"Extra"(EMI-Odeon,1981), Luiz Guedes & Thomas Roth


Por Sidney Falcão

O ano era 1981, os irmãos gaúchos Kleiton & Kledir estavam estourados nas paradas de rádio em todo o Brasil. Com dois álbuns lançados, a dupla havia ganhado visibilidade graças ao sucesso de canções como "Vira Virou", "Maria Fumaça", "Paixão" e o megahit "Deu Pra Ti", e se consolidava como a dupla mais popular dentro seguimento MPB naquele momento. 

Contudo, os gaúchos não estavam sozinhos. Enquanto "Deu Pra Ti" de Kleiton & Kledir escalava as paradas de sucesso radiofônico do Brasil, uma nova dupla começava a despontar nas programações de rádio também. Era a dupla Luiz Guedes & Thomas Roth, que naquele ano de 1981 lançava o seu álbum de estreia intitulado Extra, tendo a canção "Milagres do Amor", o primeiro seu primeiro sucesso.

Diferente da dupla gaúcha, Guedes e Roth não eram irmãos, eram amigos. Os dois se conheceram por volta de 1978 numa loja de discos em São Paulo, onde Luiz Guedes trabalhava. Thomas Roth era cliente, e foi até àquela loja comprar uma fita de rolo para fazer uma gravação. O que era para ser uma simples compra, desdobrou-se numa envolvente conersa sobre música e que deu início a uma amizade. Até chegar a esse encontro, houve um longo caminho na vida dos dois e que começou distante da capital paulista. 

Luiz Guedes nasceu em 1949, em Montes Claros, interior de Minas Gerais. Primo do cantor e compositor Beto Guedes, Luiz passou a adolescência nos anos 1960 em Belo Horizonte, onde conviveu com Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, o seu próprio primo Beto Guedes e com outros jovens que fariam parte do que ficou conhecindo anos depois como o movimento musical chamado Clube da Esquina. Em 1973, Luiz Guedes mudou-se para São Paulo, e lá iniciou uma parceria com um outro primo com vocação musical, Paulo Flexa, com quem compôs algumas canções. Mas a parceria não ganhou projeção.

Thomas Roth, a outra metade da dupla, nasceu em 1951, no Rio de Janeiro, mas aos cinco anos, ele mudou-se com sua família para a cidade de São Paulo. Em 1973, Roth empregou-se numa agência de publicidade, onde foi trabalhar compondo jingles publicitários. Três anos depois, Roth teve um canção sua gravada por Elis Regina, "Quero", incluída no espetáculo e disco Falso Brilhante, e que logo se tornou um imenso sucesso.

Os caminhos de Luiz Guedes e Thomas Roth se cruzaram em 1978 naquela loja de discos no centro de São Paulo. O balconista Guedes e o publicitário Roth tinham em comum o sonho de viver de música. E daquele bate-papo, nasceu uma amizade que rendeu uma parceria e as primeiras canções compostas pelos dois. Basicamente, Guedes fazia a música enqaunto que Roth era responsável por escrever a letra. 

De um encontro numa loja de discos para as paradas de sucesso: Luiz Guedes & Thomas Roth.

Um dos primeiros artistas de prestígio da MPB a gravar uma canção de Luiz Guedes & Thomas Roth foi o cantor Emílio Santiago (1948-2013), que em 1979, gravou "Rola Bola". ele gravaria também outras canções da dupla, "Mais Uma Vez" e "Lua Nova".

Em 1980, a dupla Luiz Guedes & Thomas Roth participou do Festival MPB 80, promovido pela TV Globo, concorrendo com a canção "Nova Estação", que naquele mesmo ano foi lançada num compacto pelo selo Tapecar. A dupla não venceu o festival, mas pelo menos o evento serviu para dar visibilidade à dupla "Nova Estação" chamou atenção de ninguém menos que Elis Regina (1945-1982), que gravou essa canção para o seu álbum Elis, lançado no final de 1980,e que foi último álbum da cantora gaúcha.

Guedes e Roth seguiam compondo muito, a tal ponto de compor por encomenda para outros artistas gravarem. Por exemplo, a dupla compôs "Canção de Verão" para uma nova banda que estava entrando em estúdio para gravar seu primeiro disco. Era o Roupa Nova, que em 1981 estava gravando o seu primeiro álbum, cujo grande hit era "Sapato Velho". No entanto, "Canção de Verão" também se tornou sucesso no repertório da banda carioca.

Ainda em 1981, Luiz Guedes & Thomas Roth assinaram contrato com a gravadora EMI-Odeon. A companhia lançou naquele ano o primeiro álbum da dupla, intitulado Extra, um trabalho que traz a união da influência do Clube da Esquina que Luiz Guedes traz de Minas Gerais com a formação roqueira de Thomas Roth. O resultado um é trabalho que soa numa MPB com verniz pop, onde há uma variação musical onde a dupla transita pelo pop rock, country music, folk rock e baladas românticas. Os temas abordados no álbum giram em torno do amor, ecologia e esperança, este último um sentimento que fazia todo sentido num Brasil ainda sob um regime autoritário militar.

Produzido por Mayrton Bahia, Extra teve a participação de três músicos que acompanharam Luiz Guedes & Thomas Roth nas sessões de gravação e que eram de uma ilustre banda: Roupa Nova. A banda estava lançando o seu primeiro álbum de estúdio, mas também prestava serviço como banda de apoio na gravação discos de outros artistas. 

Como o Roupa Nova tinha contrato exclusivo com a Polygram, em Extra, um lançamento da EMI-Odeon, portanto uma gravadora concorrente, os três integrantes da banda convidados não tiveram seus nomes citados nos créditos com seus nomes artísticos, não os seus nomes artísticos, apenas pré-nomes de batismo que mal se podia saber de quem se tratavam. Por exemplo, o baixista Nando Oliveira é creditado como "Luiz Fernando", o guitarrista Kiko aparece apenas como "Eurico" e o baterista Serginho Herval é citado apenas como "Sérgio".

Kiko, Serginho Herval e Nando Oliveira em destaque: metade da banda Roupa Nova
participou das gravação de 
Extra, de Luiz Guedes & Thomas Roth.

Além desses três músicos do Roupa Nova, participaram também das gravações de Extra outros músicos renomados da música brasileira, dentre os quais o maestro e tecladista Eduardo Souto Neto (tocou piano e sintetizador, e foi responsável também pela orquestração e regência), o saxofonista Léo Gandelman, o trompetista Márcio Montarroyos (1948-2007), o trombonista Serginho Trombone (1949-2020) e o violoncelista Watson Clis (1942-2021). Quanto à dupla, Guedes tocou gaita, guitarra Rickenbacker de 12 cordas, violão, Roth tocou violão, além de cantar fazer belas harmoziações vocais, 

O álbum Extra começa com o primeiro grande sucesso da dupla, "Milagre do Amor", uma canção de ritmo vibrante que traz em seus versos uma mensagem de esperança e otimismo: "Quando a força da mente / For maior que a da fera/ A paz vai reinar / Em nossos corações".

Antes da tragédia nuclear na Usina de Chernobyl, na União Soviética, em 1986, e da Legião Urbana falar de um cataclismo nuclear na canção "Angra dos Reis", em 1987, Luiz Guedes & Thomas Roth já manifestavam o seu temor de uma catástrofe nuclear em 1981 com "Angra", que assim como a canção da Legião, faz alusão à Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. 

"Estradas (Dentro da Cabeça)" é uma balada country que retrata o jovem que sai da casa dos pais para descobrir o mundo lá  fora. O ritmo de "Bons Temos" é lento e melancólico, e seus são dotados de saudades de um tempo em que o Brasil gozava de liberdade e democracia antes de sofrer um golpe de estado que impôs uma ditadura militar no Brasil. Mesmo assim, a canção encerra com um tom de esperança: "Mas tudo tem / Seu tempo certo/ O ontem o vento levou / Hoje sonhamos mudar". O ponto alto desta canção é a sua reta final onde uma orquestra de cordas faz um pano de fundo sobre a qual Kiko assume o protagonismo fazendo solos de guitarra. 

Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro: a usina nuclear é tema da canção "Angra",
onde a dupla Luiz Guedes & Thomas manifestam o seu temor de uma tragédia nuclear.

O lado 2 da versão LP de Extra começa com o romantismo de "Chuva de Vento", uma balada pop em que o eu lírico expressa toda a sua devoção à sua musa amada. "Longe Demais"é um blues rock que tece uma crítica à degradação à natureza imposta pelo ser humano: "Por toda a terra / Jardim sem defesa / Veremos a natureza / E amargo será / Provar os frutos / Da ambição". Mais uma vez, os solos de guitarra de Kiko se destacam.  

Em "Clube do Coração", a dupla avisa que não importa idade, sexo e nem condição social para amar e ser feliz. "Extra", a faixa-título, é mais uma canção sobre esperança presente no álbum, e que passa a mensagem de que apesar das manchetes negativas dos jornais, o indivíduo jamais deve perder o otimismo. 

O disco chega ao fim com "São Paulo", uma balada folk em que o mineiro Luiz Guedes e o carioca Thomas Roth prestam uma homenagem à cidade que os acolheu e a ela expressam admiração e agradecimento. A música possui um lindo dueto dos violões de Roth e Kiko. 

Através das faixas "Milagre do Amor" e "Chuva de Vento", Luiz Guedes & Thomas Roth tiveram projeção na grande mídia naquele início de anos 1980. As duas canções foram bastante executadas nas rádios de todo o Brasil. A dupla logo se tornou presença constante em programas de TV como Globo de Ouro e Geração 80, ambos da TV Globo.

Além de Emílio Santiago, Elis Regina e Roupa Nova, outros artistas se interessaram em gravar as canções de Luiz Guedes & Thomas Roth como Ronnie Von ("Cachoeira" e "Mais Que Um Beijo"), Beto Guedes ("São Paulo") e Peninha ("Amo Você"). 

Luiz Guedes & Thomas Roth lançaram em 1983 o segundo álbum, Jornal do Planeta, que emplacou a faixa "Ela Sabe Demais", outro grande sucesso radiofônico da dupla. Porém, embora tivesse alcançado o prestígio, a dupla se desfez em 1985. 

Em 1994, Luiz Guedes foi diagnosticado com câncer e decidiu deixar a cidade de São Paulo e mudar-se com a família e voltar a morar em Motes Claros, sua cidade natal. Três anos depois, Guedes faleceu, aos 48 anos. 

Thomas Roth prosseguiu na música, porém mais voltado aos bastidores, atuando como compositor, produtor e empresário. Desde 1984, Roth comanda o estúdio de gravação e selo Lua Discos. Em 2002, o selo Lua Discos relançou os dois únicos álbuns da dupla Luiz Guedes & Thomas Roth, Extra e Jornal do Planeta, num só CD. Thomas Roth ficou mais conhecido pelas gerações mais novas quando fez parte do grupo de jurados do programa Ídolos, no SBT, nas edições de 2006 e 2007. 

Faixas


Lado 1

1-"Milagre do Amor" (Luiz Guedes/Thomas Roth)

2-"Angra" (Luiz Guedes/Thomas Roth)

3-"Estradas' (Dentro da Cabeça)" (Luiz Guedes/Thomas Roth)

4-"Bons Tempos" (Luiz Guedes/Thomas Roth)


Lado 2

5-"Chuva de Vento" (Luiz Guedes/Thomas Roth)

6-"Longe Demais" (Luiz Guedes/Thomas Roth/Paulo Flexa)

7-"Clube do Coração" (Luiz Guedes/Paulo Flexa)

8-"Extra" (Luiz Guedes/Thomas Roth)

9-"São Paulo" (Coração do Tempo) (Luiz Guedes/Thomas Roth) 


Ouça na íntegra o álbum Extra, de 
Luiz Guedes & Thomas Roth



Comentários

  1. Eu conhecia a dupla só como compositores,não conhecia o álbum deles,estou ouvindo e adorando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário