“Tattoo You” (Rolling Stone Records, 1981), The Rolling Stones
Por Sidney Falcão
O clima nos
Rolling Stones não era dos melhores ali por volta de 1980. A banda passava por
um estado de tensão por causa da relação difícil entre Mick Jagger e Keith
Richards. A situação já não vinha se agravando desde as sessões de gravação do
álbum Emotional Rescue, lançado em junho de 1980, e que teve uma
recepção “morna” por parte da crítica.
Porém,
surgiu uma proposta irrecusável para uma turnê pelos Estados Unidos. Mas para
isso, era necessário um novo disco. No entanto, não havia tempo, nem clima e
nem inspiração para compor novas canções para um novo álbum. Jagger e Richards
não estavam se falando, o que só piorou a situação.
Foi então
que Chris Kimsey, engenheiro de som e produtor que já vinha trabalhando com os
Stones desde o início dos anos 1970, garantiu que haviam sobras de gravações
dos discos anteriores, e que podiam ser reaproveitadas para compor o repertório
do novo disco. A banda concordou com a ideia, e incumbiu Kimsey de vasculhar os
arquivos e selecionar o material gravado. Kimsey fez um processo de
“garimpagem”, e encontrou muito material gravado descartado dos discos da
década de 1970 como Goats Head Soup (1973), Black and Blue
(1976) e Some Girls (1978), mais os do recente Emotional
Rescue (1980). O material selecionado reunido por Kimsey consistia desde
canções gravadas apenas com base instrumental a músicas incompletas. Esse
material foi reaproveitado, foram inseridos vocais nas faixas que estavam
apenas com a base instrumental, outras sofreram ajustes ou mesmo uma mudança
completa nos arranjos, e algumas músicas foram até rebatizada com outros
títulos.
A relação tensa entre Mick Jagger e Keith Richards no início dos anos 1980, impediu que a dupla compusesse novas canções para um novo álbum. A saída: recorrer a sobras de estúdio dos discos anteriores. |
Lançado em
24 de agosto de 1981, Tatto You surpreende o ouvinte por se
tratar, na prática, de um álbum com “material reciclado”. Embora reúna
gravações de épocas diferentes, algumas delas sofrendo ajustes complementares por
terem sido encontradas incompletas nos arquivos, o álbum é coeso, tem unidade, as
faixas não destoam umas das outras. Além disso, o álbum possui uma interessante
divisão: rocks e blues no lado 1, e baladas românticas e canções mais lentas no
lado 2.
A capa de
Tattoo You teve direção de arte e designe gráfico de Peter Corriston e
ilustração de Christian Piper. Tattoo You conquistou em 1982 o
prêmio Grammy justamente na categoria “Melhor Capa de Álbum”.
O álbum
começa com “Start Me Up”, música que originalmente seria um reggae e tinha
outro título, “Never Stop”. Ela faria parte do álbum Some Girls,
mas foi descartada. Quase foi incluída em Emotional Rescue, e
mais uma vez foi excluída. Em Tattoo You, a canção ganhou um novo
arranjo e virou um rock contagiante logo da abertura do álbum. Com um riff de
guitarra marcante, “Start Me Up” se tornou um grande sucesso, e desde que foi
lançada, nunca saiu do repertório dos shows dos Rolling Stones.
“Hang Fire” é
mais uma música gravada nas sessões de Some Girls e que foi
excluída. Também foi cogitada para ser incluída no álbum Emotional Rescue,
e não entrou. Para Tattoo You, ela foi regravada e foram
inseridos vocais femininos de apoio. Com um ritmo acelerado, “Hang Fire” é um
pop rock radiofônico cuja letra tem um teor sócio-político que faz referência,
de maneira sarcástica, ao momento de crise econômica que passava a Inglaterra,
atingindo sensivelmente a classe trabalhadora no final dos anos 1970, época em
que a música foi escrita: “We've got nothing to eat / We got nowhere to work
/ Nothing to drink / We just lost our shirts / I'm on the dole” (“Não
temos nada para comer / Nem lugar para trabalhar / Nada para beber / Acabamos
de perder nossas camisas / Estou no seguro-desemprego”).
“Slave” é
sobra das sessões do álbum Black and Blue. Apesar da letra curta
e repetitiva, a música tem uma performance instrumental longa, que mais parece
uma jam session. Os Rolling Stones estão bem acompanhados aqui, na
companhia de Billy Preston no órgão, Ollie E. Brown na percussão, Sonny Rollins
no saxofone (lendário saxofonista de jazz), Jim Price no trumpete, e Nicky
Hopkins e Ian Stewart, ambos no piano.
Em “Little
T&A”, é Keith Richard quem canta com a sua costumeira voz de fumante,
enquanto Mick Jagger e Ronnie Wood fazem os vocais de apoio. “Little T&A”
foi composta para o álbum Emotional Rescue, mas foi descartada.
Sobra do álbum de Some Girls, “Black Limousine” é um blues-rock sobre
um casal decadente que relembra o seu passado de fama e glamour, quando
costumava andar de limusine. Fechando o lado 1 do álbum, “Neighbours”, um rock
nervoso com o vocal berrado de Jagger que ficou de fora do álbum Emotional
Rescue.
Os Rolling Stones em cena do videoclipe de "Start Me Up".
O lado 2 é a face mais lenta e suave de Tattoo You. Começa com “Worried About You”, balada que traz Mick Jagger cantando com a voz em falsete sobre um homem apaixonado que não consegue esquecer a mulher que o abandonou e, desesperado, busca o motivo dela ter ido embora. “Worried About You” é sobra das sessões de gravação do álbum Black and Blue, onde foi descartada, mas reaproveitada para Tattoo You. A música contou com as participações do tecladista Billy Preston e do guitarrista americano Wayne Perkins.
Sobra das
sessões de Goats Head Soup, de 1973, e reaproveitada em Tattoo
You, “Tops” é sobre um homem apaixonado que promete levar a mulher que ama
às alturas, e é capaz de fazer tudo por ela: “I'll make you a star / I'll
take you a million miles from all this / Put you on a pedestal” (“Eu
farei de você uma estrela / Eu te levarei para milhas e milhas de distância
daqui / Lhe colocarei num pedestal”).
Das baladas
presentes em Tattoo You, “Heaven” é a mais estranha. Possui uma base
instrumental que cria um clima etéreo que mistura psicodelia e erotismo, reforçado
pela voz em falsete de Jagger trabalhada em efeitos de estúdio. A canção foi
sobra das sessões de gravação de Emotional Rescue.
Igualmente a
“Heaven”, “No Use In Crying” também ficou de fora de Emotional Rescue,
mas encontrou abrigo em Tattoo You. A canção foi escrita por
Ronnie Wood e versa sobre um homem que está decido a terminar um relacionamento
com a mulher que amou e partir. Nem mesmo o choro desesperado da mulher o
demove da ideia de ir embora
Finalizando
o álbum, “Waiting On A Friend”, canção sobre o valor da amizade, gravada nas
sessões de Goats Head Soup, mas descartada. Na época de sua
gravação, em 1973, Mick Taylor ainda era membro dos Rolling Stones e gravou a
sua participação tanto nesta canção quanto em “Tops”, ambas incluídas em Tattoo
You. Após Tattoo You ser lançado, Taylor chegou a mover
uma ação judicial contra os Rolling Stones por não incluir nos créditos o nome
dele entre os músicos que participaram das gravações de “Tops” e “Waiting On A
Friend”. Nas edições seguintes do álbum, o nome do músico foi incluído nos
créditos.
A recepção a
Tattoo You foi positiva por parte da crítica musical, que
classificou o álbum como um dos melhores da discografia dos Rolling Stones. O
público recebeu muito bem o álbum também. Já havia tido uma prévia de Tattoo
You quando saiu o single de “Start Me Up” uma semana antes do
lançamento do álbum. O single de “Start Me Up” chegou ao 1º lugar no Reino
Unido e na Austrália, enquanto que nos Estados Unidos, ficou em 2º lugar na
parada da Billboard Hot 100. Foi o último single dos Stones a chegar ao
segundo posto da parada americana.
Na primeira
semana de lançamento, Tattoo You vendeu nos Estados Unidos nada
menos do que 1 milhão de cópias, alcançando depois a marca de 4 milhões de
cópias naquele país, o que levou aos Rolling Stones a serem contemplados com
quatro discos de platina. Tattoo You figurou em 1º lugar nove
semanas na para da Billboard 200, nos Estados Unidos, enquanto que no
Reino Unido ficou em 2º lugar na parada de álbuns. Foi também 1º lugar no
Canadá, França, Austrália e Nova Zelândia.
As faixas
“Start Me Up”, “Hang Fire”, “Worried About You” e “Neighbours” ganharam
videoclipes. O videoclipe de “Neighbours” foi inspirado no filme Janela
Indiscreta (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock. Já o videoclipe
de “Waiting On A Friend” traz como curiosidade a cena do encontro de Mick
Jagger e Keith Richard ter acontecido em frente ao edifício número 96, na rua
St. Mark’s Place, em Nova York, nos Estados Unidos, o mesmo edifício que
ilustrou a capa do álbum Physical Graffiti (1975), do Led
Zeppelin.
Em setembro de 1981, os Rolling Stones iniciaram a turnê americana de Tattoo You que terminou em dezembro do mesmo ano. Foram 50 shows para um público total de 2 milhões de pessoas, e uma bilheteria de 52 milhões de dólares. A etapa europeia da turnê ocorreu entre maio e julho de 1982, com um total de 32 apresentações.
Enquanto os
Rolling Stones estavam em turnê pela Europa, foi lançado o álbum gravado ao
vivo Still Life, que registrou alguns shows da banda inglesa da
etapa americana da turnê de Tattoo You, em 1981.
Além das
boas vendas de Tattoo You, a turnê do álbum foi lucrativa e
também a salvação financeira dos Rolling Stones. O grupo obteve lucros não
apenas com os ingressos, mas também com produtos licenciados com a marca e
imagem da banda vinculados à turnê de Tattoo You. Dentre os produtos
comercializados com a marca dos Stones durante a turnê estavam camisetas,
jaquetas, fivelas de cinto, sapatos, meias, isqueiros, copos de vodca, maletas,
botons, adesivos, bonecas e até calcinhas.
Sucesso de
público e de crítica, Tattoo You é considerado o último grande
álbum de estúdio dos Rolling Stones. A partir dos anos 1980, os Rolling Stones
passaram a gravar álbuns de medianos para baixo, muito aquém da qualidade
artística dos álbuns dos anos 1970, e com intervalos mais longos entre um
lançamento e outro.
Faixas
Todas as
canções compostas por Mick Jagger e Keith Richards, exceto "Black
Limousine" e "No Use in Crying" co-escritas com Ronnie Wood.
Lado 1
- "Start Me Up"
- "Hang Fire"
- "Slave"
- "Little T&A"
- "Black Limousine"
- "Neighbours"
Lado 2
- "Worried About You"
- "Tops"
- "Heaven"
- "No Use In Crying"
- "Waiting On A Friend"
Referências:
The Rolling Stones: a biografia definitiva – Christopher Sandford, Editora
Record, 2014, Rio de Janeiro, Brasil.
O sol & a lua & os Rolling Stones: Uma biografia – Rich Cohen, Editora Zahar, 2017,
Rio de Janeiro, Brasil.
"Start Me Up"
"Hang Fire"
"Neighbours"
"Waiting On A Friend"
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