disco e presente singelo de David Bowie ao Mott The Hoople, é a principal faixa do álbum e um dos maiores sucessos da carreira da banda. Bowie participa da canção cantando no coro do refrão da canção. O destaque nesta faixa fica para o órgão Hammond tocado por Verden Allen. A letra de “All The Young Dudes” trata de maneira um tanto quanto pessimista sobre a juventude daquele início de década de 1970, que tinha que encarar o fim do sonho hippie dos anos 1960 e enfrentar a realidade da vida numa nova década que começava. Apesar da mensagem amarga dos versos, “All The Young Dudes” acabou virando o hino do glam rock, a contragosto de David Bowie, autor da canção.

“Sucker” é um rock lento e pesado, que sutilmente parece tratar de uma experiência sadomasoquista. Fechando o lado 1 do disco, “Jerkin’ Crocus”, um rock que possui uma levada rítmica e vocais de apoio irresistíveis que remetem a “Brown Sugar” dos Rolling Stones. Ralphs faz solos de guitarra brilhantemente, enquanto que Pete "Overend" Watts constrói uma pulsante linha de baixo.

De fã a produtor: David Bowie produziu o álbum All The Young Dudes para evitar que o
Mott The Hoople acabasse. Bowie era uma admirador da banda. 

O lado 2 começa com a ótima “One Of The Boys”, um dos pontos altos do disco e um dos melhores rocks gravados pelo Mott The Hoople no que se refere à performance na base instrumental. Um som de alguém discando um telefone antigo dá início à faixa, e logo é seguido pelo som pesado de rock executado pela banda. Mick Ralphs brilha mais uma vez com os seus solos fantásticos de guitarra na reta final da música, enquanto que os seus companheiros de banda fazem a base sonora pesada e compacta.

“Soft Ground” é a única música composta pelo tecladista Verden Allen presente no álbum, e é ele quem canta a canção. Em “Ready For Love / AfterLights”, existe uma interação bem equilibrada entre a guitarra leve e suave com a guitarra alta e pesada. Composta por Mick Ralphs, a música foi gravada pela Bad Company, banda que Ralphs fundou com Paul Rodgers (ex-vocalista do Free), assim que deixou o Mott The Hoople, em 1973. O álbum All The Young Dudes chega ao fim com “Sea Diver”, uma balada com arranjos orquestrados e dramáticos, que destoa de todo o resto do disco.

All The Young Dudes foi lançado em 8 de setembro de 1972, e marcou a estreia do Mott The Hoople na gravadora CBS. O álbum posicionou-se em 21° lugar na parada de álbum do Reino Unido. Antes do lançamento do álbum, a gravadora lançou em julho de 1972 o single da canção “All The Young Dudes”, que alcançou 3° lugar da parada de singles do Reino Unido. Pela primeira vez, o Mott The Hoople via um álbum seu ser bem acolhido pelo público e pela crítica. Logo após o lançamento de All The Young Dudes, o tecladista Verden Allen deixou a banda por causa de divergências com Ian Hunter.

Por causa do apoio de David Bowie, o Mott The Hoople não apenas gravou o disco que lhe deu visibilidade como também fez a banda mudar o seu perfil estético ao adentrar no segmento glam rock, vertente do rock que estava em alta naquele começo dos anos 1970 e tinha Bowie e o vocalista do T-Rex, Marc Bolan (1947-2017), como duas das grandes figuras icônicas do estilo.

A consagração do Mott The Hoople veio com o álbum seguinte, Mott, lançado em 1973, e que expandiu o público da banda e conquistou avaliações positivas da crítica musical britânica e americana, além de consolidar o Mott The Hoople como uma das bandas mais significativas do glam rock.

Faixas

Lado 1

1."Sweet Jane" (Lou Reed)

2."Momma's Little Jewel" (Ian Hunter, Peter Watts)

3."All the Young Dudes" (David Bowie)

4."Sucker" (Hunter, Mick Ralphs, Watts)

5."Jerkin' Crocus" (Hunter)

 

Lado 2

6."One of the Boys" (Hunter, Ralphs)

7."Soft Ground" (Verden Allen)

8"Ready for Love/After Lights" (Ralphs)

9."Sea Diver" (Hunter)

 

Mott the Hoople

Ian Hunter (vocais , guitarra , piano)

Mick Ralphs (guitarra solo , vocal de apoio, vocais em "Ready For Love / After Lights")

Pete Overend Watts (baixo , vocal de apoio)

Dale "Buffin" Griffin (bateria, percussão, vocal de apoio)

Verden Allen (órgão , vocal de apoio, vocal principal em "Soft Ground")


"Sweet Jane" 

"Momma's Little Jewel" 

"All the Young Dudes" 

"Sucker" 

"Jerkin' Crocus" 

"One of the Boys" 

"Soft Ground" 

"Ready for Love/After Lights"

"Sea Diver"


Comentários