“Babilônia” (Som Livre,1978), Rita Lee & Tutti Frutti
Por Sidney Falcão
Embora tivesse alcançado o status de estrela de
primeira grandeza no rock brasileiro, Rita Lee (1947-2023) vivenciava uma
relação tensa com a sua banda de apoio, a Tutti Frutti. Desde a entrada do
guitarrista e tecladista Roberto de Carvalho na banda, em 1977, com quem Rita iniciara um romance no anos anterior, a relação
profissional entre a cantora e o guitarrista solo Luiz Carlini, cercou-se de muita tensão, gerando muitos desentendimentos.
Carlini sentia-se preterido por Rita Lee na condução musical da banda. Com a
chegada de Roberto de Carvalho, sutilmente a sonoridade da Tutti Frutti começou
adquirir uma acentuação pop, afastando-se da orientação roqueira que
caracterizou a banda.
Como se isso não bastasse, Rita Lee e Roberto de Carvalho
viviam um romance que culminaria numa relação conjugal mais série com o
nascimento do primeiro filho do casal, Beto Lee, em março de 1977.
Rita Lee vinha se recuperando de uma outra situação difícil
que foi a sua prisão, em 1976, por sua prisão por uma suposta posse de maconha,
embora a cantora alegasse que a droga não era dela, que não estava consumindo
drogas, pois na época estava grávida do primeiro filho, Beto Lee. Mesmo assim,
a cantora foi presa.
Porém, graças ao apoio de Elis Regina, que foi visitá-la na cadeia,
a situação de Rita ganhou visibilidade e sensibilizou uma parcela da opinião pública, o
que de uma certa forma, contribuiu para que Rita fosse condenada a prisão
domiciliar de um ano, tendo apenas permissão judicial para sair de casa para
cumprir agenda de shows.
Ainda assim, mesmo tendo a autorização judicial para fazer
shows, isso não livrou Rita da dificuldade financeira, que só foi aliviada com
o lançamento do compacto “Arrombou A Festa”, lançado em março de 1977. Nessa
mesma época, Rita deu à luz ao seu primeiro filho, fruto do seu relacionamento
com Roberto de Carvalho. A canção fez um enorme sucesso e fez o compacto, único
lançamento da cantora e banda naquele ano, alcançar a marca das 250 mil cópias
vendidas.
Depois do cumprimento penal, Rita e a Tutti Frutti, mesmo com
um clima tenso na banda, iniciaram uma turnê conjunta com Gilberto Gil e a
banda Refavela, que passou por oito capitais brasileiras entre outubro e
novembro de 1977, e rendeu um gravado ao vivo juntos, Refestança,
lançado no final daquele ano.
![]() |
Apoio inesperado: Elis Regina visitou Rita Lee na prisão, e a partir de então, nasceu uma grande amizade entre as duas cantoras. |
Quase dois anos sem lançar um álbum de inéditas, Rita Lee & Tutti Frutti lançaram em abril de 1978, Babilônia, sexto álbum da carreira solo de Rita e quarto álbum de estúdio da banda. A chegada de Roberto sutilmente causou uma alteração na orientação musical da Tutti Frutti, quando banda flertou com uma sonoridade mais pop. Carlini mostrava-se insatisfeito com a posição secundária a que foi colocado desde a chegada de Roberto, gerando assim o clima de tensão entre ele e Rita Lee. Mesmo assim, foi nesse estado de guerra que o álbum Babilônia veio ao mundo.
Composto por nove faixas, Babilônia foi o
primeiro e único álbum de Rita Lee & Tutti Frutti gravado com a
participação de Roberto de Carvalho, e que já revela a sua influência na
orientação musical da banda. Produzido por Guto Graça Mello e Roberto de
Carvalho, Babilônia é o álbum mais “pop” dos álbuns lançados por
Rita Lee com a Tutti Frutti, onde há uma incursão da banda na disco music
que vivia o seu auge naquele momento.
“Miss Brasil 2000” é quem abre o álbum, um rock ao estilo
Rita Lee & Tutti Frutti e que descreve como seria a Miss Brasil do ano
2000. A faixa começa com a voz do apresentador de TV, Hilton Gomes (1924-1999),
anunciando a vencedora do concurso de beleza para eleger a mulher mais bonita
do Brasil no ano 2000. Por vários anos, Hilton foi o apresentador oficial do
concurso Miss Brasil.
A faixa seguinte é “Disco Voador”, um rock balada onde o eu
lírico descreve o seu suposto contato com um disco voador. Foi a primeira
parceria de Rita Lee e Roberto de Carvalho gravada pela cantora paulista.
“Agora é Moda” tem uma levada funk e traça uma crítica bem debochada ao
comportamento da sociedade contemporânea da época, listando uma lista de
“modismos” ao qual ela havia se submetido. A faixa foi incluída na trilha
sonora da novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, e exibida pela TV
Globo em 1978.
O lado 1 do álbum termina com “Jardins da Babilônia”, um rock
poderoso que relembra o Rita Lee & Tutti Frutti dos bons tempos. “Jardins
da Babilônia” é uma crítica velada, inteligente e bem humorada de Rita Lee
& Tutti à ditadura militar que governava o Brasil desde 1964. Os versos são
cheios de metáforas que são críticas indiretas ao regime autoritário com a
censura (“Pra pedir silêncio, eu berro / pra fazer barulho eu mesma faço...”
) , à tortura imposta pelos militares (“O palhaço ri dali, o povo chora
daqui / E o show não para” ). Mas como diz os versos da letra, “apesar dos
pesares”, Rita parecia enfrentar o “circo de horrores” ao qual o Brasil havia
se transformado nas mãos da ditadura botando “as asas pra fora” e “segurar a
barra pesada” com muito humor e irreverência.
![]() |
Pôster central no encarte do álbum Babilônia. |
“Que Loucura” é sobre alguém que não lembra absolutamente de
nada após uma noitada de muita farra, e que só não fez uma besteira maior
porque tem um “anjo da guarda” muito poderoso e atento, talvez algum amigo
muito próximo. “Eu e Meu Gato” é a primeira canção composta e gravada por Rita
Lee que trata sobre a sua relação conjugal com Roberto de Carvalho, a primeira
de muitas. Tema de abertura da novela O Pulo do Gato, de Braúlio Pedroso
(1931-1990), exibida pela TV Globo, em 1978, “Eu e Meu Gato” foi a primeira
música de Rita Lee a ser tema de abertura de uma novela da TV.
Babilônia termina com “Modinha”, uma balada bem acústica que remete a
“Vida de Cachorro”, dos Mutantes. “Modinha” traz versos simples e singelos que mostram
como a vida neste mundo poderia ser bem mais descomplicada e leve.
Após a conclusão das gravações do álbum Babilônia,
Rita Lee e seus colegas de banda foram surpreendidos com a notícia de que Luíz
Carlini estava deixando a Tutti-Frutti e que ele havia registrado para si o
nome da banda. Rita e o grupo estavam prestes a começar uma nova turnê com uma
produção de palco muito bem elaborada para a divulgação do novo álbum.
Impedida de usar o nome Tutti Frutti na turnê, Rita teve que
reformular a banda e renomeá-la para Cães & Gatos. A turnê começou em abril
de 1978, mês de lançamento do disco e terminou em julho do mesmo ano.
Babilônia conseguiu recuperar a imagem de Rita Lee,
desgastada com a polêmica causa pela sua prisão em 1977 por um suposto porte de
maconha. O álbum emplacou nas paradas de sucesso as faixas “Miss Brasil 2000”,
“Jardins da Babilônia” e “Agora É Moda”, levando o álbum a vender 150 mil
cópias, superando trabalho anterior, Entradas e Bandeiras (1976)
e suas 90 mil cópias, mas muito distante das 700 mil cópias do antológico FrutoProibido (1975).
Após o fim da turnê de Babilônia, Rita fechou
um ciclo na sua carreira artística e começou a pensar na sua carreira solo. Seu
marido Roberto de Carvalho se tornaria uma figura fundamental nesse novo
momento na carreira da estrela do rock brasileiro, seja como companheiro de
vida conjugal seja como músico, orientando e sugerindo a cantora o
direcionamento musical a ser seguido dali em diante, levando Rita a se tornar
uma grande estrela pop da música brasileira em pouco tempo.
E essa jornada rumo ao estrelato pop de Rita Lee começa com o
álbum Rita Lee, de 1979, que vendeu mais de 400 mil cópias graças
ao sucesso das faixas “Mania de Você”, “Doce Vampiro”, “Chega Mais” e “Papai Me
Empresta O Carro”.
Enquanto isso, Luíz Carlini, de posse da marca Tutti Frutti,
recrutou novos músicos e reativou a banda. Com uma nova formação, a Tutti Frutti
chegou a lançar um álbum, em 1980, Você Sabe Qual O Melhor Remédio,
um fracasso comercial retumbante.
Faixas
Lado 1
1."Miss Brasil 2000" (Rita Lee, Lee Marcucci)
2."Disco Voador" (Rita Lee, Roberto de Carvalho)
3."Agora é Moda" (Rita Lee, Lee Marcucci)
4."Jardins da Babilônia" (Rita Lee, Lee Marcucci)
Lado 2
5."O Futuro Me Absolve" (Rita Lee)
6."Sem Cerimônia" (Rita Lee, Luiz Sérgio Carlini)
7."Que Loucura" (Luiz Sérgio Carlini)
8."Eu e Meu Gato" (Rita Lee)
9."Modinha" (Rita Lee)
Rita Lee & Tutti Frutti: Rita Lee (vocais, violão, flauta doce), Luiz Sérgio Carlini (guitarras e violões), Lee Marcucci (baixo), Roberto de Carvalho (piano, teclados e guitarras), Sérgio Della Monica (bateria), Willy de Oliveira (vocais de apoio), Naila Skorpio (percussão).
"Miss Brasil 2000"
"Disco Voador"
"Agora é Moda"
"Jardins da Babilônia"
"O Futuro Me Absolve"
"Sem Cerimônia"
"Que Loucura"
"Eu e Meu Gato"
"Modinha"
Comentários
Postar um comentário