"Otis Blue/Otis Redding Sings Soul" (Volt Records, 1965), Otis Redding

Por Sidney Falcão

Ele era alto, tinha porte atlético e era dono de uma voz rasgada e poderosa. No palco, suas apresentações eram cativantes, carregadas de forte carga emocional. Esse era Otis Redding, um daqueles exemplos clássicos na música pop de artista que teve uma existência breve, mas que conseguiu criar uma obra marcante e influente. Redding foi um dos pioneiros da soul music e responsável pela popularização do estilo nos anos 1960. 

Otis Redding nasceu em Dawson, estado da Georgia, nos Estados Unidos. Começou a carreira artística na adolescência, participando de concurso detalentos, nos quais ganhou vários prêmios. Aos 15 anos, ingressou na banda de apoio do cantor Little Richards. Em 1958, passou a integrar a banda Pinetoppers, do guitarrista Johnny Jenkins (1939-2006).

Em agosto de 1962, Johnny Jenkis e sua banda fizeram uma sessão de gravação no estúdio da gravadora Stax Records, em Memphis. Como a sessão terminou cedo, um dos proprietários da gravadora permitiu que Redding gravasse duas canções para aproveitar o tempo de estúdio que sobrou. Acompanhado da banda de estúdio Booker T. & The MG's, Redding gravvou as canções "These Arms Of Mine" e "Hey Hey Baby". O resultado impressionou a diretoria da Stax que ofereceu um contrato a Otis Redding. 

Em outubro de 1962, era lançado pela Volt Records (subsidiária da gravadora Stax Records), o primeiro single de Otis a fazer sucesso comercial, "These Arms Of Mine", que vende mais de 800 mil cópias. Por pouco mais de uma ano, Redding lança outros tantos singles até que em março de 1964, o cantor lança o seu primeiro álbum de estúdio, Pain In My Heart. Redding parte para uma turnê cobrindo os Estados Unidos por quase um ano, seguido pelo lançamento de uma série de singles. Em março de 1965, vem o segundo álbum de estúdio de Redding, The Great Otis Redding Sings Soul Ballads. A essas alturas, a popularidade de Otis Redding está em franca ascensão.

Otis Redding foi um dos primeiros astros de primeira grandeza da soul music.

O bom desempenho comercial dos dois primeiros álbuns de Redding motivaram os preparativos a gravação do terceiro, ainda que quatro meses após o lançamento do segundo. Em julho, com apoio da banda de estúdio  Booker T. & the MG's, do tecladista Isaac Hayes e seção de metais dos grupos  Mar-Keys e Memphis Horns, Otis Redding gravou o seu terceiro álbum. Tudo foi registrado num espaço de 24 horas, entre os dias 9 e 10 de julho de 1965, nos estúdios da Stax Records, em Memphis. 

Intitulado Otis Blue/Otis Redding Sings Soul, o terceiro álbum de Redding foi lançado em 15 de setembro de 1965 pela Volt Records. O álbum é composto por onze faixas, boa parte delas covers de sucessos do R&B e soul music. Três dessas onze faixas são de autoria do Otis Redding. Outras três fora escritas por Sam Cooke (1931-1964), grande estrela da soul music assassinada meses antes deste álbum ser lançado. Em Otis Blue/Otis Redding Sings Soul, Redding trafega em temas como o amor, esperança, luta e desafios.

"Ole Man Trouble" é a faixa de abertura de Otis Blue/Otis Redding Sings Soul, uma balada escrita por Otis Redding sobre um homem que se mostra impotente em desvencilhar-se dos seus problemas pessoais. Os versos parecem uma súplica de alguém que clama por um pouco de paz d espírito.

A agitada "Respect", composta por Otis Redding é sobre um indivíduo que exige da esposa respeito por ele ser o provedor da casa ondemoram. Os versos machistas desta canção tiveram um curiosa resposta em 1967, quando Aretha Franklin (1940-2018) regravou "Respect", porém com os versos alterados nos quais a esposa se mostra forte, altiva, exigindo do marido respeito. Diferente da versão original de Redding, a versão de Aretha se tornou um grande sucesso e virou um hino libertário feminista. 

Redding não foi apenas um cantor de canções românticas. Muito antes de Marvin Gaye (1941-1984) ou Stevie Wonder, Redding já cantava nos anos 1960 sobre problemas sociais como a segregação racial nos Estados Unidos, um tema muito caro para Redding. Composta por Sam Cooke, "A Change Is Gonna Come" foi inspirada numa discriminação racial vivenciada pelo próprio Cooke e sua banda em 1964, quando eles foram impedidos de se hospedarem num hotel para brancos, na Louisiana. Os versos da canção retratam todo o sofrimento do eu lírico da canção, onde ele chega a perguntara a Deus até quando aquele tipo de sofrimento iria durar. Ele cobra, mas ao mesmo tempo nutre uma esperança por mudança. Redding canta magistralmente com toda uma carga emotiva realçando a força dos versos de Sam Cooke.

Estudante Elizabeth Eckford hostilizada por brancos racistas no Little Rock Central
High School, no Arkansas, Estados Unidos, em 1957. "A Change Is Gonna Come" é
uma crítica ao racismo enraizado na sociedade americana. 

Seguem as duas últimas canções do primeiro lado álbum, "Down In The Valley", cuja versão original foi gravada por Solomon Burke (1940-2010) em 1962, e "I've Been Loving You Too Lang", uma balada lenta e melancólica sobre um homem apaixonado e seu amor por uma mulher, que por sua vez demonstra todo um desinteresse por ele. 

Abrindo o lado 2 de Otis Blue/Otis Redding Sings Soul está mais uma canção de Sam Cooke na voz de Otis Redding, "Shake". Gravada pela primeira vez por Sam Cooke em 1964, a versão de Redding manteve o ritmo dançante e divertido da versão original. Na letra, o eu lírico é envolvido pelo dança sedutora da sua namorada. 

A faixa seguinte é outro cover, desta vez um clássico de primeira grandeza da soul music, "My Girl", canção gravada pelos Temptations em 1964 e que foi um grande sucesso desse grupo vocal. "My Girl" teve ao longo do tempo várias regravações, e ade Redding foi feita um ano depois da versão original ter estourado nas paradas de todo o mundo. A letra de "My Girl" foi escrita por Smokey Robinson, e foi inspirada na sua própria relação com a sua então esposa. Os versos tratam sobre um homem completamente apaixonado por sua mulher, e que para ele, dinheiro e fama não fazem sentido sem a companhia dela. 

Otis Redding reaparece mais uma vez com uma canção de Sam Cooke, "Wonderful World". Gravada pela primeira vez por Cooke em 1960, "Wonderful World" é uma balada pop de letra simples onde o eu lírico confessa seu desconhecimento em Matemática, História e Ciências, mas expressa todo um amor profundo pela mulher que ama.

Na releitura de "Rock Me Baby", Otis Redding mostra que o seu talento não se resume à soul music, mas que também sabe everedar pelo blues quando é preciso. "Rock Me Baby" teve o seu primeiro registro feito por B.B.King (1925-2015), em 1964.

Do blues, Redding parte para o rock em "Satisfaction", clássico dos Roling Stones. A versão original dos Stones foi lançada em junho de 1965 enquanto que a Redding foi lançada três meses depois através do álbum Otis Blue/Otis Redding Sings Soul. Redding fez um versão totalmente pessoa do sucesso dos Roling Stones, exigindo bastante da sua voz rasgada. Se na versão original, o famoso riff de guitarra executado Keith Richards possui efeito fuzz para simular um naipe de metais (foi o que Richards imaginava na sua cabeça), a versão de Redding traz um naipe de metais de verdade. Além da maneira raivosa como Redding canta esta música, chama a atenção o sotaque do cantor em algumas palavras.

O álbum chega ao fim "You Don't Miss Your Water", uma balada lenta, triste, vocal suplicante e melancólico de Redding. Composta e gravada por William Bell, em 1961, a letra da canção sobre as dores da perda de um grande amor. 

Otis Redding no Monterey Pop Festival, em 1967, numa apresentação antológica. 

Otis Blue/Otis Redding Sings Soul deu visibilidade a Otis Reddig no cenário da música pop tanto nos Estados Unidos como no exterior. Com ele, o cantor iniciou uma incrível ascensão meteórica, conquistando uma legião de admiradores, desde fãs anônimos até astros do rock como os Beatles e Rolling Stones. A espetacular apresentação de Otis no Monterey Pop Festival, em meados de 1967, foi a consagração daquele jovem cantor. 

Infelizmente, a vida e a carreira artística de um cantor brilhante e promissor foram abreviados prematuramente por um acidente aéreo do qual ele foi vítima fatal, em dezembro daquele mesmo ano de 1967. O avião em que ele voava, seguia em direção à cidade de Madison, estado de Wisconsin, durante uma tempestade. Quando já estava próximo ao destino, o avião caiu no Lago Monona, matando não só Otis Redding, mas também o piloto do avião e quatro membros da banda Bar-Kays, que acompanhava o cantor. Apenas o trompetista da banda, Ben Cauley, conseguiu sobreviver. 

Em fevereiro de 1968, foi lançado o álbum póstumo The Dock Of The Bay, disco Otis havia finalizado em dezembro de 1967, pouco antes morrer. O álbum se tornou obra-prima de Otis Redding, e trouxe a faixa "(Sittin' On) The Dock of the Bay", que alcançou o 1º lugar da Billboard Hot 100, no Estados Unidos, e 3º lugar da parada de singles do Reino Unido. 

Lado 1

  1. "Ole Man Trouble" (Otis Redding)
  2. "Respect" (Otis Redding)
  3. "Change Gonna Come" (Sam Cooke)
  4. "Down in the Valley"(Bert Berns - Solomon Burke - Babe Chivian - Joe Martin)
  5. "I've Been Loving You Too Long" (Redding - Jerry Butler)

Lado 2

  1. "Shake" (Sam Cooke)
  2. "My Girl" (Smokey Robinson - Ronald White)
  3. "Wonderful World" (Cooke - Lou Adler - Herb Alpert)
  4. "Rock Me Baby" (B.B. King)
  5. "Satisfaction" (Mick Jagger - Keith Richards)
  6. "You Don't Miss Your Water" (William Bell)

Ouça na íntegra o álbum Otis Blue/
Otis Redding Sings Soul



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