"O Descobrimento do Brasil" (EMI-Odeon, 1993), Legião Urbana



Por Sidney Falcão

No início da década de 1990, o Brasil enfrentava uma série de desafios e eventos marcantes em seu cenário político, econômico e social. A economia estava em crise, com altas taxas de inflação e instabilidade econômica. A política brasileira estava conturbada, com o presidente Fernando Collor de Mello enfrentando escândalos de corrupção e acusações de irregularidades, culminando em seu impeachment em 1992, liderado pelo movimento dos "Caras Pintadas".

Naquela época, o Brasil lidava com desigualdades sociais e problemas econômicos, enquanto se recuperava dos anos de ditadura militar e da repressão política, deixando cicatrizes na sociedade. Esse período testemunhou um aumento nos movimentos sociais e ativismo, com manifestações e protestos em busca de mudanças em diversas áreas, incluindo questões econômicas e direitos civis. Essas condições desafiadoras e eventos moldaram o contexto em que a banda Legião Urbana lançou o álbum O Descobrimento do Brasil.

Sexto álbum de estúdio da Legião Urbana, O Descobrimento do Brasil foi produzido em um momento de tensão entre a banda e a gravadora. Sob nova direção na época, a EMI-Odeon planejava lançar uma coleção sem a permissão da banda. Os membros da Legião Urbana protestaram vigorosamente, o que levou a mudanças na equipe de produção. Além disso, Renato Russo (1960-1996), o vocalista da banda, estava se recuperando de problemas de saúde relacionados à dependência química, o que trouxe uma perspectiva diferente para a criação do álbum. Renato ainda tinha que lidar com o fato de ser portador do HIV, o vírus da AIDS, uma condição que havia descoberto alguns anos antes. 

Lançado em 20 de dezembro de 1993, O Descobrimento do Brasil reflete a mudança de perspectiva da banda. Enquanto o álbum anterior, V, é mais sombrio e melancólico, O Descobrimento do Brasil é mais otimista, leve e pop. As canções são curtas, cativantes e tratam de uma variedade de temas, desde críticas sociais no Brasil até experiências pessoais dos integrantes da banda, mais especificamente Renato Russo.

A gravação do álbum trouxe inovações no trabalho da Legião Urbana, em que os músicos experimentaram instrumentos pouco usuais na banda até então, como o bandolim e a cítara. Além disso, a Legião Urbana foi um dos primeiros grupos brasileiros a utilizar o Pro Tools em estúdio para corrigir imperfeições nas gravações, uma novidade no Brasil naquela época. 

A capa do álbum O Descobrimento do Brasil da Legião Urbana parece refletir o momento de serenidade em que a banda estava vivendo, muito por conta de Renato ter passado pelo tratamanto de saúde. Na imagem da capa, o trio aparece num cenário cheio de flores, cada um deles com um figurino específico: Renato Russo como um traje que parece a de um sacerdote, Dado vestido como um trovador medieval e Bonfá como um camponês.

Marcelo Bonfá, Dado Villla-Lobos e Renato Russo, em fotografia
para encarte do álbum.

 
O álbum começa com a canção "Vinte e Nove", cujo título faz referência aos 29 dias que Russo passou internado na clínica Vila Serena, no Rio, entre abril e maio de 1993, para tratar do vício em álcool e drogas (cocaína e heroína). A canção faz uma reflexão sobre o momento em que Renato Russo estava passando e as consequências que seus vícios trouxeram como a perda de amizades. Por outro lado, o processo de tratamento levou o artista a autodescoberta e a valorizar as coisas simples da vida. O número 29 também tem outro significado: Renato era um admirador da astrologia, e no conceito astrológico, o número 29 representa o Retorno de Saturno, que é o período de cerca de 29,5 anos em que o planeta Saturno completa uma órbita ao redor do Sol e retorna à mesma posição. Segundo a astrologia, esses retornos são momentos de avaliação e transformação na vida de uma pessoa, envolvendo questões de maturidade e responsabilidade.

Teclados em primeiro plano se revezam as guitarras em "A Fonte". A faixa é marcada também por uma colagem de várias vozes de Renato Russo em gritos e falas, sendo uma delas a questionar: O que há de errado comigo?/Eu não sei nada e continuo limpo". Possivelmente é uma alusão ao processo de reabilitação que Renato Russo passava. A letra da canção aborda a busca do eu lírico pela redenção e liberdade em meio à alienação e à indiferença. Renato expressa um certo desespero, uma culpa e uma procura pela purificação espiritual. 

"Do Espírito" é talvez a faixa mais roqueira do disco. É caracterizada por guitarras distorcidas e agressivas, evidenciando influências do grunge. A entrega vocal de Renato Russo é marcada por uma expressão carregada de raiva, transmitindo profunda desilusão e insatisfação, ao mesmo tempo que demonstra uma firme determinação em seguir adiante com a vida após o término de um relacionamento.

"Vamos celebrar a estupidez humana / A estupidez de todas as nações / O meu país e sua corja de assassinos covardes / Estupradores e ladrões". São com esses versos que a Legião Urbana dá início a "Perfeição", em que Renato Russo mostra toda a sua indignação com a desigualdade social e a classe política brasileira. Se em "Que País É Este" (do álbum Que País É Esse - 1978/1987), Renato cantou com uma voz raivosa para mostrar todo a sua revolta com o descaso político social no Brasil, em "Perfeição" ele manifesta a mesma indignação num tom de voz mais sóbrio, mais irônico e canta de forma quase falada, semelhante ao rap, 

A faixa seguinte é instrumental, "O Passeio da Boa Vista", é um momento de pausa no disco e de reflexão. Na esquência, toda a leveza dos versos singelos de da canção que dá nome ao disco, "O Descobrimento do Brasil", uma balada folk sobre um jovem casal que está no início de uma vida conjugal. A desilução amorosa é o tema central de "Os Barcos", em que o eu lírico busca superar o fim de uma relação.

Detalhe da contracapa do álbum O Descobrimento do Brasil.

"Vamos Fazer Um Filme" é uma canção leve não apenas musicalmente, mas também nos temas abordados como amor, amizade, diversidade, carinho e liberdade. É uma canção que celebra a união das pessoas e a valorização de relacionamentos genuínos. O pop rock "Os Anjos" tem um ritmo agradável, quase "açucarado", mas que por meio de versos irônicos e debochados, traça uma crítica à sociedade contemporânea, onde prodominam o preconceiro, a hipocrisia e a ignorância. 

Após o pessimismo de "Os Anjos", vem o otimismo de "Um Dia Perfeito", que de uma certa maneira, se aproxima de "Vamos Fazer Um Filme". "Um Dia Perfeito" expressa um sentimento de apreço pela vida e pela simplicidade das coisas cotidianas, como por exemplo, passar o dia numa varanda com as crianças, sugerido em um dos versos da canção

"Giz" fala de saudade, memória e do amor não correspondido por alguém ausente na vida do eu lírico. O desenho de giz na calçada que é apagado pela chuva, conforme é citado na canção, seria um metáfora sobre a brevidade dos momentos felizes ou de lembranças que são apagadas pelo tempo ou mesmo pelas circunstâncias da vida. No final da canção, o eu lírico manifesta estar interessado em um novo alguém, mas revela que o amor do passado continua na sua memória.

Linda, porém melancólica, "Love In The Afternoon" é dedicada a Tavinho Fialho, baixista que acompanhou a Legião Urbana em shows em 1992, e que faleceu num acidente de carro. É uma canção que, na prática, homenageia pessoas que faleceram muito jovens, e que deixaram saudades em seus amigos e familiares. 

A calmaria e leveza das últimas faixas são quebradas por "La Nuova Gioventú", um punk rock veloz sobre o fim de uma relação conjugal. Na letra, o eu lírico expressa saudade da pessoa amada, as dificuldades em esquecê-la e revela o quanto essa pessoa melhorou a sua autoestima: "E com você por perto / Eu gostava mais de mim". 

"Só Por Hoje" encerra o álbum e traz no seu título uma referência ao lema "Só por hoje!", dos Narcóticos Anônimos, grupo que Renato Russo frequentou enquanto esteve em processo de tratamento contra o seu vício em álcool e drogas. A letra apresenta um Renato disposto a superar-se, dar a volta por cima: "Só por hoje eu não quero mais chorar / Só por hoje eu espero conseguir / Aceitar o que passou e o que virá / Só por hoje vou me lembrar que sou feliz". Destaque para Dado Villa-Lobos tocando bandolim e para a cítara tocada por Renato Russo que realçam a leveza e a delicadeza musical da canção. 

O Descobrimento do Brasil foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tornando-se um sucesso de vendas no Brasil. Com mais de 950 mil cópias vendidas no Brasil, o álbum conquistou o Disco de Platina Triplo por vender mais de 950 mil cópias. 

A turnê promocional do álbum foi a última da Legião Urbana e teve sua parcela de desafios. Renato Russo estava em um estado emocional oscilante, e a relação da banda com os shows era um tanto quanto ambígua. O último show da Legião Urbana se deu no palco do Reggae Night, em Santos, litoral do estado de São Paulo. Um momento de tensão ocorreu quando latas de cerveja foram arremessadas ao palco, porém, a situação foi contornada e o show foi concluído sem maiores transtornos.

O ano de 1993 marcou também o início dos projetos pessoais de cada membro da Legião Urbana. Dado Villa-Lobos juntou-se com André X, baixista da Plebe Rude, e fundou o selo independente Rock It!, dedicado a revelar novos talentos do rock brasileiro. Marcelo Bonfá investiu em artes plásticas e na computação gráfica. Renato Russo começou a preparar material para o seu primeiro álbum solo, o The Stonewall Celebration Concert, que foi lançado em 1994. 


Faixas

1 – "Vinte e Nove" (Renato Russo)

2 – "A Fonte" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá)

3 – "Do Espírito" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá)

4 – "Perfeição" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá)

5 – "O Passeio da Boa Vista" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)

6 – "O Descobrimento do Brasil" (Renato Russo/Marcelo Bonfá)

7 – "Os Barcos" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)

8 – "Vamos Fazer Um Filme" (Renato Russo)

9 – "Os Anjos" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)

10 – "Um Dia Perfeito" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)

11 – "Giz" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá)

12 – "Love In The Afternoon" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)

13 – "La Nuova Gioventú" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá)

14 – "Só Por Hoje" (Renato Russo/Dado Villa-Lobos)


Referências:

jb.com.br

legiaourbana.com.br


Ouça na íntegra o álbum 
O Descobrimento do Brasil

"Perfeição" (videoclipe origial


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