“Get Loose” (RCA Victor, 1982), Evelyn King


Por Sidney Falcão

Quem poderia imaginar que uma faxina em um escritório de uma gravadora de discos mudaria a vida de uma pessoa? Em meados dos anos 1970, uma mãe e sua filha adolescente foram limpar o escritório de uma gravadora. A garota cantava alegremente enquanto limpava o banheiro, e sua voz chamou a atenção do produtor Theodore Life, que passava pelo local. O produtor propôs que a jovem talentosa fizesse alguns testes. Depois, Theodore contratou Evelyn King para a sua produtora, a Life’s Galaxy Productions e um contrato de gravação com a gravadora RCA Victor. Por sugestão do produtor, a garota adotou como nome artístico Evelyn “Champagne” King. 

Em 1977, lançou o seu primeiro álbum, Smooth Talk, que trouxe o primeiro grande sucesso da carreira da jovem cantora, “Shame”. A canção, com seu ritmo contagiante, alcançou o 7º lugar na parada de singles Hot Soul da Billboard, nos Estados Unidos, e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O álbum Smooth Talk consolidou sua presença na cena musical com uma combinação de faixas dançantes e emocionantes. Seguiram-se os álbuns Music Box (1979) e Call On Me (1980), ambos voltados para a disco music. 

No entanto, o cenário musical estava mudando. A disco music, estilo que catapultou King ao sucesso, começou a perder popularidade. Eventos como a Disco Demolition Night em 1979, onde milhares de discos foram destruídos num estádio de beisebol, em Chicago, nos Estados Unidos em um ato de rejeição ao gênero. Foram um golpe duro para o gênero. Evelyn, assim como muitos outros artistas, sentiu a dor dessa rejeição. Era hora de se reinventar. 

Buscando uma nova direção musical, King trocou de produtor, substituindo Theodore Life por Kashif Saleem (1956-2016), um talentoso ex-tecladista do grupo BT Express. Juntamente com outros produtores e compositores, eles auxiliaram Evelyn King na gravação do álbum I’m In Love, lançado em 1981. Este álbum marcou o início de uma nova fase para King, afastando-se da disco music e incorporando elementos de R&B, funk e soul music. A adição de sintetizadores e baterias eletrônicas deu uma nova vida às suas músicas, embora de forma tímida neste álbum. Embora ainda tivesse alguns traços de elementos da disco music, o álbum foi o ponto de partida para o início de um processo de transição musical de King.

 

A adolescente Evelyn "Champagne" King em detalhe da capa do single de "Shame".

Lançado em 11 de agosto de 1982, Get Loose representa um avanço no processo de transição musical de Evelyn King. O quinto álbum de estúdio da cantora americana, Get Loose, abraça completamente o eletro-funk. Os naipes de metais e de cordas, que no álbum anterior ainda se faziam presentes, estão ausentes em Get Loose. Neste álbum, há um protagonismo dos sintetizadores e baterias eletrônicas, dialogando, evidentemente, com o baixo, a bateria e a guitarra. A produção do álbum trouxe uma sonoridade mais madura e polida. 

A faixa de abertura e primeiro single do álbum, "Love Come Down", é um hino contagiante das pistas do começo dos anos 1980 e se tornou um dos maiores sucessos de Evelyn King. Os sintetizadores dão o tom do álbum, com uma batida empolgante, baixo, guitarra funky e vocais sensuais de King criando uma faixa dançante irresistível. King canta sobre como a paixão pode exercer um poder emocional. "Love Come Down" liderou as paradas de R&B e alcançou a 17ª posição na Billboard Hot 100, solidificando o apelo crossover de King. 

"I Can't Stand It" se destaca pela linha de baixo marcante e pela bateria em ritmo constante, criando uma levada dançante envolvente. A letra trata de uma garota que expressa grande admiração por seu namorado, vendo nele seu “Romeu”, um jovem atraente e irresistível que a faz sentir-se bem. 

“Betcha She Don't Love You” é marcada por uma linha de baixo eletrônico predominante. Evelyn King transmite confiança e introspecção ao cantar sobre uma mulher que duvida que a nova namorada do seu ex-namorado dará a ele o mesmo amor intenso que ela deu. 

Detalhe da contra capa do álbum Get Loose.

Encerrando o lado 1 do álbum, a faixa título, “Get Loose”, é um convite irrecusável para a pista de dança. Com seu ritmo otimista e irresistível, as camadas de sintetizadores e a batida eletrônica são a essência da dance music do início dos anos 1980. A entrega lúdica e exuberante de King faz da faixa “Get Loose” um destaque do álbum, incentivando os ouvintes a libertarem-se do estresse e da rotina diária através da dança. 

“Back to Love” abre o lado 2 do álbum. Evelyn King canta sobre a redescoberta e a valorização do amor genuíno, com vocais sentimentais e apaixonados. A faixa é um R&B dançante com um baixo bem acentuado e teclados que formam a base instrumental. “Back to Love” é comovente e mostra a habilidade de King em transmitir emoções profundas. 

"Stop That" traz um toque funk com sua linha de baixo forte, batida marcante e performance vocal dinâmica. A presença imponente de King é evidente enquanto navega pelas letras lúdicas e assertivas da música. A levada dançante continua com "Get Up Off Your Love", com balanço funky conduzido por uma bateria vigorosa, percussão e uma linha de baixo eletrônica acentuada, além de um refrão “grudento”. 

O álbum encerra em clima romântico com a única balada, "I'm Just Warmin' Up". A performance de Evelyn King é suave, elegante e apaixonada, refletindo o eu lírico da canção, que superou uma desilusão amorosa e está pronta para um novo amor. 

A recepção da imprensa musical a Get Loose foi positiva. Os elogios focaram na qualidade da produção, no perfil dançante do repertório e na performance vocal de Evelyn King. 

Evelyn King em cena do videoclipe de "Love Come Down".

Get Loose alcançou o 1º lugar na parada de álbuns de R&B da Billboard e a 27ª posição na Billboard 200, nos Estados Unidos. Com mais de 500.000 cópias vendidas, o álbum garantiu a Evelyn King o disco de ouro. 

O álbum gerou quatro singles, com destaque para “Love Come Down” e “Betcha She Don't Love You”. “Love Come Down” chegou ao 1º lugar na parada de singles de dance music e de R&B da Billboard, nos Estados Unidos, e alcançou o top dez de singles no Reino Unido, permanecendo na sétima posição por três semanas. Enquanto isso, “Betcha She Don't Love You” ficou em 2º lugar na parada de música negra da Billboard, nos Estados Unidos. 

Embora seja um álbum de transição artística iniciada com I’m In Love, Get Loose foi o trabalho de maior êxito comercial de Evelyn King. Com um som refinado e polido, apoiado em sintetizadores, Get Loose indicou o caminho que a cantora seguiria nos trabalhos posteriores, conciliando a música negra americana com os recursos tecnológicos mais avançados como sintetizadores, baterias eletrônicas e sequenciadores. 

O processo de transição se consolidou com o álbum seguinte, Face to Face, de 1983, que, além de ser calcado nos sintetizadores, é marcado pelas guitarras elétricas, resultando em uma Evelyn King sintonizada com o tipo de som explorado por Prince naquele momento. Além de um trabalho consagrador na carreira de Evelyn King, Get Loose é um disco que reflete o espírito de uma época, um período vibrante e dinâmico, tanto na vida da artista quanto na cultura musical dos anos 1980.


Faixas 

Lado 1

  1. “Love Come Down” (Kashif)
  2. “I Can't Stand It” (Paul Lawrence Jones III)
  3. “Betcha She Don't Love You” (Kashif)
  4. “Get Loose” (Paul Lawrence Jones III) 

Lado 2

  1. “Back to Love” (Kashif)
  2. “Stop That” (Paul Lawrence Jones III)
  3. “Get Up Off Your Love” (Paul Lawrence Jones III - Arthur "Sonny" Moore) 
  4. “I'm Just Warmin' Up” (Barbara Wyrick)

“Love Come Down” 
(videoclipe original)

“I Can't Stand It”

“Betcha She Don't Love You”

“Get Loose”

“Back to Love”

“Stop That”

“Get Up Off Your Love”

“I'm Just Warmin' Up”

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