“Obscured By Clouds (Harvest, 1972), Pink Floyd


Por Sidney Falcão

No final de 1971, após a curta turnê promocional do álbum Meddle, os quatro membros do Pink Floyd começaram a pensar no próximo álbum acompanhado de uma turnê. Seria um trabalho conceitual e ambicioso. Para dar início à elaboração do repertório do novo trabalho, o Pink Floyd fez uso de sobras de material de álbuns anteriores, de ideias que foram arquivadas e que poderiam ser recicladas, reaproveitadas.

À medida que iam ensaiando e gravando, o Pink Floyd ia expondo o resultado nos shows da nova turnê, iniciada em janeiro de 1972, no Reino Unido, provavelmente como uma forma de teste para ver a reação do público e também melhorar alguma coisa nas canções que entraria no novo álbum, caso fosse necessário. Começava ali a turnê de Dark Side Of The Moon, com pouco mais de um ano de antecedência ao lançamento do antológico álbum que consagrou o Pink Floyd.

Porém, em meio à elaboração do ambicioso e conceitual projeto do Floyd, a banda recebe uma encomenda do cineasta Barbet Schroeder para criar a trilha sonora do seu novo filme, La Vallée. O Pink Floyd já havia feito antes uma trilha sonora de um filme de Schroeder, More, de 1969. La Vallée é um filme de aventura em que uma esposa de um cônsul francês parte em uma viagem para Papua Nova Guiné, na Oceania, em busca das penas de um pássaro raro. Chegando lá, ela se junta a um grupo de viajantes que vão até um vale misterioso, onde têm contato com uma tribo Mapuga, uma tribo nativa completamente isolado do mundo.

A atriz francesa Bulle Orgier em cena do filme La Vallée, de Barbet Schroeder,
cuja trilha sonora é do Pinnk Floyd e que está no álbum Obscured By Clouds. 

Apesar da agenda apertada por causa do novo projeto e da turnê, o Pink Floyd aceitou o convite para gravar a trilha sonora do filme de Schroeder. E para isso, a banda fez uma pausa na turnê. Assim que concluiu a etapa inglesa da turnê no final de fevereiro de 1972, o Pink Floyd partiu para a França, e se instalou no Château d’Hérouville, o castelo que virou um moderno estúdio de gravação, próximo a Paris. Lá, a banda inglesa passou apenas duas semanas, um prazo curtíssimo para compor e gravar a trilha sonora do filme La Vallée. No início de março, em tempo recorde, as gravações da trilha sonora estavam concluídas, e foram os próprios membros do Pink Floyd os responsáveis pela produção. Depois da etapa japonesa da turnê, o Pink Floyd mixou no Morgan Sound Studios, em Londres, em dois dias (4 e 6 de abril), todo o material da trilha sonora gravado na França.

Tudo ia muito bem até que após a finalização das gravações da trilha sonora, houve um desentendimento entre o Pink Floyd e a produtora do filme. Por causa disso, a banda decidiu lançar o álbum da trilha sonora com o título Obscured by Clouds, nome de uma das músicas presentes na trilha, ao invés de La Vallée, o título do filme. A produtora do filme, por sua vez, foi à forra lançando o filme com o título La Vallée (Obscured by Clouds).

Lançado em 2 de junho de 1972, Obscured by Clouds é um álbum de faixas curtas e mais radiofônicas que as faixas com instrumentais “quilométricos” dos álbuns anteriores. Até as faixas instrumentais presentes em Obscured by Clouds, são curtas e acessíveis. O repertório do álbum é composto por faixas que trazem referências blues, country music e folk rock.

A capa de Obscured by Clouds mostra uma fotografia completamente desfocada de um homem sentado no galho de uma árvore como quisesse alcançar algo, uma fruta talvez. O estúdio Hipgnosis foi responsável pela criação da capa. Segundo relato do diretor do filme anos após o lançamento do álbum, o Pink Floyd queria uma capa que não chamasse tanta a atenção para não atrapalhar o próximo álbum, que era a grande aposta do quarteto inglês.

Richard Wright e David Gilmour em sessão de gravação de Obscured By Clouds.

Um zumbido eletrônico seguido por impulsos gerados por um sintetizador dá início à faixa-título que abre o álbum. Logo depois, uma sonoridade tensa criada pelo sintetizador de Richard Wright ganha força e peso, seguida pelos outros instrumentos. Os solos de guitarra de David Gilmour assumem o protagonismo até o final da faixa. Na sequência, outra faixa instrumental incrível, “When You’re In”, que traz Nick Mason tocando com maestria uma bateria pesada. Os teclados de Richard Wright, o baixo de Roger Waters e a guitarra de David Gilmour criam uma massa sonora que ajudam a dar peso à música.

Na “Burning Bridges”, Gilmour e Wright fazem um dueto de vozes interessante. Os dois também fazem uma bela performance nos seus respectivos instrumentos, com Wright criando fraseados melódicos com os teclados sensacionais, enquanto Gilmour faz o seu slide-guitar gemer. O clima fica animado com “The Gold, It’s In The...”, um rock vigoroso, que remete ao som de Neil Young e ao mesmo tempo, tem todo um espírito de aventura bem condizente com a temática do filme de Schroeder.

“Wot’s Uh... The Deal?” é uma balada linda e agradável que poderia muito bem ter sido uma grande sucesso de rádio na carreira do Pink Floyd. Na sua primeira parte, a canção segue por um caminho mais acústico. Até que no meio da canção, na pausa instrumental, Wright executa um lindo solo de piano, seguido depois pelo solo de guitarra de Gilmour. Por incrível que pareça, o Pink Floyd nunca tocou “Wot’s Uh... The Deal?” ao vivo. Mas em 2006, Gilmour tocou esta canção num show da sua turnê de carreira solo.

Pink Floyd e equipe técnica no café da manhã durante período de
gravação do álbum Obscured By Clouds.

“Mudmen” é outra faixa instrumental presente no álbum, e é uma espécie de reprise de “Burning Bridges”, só que numa versão mais lenta e melhor elaborada. Aqui, cada membro do Pink Floyd mostra as suas habilidades nos seus respectivos instrumentos.

O lado B começa com “Childhood’s End”, uma canção com uma linha rítmica de bateria incrível, e que o Pink Floyd usou na primeira metade da música “Time”, do álbum Dark Side Of The Moon. Um ouvinte mais atento, perceberá as semelhanças entre as duas levadas rítmicas de bateria das duas músicas. Escrita por David Gilmour, os versos de “Childhood’s End” tratam sobre a passagem do tempo de uma maneira uma tanto quanto pessimista, de chegar à vida adulta e encarar a dura realidade da vida.

“Free Four” é um folk rock que possui um ritmo alegre e otimista, em que contrasta com o tema denso dos versos. A letra desta canção foi escrita por Roger Waters, e um dos versos faz referência à morte de seu pai, um assunto que se tornará recorrente nos discos posteriores do Pink Floyd.

“Stay” é outra linda balada presente em Obscured by Clouds, onde o personagem principal da canção se refere a uma noite de amor casual, que embora boa, ele mal consegue lembrar o nome da pessoa com quem dividiu momentos de prazer sexual.

Richard Wright e David Gilmour no estúdio em sessão de gravação
de Obscured By Clouds.

Quem encerra o álbum é “Absolutely Curtains”, faixa instrumental que durante pouco mais de três minutos, camadas de teclados exercem um total protagonismo e produzem aquele som “viajante” que se tornou a marca registrada de Rick Wright. Há ainda um momento em que Nick Mason faz um rufar percussivo. À medida em que o som dos teclados vai diminuindo, no sentido contrário um cântico religioso vem numa crescente, aumentando de volume, como se fosse um culto. Trata-se da tribo Mapuga, povo nativo da Papua Nova Guiné que participou do filme, e que teve um trecho do seu cântico inserido no final de “Absolutely Curtains”.

Obscured by Clouds alcançou o 6° lugar na parada de álbuns do Reino Unido, enquanto que na França, chegou ao 1° lugar. Nos Estados Unidos, o álbum amargou o 46° lugar.

Embora seja considerado o álbum preferido do baterista Nick Mason, Obscured by Clouds não está entre os mais populares discos entre os fãs do Pink Floyd. No entanto, não está entre os mais desprezados. Por outro, talvez ele tivesse alcançado uma popularidade maior não fosse o “azar” de ter sido lançado entre dois álbuns icônicos do Pink Floyd, Meddle e Dark Side Of The Moon. Se tivesse sido lançado antes de Meddle, é bem possível que Obscured by Clouds tivesse alcançado uma maior popularidade e reconhecimento, e canções como “The Gold, It’s in the…”, “Wot’s, Uh…the Deal?”, “Stay” e “Free Four” teriam se tornado grandes sucessos na carreira do Pink Floyd.

Apesar de ter sido gravado num curtíssimo espaço tempo, o álbum impressiona pela qualidade das canções, das letras e dos arranjos. Obscured by Clouds acabou servindo como uma espécie de porta de entrada para obra-prima que estava por vir, Dark Side Of The Moon, a grande aposta do Pink Floyd que elevaria a banda inglesa ao status de gigante do rock.

Faixas

Lado 1

1. “Obscured By Clouds” (Gilmour - Waters)

2. “When You’re In” (Gilmour - Mason - Waters - Wright)

3. “Burning Bridges” (Waters - Wright)

4. “The Gold It’s In The…” (Gilmour - Waters)

5. “Wot’s… Uh The Deal” (Gilmour - Waters)

6. “Mudmen” (Gilmour - Wright)

 

Lado 2

7. “Childhood’s End” (Gilmour)

8. “Free Four (Waters)

9. “Stay” (Wright - Waters)

10. “Absolutely Curtains” (Gilmour / Mason / Waters / Wright)

 

Pink Floyd: David Gilmour (guitarras , vocais), Roger Waters  (baixo, vocais), Richard Wright (teclados , vocais) e Nick Mason  (bateria, percussão).

 

Referências:

Nos bastidores do Pink Floyd – Mark Blake, 2012, Editora Évora, Brasil Classic Rock

Monografie nº3 – Pink Floyd - 2017 - Sprea Editori, Itália

Pink Floyd: album by album – Martin Popoff, 2018, Voyageur Press, Estados Unidos                                                                                      

pinkfloyd.com

wikipedia.org

 

Ouça na íntegra o álbum 
Obscured By Clouds

“Wot’s, Uh…the Deal?” (videoclipe oficial)


“Childhood’s End” (videoclipe oficial)

Comentários