“Congratulations I'm Sorry” (A&M Records,1996), Gin Blossoms
Por Sidney Falcão
A história da Gin Blossoms começa em 1987, na pequena cidade de Tempe, Arizona, quando dois amigos, o baixista Bill Leon e o guitarrista Doug Hopkins, decidem montar uma banda de rock. Completaram a banda Jesse Valenzuela (vocais), Richard Taylor (guitarra) e Chris McCann (bateria). Com essa formação, a banda fez as suas primeiras apresentações e praticando um tipo de rock vibrante e ao mesmo tempo melódico, bastante influenciado pelos Byrds e REM.
Não demorou muito e a banda passou por algumas alterações. McCann deixou o grupo e foi substituído por Dan Henzerling, que logo cedeu lugar para Phil Rhodes. Richard Taylor saiu e em seu lugar entrou o cantor Robin Wilson. Essa mudança fez com que Jesse Valenzuela, o até então vocalista principal, assumisse o posto de segundo guitarrista deixando o seu antigo posto para Robin Wilson. Com essa nova formação, a Gin Blossoms lança no final de 1989 o seu primeiro álbum, Dusted, através de um selo independente do Arizona, o San Jacinto Records.
Em 1991 a banda assina contrato com a gravadora A&M Records, e naquele mesmo ano lança o EP UP And Crumbling. No ano seguinte, é lançado o seu segundo álbum de estúdio da Gin Blossoms, New Miserable Experience, que traz a regravação de “Hey Jealousy”, originalmente gravada no primeiro disco, Dusted. E foi essa nova versão de “Hey Jealousy” que estourou nas paradas de rádio juntamente com uma outra faixa, “Found Out About You”, que levou New Miserable Experience a vender mais de 4 milhões de cópias e elevaram a Gin Blossoms ao estrelato do rock.
Porém, apesar da fama conquistada, nos bastidores, as coisas não iam bem dentro da banda. Os problemas do guitarrista Doug Hopkins com o álcool se agravavam e comprometiam os trabalhos dentro da banda, a tal ponto da gravadora A&M dar um ultimato: ou a banda se livrava de Hopkins ou a companhia cancelaria o contrato com Gin Blossoms. Pressionada, a banda se viu obrigada naquela situação em demitir o seu membro co-fundador. Hopkins foi substituído por Scott Johnson. Com essa demissão, houve quem dissesse que sem a presença de Hopkins e suas letras tão sensíveis e pessoais, a Gin Blossoms acabaria. Mas não foi o que aconteceu e a banda seguiu em frente. Por outro, lamentavelmente, em dezembro de 1993, Douglas Hopkins cometeu suicídio, aos 32 anos de idade. Além da dependência alcóolica, Hopkins passava por problemas mentais.
Em 1995, a Gin Blossoms lança o single da canção “Till I Hear A From You”, primeiro lançamento da banda após a morte de um de seus fundadores. A música foi incluída no filme Empire Records.
Com o sucesso comercial de New Miserable Experience, a banda tinha o desafio de lançar um disco tão bom ou melhor que esse. Em 13 de fevereiro de 1996, era lançado Congratulations I’m Sorry, terceiro álbum da Gin Blossoms. O curioso título do álbum era uma resposta da banda às parabenizações que o público deu ao sucesso de New Miserable Experience: “Congratulations, I’m Sorry” (“Parabéns, me desculpe”).
Congratulations I’m Sorry prossegue com a receita musical consolidada no álbum anterior, uma musicalidade bem aglutinada de rock alternativo, pop rock, power pop e até aluns elementos de country music que resulta num som agradavelmente melódico e envolvente. Produzido pela própria banda e o produtor John Hampton, Congratulations I’m Sorry foi gravado nos estúdios Ardent, em Memphis, no Tennessee, os mesmos estúdios onde gente do quilate de Al Green e a banda Big Star gravaram seus discos.
Gin Blossoms, da esquerda para a direita: Scott Johnson, Bill Leen,
Philip Rhodes, Robin Wilson e Jesse Valenzuela.
“Day Job” é a faixa que abre o álbum, um rock contagiante que traz as guitarras em primeiro plano. Mas quem também merece destaque é o órgão Hammond tocado pelo tecladista Art Neville. “Highwire” é um pop rock de vocais muito bem harmonizados e um clima para cima motivado pela linha rítmica da música.
A faixa seguinte é de longe a mais famosa do álbum e um dos maiores sucessos da carreira da Gin Blossoms. Trata-se de “Follow You Dow”, canção que entrou para o álbum em última hora. Foi composta quando o disco já estava praticamente todo pronto. Na letra da canção, o eu lírico é alguém apaixonado que promete seguir a mulher que ama aonde quer que ela vá. “Follow You Dow” possui um ritmo vigoroso, contagiante e tem como elemento especial os solos de gaita que deram toda uma personalidade à canção.
O clima desacelera com “Not Only Numb”, um rock balada sobre um relacionamento em crise de um casal. Mais lenta que a faixa anterior, "As Long As It Matters" foi outra faixa do disco que virou hit. A canção tem um viés romântico nos versos, onde para o eu lírico, o tempo não tem importância quando se está ao lado da pessoa amada.
“Perfectly Still” é um pop rock agradável, de guitarras melódicas que dialogam muito bem com uma linha de baixo discreta, mas ao mesmo tempo encorpada. A letrada da canção faz referência a alguém que quer refazer a sua vida após o fim de um grande amor.
Um som de órgão Hammond em clima circense abre “7th Inning Stretch”, mas que logo cede espaço para uma levada pop rock em que Rock Wilson canta versos sobre uma garota que adora beisebol e é apaixonada pelo time da sua cidade natal. Já em “My Car”, o personagem central da canção lembra do seu passado ao circular à noite com o seu carro pelas ruas da cidade onde mora. Na sequência, seguem o pop rock acessível e radiofônico “Virginia” e a veloz Whitewash”.
Em “I Can't Figure You Out”, Robin Wilson canta versos em que ele não confia em um cara com risada nervosa e que se preocupa com coisas menores, enquanto o mundo está entrando em colapso. A faixa seguinte, “Memphis Time”, difere das outras faixas do disco por ter uma discreta inclinação para o country rock. Fechando o disco, “Competition Smile”, música onde o eu lírico vive uma tristeza e uma angústia, mas mascara esses sentimentos com um falso sorriso no rosto.
Em alguns países, as edições de Congratulations I’m Sorry traziam uma faixa bônus, “Till I Hear A From You”, música que havia sido lançada como single um ano antes do álbum e incluída na trilha sonora de um filme.
Congratulations I’m Sorry não chegou a ter o mesmo sucesso comercial de New Miserable Experience. No entanto, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos, conquistou assim um disco de platina. “Follow You Down” alcançou o 9° lugar na parada da Billboard 200, nos Estados Unidos, e foi bastante executada nas paradas de rádio pop rock em todo o mundo.
Apesar do bom desempenho comercial de Congratulations I’m Sorry, a Gin Blossoms se dissolveu em 1997. No final de 2001, a banda se reuniu para uma apresentação especial nas comemorações de Ano Novo. O reencontro para aquela ocasião especial deixou os membros da banda tão motivados que eles decidiram fazer uma turnê de retorno, e que resultou no lançamento do DVD gravado ao vivo Just South Of Nowhere.
Desde então, a Gin Blossoms fez sucessivas turnês, sendo uma delas em conjunto com Everclear, Sugar Ray, Lit e Marcy Playground, intitulada Summerland Tour, que percorreu os Estados Unidos entre junho e agosto de 2012, e uma outra em 2019 com a Collective Soul. Além das turnês, a Gin Blossoms lançou alguns álbuns ao vivo e outros de estúdio, como o elogiado Mixed Reality, de 2018.
Em 2022, a Gin Blossoms anunciou uma turnê comemorativa de 30 anos de lançamento do álbum New Miserable Experience. Porém, a turnê teve de ser interrompida por causa do acidente sofrido pelo baixista Bill Leen. O músico havia quebrado o braço. Após a sua recuperação, a turnê foi retomada.
Faixas
- "Day Job" (Scott Johnson, Bill Leen, Phillip Rhodes, Jesse Valenzuela, Robin Wilson)
- "Highwire" (Wilson)
- "Follow You Down" (Johnson, Leen, Rhodes, Valenzuela, Wilson)
- "Not Only Numb" (Rhodes, Wilson)
- "As Long as It Matters" (Rhodes, Valenzuela, Wilson)
- "Perfectly Still" (Johnson, Leen)
- "7th Inning Stretch"
- "My Car" (Valenzuela)
- "Virginia" (Valenzuela)
- "Whitewash" (Leen, Wilson)
- "I Can't Figure You Out" (Valenzuela)
- "Memphis Time" (Johnson, Valenzuela)
- "Competition Smile" (Rhodes, Wilson)
- *"Til I Hear It from You" (faixa bônus) (Valenzuela, Wilson, Marshall Crenshaw)
Gin Blossoms: Scott Johnson (guitarra, vocais de fundo), Bill Leen (baixo, vocal de apoio), Phillip Rhodes (percussão, bateria, vocais de fundo), Jesse Valenzuela (guitarra, vocal), Robin Wilson (vocal principal, violão).
Comentários
Postar um comentário