"1984" (Warner,1984), Van Halen

Por Sidney Falcão

Naquele começo de anos 1980, o Van Halen estava no auge de sua popularidade. Composto por Eddie Van Halen na guitarra, Alex Van Halen na bateria, Michael Anthony no baixo e, na época, David Lee Roth como vocalista, o grupo consolidou uma base de fãs fervorosos e alcançou diversos marcos notáveis em sua carreira. Eddie Van Halen obteve destaque espetacular com o sucesso de "Beat It", de Michael Jackson, ao fazer uma participação especial com um solo de guitarra avassalador.

Com uma extensa agenda de shows, a banda se apresentava em estádios e arenas lotadas, atraindo um público ávido para testemunhar as performances virtuosas do guitarrista Eddie Van Halen e as excentricidades performáticas do vocalista David Lee Roth. O ritmo exaustivo de tantos compromissos, resultante do sucesso alcançado, levou a banda a desejar uma pausa para descanso. No entanto, a gravadora Warner, impressionada com as vendas de mais de 2 milhões de cópias do quarto álbum do Van Halen, Fair Warning (1981), pressionou a banda a gravar um novo álbum.

Assim que a turnê promocional do Fair Warning encerrou, a banda entrou rapidamente em estúdio para gravar o quinto álbum, Diver Down. Gravado às pressas e lançado em 1982, Diver Down foi mais um sucesso de vendas para o Van Halen, alcançando a marca de 4 milhões de cópias vendidas. Apesar do excelente desempenho comercial de Diver Down, Eddie Van Halen não ficou totalmente satisfeito com o resultado do disco. Experimentando o uso de sintetizador nas músicas, Eddie desejava maior destaque para esse instrumento no repertório da banda, mas David Lee Roth e o produtor Ted Templeman se opuseram à ideia. Ainda assim, o instrumento foi utilizado em duas faixas de Diver Down: "Intruder" e "Dancing In The Street".

Em 1983, Eddie construiu seu próprio estúdio de gravação perto de sua residência em Los Angeles. Além de proporcionar maior liberdade criativa a Eddie Van Halen, o estúdio serviu como uma forma de reduzir a influência de David Lee Roth e do produtor Ted Templeman na banda. O estúdio foi nomeado "5150", referência à Seção 5150 da Califórnia, um código penal que permite a detenção psiquiátrica involuntária de uma pessoa que, devido a problemas de saúde mental, representa uma ameaça para si mesma, para os outros ou demonstra grave incapacidade. O estúdio particular permitiu a Eddie experimentar mais livremente os sintetizadores, instrumentos que desempenhariam um papel crucial no álbum, trazendo uma sonoridade distinta e inovadora ao Van Halen.

Van Halen: David Lee Roth, Alex Van Halen, Eddie Van Halen e Michael Anthony.

Durante o período de junho a outubro de 1983, o Van Halen gravou seu novo álbum no estúdio 5150 de Eddie Van Halen. Foi o período mais longo que a banda levou para gravar um disco até então. Enquanto os álbuns anteriores foram gravados em média em duas semanas, este sexto álbum foi gravado em quatro meses.

Para a concepção da capa do novo disco, a banda convidou a artista gráfica e fotógrafa Margo Nahas. A proposta original para a capa consistia em quatro mulheres dançando, mas Margo Nahas recusou a ideia. Seu marido, o designer Pete Angelus, enviou o portfólio dos trabalhos da artista para que os integrantes do Van Halen conferissem. Ao se depararem com a pintura de um anjo querubim segurando um cigarro de chocolate, os quatro integrantes do Van Halen decidiram que aquela arte seria a capa do disco.

A pintura do querubim fazia parte de um projeto pessoal de Margo Nahas. Carter Helm, filho de um amigo da artista gráfica, serviu de modelo para Margo pintar o querubim segurando um cigarro de chocolate. Na arte, além de acrescentar as asas, Margo acrescentou os maços de cigarro.

Intitulado em algarismos romanos MCMLXXXIV (1984), o sexto álbum de estúdio do Van Halen foi lançado em 9 de janeiro de 1984. No Reino Unido, a capa de 1984 foi censurada, com um adesivo cobrindo a parte inferior da capa que mostra o cigarro de chocolate na mão do anjo querubim e os maços de cigarro.

Musicalmente, 1984 é uma fusão magistral de riffs de guitarra característicos de Eddie Van Halen com a introdução ousada e inovadora dos sintetizadores. Essa combinação proporcionou um som único que transcendeu o hard rock convencional, contribuindo para a consolidação do álbum como um marco tanto comercial quanto musical.

O álbum 1984 abre com a faixa-título, uma peça instrumental curta, com cerca de um minuto de duração. Essa música apresenta uma sonoridade eletrônica dos sintetizadores executados por Eddie Van Halen, criando toda uma atmosfera futurística e enigmática. Ela dá ao ouvinte uma sensação de expectativa para o que está por vir nas próximas faixas.

A ilustradora, pintora e designer gráfica Margo Nahas, em seu estúdio. Ela é a
autora da pintura que ilustra a capa do álbum 1984, da banda Van Halen.

A faixa seguinte é "Jump", provavelmente o maior sucesso da carreira do Van Halen. É um hard rock que se destaca por seu som distintivo e empolgante. O perfil instrumental de "Jump" é notável por seu uso proeminente de sintetizadores, um desvio notável em relação ao som mais pesado e baseado em guitarra pelo qual o Van Halen ficou conhecido. "Jump" ganha vida com os sintetizadores pilotados por de Eddie Van Halen, irradiando alegria e contagiando o ouvinte em um estado de excitação. Além de exibir maestria nos sintetizadores, Eddie imprime sua marca nos característicos solos de guitarra elétrica que o tornaram uma lenda nesse instrumento. A mensagem contida na letra de "Jump" enfatiza a superação, a coragem de encarar desafios e a disposição para arriscar e se aventurar em novas e emocionantes experiências. Essa atitude positiva harmoniza-se de maneira perfeita com a energia contagiante proveniente da base instrumental da música.

O clima festivo prossegue com "Panamá", que, apesar do título, não se refere a um país, mas sim a um carro. A letra descreve as sensações e emoções do eu lírico ao pilotar um carro potente e veloz. Curiosamente, o ronco de motor de carro que se ouve na música é da Lamborghini Miura S, modelo de 1972, de Eddie Van Halen.

"Top Jimmy" presta homenagem a James Koneck, vocalista da banda Top Jimmy and the Rhythm Pigs, de Los Angeles, que era um grande amigo de David Lee Roth. O lado 1 do álbum termina com "Drop Dead Legs", um hard rock de ritmo lento, cuja letra sugestiva fala sobre a atração do eu lírico por uma mulher irresistível. O título da música faz referência à expressão coloquial americana para pernas extremamente atraentes.

"Hot For Teacher" abre o lado 2 de "1984". A música começa com uma introdução fantástica de bateria, com direito a uma performance de bumbo duplo, mostrando o talento de Alex Van Halen como baterista. Os versos de "Hot For Teacher" tratam sobre a paixão de um estudante adolescente por uma professora.

"I'll Wait" foi composta pela banda em parceria com o cantor Michael McDonald (na época, vocalista da banda Doobie Brothers). McDonald foi chamado para ajudar David Lee Roth a resolver um problema na finalização da letra e da melodia da música. O eu lírico da canção é um sujeito que se apaixonou por uma mulher de um anúncio publicitário em uma revista.

Van Halen em apresentação ao vivo durante a turnê do álbum 1984.

"Girl Gone Bad" possui um ritmo vibrante impulsionado pela bateria veloz de Alex Van Halen, que lembra a linha rítmica da bateria de "The Song Remains The Same", do Led Zeppelin. David Lee Roth canta sobre a história de uma jovem recém-chegada à cidade que trabalha como garota de programa para sobreviver, mas acaba se apaixonando por alguém que pode construir um relacionamento sólido e proporcionar a ela um futuro mais seguro. Contudo, o eu lírico demonstra um profundo ciúme e acredita que a garota está com aquele homem apenas pelo dinheiro.

O álbum chega ao final com "House Of Pain", um hard rock no qual, apesar de possuir letra, os grandes protagonistas são os instrumentistas, que executam uma base instrumental sólida e compacta, permitindo que cada músico mostre suas habilidades em seus respectivos instrumentos. Embora o som pareça festivo, a letra trata sobre tristeza e frustração. Os versos de "House Of Pain" falam sobre enfrentar dificuldades e dor em um relacionamento, com o eu lírico expressando sentimentos de desespero, decepção e luta.

1984 alcançou um estrondoso sucesso comercial que marcou um capítulo inesquecível na história do Van Halen e do hard rock. O álbum rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, atingindo a impressionante marca de mais de 10 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Esse feito consolidou o disco como um dos mais vendidos da banda americana e um dos mais influentes da década de 1980.

Nos Estados Unidos, o álbum 1984 alcançou a segunda posição na parada da Billboard 200, permanecendo nas paradas por um longo período e reafirmando o impacto comercial da banda. Internacionalmente, o sucesso também foi expressivo, com altas posições em diversos mercados, incluindo o Reino Unido, Canadá, Alemanha e outros países, solidificando o status global do álbum.

Os singles extraídos do álbum, como "Jump", "Panama", "Hot for Teacher" e "I'll Wait", foram verdadeiros hits que dominaram as paradas musicais. "Jump", em particular, foi um fenômeno, atingindo o primeiro lugar na Billboard Hot 100, garantindo ao Van Halen um sucesso inigualável. "Panama" e "Hot for Teacher" também alcançaram posições de destaque nas paradas, consolidando o álbum como um sucesso absoluto.

Os videoclipes dos singles foram vitais para a consagração do álbum. O vídeo de "Jump", por exemplo, foi um dos mais populares da época, com a icônica performance da banda. "Panama" e "Hot for Teacher" (este último, bastante polêmico) também apresentaram vídeos altamente populares e cativantes, contribuindo significativamente para o sucesso e a visibilidade do álbum.

O legado de 1984 foi duplo para o Van Halen. Por um lado, o álbum solidificou a posição da banda como uma das principais no cenário do hard rock, influenciando uma geração de músicos e abrindo novos caminhos musicais. Por outro lado, os desentendimentos internos entre Eddie Van Halen e David Lee Roth atingiram um ponto crítico, culminando na saída deste último da banda em 1985. Este foi um desdobramento negativo, porém, abriu caminho para a chegada de Sammy Hagar, que assumiu o lugar de vocalista. Essa transição, embora conturbada, acabou por levar a novos sucessos e contribuiu para a evolução e continuidade do legado do Van Halen na história do rock.

Faixas:

Todas as faixas são de autoria de David Lee Roth, Michael Anthony, Edward Van Halen e Alex Van Halen, exceto a indicada.


Lado 1

01. "1984" 

02. "Jump" 

03. "Panama" 

04. "Top Jimmy" 

05. "Drop Dead Legs" 


Lado 2

06. "Hot for Teacher" 

07. "I'll Wait" (David Lee Roth, Michael Anthony, Edward Van Halen, Alex Van Halen -Michael McDonald) 

08. "Girl Gone Bad" 

09. "House of Pain" 


Van Halen:

David Lee Roth (vocal)

Eddie Van Halen (guitarra, sintetixadores e vocais de apoio)

Michael Anthony (baixo e vocais de apoio)

Alex Van Halen (bateria)


Ouça na íntegra o álbum 1984

"Jump" 
(videoclipe original)

"Panama"
(videoclipe original)

"Hot For Teacher"
(videoclipe original)


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