“Rita Lee” (1980, Som Livre), Rita Lee
Por Sidney Falcão
O estrondoso
sucesso do álbum Rita Lee, de 1979, também conhecido como Mania de Você, não havia
convencido uma parcela da imprensa musical. Para essa parcela, aquele fenômeno
que a cantora Rita Lee havia vivenciado era passageiro. Além disso, essa
parcela da imprensa musical culpava Roberto de Carvalho - músico, empresário e
marido de Rita Lee – por ter “pasteurizado” a música da cantora, direcionando-a
para um caminho mais pop, afastando-a do rock que a consagrou e tornando o seu
som mais “palatável” para o público.
Mas esse
mesmo público pouco não estava se importando com o que essa parcela dos
especialistas estava pensando. É verdadeiro que os antigos fãs dos tempos de
Rita com a banda Tutti Frutti detestaram a versão pop star que a cantora havia se transformado, assim como os tais
especialistas da imprensa musical. Contudo, Rita Lee arrebanhou uma nova legião
de fãs, e mais ainda: conquistou públicos das mais diversas faixas etárias, de
crianças a idosos. O público foi seduzido pelos hits “Doce Vampiro”, “Chega
Mais”,“Arrombou A Festa II”, “Papai Me Empresta O Carro” e o carro-chefe,
“Mania de Você”. Essa sedução fez o álbum Rita Lee, de 1979, chegar à casa das
400 mil cópias vendidas. O público queria mais, muito mais.
Álbum Rita Lee, de 1979: mais de 400 mil cópia vendidas. |
E foi para
atender o apetite musical voraz desse público, ávido para consumir mais Rita
Lee versão pop star que a cantora se
enfurnou no estúdio entre junho e agosto de 1980 para gravar um novo álbum, sob
a produção de Guto Graça Melo, o mesmo produtor do álbum anterior. Além da
produção do novo álbum, Guto tocou guitarra e percussão. Ao lado do marido
Roberto de Carvalho, Rita Lee convocou um seleto grupo de músicos consagrados
para acompanha-la nas sessões de gravação do novo álbum: Lincoln Olivetti
(piano, sintetizador, bass synth,
Minimoog e arranjo de metais), Robson Jorge (guitarra), Jamil Joanes (baixo),
Picolé (bateria) e Chico Batera (cowbell,
timbales e marimba).
Lançado em
25 de setembro de 1980, o novo álbum levou apenas o nome da cantora, assim como
álbum anterior, de 1979. Contudo, acabou popularmente chamado de Lança
Perfume, devido ao sucesso fenomenal que a faixa de mesmo nome presente
no novo álbum alcançou. Através de canções românticas e debochadas, o novo
álbum seguiu a mesma orientação pop rock do trabalho antecessor.
E é “Lança
Perfume” quem abre o álbum, um pop rock alegre, contagiante e com um certo
espírito carnavalesco. O título da música faz referência ao lança-perfume, um
frasco que armazenava um produto solvente à base de cloreto de etila, éter,
clorofórmio e essência perfumada. Foi bastante usado nos antigos carnavais do
Brasil no século XX, em que os foliões davam borrifadas de lança-perfume uns
nos outros. No começo dos anos 1960, foi proibido pelo presidente do Brasil da
época, Jânio Quadros, após casos de morte causadas pelos efeitos nocivos do
produto.
Apesar do
título fazer referência aos antigos carnavais, e que segundo a cantora, remete
aos tempos de sua infância, a música “Lança Perfume” é essencialmente sobre amor
e sexo. Rita e Roberto viviam uma paixão avassaladora. Eram capazes de fazer sexo
nos lugares mais inusitados: banheiros de avião, praia deserta, elevadores de
serviço, banheiras de espuma e até escadas de incêndio. Toda essa paixão
intensa e as aventuras sexuais se refletiam nas letras das canções que o casal
compunha, como num dos versos de “Lança Perfume”: “Me vira de ponta cabeça / Me faz de gato sapato / Me vira de quatro no
ato / Me enche de amor”. Um dado curioso fica por conta da introdução da
música, que foi inspirada na linha melódica de “What A Fool Believes”, dos
Doobie Brothers, música que fez sucesso em 1979.
Inspiração musical: o lança-perfume foi bastante usado nos antigos carnavais do Brasil até os anos 1960. |
“Bem – Me –
Quer” é pop rock alegre, agradável e acessível, cujos versos retratam as
contradições das relações amorosas. A faixa seguinte é “Baila Comigo”, outro
grande sucesso presente no álbum, e que mescla pop rock com o chá-chá-chá,
ritmo musical cubano que esteve muito em voga nos anos 1950.
“Shangrilá”
fecha o lado A da versão LP do álbum. Essa música originalmente chamava-se “Bad
Trip” e tinha uma letra escrita por Rita Lee no início dos anos 1970. O tema era
suicídio, e quase foi gravada pelas Cilibrinas do Éden, dupla que Rita fez com
Lúcia Turnbull depois que deixou os Mutantes. A música foi censurada, e acabou
sendo esquecida, até que foi redescoberta pela própria Rita, que cantou para
Roberto. Seguindo a sugestão de Roberto que gostou da música, Rita fez uma
letra nova para canção e a rebatizou para “Shangrilá”, nome de uma terra
paradisíaca para onde ela deseja fugir com o seu amado, segundo os novos versos
que escreveu para a canção.
Casal de sucesso na vida e na arte: Roberto de Carvalho e Rita Lee. |
O romantismo
abre o lado B do álbum através do bolero pop “Caso Sério”. Rita escreveu a
letra de “Caso Sério” inspirando-se na cantora Ângela Maria (1929-1918),
imaginando-a cantando à meia-luz numa boate cubana decadente e esfumaçada. Em
“Nem Luxo e Nem Lixo”, Rita Lee faz um interessante jogo com as palavras “luxo”
e “lixo”, graficamente tão próximas, mas que possuem sentidos completamente
opostos.
“João
Ninguém” é uma provocação velada de Rita Lee ao então presidente do Brasil,
João Figueiredo (1918-1999), o último presidente da ditadura militar brasileira
(1964-1985). Praticante do hipismo e mal-humorado, Figueiredo chegou a dizer
que preferia mais o cheiro do cavalo do que o do povo. E foi se baseando na
fama de truculento e do pouco trato de Figueiredo, que Rita Lee escreveu os
versos de um tal João Ninguém que seria o alter ego presidente do Brasil da
época: “João Ninguém é gente de bem / Cheio de puxa-saquice / Ai daquele pobre
diabo / Que subiu no palco e disse: -"Rei pé-de-chinelo / Até parece que o
sangue é azul!".
Fechando o
álbum, “Ôrra Meu”, um rock debochado que remete aos tempos de Rita Lee com a
banda Tutti Frutti. O refrão “guerrilheiro,
forasteiro” foi uma provocação que Rita Lee ouviu da torcida corintiana,
quando ela foi ao estádio Pacaembu ver a partida entre o Corithians e um time
sul-americano de algum país vizinho ao Brasil. A letra traz um verso que faz
referência ao bairro da Pompeia, em São Paulo, lugar que gerou bandas
antológicas do rock paulista como Mutantes, Made In Brazil e Tutti Frutti.
Presidente do Brasil entre 1979 e 1985, João Figueiredo foi inspiração para a música "João Ninguém". |
O álbum Rita
Lee, de 1980, superou todas as expectativas e pôs abaixo os argumentos
de quem achava que o sucesso do álbum anterior foi passageiro. As vendas do
novo álbum superaram a marca das 800 mil cópias. Mais da metade do álbum virou
sucesso radiofônico. “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Caso Sério”, “Nem Luxo,
Nem lixo”, “Bem-Me-Quer” e “Ôrra Meu” tocaram a exaustão no rádio e
contribuíram para que o álbum atingisse um número alto em vendas.
Através do
novo álbum, Rita Lee manteve o status
de megaestrela do rock, conquistado com o álbum anterior. Não demorou muito e
começaram a aparecer propostas de agências de publicidade querendo a
autorização para usar “Lança Perfume” em propagandas dos mais diversos produtos.
De fabricantes de colônia aos de chicletes, todos queriam “Lança Perfume” nos
seus anúncios comerciais. Apesar das propostas que renderiam altas cifras a sua
conta bancária, Rita Lee recusou boa parte delas por temer um desgaste da sua
imagem perante o público.
O ano de
1980 não foi marcado apenas de grandes conquistas na vida de Rita. Enquanto a
sua carreira profissional estava em plena ascensão, Rita Lee sofria uma dura
perda com a morte da usa irmã mais velha, Mary Lee Jones, vítima de câncer.
A
popularidade de Rita Lee rendeu à cantora um convite da TV Globo para gravar um
programa especial só seu. O programa fez parte da série Grandes Nomes, em que cada programa era dedicado a um grande nome
da música brasileira. As gravações do programa com Rita Lee ocorreram no Teatro
Fênix, no Rio de Janeiro, em outubro de 1980. Na frente do teatro, uma multidão
de fãs esperava ver Rita Lee chegar, e também os alguns artistas convidados da
estrela do rock brasileiro. O programa foi exibido pela TV Globo em dezembro de
1980, que segundo o IBOPE, foi assistido por mais de 20 milhões de
telespectadores, com uma audiência de 52,4%.
Cena do programa especial dedicado a Rita Lee, na TV Globo, em 1980. |
O sucesso do
álbum Rita Lee (Lança Perfume) ultrapassou as fronteiras brasileiras:
foi lançado na Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina. “Lança
Perfume” ficou duas semanas em 1º lugar nas paradas da França, onde o single
vendeu impressionantes 250 mil cópias, e o álbum chegou à marca das 30 mil
cópias. Na Argentina, somadas as vendas do single de “Lança Perfume” e a do
álbum, foram 200 mil cópias. A popularidade de “Lança Perfume” no exterior foi
tão grande que a música ganhou versões em outros idiomas, como a em francês na
voz do veterano Henri Salvador (1917-2008).
Enquanto
isso, no Brasil, Rita e Roberto adentravam o ano de 1981 fazendo a turnê Lança Perfume por todo o país, sempre
para plateias lotadas. No mesmo ano, a música “Baila Comigo” foi escolhida pela
TV Globo para ser o tema de abertura da novela homônima, escrita por Manoel
Carlos. Temendo que o público se cansasse da música, Rita Lee liberou a “Baila
Comigo” para a novela desde que fosse gravada uma versão instrumental. Isso
explica o porquê da música de Rita ter sido gravada pela dupla Robson Jorge e
Lincoln Olivetti em versão instrumental para a abertura da novela Baila Comigo.
Rita Lee disparando lança-perfume no público durante um dos shows da turnê Lança Perfume, no início de 1981. |
O ótimo
desempenho comercial do álbum Rita Lee (Lança Perfume) manteve
Rita Lee na galeria das grandes estrelas da música brasileira. Apesar da crise
que a indústria fonográfica do Brasil passava na época, em que as grandes
estrelas da música brasileira sofreram com a queda nas vendas dos seus discos,
Rita Lee seguia em caminho inverso, a crise parecia não lhe ter afetado. Isso
lhe possibilitou um tratamento diferenciado pela gravadora Som Livre, com
renovações de contratos vantajosos para ela, incluindo uma boa participação na
porcentagem nos lucros das vendas dos seus discos. E numa demonstração de que
seu prestígio estava em alta na Som Livre, a partir do álbum Saúde,
de 1981, todos os álbuns da cantora passaram a ser mixados nos Estados Unidos.
Gravado após
a conclusão da turnê Lança Perfume,
Rita Lee (grávida do terceiro filho), iniciou as gravações de Saúde,
ao lado do marido e parceiro Roberto de Carvalho. Outro álbum multiplatinado
recheado de hits estava sendo preparado pelo casal. Mas sobre isso é um assunto
que fica para uma outra ocasião.
Faixas
Todas as faixas por Rita Lee e Roberto de Carvalho, exceto as faixas indicadas.
Lado 1
- "Lança Perfume"
- "Bem-Me-Quer"
- "Baila Comigo" (Rita Lee)
- "Shangrilá"
Lado 2
- "Caso Sério"
- "Nem Luxo, Nem Lixo"
- "João Ninguém"
- "Ôrra Meu!" (Rita Lee)
Referências:
Rita Lee: uma autobiografia – Rita Lee, 2016, Editora Globo
Wikipedia
"Lança
Perfume"
"Bem-Me-Quer"
"Baila
Comigo"
"Shangrilá"
"Caso
Sério"
"Nem
Luxo, Nem Lixo"
"João
Ninguém"
"Ôrra
Meu!"
Comentários
Postar um comentário