"With The Beatles" (Parlophone, 1963), The Beatles


Por Sidney Falcão

O álbum de estreia dos Beatles, Please Please Me, lançado no início de 1963, foi o estopim que lançou John Lennon (1940-1980), Paul McCartney, George Harrison (1943-2001) e Ringo Starr nos holofotes do estrelato. A Beatlemania começou a se espalhar como fogo pela Europa à medida que as canções dos Beatles conquistavam as paradas de rádio e discos fora do Reino Unido. Em outubro de 1963, após uma turnê agitada pela Inglaterra, os Beatles embarcaram em sua primeira turnê internacional, fazendo shows na Suécia. Além das turnês exaustivas, a fama trouxe multidões enlouquecidas e uma agenda lotada de compromissos profissionais que manteve o quarteto britânico em um turbilhão constante.

No meio de toda essa agitação, a banda estava em uma corrida contra o tempo, equilibrando a busca por novas composições com uma agenda incansável. Foi nesse cenário frenético que With The Beatles nasceu, como uma continuação do estrondoso sucesso do álbum anterior. Este segundo álbum foi um reflexo de uma banda determinada a seguir sua jornada musical, mesmo no meio do caos.

Diferentemente do álbum de estreia, gravado em apenas um dia, With The Beatles foi registrado ao longo de um período mais extenso, entre julho e outubro de 1963, sempre nos intervalos das turnês e outros compromissos profissionais. As gravações ocorreram nos icônicos estúdios Abbey Road, em Londres, Reino Unido, sob a competente produção de George Martin (1926-2016), o mesmo que havia trabalhado no álbum anterior.

Lançado em 22 de novembro de 1963, With The Beatles apresenta uma capa icônica com uma fotografia de Robert Freeman (1936-2019), mostrando os Beatles vestidos de preto sobre um fundo preto. Uma luz atravessa a imagem da esquerda para a direita, iluminando as cabeças dos quatro músicos britânicos e criando um contraste dramático. Essa capa influenciou inúmeros artistas ao longo do tempo, de Roberto Carlos a Kiss, passando por Queen, The Cramps, King Crimson e Van Halen.

Capa inspiradora: alguns exemplos de capas de álbuns inspirados
na capa de With The Beatles.

A música de With The Beatles segue a fórmula musical de Please Please Me, embora não tenha a mesma pegada crua. Este segundo álbum dos Beatles é notável por ser o primeiro da discografia da banda a incluir uma canção composta por George Harrison. With The Beatles contém catorze faixas, com sete canções originais e sete reinterpretações de músicas de outros artistas.

Enquanto Elvis Presley (1935-1977), Chuck Berry (1926-2017), Jerry Lee Lewis (1935-2022) e Little Richard (1932-2020) foram influências cruciais para os Beatles em sua formação musical, o quarteto britânico tinha um profundo respeito e admiração pelos artistas negros americanos de R&B e soul. No álbum de estreia, os Beatles prestaram homenagem aos sucessos de artistas negros do R&B americano, como Arthur Alexander (1940-1993), The Cookies e The Shirelles, ambos grupos vocais femininos. É intrigante notar o interesse da banda pelos grupos vocais femininos da música negra americana.

Em With The Beatles, o quarteto britânico mergulhou ainda mais no R&B americano, regravando canções dos The Miracles (um grupo vocal masculino liderado por Smokey Robinson) e das Marvelettes. Além do rock'n'roll, o R&B e a soul music, especialmente o som da lendária gravadora Motown, tiveram um impacto significativo na musicalidade dos Beatles.

O álbum With The Beatles começa com John Lennon entoando "It's Won't Be Long", um rock'n'roll frenético com um refrão irresistível, marcado por "chamadas e respostas" vocais e o uso das icônicas palavras "yeah, yeah, yeah", que em breve se tornariam uma marca registrada dessa fase inicial da carreira dos Beatles. A letra narra a história de um indivíduo abandonado pela pessoa amada, mas que ainda mantém a esperança de seu retorno.

A faixa "All I've Got To Do" é uma balada de rock que explora a reciprocidade em um relacionamento amoroso. A canção apresenta um ritmo lento e envolvente, com o pulsar do baixo de Paul McCartney criando uma base profunda, acompanhada pela suavidade dos arranjos de guitarra e bateria. John Lennon lidera os vocais, enquanto Paul McCartney e George Harrison fornecem harmonias vocais que transmitem uma intensa emoção.

A letra de "All My Loving", creditada a John Lennon e Paul McCartney, foi escrita por Paul antes da música, algo inédito na carreira do baixista. Cantada por Paul, a canção expressa a saudade que o eu lírico sente pela mulher amada, enquanto está longe devido a um compromisso importante.

"Don't Bother Me" marca a primeira composição de George Harrison a aparecer em um álbum dos Beatles. A canção apresenta versos melancólicos, retratando um homem magoado e ressentido que optou por se isolar após o término de seu relacionamento. Por outro lado, o rock'n'roll enérgico de "Little Child" possui um ritmo rápido e empolgante, inicialmente destinado a Ringo Starr, mas que acabou sendo interpretado pelos próprios compositores.

"Till There Was You" foi originalmente composta por Meredith Willson (1902-1984) para sua peça musical The Music Man em 1957, posteriormente adaptada para o cinema. A versão dos Beatles apresenta uma interpretação de bolero estilizado com vocais de Paul McCartney, acompanhado pelas suaves guitarras de George e John, bem como pelo bongô de Ringo. A letra destaca como um novo amor pode transformar a vida de alguém para melhor. A canção também ganhou uma versão em português intitulada "Quando Te Vi", escrita por Ronaldo Bastos e interpretada por Beto Guedes em 1984.

O lado 1 do álbum se encerra com "Please Mister Postman", originalmente gravada pelas Marvelettes em 1961. A versão dos Beatles mantém a energia e a urgência da original, adicionando uma pitada de rock, com uma bateria pulsante que acompanha o ritmo empolgante da faixa. As harmonias vocais traduzem a emoção do eu lírico que espera ansiosamente a correspondência de seu amor.

Assim como no álbum de estreia, os Beatles gravaram para o seu segundo álbum, versões
de sucesso de artistas gravadora Motown, comoThe Miracles e The Marvelettes. 

Abrindo o lado 2, encontramos outro cover feito pelos Beatles neste álbum: o clássico do rock'n'roll "Roll Over Beethoven", de Chuck Berry. O quarteto presta homenagem a Berry tocando com energia e motivação. A insegurança emocional é tema central de "Hold Me Tight", uma composição de John e Paul que retrata o medo de perder a pessoa amada, expresso por meio de um abraço apertado.

O ritmo do álbum desacelera com a balada romântica "You Really Got A Hold On Me", originalmente gravada pelos Miracles em 1962. John canta com uma interpretação emocionante a história de um homem que tenta se livrar do amor que sente por uma mulher que o faz sofrer, mas que, apesar de seus esforços, não consegue se desvincular dela. A canção transmite vulnerabilidade e paixão, destacada pelas guitarras de George e pelas harmonias vocais dos Beatles.

"I Wanna Be Your Man" foi composta por John e Paul para os Rolling Stones, que a lançaram como single no início de novembro de 1963. A versão dos Beatles para "With The Beatles" é liderada por Ringo Starr nos vocais, com versos simplistas que expressam um desejo apaixonado e um compromisso inabalável. O ritmo é rápido, frenético e urgente, com a bateria enérgica de Ringo, riffs vigorosos de guitarra e vocais exaltados, transmitindo a energia crua da faixa.

"Devil In Her Heart", originalmente gravada pelo grupo vocal feminino The Donays em 1962, recebe uma versão dos Beatles que permanece fiel à original. George Harrison é o vocalista nesta canção que fala de um homem envolvido com uma mulher ardilosa, incapaz de resistir ao seu charme sedutor.

A desilusão amorosa parece ser um tema recorrente em With The Beatles, e "Not A Second Time", composta por John e Paul, é mais uma canção que aborda esse assunto. A letra narra a história de um homem abandonado por sua amada, que busca uma segunda chance, mas suas tentativas de reconciliação são em vão.

O álbum se encerra com "Money", uma reinterpretação de um sucesso gravado por Barrett Strong (1941-2023) em 1959, um dos primeiros sucessos da gravadora Motown. Os Beatles conseguem resgatar o espírito animado da versão original com um toque de rock'n'roll. A canção retrata um indivíduo ambicioso e materialista disposto a tudo pelo dinheiro.

With The Beatles teve um desempenho comercial notável no Reino Unido, com 500 mil cópias encomendadas antecipadamente e mais 500 mil cópias vendidas nos dois anos seguintes ao lançamento, totalizando 1 milhão de cópias vendidas. Foi o segundo álbum a atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas na história da indústria fonográfica do Reino Unido, sendo precedido apenas pela trilha sonora do filme South Pacific em 1958.

Nos Estados Unidos, onde a Capitol Records, subsidiária da EMI, relutou em lançar os discos dos Beatles, o primeiro álbum oficial foi Meet The Beatles, lançado em janeiro de 1964, apresentando a mesma fotografia da capa de With The Beatles. No entanto, era uma coleção de nove faixas extraídas de With The Beatles, adicionadas de "I Want To Hold Your Hand" (lançada como single), "I Saw Her Standing There" (do álbum Please Please Me) e "This Boy" (lado B do single de "I Want To Hold Your Hand").

Falando em "I Want To Hold Your Hand", o single foi lançado no Reino Unido no final de novembro de 1963 e rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, com a marca de pouco mais de 1,8 milhão de cópias vendidas. Na Europa, a canção liderou as paradas de sucesso em países como Holanda, Suécia, Dinamarca, Alemanha Ocidental e Noruega. A Beatlemania havia conquistado o continente europeu.

Um mês depois, após o Natal de 1963, o single de "I Want To Hold Your Hand" foi lançado nos Estados Unidos pela Capitol Records, desencadeando a Beatlemania no país. No início de fevereiro de 1964, o single alcançou o topo da Billboard Hot 100, permanecendo no primeiro lugar por sete semanas, com mais de 3 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

O sucesso do single de "I Want To Hold Your Hand" nos Estados Unidos preparou o terreno para a chegada triunfal dos Beatles ao país em 7 de fevereiro de 1964. Depois do desembarque dos Beatles no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, o rock e o mundo não seriam mais os mesmos. 

Faixas

Todas as faixas são de autoria de John Lennon e Paul McCartney, exceto as faixas indicadas

Lado A

  1. "It Won't Be Long" 
  2. "All I've Got To Do" 
  3. "All My Loving" 
  4. "Don't Bother Me" (George Harrison)
  5. "Little Child" 
  6. "Till There Was You" (Meredith Willson)
  7. "Please Mister Postman" (Georgia Dobbins / William Garrett / Freddie Gorman / Brian Holland / Robert Bateman)

Lado B

  1. "Roll Over Beethoven" (Chuck Berry)
  2. "Hold Me Tight" 
  3. "You Really Got a Hold on Me" (Smokey Robinson)
  4. "I Wanna Be Your Man" 
  5. "Devil in Her Heart" (Richard Drapkin)
  6. "Not a Second Time" 
  7. "Money"  (Janie Bradford/Berry Gordy)


The Beatles: 

John Lennon (vocal principal, vocais de apoio; guitarras rítmicas e violão; palmas ; gaita em "Little Child"; violão de cordas de náilon em "Till There Was You"; pandeiro em "Don't Bother Me")

Paul McCartney (vocal principal, vocais de apoio; baixo e palmas; piano em "Little Child", claves em "Don't Bother Me")

George Harrison (vocal principal, , vocais de apoio; guitarra solo e violão; palmas; violão de cordas de náilon em "Till There Was You")

Ringo Starr (bateria, pandeiro, maracas , palmas; vocais principais em "I Wanna Be Your Man", bongô árabe em "Till There Was You" e "Don't Bother Me")


Referências:

The Beatles – edição especial da revista General – 1994, Editora Acme

thebeatles.com


"It Won't Be Long"

 
"All I've Got To Do" 

"All My Loving" 

"Don't Bother Me"

"Little Child" 

"Till There Was You"

"Please Mister Postman"

"Roll Over Beethoven"

"Hold Me Tight" 

"You Really Got a Hold on Me"

"I Wanna Be Your Man" 

"Devil in Her Heart"

"Not a Second Time" 

"Money"

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