“Tattoo You” (Rolling Stone Records, 1981), The Rolling Stones



Por Sidney Falcão

O clima nos Rolling Stones não era dos melhores ali por volta de 1980. A banda passava por um estado de tensão por causa da relação difícil entre Mick Jagger e Keith Richards. A situação já não vinha se agravando desde as sessões de gravação do álbum Emotional Rescue, lançado em junho de 1980, e que teve uma recepção “morna” por parte da crítica.

Porém, surgiu uma proposta irrecusável para uma turnê pelos Estados Unidos. Mas para isso, era necessário um novo disco. No entanto, não havia tempo, nem clima e nem inspiração para compor novas canções para um novo álbum. Jagger e Richards não estavam se falando, o que só piorou a situação.

Foi então que Chris Kimsey, engenheiro de som e produtor que já vinha trabalhando com os Stones desde o início dos anos 1970, garantiu que haviam sobras de gravações dos discos anteriores, e que podiam ser reaproveitadas para compor o repertório do novo disco. A banda concordou com a ideia, e incumbiu Kimsey de vasculhar os arquivos e selecionar o material gravado. Kimsey fez um processo de “garimpagem”, e encontrou muito material gravado descartado dos discos da década de 1970 como Goats Head Soup (1973), Black and Blue (1976) e Some Girls (1978), mais os do recente Emotional Rescue (1980). O material selecionado reunido por Kimsey consistia desde canções gravadas apenas com base instrumental a músicas incompletas. Esse material foi reaproveitado, foram inseridos vocais nas faixas que estavam apenas com a base instrumental, outras sofreram ajustes ou mesmo uma mudança completa nos arranjos, e algumas músicas foram até rebatizada com outros títulos.

A relação tensa entre Mick Jagger e Keith Richards no início dos anos 1980, impediu
que a dupla compusesse novas canções para um novo álbum. A saída: recorrer
a sobras de estúdio dos discos anteriores.

Lançado em 24 de agosto de 1981, Tatto You surpreende o ouvinte por se tratar, na prática, de um álbum com “material reciclado”. Embora reúna gravações de épocas diferentes, algumas delas sofrendo ajustes complementares por terem sido encontradas incompletas nos arquivos, o álbum é coeso, tem unidade, as faixas não destoam umas das outras. Além disso, o álbum possui uma interessante divisão: rocks e blues no lado 1, e baladas românticas e canções mais lentas no lado 2.

A capa de Tattoo You teve direção de arte e designe gráfico de Peter Corriston e ilustração de Christian Piper. Tattoo You conquistou em 1982 o prêmio Grammy justamente na categoria “Melhor Capa de Álbum”.

O álbum começa com “Start Me Up”, música que originalmente seria um reggae e tinha outro título, “Never Stop”. Ela faria parte do álbum Some Girls, mas foi descartada. Quase foi incluída em Emotional Rescue, e mais uma vez foi excluída. Em Tattoo You, a canção ganhou um novo arranjo e virou um rock contagiante logo da abertura do álbum. Com um riff de guitarra marcante, “Start Me Up” se tornou um grande sucesso, e desde que foi lançada, nunca saiu do repertório dos shows dos Rolling Stones.

“Hang Fire” é mais uma música gravada nas sessões de Some Girls e que foi excluída. Também foi cogitada para ser incluída no álbum Emotional Rescue, e não entrou. Para Tattoo You, ela foi regravada e foram inseridos vocais femininos de apoio. Com um ritmo acelerado, “Hang Fire” é um pop rock radiofônico cuja letra tem um teor sócio-político que faz referência, de maneira sarcástica, ao momento de crise econômica que passava a Inglaterra, atingindo sensivelmente a classe trabalhadora no final dos anos 1970, época em que a música foi escrita: “We've got nothing to eat / We got nowhere to work / Nothing to drink / We just lost our shirts / I'm on the dole” (“Não temos nada para comer / Nem lugar para trabalhar / Nada para beber / Acabamos de perder nossas camisas / Estou no seguro-desemprego”).

“Slave” é sobra das sessões do álbum Black and Blue. Apesar da letra curta e repetitiva, a música tem uma performance instrumental longa, que mais parece uma jam session. Os Rolling Stones estão bem acompanhados aqui, na companhia de Billy Preston no órgão, Ollie E. Brown na percussão, Sonny Rollins no saxofone (lendário saxofonista de jazz), Jim Price no trumpete, e Nicky Hopkins e Ian Stewart, ambos no piano.

Em “Little T&A”, é Keith Richard quem canta com a sua costumeira voz de fumante, enquanto Mick Jagger e Ronnie Wood fazem os vocais de apoio. “Little T&A” foi composta para o álbum Emotional Rescue, mas foi descartada. Sobra do álbum de Some Girls, “Black Limousine” é um blues-rock sobre um casal decadente que relembra o seu passado de fama e glamour, quando costumava andar de limusine. Fechando o lado 1 do álbum, “Neighbours”, um rock nervoso com o vocal berrado de Jagger que ficou de fora do álbum Emotional Rescue.   

Os Rolling Stones em cena do videoclipe de "Start Me Up".

O lado 2 é a face mais lenta e suave de Tattoo You. Começa com “Worried About You”, balada que traz Mick Jagger cantando com a voz em falsete sobre um homem apaixonado que não consegue esquecer a mulher que o abandonou e, desesperado, busca o motivo dela ter ido embora. “Worried About You” é sobra das sessões de gravação do álbum Black and Blue, onde foi descartada, mas reaproveitada para Tattoo You. A música contou com as participações do tecladista Billy Preston e do guitarrista americano Wayne Perkins.

Sobra das sessões de Goats Head Soup, de 1973, e reaproveitada em Tattoo You, “Tops” é sobre um homem apaixonado que promete levar a mulher que ama às alturas, e é capaz de fazer tudo por ela: “I'll make you a star / I'll take you a million miles from all this / Put you on a pedestal” (“Eu farei de você uma estrela / Eu te levarei para milhas e milhas de distância daqui / Lhe colocarei num pedestal”).

Das baladas presentes em Tattoo You, “Heaven” é a mais estranha. Possui uma base instrumental que cria um clima etéreo que mistura psicodelia e erotismo, reforçado pela voz em falsete de Jagger trabalhada em efeitos de estúdio. A canção foi sobra das sessões de gravação de Emotional Rescue.

Igualmente a “Heaven”, “No Use In Crying” também ficou de fora de Emotional Rescue, mas encontrou abrigo em Tattoo You. A canção foi escrita por Ronnie Wood e versa sobre um homem que está decido a terminar um relacionamento com a mulher que amou e partir. Nem mesmo o choro desesperado da mulher o demove da ideia de ir embora

Finalizando o álbum, “Waiting On A Friend”, canção sobre o valor da amizade, gravada nas sessões de Goats Head Soup, mas descartada. Na época de sua gravação, em 1973, Mick Taylor ainda era membro dos Rolling Stones e gravou a sua participação tanto nesta canção quanto em “Tops”, ambas incluídas em Tattoo You. Após Tattoo You ser lançado, Taylor chegou a mover uma ação judicial contra os Rolling Stones por não incluir nos créditos o nome dele entre os músicos que participaram das gravações de “Tops” e “Waiting On A Friend”. Nas edições seguintes do álbum, o nome do músico foi incluído nos créditos.

A recepção a Tattoo You foi positiva por parte da crítica musical, que classificou o álbum como um dos melhores da discografia dos Rolling Stones. O público recebeu muito bem o álbum também. Já havia tido uma prévia de Tattoo You quando saiu o single de “Start Me Up” uma semana antes do lançamento do álbum. O single de “Start Me Up” chegou ao 1º lugar no Reino Unido e na Austrália, enquanto que nos Estados Unidos, ficou em 2º lugar na parada da Billboard Hot 100. Foi o último single dos Stones a chegar ao segundo posto da parada americana.

Na primeira semana de lançamento, Tattoo You vendeu nos Estados Unidos nada menos do que 1 milhão de cópias, alcançando depois a marca de 4 milhões de cópias naquele país, o que levou aos Rolling Stones a serem contemplados com quatro discos de platina. Tattoo You figurou em 1º lugar nove semanas na para da Billboard 200, nos Estados Unidos, enquanto que no Reino Unido ficou em 2º lugar na parada de álbuns. Foi também 1º lugar no Canadá, França, Austrália e Nova Zelândia.

As faixas “Start Me Up”, “Hang Fire”, “Worried About You” e “Neighbours” ganharam videoclipes. O videoclipe de “Neighbours” foi inspirado no filme Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock. Já o videoclipe de “Waiting On A Friend” traz como curiosidade a cena do encontro de Mick Jagger e Keith Richard ter acontecido em frente ao edifício número 96, na rua St. Mark’s Place, em Nova York, nos Estados Unidos, o mesmo edifício que ilustrou a capa do álbum Physical Graffiti (1975), do Led Zeppelin.

Os Rolling Stones em frente a um celeiro transformado em estúdio,
na pequena cidade de North Brookfield, em Massachussets, nos Estados Unidos,
em agosto de 1981. Nesse lugar a banda ensaio para fazer
a turnê americana de Tattoo You, que começou em setembro daquele ano.

Em setembro de 1981, os Rolling Stones iniciaram a turnê americana de Tattoo You que terminou em dezembro do mesmo ano. Foram 50 shows para um público total de 2 milhões de pessoas, e uma bilheteria de 52 milhões de dólares. A etapa europeia da turnê ocorreu entre maio e julho de 1982, com um total de 32 apresentações.

Enquanto os Rolling Stones estavam em turnê pela Europa, foi lançado o álbum gravado ao vivo Still Life, que registrou alguns shows da banda inglesa da etapa americana da turnê de Tattoo You, em 1981.

Além das boas vendas de Tattoo You, a turnê do álbum foi lucrativa e também a salvação financeira dos Rolling Stones. O grupo obteve lucros não apenas com os ingressos, mas também com produtos licenciados com a marca e imagem da banda vinculados à turnê de Tattoo You. Dentre os produtos comercializados com a marca dos Stones durante a turnê estavam camisetas, jaquetas, fivelas de cinto, sapatos, meias, isqueiros, copos de vodca, maletas, botons, adesivos, bonecas e até calcinhas.

Sucesso de público e de crítica, Tattoo You é considerado o último grande álbum de estúdio dos Rolling Stones. A partir dos anos 1980, os Rolling Stones passaram a gravar álbuns de medianos para baixo, muito aquém da qualidade artística dos álbuns dos anos 1970, e com intervalos mais longos entre um lançamento e outro.

Faixas

Todas as canções compostas por Mick Jagger e Keith Richards, exceto "Black Limousine" e "No Use in Crying" co-escritas com Ronnie Wood.

Lado 1

  1. "Start Me Up"
  2. "Hang Fire"    
  3. "Slave"
  4. "Little T&A"
  5. "Black Limousine"     
  6. "Neighbours"

 

Lado 2

  1. "Worried About You"
  2. "Tops"
  3. "Heaven"       
  4. "No Use In Crying"
  5. "Waiting On A Friend"

 

Referências:

The Rolling Stones: a biografia definitiva – Christopher Sandford, Editora Record, 2014, Rio de Janeiro, Brasil.

O sol & a lua & os Rolling Stones: Uma biografia – Rich Cohen, Editora Zahar, 2017, Rio de Janeiro, Brasil.

 


Ouça na íntegra o álbum Tattoo You.


"Start Me Up"


"Hang Fire"


"Neighbours"


"Waiting On A Friend"

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