“Mott” (CBS, 1973), Mott The Hoople


Após amargar um grande fracasso comercial com os seus quatro primeiros álbuns, a banda inglesa Mott The Hoople havia finalmente conquistado a tão desejada fama com o quinto álbum, All The Young Dudes, em 1972. O álbum fora produzido por David Bowie que naquela época era um astro em plena ascensão. Ao saber que a banda estava prestes a acabar por não ter conseguido decolar na carreira, Bowie decidiu ajudar produzindo um álbum para o Mott The Hoople. A faixa título, composta por Bowie, foi um grande sucesso, assim como “Sweet Jane” (um cover do Velvet Underground) e "One Of The Boys", também faixas pertencentes ao álbum All The Young Dudes.

Apesar do êxito comercial de All The Young Dudes, a crítica parecia não ter confiança na capacidade do Mott The Hoople. Alguns críticos musicais atribuíam o sucesso de All The Young Dudesao fato de David Bowie ter produzido álbum, o que teria causado um certo desconforto à banda. A dúvida era: será que o Mott conseguiria caminhar com as próprias pernas após All The Young Dudes?

Foi então que o Mott The Hoople decidiu confiar no próprio taco e encarar o desafio de produzir o próximo álbum sem a ajuda de ninguém. A banda, liderada pelo vocalista Ian Hunter, entrou em estúdio em fevereiro de 1973. O tecladista Verden Allen havia deixado o Mott logo após o lançamento de All The Young Dudes. Para pilotar os teclados, a banda contou com a colaboração de Morgan Fisher, que mais tarde seria efetivado como membro oficial do grupo.

Capa versão inglesa do álbum Mott.
Lançado em 20 de julho de 1973, Mott, sexto álbum do Mott The Hoople, ganhou duas capas diferentes. No Reino Unido, a capa trazia o desenho de um busto inspirado num imperador romano, enquanto que nos Estados Unidos, e provavelmente no resto do mundo, a capa apresentava os integrantes da banda.

Mesmo após o Mott The Hoople ter aderido ao glam rock através de All The Young Dudes, Ian Hunter manteve na maneira de compor e de cantar, a influência de Bob Dylan, também presente nos quatro primeiros álbuns. Essa influência “dylanesca” fica evidente, sobretudo nas baladas acústicas, geralmente dotadas de grande beleza e sentimento. Outro grande destaque desse álbum é o guitarrista Mick Ralphs, que além da guitarra, tocou outros instrumentos como bandolim e órgão. Sua presença chegou a ofuscar a liderança de Hunter dentro do Mott The Hoople.

“All The Way From Memphis”, faixa que abre Mott, é uma rock’n’roll cuja letra foi baseada no incidente em que a guitarra de Mick Ralphs foi enviada para a cidade errada durante a turnê do Mott The Hoople pelos Estados Unidos. A música traz um solo de saxofone fantástico de Andy Mackay, saxofonista do Roxy Music. Coincidência ou não, quando o Mott The Hoople estava gravando Mott, num dos estúdios da AIR Studios,o Roxy Music estava gravando num estúdio ao lado o álbum For YourPleasure. Certamente deve ter surgido o convite para Andy tocar no álbum do Mott, em algum momento em que os integrantes das duas bandas se cruzaram nos corredores da AIR Studios.

A faixa seguinte, “Whizz Kid”, é um hard rock vigoroso e lento, no qual Mick Ralphs além de tocar guitarra, faz um solo comum sintetizador. Em “Hymn For The Dudes” Hunter não só canta como também toca piano, enquanto que Ralphs faz um belo solo de guitarra. Os arranjos muito bem feitos e os vocais de apoio são capazes de emocionar a quem ouve essa canção. “HonaloochieBoogie” faz lembrar o pop acessível das bandas “bubblegum” dos anos 1960, e traz mais uma vez Andy Mackay no saxofone.Guitarra e violino se duelam em “Violence”, faixa onde a banda afirma que para mudar uma situação a violência talvez seja a única saída. 

Em “Drivin’ Sister”, o Mott The Hoople volta a combinar carro e rock’n’roll, com direito a riffs de guitarras contagiantes, refrão certeiro e até ronco de motor de automóvel. A autobiográfica “BalladOf Mott The Hoople” aborda os percalços que a banda passou para alcançar o sucesso.

Mott The Hoople, da esquerda para direita: Ian hunter, Pete Watts (abaixo), Dale "Buffin" Griffin (acima) e Mick Ralphs. 

A longa “I’mACadillac / El Camino Dolo Roso” são duas músicas em uma só faixa. A primeira parte é um rock’n’roll que mostra que além de um guitarrista talentoso, Mick Ralphs canta bem. A segunda parte da música é instrumental, com um arranjo completamente fantástico onde os membros da banda mostram os seus dotes como músicos.

Encerrando o álbum,“I Wish I WasYourMother”, uma baladafolk rock em que Hunter mostra mais umavez o seu talento para compor belas canções acústicas. A “cereja do bolo” nesta canção são os solos de bandolim executados por Mick Ralphs que deram um toque todo especial para essa música. 

Com Mott, o Mott The Hoople calou uma parcela da imprensa britânica que creditava o sucesso alcançado pela banda ao astro David Bowie que havia produzido o álbum anterior. A banda mostrou que era capaz de produzir um álbum tão bom quanto o que fora produzido por Bowie e que poderia caminhar com as próprias pernas. Mott foi 6º lugar na parada britânica de álbuns, enquanto que nos Estados Unidos foi 35º.  O single de “All The Way From Memphis” ficou em 10º lugar da parada de singles do Reino Unido. Na mesma parada, o single de “HonaloochieBoogie” foi 12º lugar.

Ironicamente, o sucesso de Mott representou o começo do fim do Mott The Hoople. Insatisfeito com o papel centralizador de Ian Hunter, Mick Ralphs decidiu deixar a banda em agosto de 1973, um mês após o lançamento de Mott. Ralphs deixou o Mott The Hoople para formar a banda BadCompany com Paul Rodgers, ex-vocalista do Free. Em seu lugar entrou Ariel Bender, ex-SpookyTooth. O tecladista Morgan Fisher, que tocou nas gravações do álbum Mott como músico de estúdio, foi efetivado na banda.

O Mott The Hoople seguiu em frente, lançou mais dois álbuns, um de estúdio, The Hoople, e o ao vivo Mott The Hoople Live, ambos em 1974.Porém, a saída de Ralphs parecia ter feito um estrago na banda. No mesmo ano, foi a vez de Ian Hunter deixar o Mott The Hoople para seguir carreira solo, contando com o apoio de Mick Ronson, ex-guitarrista de David Bowie na sua fase ZiggyStardust, e que havia substituído Ariel Bender no Mott The Hoople.

Os membros remanescentes decidiram levar em frente a banda, com dois novos integrantes, mas boa parte da magia que a banda possuía, virou coisa do passado.

Faixas

Lado A
  1. “All the Way From Memphis”
  2. “Whizz Kid”
  3. “Hymn For The Dudes” (Verden Allen - Hunter)
  4. “Honaloochie Boogie”
  5. “Violence” (Hunter - Mick Ralphs) 
Lado B
  1. “Drivin’ Sister” (Hunter - Ralphs)
  2. “Ballad of Mott the Hoople (26th March 1972, Zürich)” (Hunter - Dale "Buffin" Griffin,     Peter Watts – Ralphs - Allen)
  3. “I’mACadillac / El Camino Dolo Roso” (Ralphs)
  4. “I Wish I Was Your Mother”

Todas as faixas são de autoria de Ian Hunter, exceto as faixas indicadas.

Mott The Hoople: Ian Hunter (vocais, piano eviolão), Mick Ralphs (guitarra solo, vocais de fundo, orgão, moogotron, badolim, vocal principal em "I’m ACadillac / El Camino Dolo Roso"), Pete "Overend" Watts (baixo, vocais de fundo), Dale "Buffin" Griffin(bateria, vocais de fundo, percussão).



Ouça na íntegra o álbum Mott.



                                                  “All The Way From Memphis” ao vivo. 



“Honaloochie Boogie” 
(videoclipe original, 1973)



“Drivin’ Sister” ao vivo. 


Comentários