“Harvest” (Reprise, 1972), Neil Young
Por Sidney Falcão
Na virada da década de 1960 para a década de 1970, a carreira artística de
Neil Young estava bem movimentada. O cantor e compositor canadense se dividia
entre a carreira solo e a carreira como integrante do supergrupo Crosby,
Stills, Nash & Young. Mas se por um lado as duas carreiras iam muito bem, a
situação interna no supergrupo era um estado de tensão imenso. Os
desentendimentos e as brigas fizeram com que o quarteto se dissolvesse logo após
o lançamento do álbum duplo gravado ao vivo 4 Way Street, em
julho de 1970. Cada membro foi depois cuidar das suas respectivas carreiras
solos. O reencontro do quarteto só aconteceu em 1974, quando realizada uma
turnê e lançamento da coletânea So Far.
Neil Young prosseguiu com a sua carreira solo lançando em setembro de 1970
o seu terceiro álbum solo, After The Gold Rush. O álbum foi
sucesso de crítica e o que teve melhor desempenho comercial dos três primeiros
álbuns de Neil Young. No final de 1970, Young iniciou uma turnê acústica, onde
ele iria tocar canções inéditas que ele vinha escrevendo. Porém ele iria se
apresentar sozinho, sem a sua banda de apoio, a Crazy Horse, que havia assinado
contrato com uma gravadora e estava focada produzindo o seu primeiro álbum de
estúdio.
Em fevereiro de 1971, já no final da turnê, Neil Young foi a Nashville,
no Tennessee, se apresentar no programa de TV, The Johnny Cash Show,
apresentado por Johnny Cash (1932-2003). Outros dois artistas convidados também
se apresentaram, os cantores Linda Ronstadt e James Taylor. Após a gravação do
programa, o produtor musical Elliot Mazer (1941-2021) ofereceu um jantar para
50 convidados para promover a inauguração do estúdio de gravação Quadrafonic Sound Studios, em Nashville, de propriedade
dos músicos David Briggs e Norbert Putnam. Young, Ronstadt e Taylor, estavam
entre os ilustres convidados.
No jantar, Mazer e Young conversaram, e o cantor comentou sobre as novas
canções que havia escrito e a sua ideia gravá-las sob uma sonoridade mais
acústica. Foi então que Mazer fez um convite para Young gravar suas novas canções
no Quadrafonic Sound Studios. Young aceitou o convite, mas como estava sem
banda, disse a Mazer que precisava pelo menos de um baixista, de um baterista e
de um guitarrista de pedal steel para o projeto que tinha em mente.
As gravações ocorreram na noite do dia seguinte, um sábado. A banda do
estúdio Quadrafonic Sound Studios, era a Area Code 615, uma banda de country
music de Nashville que além de servir de banda de acompanhamento em gravações
de discos de outros artistas, também já tinha no currículo seus próprios
discos. Eram músicos experientes, que já haviam gravado com grandes estrelas da
música como Bob Dylan e The Monkees.
Neil Young se apresentando no programa de TV The Johnny Cash Show, em fevereiro de 1971 |
O problema é que nas noites de sábado, esses músicos trabalhavam tocando
nas casas noturnas de Nashville, e achar alguns deles de folga era difícil.
Mazer saiu fazendo uma catada, e apesar das dificuldades, conseguiu achar
alguns membros da banda como o baixista Tim Drummond(1940-2015), o guitarrista
de pedal steel Ben Keith (1937-2010) e o baterista Kenny Buttrey
(1945-2004). Para aquela ocasião tão especial, Neil Young batizou a banda que
iria acompanhá-lo de Stray Gators.
Neil Young aproveitou a ocasião que Linda Ronstadt e James Taylor estavam
em Nashville, e os convidou para participarem das gravações de suas novas
canções fazendo os vocais de apoio. Além de fazer os vocais de apoio, James
Taylor tocou banjo em algumas faixas.
Aos poucos, o trabalho começou a ganhar corpo, forma e tamanho. Mais gente
foi se envolvendo ao novo trabalho de Neil Young como o músico e arranjador
Jack Nitzsche (1937-2000), que tocou piano, lap steel guitar e fez os
arranjos de orquestra. E falando em orquestra, Neil Young contou com a
participação luxuosa da Orquestra Sinfônica de Londres em duas canções. E como
se isso não bastasse, David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash, fizeram as
pazes com Young e gravaram as suas participações num estúdio em Nova York.
O processo de gravação das canções se estendeu ao longo dos meses de 1971,
entre os intervalos dos compromissos dos artistas. Além disso, havia também o
tratamento que Neil Young vinha passando para cuidar de fortes dores nas
costas. As gravações não apenas ocorreram no Quadrafonic Sound Studios, em
Nashville, mas também em outros estúdios como Barking Town Hall, em Londres (onde
foram gravadas as particpações da Orquestra Sinfônica de Londres), e também num
estúdio improvisado no celeiro do rancho Broken Arrow, de Neil Young, em Woodside,
na Califórnia.
Pouco mais de um ano depois desde que começou a ser gravado, Harvest
foi lançado em 1° de fevereiro de 1972. Nele, Young conseguiu o seu objetivo
que era gravar um disco com uma proposta mais acústica, diferente do seu
antecessor, After The Gold Rush, um disco mais elétrico. Contudo,
é possível perceber em Harvest a presença da rusticidade da
guitarra elétrica de Neil Young, ainda que numa participação bem diminuta. Harvest
tem todo o seu repertório fundamentado no country rock e no folk rock. As duas canções que trazem a participação imponente da Orquestra Sinfônica de Londres,
aparentam destorar do disco a princípio, mas conseguiram se integrar ao disco
ao lado das outras canções. Muito embora a presença da Orquestra Sinfônica de
Londres dê um toque de pompa nessas duas canções, o que impera mesmo no disco é
a simplicidade nos arranjos na maioria das faixas.
Tim Drummond, Jack Nitzsche, Neil Young, Kenny Buttrey e Ben Keith numa sessão de gravação de Harvest no rancho Broken Arrow, em setembro de 1971. |
Uma bateria pesada com um bumbo bem destacado, seguido depois pelo restante da banda, dá início a “Out On The Weekend”, canção que é um misto de folk rock e country music, e que dá início a Harvest. A hamônica (gaita) e o pedal steel parecem dividir o lamento de um amor que chegou ao fim retratado nos versos da canção. A faixa seguinte é “Harvest”, uma balada country melancólica e triste, e que dá nome ao álbum.
“A Man Needs A Maid” traz a primeira participação da Orquestra Sinfônica
de Londres em Harvest. A orquestração é de uma beleza incrível e
ao mesmo tempo tensa. Neil Young foi chamado de machista pelas feministas por
causa da letra da canção, em que ele fala da necessidade ter uma empregada
doméstica. O cantor no entanto rechaçou a acusação. Um dado que deve-se levar
em conta é que na época em que Neil Young escreveu a canção, pode ter sido a
mesma em que ele passou por problemas sérios nas costas quando teve que
enfrentar uma série de tratamentos para se curar. Ele chegou a gravar algumas
sessões do disco usando um colete ortopédico. Devido às dificuldades de fazer
as atividades caseiras, é possível que ele se refira à necessidade de ter uma
empregada doméstica dentro desse contexto.
“Heart Of Gold” é a principal faixa do disco e um dos maiores sucessos da
carreira de Neil Young, uma balada folk rock cuja beleza reside na sua
simplicidade nos arranjos. A letra de “Heart Of Gold” trata sobre alguém que
está à procura de um amor verdadeiro, tão difícil de encontrar quanto ouro -
daí a associação com “coração de ouro” – não importando o lugar e a distância
para encontrá-lo: “Eu estive em Hollywood, eu estive em Redwood / Atravessei
o oceano por um coração de ouro”. Linda Ronstadt e James Taylor participam
da canção fazendo os vocais de apoio. Além de fazer os vocais, Taylor também
tocou banjo.
Encerrando o lado A de Harvest, “Are You Ready For The
Country?”, uma canção alegre e leve que contrasta com o clima melancólico que toma
conta de quase todo o álbum. O piano presente em “Are You Ready For The
Country?” remete ao som dos pianos de ragtime, estilo musical que foi muito
popular nos Estados Unidos entre o fim do século 19 e começo do século 20.
O lado B de Harvest começa com outra canção de Neil Young
que ficou bastante famosa, “Old Man”. A canção foi escrita por Young em homenagem
ao zelador que trabalhava no rancho Broken Arrow, quando o cantor comprou a
propriedade em 1970. A letra trata sobre um jovem que durante um diálogo com um
homem idoso, diz a ele que os dois possuem muitas semlhanças apesar da
diferença de idade. O jovem expõe todas as suas dúvidas, angústias e medos de
alguém que está começando a vida para aquele ancião que passou pelas mesmas
situações quando teve a mesma idade. Linda Ronstadt e James Taylor participaram
desta canção fazendo os vocais de apoio assim como fizeram em “Heart Of
Gold”. Taylor volta a tocar banjo em
“Old Man”.
Em “There’s A World”, a Orquestra Sinfônica de Londres faz a sua segunda
participação no disco. A música começa com a orquestra num ritmo ascendente
através do naipe de cordas, seguido pelos instrumentos de sopro. Na letra, Neil
Young expressa toda sua a inquietação e insatisfação com a realidade do mundo.
Backing vocals de luxo: os cantores Linda Ronstadt e James Taylor participaram das gravações do álbum Harvest fazendo vocais de apoio. Taylor ainda chegou a tocar banjo em algumas faixas. |
“Alabama” traz um Neil Young mais elétrico, lembrando a sua parceria com a banda Crazy Horse dos primeiros discos. É uma das poucas faixas do disco com uma veia mais rock, onde a guitarra elétrica se mostra mais em evidência. Nesta música, Young repete algo que já havia feito em “Southern Man”, do disco After The Gold Rush: trata sobre o racismo e a política retrógrada no estado do Alabama. A resposta às acusações de Young veio em 1973, quando a banda Lynyrd Skyrnyrd, natural do sul dos Estados Unidos, gravou a canção “Sweet Home Alabama”, que traz versos provocativos ao astro canadense: “Bem, eu ouvi o Sr. Young cantar sobre ela / Bem, eu ouvi o velho Neil humilhar ela / Bem, eu espero que Neil Young se lembre / Um homem sulista não precisa dele perto”.
“The Needle And The Damage Done” foi gravada ao vivo no Royce Hall, UCLA (University
of California, Los Angeles), em janeiro de 1971, durante a turnê acústica de
Neil Young. Nesta canção, Young tece uma crítica à heroína e aos seus efeitos
nocivos. A droga seria mais tarde responsável pela morte de duas pessoas
diretamente ligadas a Young, Danny Whitten, guitarrista da Crazy Horse, morto aos
29 anos em novembro de 1972, e Bruce Berry, roadie do Crosby, Stills, Nash
& Young, e que morreu em junho de 1973, aos 22 anos.
Harvest encerra com “Words (Between The Lines Of
Age)”, que como “Alabama”, é uma das poucas faixas do álbum com uma presença
mais destacada da guitarra elétrica. E é justamente Neil Young que faz os solos
de guitarra bem peculiares. Merece destaque a performance dos Stray Gators. Nos
versos, Neil Young expressa suas dúvidas sobre o recém iniciado na época
relacionamento com a atriz Carrie Snodgress (1945-2004), com que teria um
filho, Zeke Young, em setembro de 1972.
Na época de seu lançamento, o álbum Harvest teve uma
recepção bastante “morna” por parte da imprensa. A edição americana da revista Rolling
Stone, por exmplo, tachou o disco de “recauchutagem” de After The
Gold Rush.
Por outro lado, o desempenho comercial de Harvest foi
surpreendente. Só nos Estados Unidos, Harvest vendeu mais de 4
milhões de cópias. Foi o álbum mais vendido no mercado fonográfico americano em
1972, superando concorrentes de peso lançados naquele mesmo ano como Exile
on Main St. (Rolling Stones), The Rise and Fall of Ziggy Stardustand The Spiders From Mars (David Bowie), Machine Head
(Deep Purple), Talking Book (Stevie Wonder), Honk Château
(Elton John) e Close To The Edge (Yes).
O single de “Heart Of Gold” fez um enorme sucesso nas paradas de singles.
Chegou ao 1° lugar da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos e da parada
de singles do Canadá. Alcançou o 4° lugar na Noruega e 6° lugar na Alemanha. O
single de “Heart Of Gold” vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos.
Harvest e o single de “Heart Of Gold” alcançaram um grande sucesso comercial e deram grande projeção a Neil Young. No entanto, o sucesso do álbum e do single parecia incomodar Young, a tal ponto, por exemplo, do cantor canadense ter mantido “Heart Of Gold” fora do seu repertório de shows por várias décadas. Contudo, a fama de “Heart Of Gold” ajudou a fomentar o que seria conhecido como soft rock na década de 1970, o rock mais suave, e que dominou as paradas de emissoras de rádios FM.
Todas as faixas são de autoria de Neil Young .
Lado A
1 - "Out on the Weekend"
2 - "Harvest"
3 - "A Man Needs a Maid"
4 - "Heart of Gold"
5 - "Are You Ready for the Country?"
Lado B
6 - "Old Man"
7 - "There's a World"
8 - "Alabama"
9 - "The Needle and the Damage
Done" (gravada ao vivo em janeiro de 1971)
10 - "Words (Between the Lines of
Age)"
Referências:
Neil Young : a autobiografia – Neil Young, 2012,
Editora Globo, São Paulo, Brasil
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