"Lady Soul" (Atlantic Records, 1968), Aretha Franklin


Por Sidney Falcão

Quando trocou a Columbia Records pela Atlantic Records, em 1967, Aretha Franklin (1942-2018) deixou de ser uma jovem cantora promissora para se tornar uma estrela da soul music. Naquele ano, ela lançou o antológico álbum I Never Loved A Man The Way I Love You, 2º lugar na parada da Billboard Hot 100 e 1º lugar na parada de black music. O álbum trouxe uma versão bastante pessoal de Aretha para “Respect”, que alcançou um sucesso fantástico e tranformou-se num dos hinos do empoderamento feminino. Aretha Arrives, o álbum seguinte, lançado em agosto de 1967, prosseguiu com o sucesso do álbum anterior e trouxe consigo uma releitura de "(I Can't Get No) Satisfaction", dos Rolling Stones, e "Baby, I Love You", canção escrita pelo compositor Ronnie Shannon exclusivamente para Aretha.

Mas a consolidação como estrela da soul music chegou para Aretha através do álbum Lady Soul. Lançado em 22 de janeiro de 1968, Lady Soul mostrou uma maturidade artística alcançada por Aretha, em que a cantora transita por uma ampla gama de estilos musicais. Lady Soul captura a essência poderosa e expressiva da voz de Aretha, combinada com arranjos musicais sofisicados. Além de cantar, Aretha também tocou piano em Lady Soul.

Produzido por Jerry Wexler (1917-2008) - o mesmo produtor de I Never Loved A Man The Way I Love You e Aretha Arrives - Lady Soul contou com a participação de The Sweet Inspirations, grupo vocal feminino americano bastante requisitado para fazer vocais de apoio em gravações dos mais diversos artistas e do qual fazia parte a cantora Cissy Houston, mãe de Whitney Houston (1963-2012). Quem também fez uma participação nas gravações do álbum Lady Soul foi o guitarrista britânico Eric Clapton, que na época ainda era integrante da banda Cream.

Composto por dez faixas, o álbum Lady Soul abre com "Chain Of Fools", canção em que Aretha Franklin expressa o seu pontencial vocal, transmitindo através dele uma grande dramaticidade que o o conteúdo da letra da canção requer. A letra da canção trata sobre decepção e sensação de manipulação num releacionamento onde a mulher sente-se presa a um homem que a maltrada e a controla. No entanto, essa mulher tenta lidar com essa situação da melhor maneira possível para num determinado momento libertar-se desse homem cruel que a manipula num relacionamento totalmente tóxico.

Aretha Franklin nos estúdios da Atlantic Records em sessão de gravação
de Lady Soul, em dezembro de 1967.

"Money Won't Change You" possui um ritmo dançante e envolvente. Acompanhado por um naipe de metais e de vocais de apoio femininos que fazem uma perfomance incrível, Aretha canta versos sobre a ideia de que o dinheiro não altera a essência de alguém com um caráter verdadeiramente honesto.

Em "People Get Ready", Aretha Franklin canta com a alma, fazendo uma performance simplesmente espetacular, deixando exposta toda a influência que recebeu da música gospel desde os tempos em que cantava na igreja ainda na infânica. "People Get Ready" é uma canção cujos versos referem-se à transformação espiritual, compaixão pelo próximo e do ser humano se preparar para o destino que está por vir.

"Niki Hoeky" é sobre um garoto que tem pai preso na cadeia e uma família nada confiável envolvida em problemas judiciais. 

O lado 1 do álbum termina em grande estilo com a balada "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", composta por Gerry Goffin (1939-2014) e Carole King, dupla que durante toda a década de 1960 compôs inúmeras canções para vários artistas até a separação do casal e King decidir começar a sua carreira como cantora. O tema da canção é sobre alguém que descobriu o amor e encontrou motivação para viver. É mais uma canção onde Aretha expõe a sua descomunal capacidade vocal expressando um sentimento profundo.

"(Sweet Sweet Baby) Since You've Bean Gone" abre o lado 2 de Lady Soul num ritmo embalado e trazendo um naipe de meais em primeiro plano. A letra trata sobre separação e o vazio que a pessoa amada deixou ao eu lírico após o fim do relacionamento. Ainda assim, o eu lírico guarda a esperança por uma reconciliação.

"Good To Me As I Am To You" é a única canção presente no disco em que Aretha compôs sozinha. A canção é um blues de andamento arrastado e traz a participação especial de Eric Clapton na guitarra. Com uma perfomance fenomenal de Aretha Franklin, "Good To Me As I Am To You" é um dos pontos altos do álbum.

Eric Clapton na fase com Cream, fez participação especial tocando guitarra
na faixa "Good To Me As I Am To You". 

A faixa seguinte, "Groovin'", é uma balada pop romântica, leve, suave, na qual Aretha canta de forma doce e agradável sobre aproveitar as tardes de domingo para desfrutar os prazeres da vida.

Fechando o álbum, "Ain't No Way", uma canção romântica em que Aretha canta com um potencial vocal mais acentuado do que na canção anterior. Escrita por Carolyn Franklin, irmã de Aretha, a letra de "Ain't No Way" aborda o drama de uma mulher que luta para amar alguém que não está aberto para receber esse amor. Os versos retratam a frustração e a impossibilidade dessa mulher de dar tudo de si a alguém que não permite isso, que não se abre emocionalmente: "Não há como eu te amar / Se você não me deixar / Não há como te dar tudo o que você precisa / Se você não me deixar te dar tudo de mim".

Nas paradas da Billboard, nos EstadosUnidos, Lady Soul alcançou o 1° lugar na parada de álbuns de soul music, 2° lugar na para de álbuns pop e 3° lugar na parada de álbuns de jazz.

O single de "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" chegou ao 8° lugar na parada da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos. A canção voltaria ase tornar um grande sucesso radiofônico em 1971, quando Carole King, autora da canção, a gravou para o seu segundo álbum solo, o fenomenal Tapestry.

Lady Soul teve uma recepção bastante positiva por parte da imprensa musical, que elogiou a forma como Aretha Franklin fundiu elementos de soul music, R&B e música pop. Se em I Never Loved A Man The Way I Love You fez de Aretha uma estrela da soul music, Lady Soul consolidou Aretha nesse processo. Além disso, o álbum reforçou o papel de Aretha Franklin como uma voz poderosa no ativismo social. Do ponto de vista artístico, a versão Aretha Franklin moldada por Lady Soul ajudou a redefinir os limites da soul music e serviu de referência para várias cantoras de soul music e R&B ao longo das décadas, como Chaka Khan, Whitney Houston, Mariah Carey e Beyoncé.  

Faixas

Lado 1

  1. "Chain Of Fools" (Don Covay)
  2. "Money Won't Change You" (James Brown, Nat Jones)
  3. "People Get Ready" (Curtis Mayfield)
  4. "Niki Hoeky" (J. Leslie McFarland, Sidney Wyche)
  5. "(You Make Me Feel Like) a Natural Woman" (Gerry Goffin, Carole King, Jerry Wexler)

 

Lado 2

  1. "(Sweet Sweet Baby) Since You've Been Gone" (Aretha Franklin, Ted White)
  2. "Good to Me As I Am to You" (Aretha Franklin, Ted White)
  3. "Come Back Baby" (Walter Davis (blues))
  4. "Groovin'" (Felix Cavaliere, Eddie Brigati)
  5. "Ain't No Way" (Carolyn Franklin)

"Chain Of Fools" 

"Money Won't Change You" 

"People Get Ready" 

"Niki Hoeky" 

"(You Make Me Feel Like) a Natural Woman"

"(Sweet Sweet Baby) Since You've
 Been Gone"

"Good to Me As I Am to You"

"Come Back Baby"

"Groovin'" 

"Ain't No Way"

Comentários