“Rita Lee” (1980, Som Livre), Rita Lee

Por Sidney Falcão

O estrondoso sucesso do álbum Rita Lee, de 1979, também conhecido como Mania de Você, não havia convencido uma parcela da imprensa musical. Para essa parcela, aquele fenômeno que a cantora Rita Lee havia vivenciado era passageiro. Além disso, essa parcela da imprensa musical culpava Roberto de Carvalho - músico, empresário e marido de Rita Lee – por ter “pasteurizado” a música da cantora, direcionando-a para um caminho mais pop, afastando-a do rock que a consagrou e tornando o seu som mais “palatável” para o público.

Mas esse mesmo público pouco não estava se importando com o que essa parcela dos especialistas estava pensando. É verdadeiro que os antigos fãs dos tempos de Rita com a banda Tutti Frutti detestaram a versão pop star que a cantora havia se transformado, assim como os tais especialistas da imprensa musical. Contudo, Rita Lee arrebanhou uma nova legião de fãs, e mais ainda: conquistou públicos das mais diversas faixas etárias, de crianças a idosos. O público foi seduzido pelos hits “Doce Vampiro”, “Chega Mais”,“Arrombou A Festa II”, “Papai Me Empresta O Carro” e o carro-chefe, “Mania de Você”. Essa sedução fez o álbum Rita Lee, de 1979, chegar à casa das 400 mil cópias vendidas. O público queria mais, muito mais.

Álbum Rita Lee, de 1979: mais de 400 mil cópia vendidas.

E foi para atender o apetite musical voraz desse público, ávido para consumir mais Rita Lee versão pop star que a cantora se enfurnou no estúdio entre junho e agosto de 1980 para gravar um novo álbum, sob a produção de Guto Graça Melo, o mesmo produtor do álbum anterior. Além da produção do novo álbum, Guto tocou guitarra e percussão. Ao lado do marido Roberto de Carvalho, Rita Lee convocou um seleto grupo de músicos consagrados para acompanha-la nas sessões de gravação do novo álbum: Lincoln Olivetti (piano, sintetizador, bass synth, Minimoog e arranjo de metais), Robson Jorge (guitarra), Jamil Joanes (baixo), Picolé (bateria) e Chico Batera (cowbell, timbales e marimba).

Lançado em 25 de setembro de 1980, o novo álbum levou apenas o nome da cantora, assim como álbum anterior, de 1979. Contudo, acabou popularmente chamado de Lança Perfume, devido ao sucesso fenomenal que a faixa de mesmo nome presente no novo álbum alcançou. Através de canções românticas e debochadas, o novo álbum seguiu a mesma orientação pop rock do trabalho antecessor.

E é “Lança Perfume” quem abre o álbum, um pop rock alegre, contagiante e com um certo espírito carnavalesco. O título da música faz referência ao lança-perfume, um frasco que armazenava um produto solvente à base de cloreto de etila, éter, clorofórmio e essência perfumada. Foi bastante usado nos antigos carnavais do Brasil no século XX, em que os foliões davam borrifadas de lança-perfume uns nos outros. No começo dos anos 1960, foi proibido pelo presidente do Brasil da época, Jânio Quadros, após casos de morte causadas pelos efeitos nocivos do produto.

Apesar do título fazer referência aos antigos carnavais, e que segundo a cantora, remete aos tempos de sua infância, a música “Lança Perfume” é essencialmente sobre amor e sexo. Rita e Roberto viviam uma paixão avassaladora. Eram capazes de fazer sexo nos lugares mais inusitados: banheiros de avião, praia deserta, elevadores de serviço, banheiras de espuma e até escadas de incêndio. Toda essa paixão intensa e as aventuras sexuais se refletiam nas letras das canções que o casal compunha, como num dos versos de “Lança Perfume”: “Me vira de ponta cabeça / Me faz de gato sapato / Me vira de quatro no ato / Me enche de amor”. Um dado curioso fica por conta da introdução da música, que foi inspirada na linha melódica de “What A Fool Believes”, dos Doobie Brothers, música que fez sucesso em 1979.

Inspiração musical: o lança-perfume foi bastante usado 
nos antigos carnavais do Brasil até os anos 1960.

“Bem – Me – Quer” é pop rock alegre, agradável e acessível, cujos versos retratam as contradições das relações amorosas. A faixa seguinte é “Baila Comigo”, outro grande sucesso presente no álbum, e que mescla pop rock com o chá-chá-chá, ritmo musical cubano que esteve muito em voga nos anos 1950.

“Shangrilá” fecha o lado A da versão LP do álbum. Essa música originalmente chamava-se “Bad Trip” e tinha uma letra escrita por Rita Lee no início dos anos 1970. O tema era suicídio, e quase foi gravada pelas Cilibrinas do Éden, dupla que Rita fez com Lúcia Turnbull depois que deixou os Mutantes. A música foi censurada, e acabou sendo esquecida, até que foi redescoberta pela própria Rita, que cantou para Roberto. Seguindo a sugestão de Roberto que gostou da música, Rita fez uma letra nova para canção e a rebatizou para “Shangrilá”, nome de uma terra paradisíaca para onde ela deseja fugir com o seu amado, segundo os novos versos que escreveu para a canção.

Casal de sucesso na vida e na arte: Roberto de Carvalho e Rita Lee.

O romantismo abre o lado B do álbum através do bolero pop “Caso Sério”. Rita escreveu a letra de “Caso Sério” inspirando-se na cantora Ângela Maria (1929-1918), imaginando-a cantando à meia-luz numa boate cubana decadente e esfumaçada. Em “Nem Luxo e Nem Lixo”, Rita Lee faz um interessante jogo com as palavras “luxo” e “lixo”, graficamente tão próximas, mas que possuem sentidos completamente opostos.

“João Ninguém” é uma provocação velada de Rita Lee ao então presidente do Brasil, João Figueiredo (1918-1999), o último presidente da ditadura militar brasileira (1964-1985). Praticante do hipismo e mal-humorado, Figueiredo chegou a dizer que preferia mais o cheiro do cavalo do que o do povo. E foi se baseando na fama de truculento e do pouco trato de Figueiredo, que Rita Lee escreveu os versos de um tal João Ninguém que seria o alter ego presidente do Brasil da época:  “João Ninguém é gente de bem / Cheio de puxa-saquice / Ai daquele pobre diabo / Que subiu no palco e disse: -"Rei pé-de-chinelo / Até parece que o sangue é azul!".

Fechando o álbum, “Ôrra Meu”, um rock debochado que remete aos tempos de Rita Lee com a banda Tutti Frutti. O refrão “guerrilheiro, forasteiro” foi uma provocação que Rita Lee ouviu da torcida corintiana, quando ela foi ao estádio Pacaembu ver a partida entre o Corithians e um time sul-americano de algum país vizinho ao Brasil. A letra traz um verso que faz referência ao bairro da Pompeia, em São Paulo, lugar que gerou bandas antológicas do rock paulista como Mutantes, Made In Brazil e Tutti Frutti.

Presidente do Brasil entre 1979 e 1985, João Figueiredo foi
inspiração para a música "João Ninguém".

O álbum Rita Lee, de 1980, superou todas as expectativas e pôs abaixo os argumentos de quem achava que o sucesso do álbum anterior foi passageiro. As vendas do novo álbum superaram a marca das 800 mil cópias. Mais da metade do álbum virou sucesso radiofônico. “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Caso Sério”, “Nem Luxo, Nem lixo”, “Bem-Me-Quer” e “Ôrra Meu” tocaram a exaustão no rádio e contribuíram para que o álbum atingisse um número alto em vendas.

Através do novo álbum, Rita Lee manteve o status de megaestrela do rock, conquistado com o álbum anterior. Não demorou muito e começaram a aparecer propostas de agências de publicidade querendo a autorização para usar “Lança Perfume” em propagandas dos mais diversos produtos. De fabricantes de colônia aos de chicletes, todos queriam “Lança Perfume” nos seus anúncios comerciais. Apesar das propostas que renderiam altas cifras a sua conta bancária, Rita Lee recusou boa parte delas por temer um desgaste da sua imagem perante o público.

O ano de 1980 não foi marcado apenas de grandes conquistas na vida de Rita. Enquanto a sua carreira profissional estava em plena ascensão, Rita Lee sofria uma dura perda com a morte da usa irmã mais velha, Mary Lee Jones, vítima de câncer.

A popularidade de Rita Lee rendeu à cantora um convite da TV Globo para gravar um programa especial só seu. O programa fez parte da série Grandes Nomes, em que cada programa era dedicado a um grande nome da música brasileira. As gravações do programa com Rita Lee ocorreram no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, em outubro de 1980. Na frente do teatro, uma multidão de fãs esperava ver Rita Lee chegar, e também os alguns artistas convidados da estrela do rock brasileiro. O programa foi exibido pela TV Globo em dezembro de 1980, que segundo o IBOPE, foi assistido por mais de 20 milhões de telespectadores, com uma audiência de 52,4%. 

Cena do programa especial dedicado a Rita Lee, na TV Globo, em 1980.

O sucesso do álbum Rita Lee (Lança Perfume) ultrapassou as fronteiras brasileiras: foi lançado na Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina. “Lança Perfume” ficou duas semanas em 1º lugar nas paradas da França, onde o single vendeu impressionantes 250 mil cópias, e o álbum chegou à marca das 30 mil cópias. Na Argentina, somadas as vendas do single de “Lança Perfume” e a do álbum, foram 200 mil cópias. A popularidade de “Lança Perfume” no exterior foi tão grande que a música ganhou versões em outros idiomas, como a em francês na voz do veterano Henri Salvador (1917-2008).

Enquanto isso, no Brasil, Rita e Roberto adentravam o ano de 1981 fazendo a turnê Lança Perfume por todo o país, sempre para plateias lotadas. No mesmo ano, a música “Baila Comigo” foi escolhida pela TV Globo para ser o tema de abertura da novela homônima, escrita por Manoel Carlos. Temendo que o público se cansasse da música, Rita Lee liberou a “Baila Comigo” para a novela desde que fosse gravada uma versão instrumental. Isso explica o porquê da música de Rita ter sido gravada pela dupla Robson Jorge e Lincoln Olivetti em versão instrumental para a abertura da novela Baila Comigo.

Rita Lee disparando lança-perfume no público durante um dos shows
da turnê Lança Perfume, no início de 1981. 

O ótimo desempenho comercial do álbum Rita Lee (Lança Perfume) manteve Rita Lee na galeria das grandes estrelas da música brasileira. Apesar da crise que a indústria fonográfica do Brasil passava na época, em que as grandes estrelas da música brasileira sofreram com a queda nas vendas dos seus discos, Rita Lee seguia em caminho inverso, a crise parecia não lhe ter afetado. Isso lhe possibilitou um tratamento diferenciado pela gravadora Som Livre, com renovações de contratos vantajosos para ela, incluindo uma boa participação na porcentagem nos lucros das vendas dos seus discos. E numa demonstração de que seu prestígio estava em alta na Som Livre, a partir do álbum Saúde, de 1981, todos os álbuns da cantora passaram a ser mixados nos Estados Unidos.

Gravado após a conclusão da turnê Lança Perfume, Rita Lee (grávida do terceiro filho), iniciou as gravações de Saúde, ao lado do marido e parceiro Roberto de Carvalho. Outro álbum multiplatinado recheado de hits estava sendo preparado pelo casal. Mas sobre isso é um assunto que fica para uma outra ocasião.


Faixas

Todas as faixas por Rita Lee e Roberto de Carvalho, exceto as faixas indicadas. 


Lado 1

  1. "Lança Perfume"        
  2. "Bem-Me-Quer"         
  3. "Baila Comigo" (Rita Lee)       
  4. "Shangrilá" 

 

Lado 2

  1. "Caso Sério" 
  2. "Nem Luxo, Nem Lixo"            
  3. "João Ninguém"          
  4. "Ôrra Meu!" (Rita Lee)

 

Referências:

Rita Lee: uma autobiografia – Rita Lee, 2016, Editora Globo

Wikipedia        

 

"Lança Perfume"


"Bem-Me-Quer"


"Baila Comigo"


"Shangrilá"


"Caso Sério"


"Nem Luxo, Nem Lixo"


"João Ninguém"


"Ôrra Meu!"



"Lança Perfume"
(videoclipe origina, programa
Fantástico, TV Globo, 1980)



Comentários