“Você Me Acende” (RGE, 1966), Erasmo Carlos


Por Sidney Falcão

O ano era 1966, e Erasmo Carlos era uma das grandes estrelas da música jovem brasileira naquele momento. Ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, Erasmo apresentava nas tardes de domingo o programa Jovem Guarda, na TV Record, de São Paulo. A atração televisiva virou uma mania nacional e conquistou a juventude brasileira, revelou vários cantores e bandas, ditou moda entre os jovens e lançou uma infinidade produtos com a marca Jovem Guarda. Naquele ano de 1966, a fama trouxe também alguns dissabores para Erasmo, como acusação de corrupção de garotas de menor, o que ficou provado depois que o cantor era inocente.

Mal Erasmo havia lançado o seu primeiro álbum solo, A Pescaria, no final de 1965, e em junho de 1966 chegava às lojas o segundo álbum do cantor carioca, Você Me Acende. Produzido por Benil Santos, Você Me Acende traz Erasmo Carlos na companhia do The Fevers, banda que acompanhou o artista de apoio na gravação do álbum no estúdio. Você Me Acende leve, descontraído, juvenil, bem ao estilo Jovem Guarda, e possui um repertório composto basicamente de rocks e baladas românticas. É interessante notar que, se nas canções “açucaradas” as letras são românticas e dotadas de alguma ingenuidade em algumas delas, são nos rocks e nas canções mais agitadas que se concentram as letras mais “cafajestes”, ou pelo menos, próximas a isso.

O álbum é composto também por canções brasileiras e versões em português de canções do rock e do pop internacionais da época, como a música que abre o disco, que é justamente a faixa-título. “Você Me Acende” é uma versão em português para “You Turn Me On”, gravada originalmente por Ian Whitcome (1941-2020), em 1965. Assim como na versão original em inglês, “Você Me Acende” trata sobre excitação sexual, evidentemente com uma certa descrição. No entanto, na versão original, Whitcome faz uma interpretação vocal que deixa mais claro o estado de excitação do eu lírico da canção, em que o artista canta com o vocal em falsete e esboça uma expressão de alguém em estado de orgasmo, o que na versão de Erasmo é pouco explorado.

Erasmo Carlos se apresentando no programa Jovem Guarda,
na TV Record, em 1966.

A faixa seguinte, “O Carango”, traz Erasmo Carlos num canto meio falado e cheio de manhas, antecipando a chamada “pilantragem”, um subestilo musical criado por Wilson Simonal (1938-2000), Carlos Imperial (1935-1992) e Nonato Buzar (1932-2014) – os dois últimos, autores da música – e que esteve em voga na segunda metade dos anos 1960. Embora a versão de Erasmo seja muito boa, “O Carango” fez mais sucesso com a gravação de Simonal, gravada por ele pouco depois.

Depois de duas canções cheias de malícia e sedução, vem uma canção mais “comportada”, a “A Carta”, uma balada romântica e “açucarada” bem ao estilo Jovem Guarda”. A letra da canção é interessante porque foi toda construída como se fosse uma carta do eu lírico para a sua amada. “Peço A Palavra” é um rock direto, agitado e bobinho, onde um sujeito num tribunal, pede diante de todos para que a sua namorada para não exagerar no uso do batom, porque ele o deixa todo marcado ao fim o dia após tantos beijos.

“Cuide Dela Direitinho” é uma versão em português de “Treat Her Right”, hit de Roy Head and The Traits, de 1965. Na versão em português, o eu lírico aconselha alguém interessado numa garota a cuidar dela com carinho. Os versos levam a crer que o eu lírico da canção é um ex-namorado da garota e que a conhece muito bem. O lado 1 do disco termina com o rock’n’roll divertido “S.O.S.”, que conta a história de um náufrago que tenta fugir de uma ilha, onde uma tribo de nativos tenta obrigá-lo a casar com uma noiva apavorante.  

A diversão e irreverência prosseguem com “É Duro Ser Estátua”, faixa que abre o lado 2 de Você Me Acende. Composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “É Duro Ser Estátua” é um rock que fala da vida dura de uma estátua que sonha um dia ser gente. Misto de country e rockabilly, “O Homem da Motocicleta” é mais uma versão em português presente no disco, cuja versão original em inglês é do americano Floyd  Robinson (1932-2016), gravada por ele em 1966. A música é sobre um sujeito que leva a vida pilotando a sua moto de forma livre e irresponsável, “faça chuva ou faça sol”, sem se preocupar com medidas de segurança, andar dentro da velocidade regular, o uso do freio e nem com o farol queimado da sua moto.

The Fevers nos anos 1960: a banda carioca acompanhou Erasmo Carlos
nas gravações do álbum Você Me Acende.

“Gatinha Manhosa” é de longe, a música mais famosa do álbum. A balada sobre uma garota dissimulada e que usa artimanhas para a chamar atenção do namorado, se tornou um clássico da Jovem Guarda e ganhou ao longo do tempo várias regravações, como as de Léo Jaime, Adriana Calcanhoto, Golden Boys entre outros. Curiosamente, antes de Erasmo Carlos, “Gatinha Manhosa” havia sido gravada por Renato & Seus Blue Caps em 1965, para o álbum Viva A Juventude, o segundo da banda carioca, mas que não teve nenhuma repercussão.

Erasmo volta em mais uma versão em português de uma canção estrangeira com “Deixa de Banca”, que no original é “Les Cornichons”, música francesa que foi um grande sucesso na voz do cantor franco-italiano Nino Ferrer (1934-1998), em 1965. “Deixa de Banca” foi gravada depois por Reginaldo Rossi e pelo grupo Raça Negra.

“O Disco Voador” é um rock que conta a curiosa história de um rapaz que descobre que sua namorada e a família dela são na verdade alienígenas, e que um disco voador chega à Terra para levá-los de volta ao planeta deles. “Alô Benzinho” é um rock’n’roll frenético de Roberto e Erasmo, onde um rapaz tenta estabelecer um inútil diálogo por telefone com a namorada, que furiosa, não para de falar.

A canção “Gatinha Manhosa” alcançou o 4° lugar na parada de rádio do Rio de Janeiro, e fez um grande sucesso no resto do Brasil, ajudando no desempenho das vendas do álbum Você Me Acende e consolidando Erasmo Carlos como ídolo da Jovem Guarda. 

 

Faixas

Lado 1

  1. "Você Me Acende (You Turn Me On)" (Ian Whitcomb; versão de Erasmo Carlos)
  2. "O Carango" (Carlos Imperial - Nonato Buzar)
  3. "A Carta" (Raul Sampaio - Benil Santos)
  4. "Peço a Palavra" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
  5. "Cuide Dela Direitinho (Treat Her Right)" (Roy Head; versão de Erasmo Carlos)
  6. "S.O.S." (Leno - Getúlio Côrtes) 

Lado 2

  1. "É Duro Ser Estátua" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
  2. "O Homem da Motocicleta (Motorcycle Man)" (Floyd Robinson; versão de Erasmo Carlos)
  3. "Gatinha Manhosa" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
  4. "Deixa de Banca (Les Cornichons)" (James Booker - Nino Ferrer; versão de Eduardo Araújo)
  5. "O Disco Voador" (Leno)
  6. "Alô Benzinho" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)

Ouça na íntegra o álbum 
Você Me Acende (incluindo faixas bônus)


Comentários