“Educação Sentimental” (Warner, 1985), Kid Abelha


O Kid Abelha começou o ano de 1985 muito bem. Vinha de um sucesso estrondoso do álbum de estreia Seu Espião, lançado em 1984 em que quase todas as faixas tocaram no rádio, o que credenciou a banda carioca a sua participar da primeira edição do Rock in Rio, em janeiro de 1985, ainda que a apresentação naquele megafestival tivesse sido bem insossa. 

Em maio de 1985, chegava às lojas a segunda "bolacha" do Kid Abelha, Educação Sentimental.  Uma "bolacha", diga-se de passagem, bem palatável: rocks dançantes com forte acentuação pop, baladas românticas e tudo pronto e bem embalado pra virarem hits. Assim como o primeiro álbum, Educação Sentimental  vendeu feito banana na feira.

Kid abelha na primeira edição do Rock in Rio,
em janeiro de 1985
Gosto de Educação Sentimental. Tenho tanto em LP como em CD. Acho um bom disco, pra mim um dos melhores trabalhos do Kid Abelha. O álbum ratifica o talento da banda em fabricar hits assim com em Seu Espião.  A inclinação do Kid para o pop já se revela na faixa que abre o álbum, "Lágrimas e Chuva", o primeiro grande hit do disco, é rock com uma levada funk, trazendo uma bateria pesada e carregando na distorção de guitarra. "Educação Sentimental", "Os Outros", "Educação Sentimental II" e "Garotos", foram outros hits do disco. Por outro lado, outras faixas menos conhecidas como "Conspiração Internacional”, "Amor Por Retribuição" e "Uniformes" eram hits em potencial, mas infelizmente não rolaram. A última faixa, "Fórmula do Amor" é até “boazinha”, mas a versão gravada por Léo Jaime no seu ótimo álbum Sessão da Tarde (1985) é bem melhor. O hilário é que Léo gravou com o Kid Abelha, e a música foi composta por ele e Leoni. Falando em Leoni, baixista da banda, ele cantou em duas faixas: "Educação Sentimental II" e "Conspiração Internacional". 

A marca das 200 mil cópias vendidas de Educação Sentimental não sensibilizou a crítica na época. Esta caiu de pau no Kid Abelha por achar que a banda carioca produzia música muito juvenil e descartável. Na verdade, essa "indisposição" com o Kid Abelha vinha da imprensa musical paulista que estava com o rock carioca "entalado" na garganta. Os paulistas não engoliram a presença majoritária do rock carioca no Rock in Rio daquele ano. A presença paulista foi praticamente nula. Só que a realidade é que o rock carioca até aquele momento tinha mais popularidade e repertório para encarar o festival que o paulista. Concordo, porém que o festival poderia ter escalado os paulistas do Rádio Táxi que já tinham três álbuns no currículo e uma coleção de hits. Por que não foram convocados? Quem souber morre.

Kid Abelha em 1985: Leoni, Bruno Fortunato,
Paula Toller e George Israel.
Educação Sentimental foi o último álbum de Leoni como integrante do Kid Abelha. Membro fundador da banda, Leoni deixou o grupo após um quebra-pau num show de Léo Jaime, no comecinho de 1986. Léo havia chamado para o palco todo o Kid Abelha para cantar com ele o hit “A Fórmula do Amor”. Porém, Léo havia se esquecido de chamar Leoni.  Isso teria deixado Leoni muito furioso não só pela gafe de Léo com também pelo fato das atenções sobre a banda estarem centralizadas em Paula Toller já faziam algum tempo. Houve então um bate-boca entre Leoni e Paula, e que envolveu Léo e Herbert Viana, este último, namorado de Paula na época. Vale destacar que Leoni e Paula haviam sido namorados, o que leva a crer que algumas “feridas” do relacionamento que os dois tiveram não haviam “cicatrizadas”. A confusão acabou culminando com a saída de Leoni do Kid Abelha que logo montou uma nova banda, os Heróis da Resistência. O tempo passou, a poeira baixou, e Leoni mantém a amizade com Léo Jaime e Herbert Viana. 

Passados mais de 30 anos, a crítica vê Educação Sentimental de outra maneira. O álbum é considerado um clássico do rock brasileiro pela mesma imprensa que o desprezou na época do seu lançamento.

Faixas

Lado A
  1. "Lágrimas e Chuva" (Leoni - Bruno Fortunato - George Israel)
  2. "Educação Sentimental II" (Leoni - Paula Toller - Herbert Vianna)           
  3. "Conspiração Internacional" (Leoni - Paula Toller)          
  4. "Os Outros"  (Leoni)     
  5. "Amor por Retribuição" (Leoni - George Israel)
Lado B
  1. "Educação Sentimental"  (Leoni)            
  2. "Garotos" (Leoni - Paula Toller)               
  3. "Um Dia em Cem" (Leoni - Paula Toller)              
  4. "Uniformes"  (Leoni - Leo Jaime)            
  5. "A Fórmula do Amor" (Leoni - Leo Jaime)

Kid Abelha: Paula Toller (vocal), George Israel (saxofone, flauta e violão), Bruno Fortunato (guitarras), Leoni ( vocal, vocal de apoio, baixo e violão) e Cláudio Infante (bateria).


Ouça na íntegra o álbum Educação Sentimental

Comentários