“Use Your Illusion I” (Geffen, 1991), Guns N’ Roses



Por Sidney Falcão

Na virada dos anos 1980 para os anos 1990, a maior banda de rock do mundo era sem sombra de dúvidas o Guns N’ Roses. O prestígio da banda estava em alta ainda graças ao sucesso arrebatador do seu álbum de estreia, Appetite For Destruction, de 1987, que havia emplacado quase todas as faixas e vendido milhões de cópias em todo o planeta. Para atender o “apetite” voraz dos fãs por novidades do quinteto americano, a gravadora lançou em 1988 o álbum GN’R Lies, que nada mais era do que a junção do EP gravado ao vivo Live?! *@Like A Suicide, lançado em 1986, com mais quatro músicas inéditas, dentre elas a balada acústica “Patience”, faixa que se tornou um grande sucesso radiofônico.

Assim como a fama do Guns N’ Roses subia como um foguete rumo aos céus, os escândalos e confusões em que a banda se metia aumentavam na mesma proporção e velocidade. Não foram poucas as vezes em que os membros da banda estavam envolvidos em bebedeiras, abuso no consumo de drogas e prisões. Isso sem falar dos ataques de estrelismo do vocalista Axl Rose. O estilo de vida desregrado, movido a sexo, drogas, álcool e rock’n’roll, levou o Guns N’ Roses a receber o título de “a banda mais perigosa do mundo”.

Com uma grande quantidade de novas canções compostas, mais outras músicas antigas que não haviam sido gravadas, o Guns N’ Roses entrou em estúdio em janeiro de 1990 para gravar o próximo álbum. O processo de gravação e de mixagem foi longo e se estendeu até agosto de 1991, ou seja, mais de um ano e meio. Alguns problemas durante as gravações acabaram prolongando as gravações e retardando o lançamento do novo álbum. Um deles foi o vício do baterista Steve Adler em heroína. A dependência química do músico estava tão agravada que ele faltava às gravações, e quando comparecia, o músico tinha dificuldade de tocar o seu próprio instrumento. O baterista acabou sendo expulso da banda e substituído pelo ex-baterista do The Cult, Matt Sorum. Meses antes, o grupo havia efetivado o tecladista Dizzy Reed, que trabalhava com a banda havia algum tempo, mas como músico contratado.

Guns n' Roses, em setembro de 1991. Em pé: Matt Sorum e Izzy Stradlin;
sentados: Duff McKagan. Slash, Axl Rose e Dizzy Reed.


Outro fator que contribuiu para bagunçar o cronograma da produção do novo álbum foi que após vinte músicas mixadas com o produtor Bob Clearmountain, a banda se mostrou insatisfeita com o resultado, e decidiu mixar tudo novamente. Para essa tarefa, convocaram o engenheiro de som Bill Price, profissional que já havia trabalhado com os Sex Pistols.

Terminado todo o processo de gravação, o Guns N’ Roses tinha um farto material gravado nas mãos (cerca de 30 músicas) e uma ideia megalômana na cabeça: lançar tudo em dois álbuns duplos e numa mesma data. E foi justamente o que aconteceu.

Em 17 de novembro de 1991, o Guns N’ Roses lançou de uma só vez, dois álbuns duplos, Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, um dos lançamentos mais ousados da história do rock. O duplo lançamento agradou em cheio os fãs, ávidos por novidades da banda, mas que gerou críticas de uma parcela da imprensa que achou um exagero. Alguns jornalistas acreditavam que a banda poderia ter selecionado as melhores canções e lançado um álbum simples, ou pelo menos, lançado os álbuns duplos num intervalo de um ano, entre o primeiro e o segundo.

Use Your Illusion I e Use Your Illusion II representaram uma evolução musical do Guns N’ Roses, do ponto de vista artístico, e ambicioso do ponto de vista comercial. A banda americana ampliou o seu arco de possibilidades musicais ao trazer para o seu hard rock, referências de outros estilos como o blues, o country, música erudita e até música flamenca.

A arte que ilustra a capa dos dois álbuns duplos é a mesma e foi criada pelo artista gráfico americano Mark Kostabi. É baseada num detalhe de uma pintura famosa, o afresco “Escola de Atenas”, de Raphael Sanzio (1483-1520), pintada pelo artista italiano entre 1509 e 1510, e se encontra no Palácio Apostólico, no Vaticano, na Itália. Embora a arte da capa seja a mesma, a diferença está nas cores: Use Your Illusion I é amarela, e Use Your Illusion II é azul.

No repertório dos dois álbuns duplos, a banda gravou canções até então novas e canções compostas no início da carreira, mas que jamais haviam sido gravadas como “Back Off Bitch”, Bad Obsession”, “Don’t Cry”, “November Rain” e “The Garden”, além do cover de um antigo sucesso de Paul McCartney, “Live and Let Die”, que o Guns N’ Roses costumava tocar nos seus primeiros shows. O álbum Use Your Illusion I conta com participações especiais como a de Alice Cooper e do então vocalista do Blind Melon, Shannon Hoon (1967-1995), que era também um velho amigo de Axl Rose, e de Michael Monroe, vocal da banda finlandesa Hanoi Rocks. Uma novidade que chama a atenção no duplo lançamento é que além de Axl, outros membros do Guns N’ Roses também cantaram em algumas faixas.

Use Your Illusion I contou com participações especiais de Alice Cooper,
Shannon Hoon e Michael Monroe.

Use Your Illusion I começa em grande estilo com “Right Next Door Hell”, um hard rock escrito por Axl Rose inspirado numa desavença que ele teve com uma vizinha que ele tinha, em Los Angeles. Segundo essa vizinha, Axl teria atirado nela uma garrafa de vinho. A depender do “estado alcoólico” de Axl, é bem possível que isso tivesse ocorrido. Na sequência, “Dust N’ Bones”, uma música em que o Guns N’ Roses aproxima-se do blues rock graças ao piano em estilo honk-tonk (tão comuns nos saloons do velho oeste americano), e que traz o guitarrista rítmico Izzy Stradlin nos vocais principais.  

A releitura do Guns N’ Roses para “Live and Let Die” não traz grandes alterações em relação ao arranjo da versão original de Paul McCartney & Wings. O quinteto apenas acrescentou mais peso e distorção nas guitarras, dando mais agressividade à musica, que na sua versão original, de 1973, foi tema principal do filme de James Bond de mesmo título da canção. Em 1993, o Guns N’ Roses foi contemplado com um prêmio Grammy de “Melhor Performance de Hard Rock” pela sua reinterpretação para “Live and Let Die”.

Curiosamente, “Don’t Cry” aparece em duas versões, uma para cada álbum duplo. Em Use Your Illusion I, “Don’t Cry” é uma balada hard rock com letra original, enquanto a versão com letra alternativa está presente no Use Your Illusion II. Na versão para Use Your Illusion I, o vocalista do Blind Melon, Shannon Hoon, participa através dos vocais de apoio.

“Perfect Crime” é um hard rock veloz e curto, que remete ao Guns N’ Roses dos tempos de Appetite For Destruction. Após o peso acelerado de “Perfect Crime”, vem na sequência a leveza da balada blues acústico “You Ain’t The First”, cheio de dedilhados ao violão. Em entrevista ao site português de música, Blitz, em abril de 2021, o ex-baterista do Guns N’ Roses, Matt Sorum, afirmou que os membros da banda gravaram “You Ain’t The First” totalmente bêbados. Composta por Izzy Stradlin, a canção traz o próprio Stradlin no vocal principal, enquanto que seus colegas de banda, mais Shannon Hoon, fazem os vocais de apoio.

Em “Bad Obsession”, cuja letra trata sobre o vício em drogas, o Guns N’ Roses transita por uma sonoridade que faz lembrar os Rolling Stones fase Exile On Main St.. Michael Monroe, vocal do Hanoi Rocks, faz uma participação tocando gaita e saxofone. “Back Off Bitch” é outra música antiga, do início da carreira do Gun N’ Roses, e que pela primeira vez foi gravada. Seus versos reportam à experiência conjugal de Axl Rose com uma namorada no início dos anos 1980, antes fama, e que foi marcada por muitas brigas e desentendimentos. Axl teria sido expulso de casa pela garota. Na letra, Axl descarrega todo o seu desabafo cheio de raiva, a tal ponta de chamar a garota de “vadia”. “Double Talkin’ Jive” é mais outra canção composta por Izzy Stradlin, e que traz o mesmo cantando e fazendo um interessante solo de violão em estilo de música flamenca.

A longa balada “November Rain” é talvez a grande canção da vida de Axl Rose. Escrita por ele no início da carreira, Axl parece ter guardado uma joia bruta por tanto tempo para ser lapidada e trazida a pública no momento certo, e esse momento foi quando a banda vivenciava o auge da fama. Guardada as devidas proporções, “November Rain” é uma canção que pertence à tradição das baladas épicas do rock como “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin, “Bohemian Rhapsody”, do Queen, “Funeral For A Friend / Love Lies Bleeding”, de Elton John, e “Free Bird”, do Lynyrd Skyrnyrd.  Nesta canção, Axl teve um papel de destaque não só por ser o autor, mas também por tocar piano e fazer uso dos sintetizadores para simular uma orquestra de cordas, que deu um toque refinado à canção e fez um interessante contraste com o peso do hard rock da banda. Boa parte do sucesso da canção se deve ao videoclipe muitíssimo bem produzido que custou nada menos que US$ 1,5 milhão, e que teve grande veiculação na MTV americana, ajudando assim a impulsionar “November Rain” nas paradas de sucesso.

Slash em cena do videoclipe de "November Rain".

Também antiga, dos primórdios da carreira do Guns N’ Roses, “The Garden” teria apenas Axl Roses cantando. Porém, durante as gravações, os membros da banda perceberam que Axl Rose estava cantando num tom de voz que se assemelhava à de Alice Cooper. Logo, decidiram convidar o próprio Cooper para fazer uma participação especial cantando com Axl Rose. Shannon Hoon também participa, mas apenas nos vocais de apoio. A letra soturna, fala de medo, pesadelo e solidão.

“Garden Of Eden” é talvez a faixa mais veloz do álbum. É um hard rock rápido e frenético, em que Axl Rose canta aos berros e apressadamente. A música traz alguns versos que traçam críticas às religiões e lideranças políticas: “Most organized religions make a mockery of humanity / Our governments are dangerous and out of control / The garden of Eden is just another graveyard / Said if they had someone to buy it said I'm sure they'd sell my soul”. (“A maioria das religiões organizadas fazem de trouxa a humanidade / Nossos governantes são perigosos e fora de controle / O Jardim do Éden é apenas outro cemitério / Digo que se eles tivessem alguém para comprar, com certeza venderiam minha alma”).

Em “Don’t Damn Me”, os primeiros versos são bem emblemáticos: “Don't damn me / When I speak a piece of my mind / 'Cause silence isn't Golden” (“Não me condene / Quando eu falo o que penso / Porque o silencio não é de ouro”), enquanto que em “Blue Apples”, o Guns N’ Roses mais uma vez se aventura na seara do blues rock. “Dead Horse” começa com uma seção acústica à base de violão, cedendo depois espaço para sons pesados de guitarra após um ruído de nozes quebrando. A faixa termina da mesma forma acústica como começou.

O álbum chega ao fim com “Coma”, uma música que fica na fronteira entre o hard rock e o heavy metal. É a faixa mais longa do álbum, pouco mais de dez minutos de duração. A faixa começa com um som de batimento cardíaco que ditará o ritmo da música. Durante o transcorrer da música, ouve-se ruído de aparelho hospitalar, som de desfibrilador e diálogos de médicos num ambiente hospitalar. Na letra, o eu lírico é um paciente que diz preferir ficar em coma do que voltar de novo para este mundo e ter que encarar a dura realidade da vida. Axl escreveu a canção baseado numa experiência que passou em meados dos anos 1980, quando sofreu uma overdose após tomar um frasco de comprimidos, e teve que ser internado com urgência em um hospital.

Use Your Illusion I estreou em 2º lugar na parada Billboard 200, nos Estados Unidos. No dia do seu lançamento, o Use Your Illusion I vendeu nada menos que 960 mil cópias nos Estados Unidos, o que quase fez o Guns N’ Roses ser contemplado com um disco de platina já no primeiro dia de vendas do álbum. Em dois meses, Use Your Illusion I já havia chegado à marca de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. No geral, Use Your Illusion I vendeu mais 18 milhões de cópias mundialmente.

Use Your Illusion I gerou três singles: “Don’t Cry”, “Live and Let Die” e “November Rain”. Dos três singles, o de “November Rain” foi o mais vendido, mais de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. Alcançou o 3º lugar na parada Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, 2º lugar em Portugal, 4º lugar no Reino Unido e 5º lugar na Austrália. 

Faixas

Disco 1

Lado 1

  1. "Right Next Door To Hell"  (Axl Rose, Izzy Stradlin, Timo Kaltio)    
  2. "Dust N' Bones"  (Slash, Stradlin, Duff McKagan)
  3. "Live and Let Die" (Paul McCartney, Linda McCartney)
  4. "Don't Cry" (Versão original) (Rose, Stradlin)
  5. "Perfect Crime"  (Rose, Slash, Stradlin)

 

Lado 2 

  1. "You Ain't the First"  (Stradlin)       
  2. "Bad Obsession" (Stradlin, West Arkeen)        
  3. "Back Off Bitch" (Rose, Paul Tobias)   
  4. "Double Talkin' Jive"  (Stradlin)

 

Disco 2 

Lado 3           

  1. "November Rain"  (Rose)
  2. "The Garden" (com Alice Cooper) (Rose, Arkeen, Del James)        
  3. "Garden of Eden"  (Rose, Slash)  
  4. "Don't Damn Me"  (Rose, Slash, Dave Lank)

 

Lado 4           

  1. "Bad Apples"  (Rose, Slash, Stradlin, McKagan)
  2. "Dead Horse"  (Rose)
  3. "Coma"  (Rose, Slash)

 

Guns N’ Roses: Axl Rose (vocais e piano), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra rítimica, vocal principal e vocais de apoio), Duff McKagan (baixo e vocais de apoio), Matt Sorum (bateria) e Dizzy Reed (teclados e vocais de apoio).


Referências:

Revista Bizz – agosto/1991 – Edição 73, Editora Azul.

Revista Bizz – outubro/1991 – Edição 75, Editora Azul.

blitz.pt       

www.wikipedia.org      

    

Ouça na íntegra o álbum 
Use Your Illusion I


l
"Live and Let Die"
(videoclipe)

"Don’t Cry"
(videoclipe)

"November Rain"
(videoclipe)

"The Garden"
(videoclipe)

"Garden of Eden"
(videoclipe)

"Bad Apples"
(videoclipe)

"Dead Horse"
(videoclipe)


                                                                                                                      



Comentários