"Siga-me" (EMI-Odeon,1985), Vinícius Cantuária


Por Sidney Falcão

Vinícius Cantuária havia se tornado conhecido do grande público através da canção "Só Você", que faz parte de Sutis Diferenças , o terceiro da carreira co cantor amazonense. De sua autoria, "Só Você" foi uma das músicas de maior sucesso no Brasil em 1984, e mostrou para o cantor que a sua incursão no pop rock foi positiva, após os dois primeiros albuns voltados para a MPB, mas que tiveram pouca repercussão. 

Para o seu quarto álbum, Cantuária decidiu repetir a dose prosseguindo na linha pop rock. Intitulado Siga-me, o álbum no entanto possui algumas "sutis diferenças" em relação ao seu antecessor. Enquanto Sutis Diferenças é calcado em sintetizadores e bateria eletrônica, em Siga-me os sintetizadores são meros coadjuvantes, as guitarras, bateria e baixo têm um papel um pouco mais destacado. Bateria eletrônica é inexistente.

Produzido por Mayrton Bahia, Siga-me conta com participações de figuras ilustres como Caetano Veloso e Dulce Quental em duetos com Vinícius Cantuária, e músicos renomados, dentre os quais o baterista Sérgio Della Monica (ex-Tutti-Frutti), o pianista João Donato (1934-2023), o tecladista Nico Rezende e os saxofonistas Léo Gandelman e Zé Luís.

"Na Canção" é quem abre o disco, um pop rock radiofônico que trata da comunicação emocional através da música, destacando a força do coração e expressando sentimentos diretamente. Destaques para a performance de Sérgio Della Monica na bateria e Léo Gandelman nos solos de saxofone.

A faixa seguinte é outro pop rock envolvente, "Banda Nova", e que traz Vinícius Cantuária em com um velho amigo, Caetano Veloso. Entre 1977 e 1983, Cantuária foi baterista da Outra Banda da Terra, banda que acompanhava Caetano Veloso em shows e gravações. A partir de 1981, Cantuária conciliou a carreira na banda de Caetano com a carreira solo que iniciara. E é justamente sobre essa passagem de Cantuária na banda de Caetano que a letra de "Banda Nova" parece se referir: "Eu tava torto na vida até você me chamar / Pra tocar na sua banda, não pra vê-la passar". Curiosamente, a partir de 1984, Caetano Veloso passou a ter uma nova banda de apoio, chamada simplesmente de Banda Nova.

Em "Não Tem Hora", o eu lírico busca reviver momentos íntimos que viveu com a pessoa amada. "Já Cansei" é um pop reggae sobre solidão dentro de uma relação conjugal, onde uma das partes se mantém isolada, distante, enquanto que a outra se mostra cansada dessa situação e está disposta a deixar uma relação que praticamente acabou.

O lado 1 termina com a balada pop "Samba Wave", em que Vinícius faz dueto com Dulce Quental, ­que na época, ainda era vocalista da banda Sempre Livre. A letra refere-se sobre alguém que tem medo de se entregar a um grande amor.

"Diz Que Diz" é um pop rock que abre o lado 2 do álbum Siga-me, onde o eu lírico tenta de todas as maneiras satisfazer a garota que ele ama, mas essa relação já está fadada ao fracasso. Misto de pop e reggae estilizado, "Dia D" versa sobre saudade e distância, onde o eu lírico está longe da mulher amada por algum compromisso, e guarda no coração uma ansiedade para revê-la.

A bem humorada "Manha de Gata" é sobre os esforços e contratempos de um indivíduo que se esforça para conquistar o amor de uma garota.

"Siga-me", faixa que dá título ao álbum, transmite a urgência do personagem central da canção em estar próximo à pessoa amada, independentemente da distância, e convida-a a segui-lo. O álbum chega ao fim com "Amigo N°2", um pop rock sobre amizade, onde o eu lírico incentiva um amigo imerso na sua introspecção e se abrir para o mundo lá fora e aproveitar o que ele tem melhor para oferecer.

O álbum Siga-me não emplacou um hit do mesmo impacto de "Só Você". Mas, "Na Canção" chegou a ganhar as rádios de todo o Brasil, foi a faixa do álbum que fez mais sucesso.

Faixas

Lado 1

  1. "Na Canção" (Vinicius Cantuária)
  2. "Banda Nova"(Péricles Cavalcanti - Vinicius Cantuária) - partic. especial: Caetano Veloso
  3. "Não Tem Hora" (Celso Fonseca - Vinicius Cantuária)
  4. "Já Cansei" (Vinicius Cantuária)
  5. "Samba Wave"(Vinicius Cantuária) - partic. especial: Dulce Quental

 

Lado 2

  1. "Diz Que Faz" (Chacal - Vinicius Cantuária)
  2. "Dia D" (Bernardo Vilhena - Vinicius Cantuária)
  3. "Manha de Gata" (Evandro Mesquita - Vinicius Cantuária)
  4. "Siga-me" (Lauro Salazar - Vinicius Cantuária)
  5. "Amigo N° 2" (Vinicius Cantuária)


"Na Canção" 

"Banda Nova"

"Não Tem Hora"

"Já Cansei"

"Samba Wave"

"Diz Que Faz"

"Dia D"

"Manha de Gata" 

"Siga-me"

"Amigo N° 2"

Comentários