“Saúde” (Som Livre, 1981), Rita Lee


Por Sidney Falcão

A passagem dos anos 1970 para os anos 1980 não poderia ter sido melhor para Rita Lee. Ela foi alçada a estrela pop da música brasileira por conta do sucesso fenomenal dos seus autointitulados álbuns de 1979 e de 1980, popularmente conhecidos respectivamente como Mania de Você e Lança Perfume. Rita emplacava anualmente uma fileira de hits nas paradas de rádio, vendia discos aos milhares, lotava estádios e arenas, e ainda tinha suas canções embalando as trilhas de novelas da TV Globo.

O público queria mais e mais Rita Lee. Mal havia concluído a turnê do álbum Rita Lee (Lança Perfume), a cantora paulista, acompanhada do seu marido e parceiro musical, Roberto de Carvalho, já estava entrando em estúdio por volta de setembro de 1981 para gravar um novo álbum, intitulado Saúde.

O prestígio de Rita Lee estava tão em alta dentro da Som Livre que a gravadora decidiu construir um moderno estúdio de gravação de 24 canais (um luxo para a época) em São Paulo, especialmente para cantora gravar Saúde. Tudo isso apenas para Rita, que morava em São Paulo, não precisar se deslocar para o Rio de Janeiro, sede da Som Livre e onde se localizava os estúdios da companhia. Agora, por causa de Rita, a gravadora tinha uma filial na capital paulista. E convenhamos, Rita Lee era a grande estrela da Som Livre, e dava retorno financeiro à gravadora com as ótimas vendagem de seus discos. Rita e Roberto produziram o novo disco e contaram com o produtor Max Pierre na direção de produção. A mixagem do material gravado ocorreu em Nova York.

E foi durante as gravações do álbum Saúde que Rita Lee teve uma grata surpresa: descobriu que estava grávida do terceiro filho. No entanto, seu estado de gravidez não impedia que ela se dedicasse às gravações do novo disco. Por outro, agora na condição de gestante, era necessário Rita cuidar da saúde com muita atenção. E esse talvez teria sido o motivo para ela compor a canção “Saúde”, e batizar o álbum com esse título.

Nono álbum solo de estúdio de Rita Lee, Saúde dá prosseguimento à parceria vitoriosa da cantora com o seu marido Roberto de Carvalho, bem como à orientação musical inclinada para o pop, iniciada com o álbum Rita Lee (1979). No álbum Saúde, nota-se uma influência da new wave, muito por conta do uso de sintetizadores e o emprego da bateria eletrônica, recurso que foi bastante pela criticado pela imprensa musical da época, que acusou Rita de tirar o emprego de bateristas humanos. Mal sabiam os críticos musicais naquele momento que esse instrumento seria utilizado pelos mais diversos artistas da música brasileira ao longo dos anos 1980, de artistas da MPB como Gonzaguinha até os bandas de rock como Titãs. Rita Lee deu apenas o “ponta pé” inicial. Ou seria o toque inicial?

O álbum abre com a faixa-título, uma música pop agradável, comercial, dançante, que começa com uma longa introdução instrumental cheia de teclados e é acompanhado em seguida por um riff de guitarra bem destacado. Na letra, Rita está pouco preocupada com a opinião alheia sobre o que ela deve ou não fazer na vida dela. Para ela, o que interessa é ter mais saúde, e que enquanto estiver “viva e cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz!”. “Tatibitati” é uma canção pop “bobinha”, como a própria Rita se referiu. Com um certo teor autobiográfico, a canção é sobre uma garota que descobre o amor e o sexo.

“Mutante” é uma linda balada romântica que pode ter várias interpretações. Pode se referir a alguém que após um fim de um relacionamento (namoro ou casamento) cheio de decepções, decide dar a volta por cima e mostrar o seu valor. Mas ao mesmo tempo, a letra parece ser um recado aos ex-colegas de Mutantes pela forma como ela deixou a banda (praticamente expulsa) por discordar do rumo que estavam tomando, e as conquistas que ela alcançou na carreira solo. Como disse Rita na sua autobiografia ao comentar sobre “Mutante”: “Depois de tanto tempo, eis que me reconheci como a verdadeira mutante, aquela coisa minha de não ser fixa no rock de uma nota só, de sair do conforto ilusório para viver na fragilidade da dúvida”.

“Tititi (Galinhagem)” tem uma levada “stoneana” que remete à Rita Lee da fase Tutti-Frutti. A letra parece um recado àquele tipo de fã inconveniente e chato.

Rita Lee e Roberto de Carvalho em 1981.

O lado B do álbum começa com “Banho de Espuma”, inspirada na própria relação conjugal de Rita e Roberto, num prazeroso e erótico banho de espuma que o casal costumava tomar. Antes de ser gravada, a música tinha como título original “Afrodite”, mas foi vetada pelos censores da ditadura militar por causa das expressões “bolinando” e “em qualquer posição”. Rita mudou o título da música e trocou o “bolinando” por “esfregando”, e “em qualquer posição” por “com toda disposição”. Após as mudanças, a música foi liberada para gravação.

Em seguida vem a ótima “Atlântida”, considerada a faixa preferida de Rita Lee no álbum. Com uma batida pop dançante e uma base instrumental muito bem construída, “Atlântida” traz na sua letra a antiga lenda grega do reino que foi engolido pelo oceano.

As duas últimas faixas são o ponto fraco do álbum Saúde. “Favorita” é a única faixa cantada por Roberto de Carvalho, e a mais fraca do disco. Completamente dispensável, não faria falta se tivesse ficado de fora do disco. “Mother Nature” é uma versão em inglês de “Mamãe Natureza”, originalmente gravada em português por Rita Lee com o Tutti-Frutti para o disco Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974). A sensação que se tem é que essa versão foi um “tapa-buraco”, apenas para completar o disco, assim como a faixa anterior.

Saúde teve um bom desempenho comercial. “Banho de Espuma”, “Atlântida”, “Mutante”, “Tatibitati” e a faixa-título tocaram bastante nas programações de rádio, contribuindo para que o álbum alcançasse a marca de 400 mil cópias vendidas.

Duas músicas de Saúde tiveram algumas regravações de outros artistas ao longo dos anos. “Tititi (Galinhagem)” foi regravada em 1985 pela banda Metrô para o tema de abertura da novela Ti Ti Ti, da TV Globo. Em 2000, quando a Globo fez uma nova versão da novela Ti Ti Ti, Rita Lee regravou “Ti Ti Ti” para a abertura.

A outra música que teve outras regravações foi “Mutante”. Em 1994, a cantora Patrícia Marx regravou “Mutante”. Oito anos depois, em 2002, Daniela Mercury fez uma nova versão de “Mutante”, e que virou tema de abertura da novela Desejos de Mulher, da TV Globo. Preta Gil gravou “Mutante” para incluir na trilha sonora da novela Caminhos do Coração, da TV Record.

Faixas

Todas as músicas são de autoria de Rita Lee e Roberto de Carvalho, com exceção de "Mother Nature", composta por Rita Lee.

 

Lado 1

1."Saúde"          

"2.Tatibitati"     

3."Mutante"     

4."Tititi (Galinhagem)" 


Lado 2

5."Banho de Espuma" 

6."Atlântida"    

7."Favorita"      

8."Mother Nature (Mamãe Natureza)"  

 

Ficha Técnica

Ariovaldo: percussão

Gel: bateria

Alfredo Lynn: bateria

Picolé: bateria

Lee Marcucci: baixo

Jamil Joanes: baixo

Lincoln Olivetti: teclados

Wander Taffo: guitarra

Robson Jorge: guitarra

Leo Gandelman: saxofone

Zé Carlos: saxofone

Oberdan: saxofone

Serginho do Trombone: trombone

Márcio Montarroyos: trompete

Bidinho: trompete

Lúcia Turnbull: vocal em 4, 5 e 8 e arranjo de metais em 5.

 

Referências:

Rita Lee: uma autobiografia – Rita Lee, 2016, Globo Livros, São Paulo, Brasil.

wikipedia.org


Ouça na íntegra o álbum Sáude

"Saúde"- videoclipe ao vivo extraído do
programa Sexta Super Especial - Saúde
TV Globo, 1981

"Atlântida" - videoclipe extraído extraído do
programa Sexta Super Especial - Saúde
TV Globo, 1981

Sexta Super Especial - Saúde, TV Globo,
dezembro de 1981 (programa completo)






Comentários

Postar um comentário