“Random Access Memories” (Columbia, 2013), Daft Punk
Por
Sidney Falcão
O duo
francês Daft Punk, formado por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, chegava
ao final dos anos 2000 com o prestígio nas alturas. Considerada responsável
pela renovação da música eletrônica, a dupla conquistou milhões de fãs ao redor
do mundo através do seu som futurista retrô e do visual robótico que esconde os
rostos dos dois integrantes.
Embora
repetitivo e monótono, o álbum Human After All (2005), o terceiro
da duplo, foi bem aceito por parte do público, chegando a figurar em 1° lugar
na para de álbuns de música eletrônica da Billboard, nos Estados Unidos.
A turnê internacional de Human After All foi tão bem sucedida que
rendeu o primeiro álbum ao vivo do Daft Punk, Alive 2007, gravado
ao vivo em Paris, e lançado no final de 2007. No ano seguinte, Alive 2007
conquistou o prêmio Grammy de “Melhor Álbum de Música Eletrônica/Dance
Music”. Por causa do sucesso no cenário pop eletrônico que havia conquistado, o
Daft Punk foi convidado em 2009 para compor a trilha sonora do filme Tron:
Legacy, cujo álbum foi lançado no ano seguinte.
Apesar dos
prêmios, disco ao vivo e trilha sonora de filme, quem imaginava que o Daft Punk
havia chegado ao ápice da fama estava enganado. O duo pop eletrônico francês iria
chegar à sua consagração com o seu quarto e aclamadíssimo álbum de estúdio, Random
Access Memories, trabalho que ampliou a popularidade do Daft Punk, indo
muito além do público de música eletrônica.
Random
Access Memories começou
a ser pensado já em 2008, logo após a turnê de Human After All,
entre 2006 e 2007. Para o novo álbum, a
dupla procurou um direcionamento musical mais voltado ao passado, mais
especificamente para as décadas de 1970 e 1980. Embora tivesse conquistado a
fama através da sonoridade eletrônica, o Daft Punk parecia buscar uma
musicalidade mais “orgânica” no seu novo álbum. Se nos álbuns anteriores a
sonoridade eletrônica era a protagonista, no novo álbum, ela assumiria um papel
complementar, e em alguns momentos, a depender da música, um mero papel de
“figurante”, o que para alguns fãs mais antigos poderia soar uma “heresia”. O
protagonismo ficaria para os instrumentos convencionais, como bateria, baixo,
guitarra e piano, executados por gente de “carne e osso”.
Thomas Bangalter (capacete prateado) e Guy-Manuel de Homem Cristo (capcete dourado): os inigmáticos Daft Punk. |
Em busca de um som mais “orgânico” para o novo disco, o Daft Punk convidou um time músicos ilustres e experientes da música pop, com serviços prestados para artistas e bandas consagradas, como o guitarrista Nile Rodgers (do Chic); os baixistas Nathan East (Michael Jackson, George Harrison e Ringo Starr) e James Genus (Chick Corea e Herbie Hancock); os bateristas Omar Hakim (Weather Report, Miles Davis e David Bowie) e John Robinson (Michael Jackson e Barbra Streisand); o tecladista Chris Caswell (Stevie Wonder e Jason Mraz); dentre outros músicos convidados.
Além de
convidados veteranos, o Daft Punk convidou artistas de gerações mais recentes
como Julian Casablancas, vocalista da banda The Strokes, o cantor Pharrell
Williams, e Panda Bear, integrante da banda americana Animal Collective.
Random
Access Memories levou
cerca de quatro anos para ter as suas gravações concluídas. Todo o processo de
gravação aconteceu ao vivo no estúdio, e foram usados equipamentos analógicos,
provavelmente para dar ao disco uma sonoridade dos anos 1970 e 1980, mas ao
mesmo tempo, com cuidado de não soar datado. As sessões de gravação do álbum
ocorreram no Gang Recording Studio (Paris), Henson Recording Studios e Conway
Recording Studios (Los Angeles), Capitol Studios (Hollywood) e Electric Lady
Studios (Nova York).
Lançado em
17 de maio de 2013, Random Access Memories é também conhecido
pelas inicias RAM. Foi o primeiro álbum lançado pelo Daft Punk
através da gravadora Columbia, com qual havia assinado contrato ainda em 2013,
depois de ter deixado a Virgin Records.
Random
Access Memories é
de longe, o menos eletrônico dos quatro álbuns de estúdio do Daft Punk. No
álbum, o baixo, guitarra e bateria são os instrumentos de destaque, enquanto
que os sintetizadores são meros instrumentos de apoio. Surpreende a presença de
naipe de cordas em algumas faixas, algo impensável no início da carreira do
Daft Punk.
O que se
percebe em Random Access Memories é uma forte influência da
música pop dos anos 1970 e 1980, sobretudo o funk, soul, disco music, e a
música eletrônica de Giorgio Moroder, embora tais referência tenham
influenciado a formação musical da dupla francesa. Contudo, essas referências
elas se fazem mais intensas em Random Access Memories.
Convidados ilustres: Nile Rodgers, Julian Casablancas e Pharrell Williams fizeram particpações epeciais no álbum Random Access Memories. |
Apesar do álbum soar mais “orgânico”, os recursos eletrônicos se mostram presentes, como os inconfundíveis vocais robóticos do Daft Punk. Random Access Memories é um álbum pop muito bem produzido, recheado de faixas acessíveis, radiofônicas, algumas delas com refrãos “grudentos”, um recurso infalível para se conquistar as massas.
“Give Life
Back to Music” abre Random Access Memories em grande estilo, com
uma levada dançante bem ao estilo do disco-funk do passado, trazendo a marcante
guitarra de Nile Rodgers, e os vocais robóticos do Daft Punk pedindo que se
devolva a vida à música. Na sequência, a balada “The Game Of Love”, onde os
vocais robotizados de Thomas Bangalter cantam versos em que até mesmo os robôs
também podem sentir as dores do amor.
“Giorgio by Moroder”
é um tributo ao produtor e músico italiano que dá nome à música, e que é
considerado o “pai do pop eletrônico”. Nesta faixa, foi inserida sobre uma base
dançante eletrônica, um áudio de uma entrevista de Moroder, onde ele fala da
sua vida, da sua carreira, da sua relação com os sintetizadores, e de como por
meio desses instrumentos, ajudou a dar novos rumos à música pop. A partir da
metade da faixa, a música ganha um novo direcionamento e uma força instrumental
fantástica, com destaque para a performance do baterista Omar Hakim.
Depois do
final contagiante da faixa anterior, a calmaria se instala com o solo delicado
de piano de Chilly Gonzales, abrindo a balada “Within”, que versa sobre alguém
que está desesperadamente em busca de conhecer a si mesmo. “Instante Crush”
conta com a participação especial de Julian Casablancas, cantando com os vocais
cheios de efeitos de vocoder que simulam uma voz robótica, que casaram muito
bem com a levada synthpop da canção. Julian ainda faz um solo de guitarra
roqueira, dá um toque de crueza contrastando com a frieza dos sons de
sintetizadores. A letra trata sobre um jovem apaixonado por uma amiga, que
passou a rejeitá-lo depois que iniciou arranjou um namorado.
“Lose
Yourself to Dance” traz a primeira participação de Pharrell Williams como
convidado em Random Access Memories. A faixa é um misto de funk e
disco music, e conta com Pharrell cantando em falsete, versos que incentivam o
indivíduo a se libertar das tensões da vida, e perder-se numa pista de dança.
Outro convidado ilustre em “Lose Yourself to Dance” é o guitarrista Nile
Rodgers e o seu irresistível riff de guitarra que não deixa ninguém
parado. A música ainda conta com uma participação discreta dos vocais robóticos
do Daft Punk.
O músico e produtor Giorgio Moroder em seu estúdio nos anos 1970: homenageado pelo Daft Punk na faixa "Giorgio by Moroder". |
Um som de ventania, seguido por ruídos eletrônicos e vozes robóticas, abre a próxima faixa, “Touch”, música que traz o cantor Paul Williams no vocal principal, cantando de uma maneira cheia de sentimentalismo. Segundo o Daft Punk, “Touch” é a música mais complexa do álbum, devido às suas 250 camadas sonoras. “Touch” é uma faixa interessante por causa das variações rítmicas ao longo da sua duração, percorrendo pelo psicodelismo, jazz, balada e disco music. Um coro bastante emotivo, dá um toque de melancolia à música.
“Get Lucky”
é a principal faixa do disco e, provavelmente, o maior sucesso da carreira do
Daft Punk. Com Pharrel Williams nos vocais principais, Nathan East no baixo,
Omar Hakim na bateria e Nile Rodgers na guitarra, “Get Lucky” tem um balanço
dançante irresistível e um refrão grudento. O groove poderoso promovido
pelo baixo e bateria, e a levada rítmica da guitarra, remetem aos áureos tempos
da banda Chic, da qual Rodgers foi um dos membros fundadores.
“Beyond”abre
com um som imponente de orquestra, que logo cede lugar a um som mais pop
proporcionado por baixo, bateria, guitarra funky e os vocais robotizados
do Daft Punk. Um dado curioso é que a levada rítmica de “Beyond” lembra “I Keep
Forgethin’”, canção de Michael McDonald, sucesso de 1982. A letra de “Beyond”
traz uma mensagem bonita e singela sobre sonho e amor.
A faixa
instrumental “Motherboard”, alia experimentalismo e apelo pop comercial.
Sintetizadores, naipe de cordas e bateria jazzística convivem de maneira
harmônica. Para o Daft Punk, “Motherboard” é uma “composição futurista que
poderia ser do ano 4000”. “Fragments of Time” traz como convidado o cantor
Todd Edwards e o seu vocal agradável de se ouvir. Com uma sonoridade que faz
lembrar o soft rock sofisticado do Steely Dan, “Fragments of Time” merecia ter
sido hit radiofônico.
“Doin It
Right” é uma balada com uma batida lenta e a única faixa do álbum
essencialmente eletrônica. Para cantar nesta música, o Daft Punk convidou Panda
Bear, membro da banda americana Animal Collective. Panda canta de maneira bem
melódica e faz harmonizações vocais bem agradáveis. O Daft Punk participa da
música tocando sintetizadores e cantando com os seus vocais robóticos, fazendo
um contraponto com os vocais suaves de Panda Bear.
Fechando Random
Access Memories de maneira brilhante, a faixa “Contact”. Ela começa com
sintetizadores fazendo pano de fundo para o áudio de Eugene Cernan (1934-2017),
comandante da Apollo 17, a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo,
da NASA, enviada à Lua em dezembro de 1972. A música é uma perfeita comunhão
entre os sintetizadores executados pelo Daft Punk e o DJ Falcon (mais um dos
convidados do disco), com os instrumentos convencionais baixo, bateria e
guitarra. O destaque fica para a performance do baterista Omar Hakim, que faz
viradas de bateria sensacionais e de tirar o fôlego do ouvinte. A faixa vai
chegando ao final com um ruído agudo e estridente, como se fosse o de um
foguete subindo aos céus rumo ao espaço sideral.
Faixa de maior sucesso de Random Access Memories, "Get Lucky" remete ao balanço e à sonoridade da banda Chic (foto), ícone da disco music dos anos 1970. |
Apesar das acusações de que o Daft Punk havia se distanciado da sua vocação musical eletrônica, Random Access Memories fez um sucesso comercial avassalador e consolidou de vez o duo francês. Isso se deve muito ao single de “Get Lucky”, que liderou as paradas de sucesso em vários países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Brasil, Itália e Japão. Random Access Memories ainda gerou mais quatro singles: “Lose Yourself to Dance” (segunda faixa mais famosa do álbum), “Doin' It Right”, “Instant Crush” e “Give Life Back to Music”.
Nos Estados
Unidos, Random Access Memories vendeu mais de 1 milhão de cópias,
enquanto que na França, país natal do Daft Funk, o álbum chegou à marca de 769
mil cópias vendidas. No Reino Unido, Random Access Memories
vendeu 300 mil cópias.
Além do
ótimo desempenho comercial, Random Access Memories proporcionou
prêmios ao Daft Punk. Na edição do Grammy de 2014, o álbum venceu nas
categorias “Melhor Álbum de Música Eletrônica / Dance Music”, “Melhor
Engenharia de Som de Álbum Não-Clássico” e “Álbum do Ano”. O single “Get Lucky”
levou dois prêmios Grammy nas categorias “Single do Ano” e “Melhor Performance
Pop duo/Grupo”.
Em 2020, Random
Access Memories entrou na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os
Tempos da revista Rolling Stone, figurando em 295° lugar.
Passados
oito anos do lançamento de Random Access Memories, esperava-se um
novo álbum, e de preferência, arrebatador. Contudo, o público foi surpreendido
em fevereiro de 2021 com a notícia de que a dupla Daft Punk estava se
separando, após 28 anos de carreira. O anúncio foi feito através de um vídeo
chamado “Epílogue”, veiculado no canal do Daft Punk no YouTube, pegando todos
os fãs de surpresa.
Faixas
Todas as
faixas produzidas por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo.
- "Give Life Back to Music" (Thomas BangalterGuy-Manuel de Homem-ChristoPaul Jackson, Jr.Nile Rodgers)
- "The Game of Love" (Bangalter - de Homem-Christo)
- "Giorgio by Moroder" (Bangalter - de Homem-Christo - Giovanni "Giorgio" Moroder)
- "Within" (Bangalter - Jason "Chilly Gonzales" Beck - de Homem-Christo)
- "Instant Crush" (Bangalter - Julian Casablancas - de Homem-Christo)
- "Lose Yourself to Dance" (Bangalter - de Homem-Christo – Rodgers - Pharrell Williams)
- "Touch" (Bangalter - Christopher Paul Caswell - de Homem-Christo - Paul Williams Jr.)
- "Get Lucky" (Bangalter - de Homem-Christo – Rodgers - Pharrell Williams)
- "Beyond" (Bangalter – Caswell - de Homem-Christo - Paul Williams Jr.)
- "Motherboard" (Bangalter - de Homem-Christo)
- "Fragments of Time" (Bangalter - de Homem-Christo - Todd Imperatrice)
- "Doin' It Right" (Bangalter - de Homem-Christo- Noah Lennox)
- "Contact" (Bangalter - de Homem-Christo - Stéphane Quême - Garth Porter - Tony Mitchell - Daryl Braithwaite)
Daft Punk: vocais, sintetizador, teclados, guitarra e produção.
Artistas convidados:
Panda Bear - vocais (faixa 12)
Julian Casablancas - vocal, guitarra e co-produção (faixa 5)
Todd Edwards - vocais e co-produção (faixa 11)
DJ Falcon - sintetizador modular e co-produção (faixa 13)
Chilly Gonzales - teclados (faixa 1), piano (faixa 4)
Giorgio Moroder - voz (faixa 3)
Nile Rodgers - guitarra (faixas 1, 6, 8)
Paul Williams - vocais e letras (faixa 7), letras (faixa 9)
Pharrell Williams - vocais (faixas 6, 8)
Paul Jackson, Jr. - guitarra (faixas 1–3, 7–11, 14)
Nathan East - baixo (faixas 1–6, 8, 11, 14)
James Genus - baixo (faixas 3, 7, 9-11, 13)
John "JR" Robinson - bateria (faixas 1,2, 4–6, 14)
Omar Hakim - bateria (faixas 3, 7–9, 11, 13), percussão
(faixa 10)
"Give Life Back to Music"
"The Game of Love"
"Giorgio by Moroder"
"Within"
"Instant Crush" (videoclipe oficial)
"Lose Yourself to Dance"
"Touch"
"Get Lucky" (videoclipe oficial)
"Beyond"
"Motherboard"
"Fragments of Time"
"Doin' It Right"
"Contact"
Comentários
Postar um comentário