10 discos essenciais: Rita Lee


Maior figura feminina do rock brasileiro em todos os tempos, Rita Lee chega hoje aos 70 anos. Rita Lee deixou os Mutantes em 1972, e a partir de então, trilhou a sua bem sucedida carreira solo e ajudou a abrir espaço para as mulheres no rock brasileiro. Confira abaixo, 10 discos essenciais da carreira de Rita Lee pós-Mutantes.

Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida (Polydor, 1972), Rita Lee. Assim como em seu primeiro álbum solo, Build Up, de 1970, em seu segundo álbum, Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida, Rita Lee contou com os Mutantes como banda de estúdio. Nota-se uma forte influência dos Mutantes, refletindo a transição pela qual passava a banda, estando ainda entre o rock irreverente e o virtuosismo do rock progressivo, para o qual se direcionavam. Nesse aspecto, Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida, lançado em 1972, guarda um parentesco com Mutantes e Seus Cometas No País Dos Baurets, álbum lançado pelos Mutantes naquele mesmo ano. Depois disso, as coisas desandaram para Rita: ainda membro dos Mutantes, a cantora divergiu das orientações musicais da banda, e decidiu cair fora.


Atrás Do Porto Tem Uma Cidade (Philips, 1974), Rita Lee & Tutti Frutti. Terceiro álbum solo de Rita Lee, Atrás Do Porto Tem Uma Cidade é o primeiro trabalho da cantora com a banda Tutti Frutti. O álbum já dá mostras da orientação musical que Rita tomaria, voltada para um som influenciado pelos Rolling Stones e pelo hard rock, e esteticamente centrado no glam rock. Ainda assim, há resquícios de psicodelia e rock progressivo. Destaques para as faixas “De Pés No Chão”, “Yo No Creo Pero...”, “Mamãe Natureza”, e para o hit do álbum “Menino Bonito”.




Fruto Proibido (Som Livre, 1975), Rita Lee & Tutti Frutti. Sem sombra de dúvidas, o melhor álbum da carreira de Rita Lee. Segundo álbum que ela gravou acompanhada da banda Tutti Frutti, Fruto Proibido é uma combinação infalível de hard rock, rock’n’roll, blues e folk music. Recheado de hits como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal De Roque Enrow” e “Luz Del Fuego”, Fruto Proibido alçou Rita Lee a grande estrela feminina do rock brasileiro. “Ovelha Negra” virou um “hino”, e o solo de guitarra de Luís Carlini no final da música, é de uma sensibilidade assombrosa.




Entradas E Bandeiras (Som Livre, 1976), Rita Lee & Tutti Frutti. Apesar de não ser tão arrebatador como Fruto Proibido, Entradas E Bandeiras vendeu bem e manteve a chama do som de Rita Lee acesa através de faixas como “Corista De Rock”, “Coisas Da Vida”, “Superstafa”. O álbum traz uma faixa da dupla Raul Seixas e Paulo Coelho, “Bruxa Amarela”. Foi nessa época que Roberto de Carvalho, seu futuro marido, entrou para a sua banda. Grávida do seu primeiro filho, Rita é presa por porte de maconha.





Refestança (Som Livre, 1977), Rita Lee & Tutti Frutti e Gilberto Gil. Após cumprir um ano de prisão domiciliar por porte de maconha, Rita Lee seguiu com a Tutti-Frutti numa turnê festiva com Gilberto Gil chamada Refestança, que percorreu as principais cidades brasileiras. A turnê resultou no álbum gravado ao vivo Refestança. O álbum traz sucessos da carreira de Gil (“Domingo No Parque”, “Back In Bahia”, “Eu Só Quero um Xodó”) e da carreira de Rita (“Ovelha Negra”, “Arrombou A Festa”) e covers como “É Proibido Fumar” (Roberto Carlos), “Odara” (Caetano Veloso) e uma versão em português de “Get Back”, dos Beatles que virou “De Leve”, mais tarde regravada por Lulu Santos.


Babilônia (Som Livre, 1978), Rita Lee & Tutti Frutti. Babilônia foi último álbum de Rita Lee com o Tutti Frutti. Apesar do sucesso que desfrutavam, a relação da cantora com a banda estava insustentável, principalmente após a entrada do guitarrista Roberto de Carvalho, que se tornaria marido de Rita e o pivô da crise. Se a relação entre Rita e a banda estava ruindo, o sucesso comercial de Babilônia era razoável, puxado pelos hits “Miss Brasil 2000”, “Agora É Moda” e “Jardins Da Babilônia”. Luis Carlini, guitarrista e dono da marca Tutti Frutti, saiu da banda e levou consigo o nome. Rita montou outra banda para acompanhá-la na turnê do álbum com o nome Cães & Gatos.


Rita Lee (Som Livre, 1979), Rita Lee. O álbum Rita Lee marca uma nova fase da ex-vocalista dos Mutantes. A partir deste álbum, ela inicia a parceria com o marido Roberto de Carvalho, redireciona sua música para uma sonoridade mais pop e “palatável” para as grandes massas, o que a torna uma das cantoras campeãs em vendas de discos no Brasil. “Mania De Você” se torna um enorme sucesso nacional, assim como “Doce Vampiro”, “Chega Mais” e “Arrombou A Festa II”. O álbum foi um dos mais vendidos do ano de 1979.





Rita Lee (Som Livre, 1980), Rita Lee. O álbum de 1980 segue a mesma fórmula bem sucedida do álbum anterior: baladas, pop rock e um flerte com a disco music. Recheado de hits como “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Caso Sério”, “Nem Lixo, Nem Luxo” e “Bem-Me-Quer”, o álbum vendeu mais de 700 mil cópias e chegou a ser lançado na Europa e nos Estados Unidos. Se por um lado, os antigos fãs torciam o nariz para nova fase de Rita, por outro ela conquistava uma legião de novos fãs através de shows cada vez mais elaborados e concorridos. 




Saúde (Som Livre, 1981), Rita Lee. Os dois álbuns anteriores elevaram Rita Lee à condição de fenômeno pop de primeira grandeza, com direito altos índices de vendas de discos, turnês nacionais com arenas lotadas e até um programa especial na TV Globo só para ela. Rita Lee era a “galinha dos ovos de ouro” da gravadora Som Livre, a tal ponto da empresa construir um estúdio especialmente para a estrela do rock gravar o álbum Saúde. A faixa-título, “Banho de Espuma”, “Atlântida” e “Mutante” foram os hits do álbum.





Acústico MTV (Universal Music, 1998), Rita Lee. Tendência entre os 1990 e primeira metade dos anos 2000, a série “Acústico MTV”, da MTV Brasil, fez uma releitura por meio de versões acústicas dos sucessos da carreira dos mais diversos artistas da música brasileira, através de lançamentos simultâneos em CD e DVD. Rita Lee não ficou de fora da série, e em 1998, foi lançado Acústico MTV – Rita Lee. A cantora contou com convidados em participações especiais como Titãs (em “Papai Me Empresta O Carro”), Cássia Eller (em “Luz Del Fuego”), Paula Toller (em “Desculpe O Auê”), Milton Nascimento (em “Mania De Você”) e Armando Macedo (bandolim em “Ovelha Negra”).

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, Arthur Silva. E continue prestigiando o blog.

      Excluir
  2. Quer dizer q no Acústico MTV participou um músico chamado Armando Macedo tocando bandolim?
    Vcs estão de sacanagem?
    Ele é conhecido desde o fim dos anos 70 como Armandinho, quando foi lançado o primeiro disco da Cor do Som.
    Quem escreveu o texto é um pouco desinformado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown é Beto Perlingeiro. Sorry!

      Excluir
    2. Não Unknown, não sou desinformado. Como baiano, sei perfeitamente que ele já era chamado de Armandinho, só que muito antes de ser membro d'A Cor do Som. Eu alcancei o auge da banda entre o final dos anos 1970 e comecinho dos anos 1980 quando Armandinho deixou o grupo para se dedicar exclusivamente ao trio elétrico, e foi substituído por Victor Biglione. Ele já atuava desde criança tocando guitarra baiana no Trio Elétrico Dodô & Osmar nos carnavais de Salvador. Tocava guitarra baiana e bandolim, assim como seu pai, Osmar Macedo, um dos inventores do trio elétrico junto com Dodô.

      Excluir

Postar um comentário