"Seu Espião" (Warner, 1984), Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens


O baixista Carlos Leoni e o baterista Beni Borja já tocavam juntos desde 1976, no Rio de Janeiro, quando ainda adolescentes, montaram a banda de rock Chrisma, contando com Pedro Farah na guitarra. Anos mais tarde, em 1981, o núcleo do Chrisma passou uma reformulação. Leoni, então um estudante de Letras da PUC/Rio, conheceu o saxofonista George Israel, estudante da mesma universidade, porém do curso de Engenharia. Juntamente com o baterista Carlos Beni, mais o guitarrista Pedro Farah, começaram a ensaiar um novo repertório dentro de uma nova orientação musical, algo mais voltado para a new wave, tendência que estava em ascensão mundial naquela época. Uma garota, estudante de Design Industrial, também da PUC/Rio, passou a frequentar os ensaios da banda. Num dado momento, foi convidada cantar, apesar da sua timidez.

Em 1982, a banda gravou uma fita demo com duas músicas, "Distração" e "Vida de Cão É Chata Pra Cachorro". Na época, a rádio Fluminense FM, do Rio de Janeiro, estava pedindo fitas demo de bandas e cantores em início de carreira. As melhores iriam entrar na programação da emissora. O baterista Beni foi o encarregado de levar a fita à rádio. Porém, a banda até aquele momento não tinha nome, e para fazer a inscrição e entrar a fita, era preciso que tivesse nome. O nome foi escolhido ali, na base da pressão, na entrega da fita: o baterista tirou do bolso uma lista de nome que os membros havia feito e na base da sorte, Carlos Beni escolheu o primeiro nome que viu: Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. A música "Distração" acabou sento selecionada para ser veiculada na programação da Fluminense FM.

Pedro Farah, Carlos Beni, Paula Toller e Leoni numa das primeiras formações do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens.

Com música rolando da Fluminense FM, a banda começou a ganhar visibilidade, e a receber convites para shows. Em novembro de 1982, a banda passou a se apresentar no Circo Voador, Rio de Janeiro, dentro do Projeto Rock Voador, e a se destacar no circuito alternativo carioca. O Circo Voador fervilhava de novos nomes do rock nacional, todos motivados pela ascensão da Blitz e de Lulu Santos que estavam estourados naquele no rádio e na TV naquele, e vendendo muitos discos.  

Numa parceria da Fluminense FM com o Circo Voador e a gravadora Elektra, foi lançado ainda em 1982 a coletânea Rock Voador, que reuniu novos cantores e bandas da cena roqueira carioca da época como Sangue da Cidade, Celso Blues Boy, Papel de Mil, Malu Viana e Maurício Mello & Companhia Mágica e o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. Cada uma das atrações contribuiu com duas músicas. O Kid Abelha compareceu com duas músicas, "Distração" e "Vida de Cão É Chata Pra Cachorro", as mesmas gravadas para a fita demo, porém regravadas com uma qualidade melhor.

Pedro Farah deixa a banda e em seu lugar, houve uma rotatividade de guitarristas até a chegada de Bruno Fortunato que assume o posto em definitivo. Em 1983, a banda assina contrato com a Warner e lança o seu primeiro single "Pintura Íntima", o qual lado B trazia "Por Que Não Eu?", sob a produção de Lulu Santos, que na época era uma estrela do rock brasileiro em ascensão. Os membros viam no trabalho de Lulu um padrão de música pop feito no Brasil a ser seguido. A faixa "Pintura Íntima" fez um grande sucesso - assim como "Por Que Não Eu?"- e projetou nacionalmente a banda de nome exótico formada por uma garota carismática e mais quatro marmanjos.  Kid Abelha. O single vendeu 150 mil cópias, dando à banda carioca o seu primeiro disco de ouro. Nesse meio tempo, a banda sofre mais uma baixa: Carlos Beni deixa a banda e vai tentar a carreira como produtor.

Kid Abelha como quinteto quando contava com Carlos Beni (primeiro à esquerda) na sua formação, em 1983.

Com o bom êxito comercial do primeiro single, o Kid Abelha entrou em estúdio no começo de 1984 para gravar o primeiro álbum. Para a produção do álbum, a banda escolheu Liminha, o mesmo produtor dos álbuns de Lulu Santos. Há quem diga que houve algum ressentimento por parte de Lulu por não ter sido escolhido para produzir o álbum, já que havia produzido o primeiro single da banda e que havia sido um grande sucesso comercial. Os membros do Kid Abelha eram gratos a Lulu, mas entendiam que como estavam em busca da sonoridade Lulu, especialmente do álbum O Ritmo do Momento (1983), acreditavam que a lógica seria trabalhar como produtor daquele álbum que foi Liminha, que já tinha no currículo vários discos de sucessos produzidos por ele, como por exemplo, o multi-platinado Voo de Coração (1983), de Ritchie.

Em abril de 1984, saía mais um single do Kid Abelha, "Como Eu Quero". A música agradou em cheio o público, o que só atiçou a expectativa para o primeiro álbum que estava em fase de finalização.

Finalmente, em junho de 1984, chegava às lojas o primeiro álbum do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Seu Espião, cuja capa traz a banda como uma quarteto. Os integrantes decidiram não ter uma baterista fixo após saída de Beni Borja, apenas com bateristas contratados.

Capa do single de "Como Eu Quero".
Em seu primeiro álbum, o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens conseguiram o que almejavam quando escolheram Liminha como produtor: o trabalho essencialmente pop, acessível, muito bem "polido", ainda que se tratasse de uma banda de rock. Seu Espião guarda em bom parte de suas dez faixas toda uma aura adolescente, tratando de temas comuns nessa fase da vida como rebeldia, insegurança afetiva, amor não correspondido e vida escolar. A linguagem musical transita entre o refinamento pop de um Roxy Music e a urgência rock de um Pretenders e Blondie. Já a partir desse álbum, ficou cravada como marca registrada da banda o saxofone de Gerge Israel, que se tornou o diferencial do Kid Abelha. Depois de tantos anos, havia aparecido no rock brasileiro uma banda que trazia o saxofone com destaque. A última vez em que um saxofonista se tonava um membro tão representativo foi durante a Jovem Guarda nos anos 1960 através de Renato & Seus Blue Caps e de Os Incriveis, bandas que tinham cada uma um saxofonista como integrante, respectivamente Cid Chaves (também vocal) e Manito.

O álbum de estreia do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens abre com o som de um coração batendo intensamente, seguido de um grito feminino desesperado e de um ruído de vaso quebrando dando início à faixa-título. "Seu Espião" é um rock tipicamente new wave que trata de ciúme e posse num relacionamento a dois. Herbert Vianna e o ex-companheiro de início de carreira da banda, Pedro Farah, fazem o backing vocal masculino no refrão da música. "Nada Tanto Assim" tem o solo elegante  de George Israel na introdução e no decorrer da música que fala sobre a urgência de viver a vida, algo tão peculiar da juventude. O rock melódico e dançante "Alice (Não Escreva Aquela Carta de Amor)" é um grito desesperado de um sujeito que pede à namorada para que ela não escreva a carta que ele supõe ser o término da relação. Paula Toller canta como uma garota colegial em "Hoje Eu Não Vou", um rock adolescente e urgente sobre o pavor de ir à escola.

"Fixação" é a faixa que fecha o lado do álbum, e faz referência à obsessão afetiva. É uma música essencialmente pop, agradável e de um elegância incrível. Possui uma bateria eletrônica pré-programada dando o ritmo da música, enquanto Bruno Fortunato faz ótimos riffs de guitarra e George Israel dá um toque de sofisticação à música com o seu saxofone. Além de tocar o baixo, Leoni canta no refrão fazendo as "repostas" das "chamadas" cantadas por Paula Toller.

Formação clássica do Kid Abelha, da esquerda para a direita: Leoni, Bruno Fortunato, Paula Toller e George Israel.

A linda balada "Como Eu Quero" inicia o lado B e é a principal faixa do álbum. Quase ficou de fora de Seu Espião, e só foi incluída para completar o álbum, pois faltavam umas três faixas. Dizem até que a letra da canção teria até sido jogada na lata de lixo. Liminha pediu uma canção para ajudar a completar o disco, a letra foi recuperada do lixo, foi tocada ao violão e para o produtor que gostou logo na primeira audição. Sugeriu apenas que melhorassem o refrão. No dia seguinte foi gravada. Apesar do ritmo calmo e delicado, "Como Eu Quero" não é uma canção tão doce como se imagina. A letra é sobre uma garota que impõe de uma maneira autoritária que o seu namorado seja do jeito que ela quer ou estaria tudo acabado entre os dois. Num depoimento ao Canal Bis, Leoni disse que o fato foi verídico, e o ex-baterista do Kid Abelha, Carlos Beni afirmou que a canção teria sido composta por Leoni e Paula Toller num gesto solidário a ele, pois sua namorada teria sido o pivô da sua saída do Kid Abelha: ela teria feito pressão para que deixasse a banda e a carreira como músico.

"Ele Quer Me Conquistar" é um rock ingênuo e romântico, que faz lembrar a pureza juvenil de alguns rocks da Jovem Guarda como as canções "açucaradas" de Leno & Lílian. "Por Que Não Eu?", antes lançada em single sob a produção de Lulu Santos, foi incluída no álbum. Conta com um riff de saxofone executado por George Israel na introdução e o próprio Lulu nos backing vocals. Por ser a mesma versão do single é uma das poucas faixas do álbum com Beni Borja na bateria. Em "Homem Com Uma Missão", outro rock com levada new wave, uma garota tenta chamar a atenção de um homem misterioso e focado em outros assuntos.

"Pintura Íntima", outra faixa lançada anteriormente como single, foi incluída no álbum. Assim como "Por Que Não Eu?", Carlos Beni toca a sua bateria em "Pintura Íntima" já que a gravação foi feita quando ainda integrava a banda. O sexo é tema central da música e mostra George Israel fazendo um solo marcante.

Na época em que foi lançado, Seu Espião foi mal recebido pela crítica, principalmente pela crítica musical de São Paulo. O álbum foi tachado de "descartável" por trazer canções ingênuas, banais e medíocres. A crítica paulista foi a mais dura, afirmando que o álbum tinha pouca relevância artística. Enquanto a crítica musical "metralhou" sem piedade Seu Espião, o público adorou o álbum de estreia. Das dez faixas, sete viraram megahits levando o álbum a vender mais de 150 mil cópias. "Seu Espião", "Nada Tanto Assim", "Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor)", "Fixação", "Por Que Não Eu?" caíram na boca do povo. "Pintura Íntima" que já havia feito sucesso um ano antes como single, continuou com a popularidade em alta, enquanto que "Como Eu Quero" foi um sucesso retumbante, se tornou o maior da carreira da banda carioca.

Impulsionado pelo sucesso do seu álbum de estreia, o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens foi convidado para se apresentar na primeira edição do Rock in Rio, em janeiro de 1985, no Rio de Janeiro. Em maio de 1985, a banda lançou o segundo álbum, Educação Sentimental, que emplacou novos hits, alcançou a marca de 200 mil cópias vendidas e manteve a popularidade do Kid Abelha em alta.

Faixas

Lado A

"Seu Espião" (Leoni - Paula Toller - Herbert Vianna            )
"Nada Tanto Assim"(Leoni - Bruno Fortunato)        
"Alice (Não Me Escreva Aquela Carta De Amor)" (Leoni - Paula Toller - Bruno         
    Fortunato)  
"Hoje Eu Não Vou" (Leoni - Beni Borja - Toller)      
"Fixação" (Leoni - Beni Borja - Toller)

Lado B

"Como Eu Quero" (Leoni - Paula Toller)
"Ele Quer Me Conquistar" (Leoni)   
"Porque Não Eu?" (Leoni - Paula Toller - Herbert Vianna)
"Homem Com Uma Missão" (Leoni - Beni Borja)   
"Pintura Íntima" (Leoni - Paula Toller)

Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens:  Paula Toller (voz e vocais), Bruno Fortunato (guitarras), George Israel (saxofone e vocais) e Leoni (baixo e vocais).


Ouça na íntegra o álbum Seu Espião.



Vídeo clipe de "Nada Tanto Assim".



Vídeo clipe de "Por Que Não Eu?".



Vídeo clipe de "Como Eu Quero".



"Fixação", ao vivo, Festival Rock in Rio, 1985



 
"Pintura Íntima", ao vivo, 
Festival Rock in Rio, 1985



Comentários