“Maggot Brain” (Westbound Records, 1971), Funkadelic


Por Sidney Falcão

Ao lado de James Brown (1933-2006) e de Sly Stone, o cantor, compositor, músico, produtor e arranjador, George Clinton, foi uma das figuras responsáveis pela configuração e pela difusão do funk no início dos anos 1970. À frente do que ficou conhecido como Parliament-Funkadelic, Clinton formatou um estilo próprio de funk que trazia no seu “DNA musical” o virtuosismo psicodélico de Jimi Hendrix (1942), o ritmo contagiante de Sly & Family Stone, e o experimentalismo e as loucuras de Frank Zappa (1940-1993), que somados a doses cavalares de ácido na mente, resultaram num som único, diferenciado e influente. Não foram poucos os artistas do rap que samplearam as músicas de Clinton e seus companheiros, provando que a relevância artística deles não é nada pequena.

Embora nascido em 22 julho de 1941, em Kannapolis, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, George Clinton começou a carreira musical na pequena cidade de Plainfield, estado de Nova Jérsei, aos 15 anos de idade, quando montou o grupo vocal de doo-wop The Parliaments. Durante dez anos, os Parliaments gravaram alguns singles sem grande repercussão. Em meados dos anos 1960, Clinton chegou a conciliar a carreira cantando nos Parliaments com o trabalho como compositor na gravadora Motown, em Detroit. Fazia viagens semanais entre Detroit e Plainfield. Para acompanhar os Parliaments em shows e gravações, George Clinton montou por volta de 1964 uma banda de apoio formada por cinco músicos.

The Parliament em 1966 em sua fase doo-wop. Da esquerda para a direita: 
Raymond Davis, Calvin Simon, Clarence Haskins, 
Grady Thomas e Georgfe Clinton.

Os Parliaments emplacaram o maior sucesso deles em 1967, o single “(I Wanna) Testify”, lançado por Revilot Records, uma pequena gravadora de Detroit. Apesar do sucesso do single, Clinton entrou numa batalha judicial com a Revilot Records. Clinton perdeu para a gravadora o direito de uso da marca The Parliaments. Por sugestão do guitarrista da banda de apoio dos Parliaments, Billy Nelson, George Clinton adotou um novo nome para o grupo, Funkadelic. O nome era bem sugestivo, já que naquele momento, o conjunto já havia abandonado o doo-wop, apostado por uma musicalidade mais experimental ao fundir soul muisc, funk e psicodelia. Além de adotar o novo nome, Clinton decidiu efetivar os cinco músicos da banda de apoio e juntá-los aos cinco vocalistas do antigo grupo, formando assim uma banda com dez componentes, incluindo o próprio Clinton.

Em 1970, George Clinton recuperou o direito de uso da marca The Parliaments. Com a marca recuperada Clinton decidiu que a banda atuaria com dois nomes, Funkadelic e Parliament (no singular). Dois nomes, uma mesma banda com os mesmos músicos, mas com orientações musicais diferentes. Enquanto o Funkadelic seguia uma linha musical mais experimental, voltada em fundir funk e rock psicodélico, o Parliament se orientaria na soul music e no funk, dando ênfase ao emprego dos vocais e do naipe de metais. Como Funkadelic, a banda assinou contrato com a gravadora Westbound Records, e como Parliament, foi contratada pela Invictus Records, ambas as gravadoras sediadas em Detroit.

Parliament-Funkadelic em 1969. George Clinton é o terceiro de pé,
da esquerda para direita.

Os dois primeiros álbuns da Funkadelic foram lançados em 1970, Funkadelic em fevereiro, e Free Your Mind ... and Your Ass Will Follow em julho. Mas o terceiro e consagrador álbum, Maggot Brain, só viria um ano depois, em 12 de julho de 1971. O álbum resume muito o estilo da Funkadelic: funks doidões, cheios de muito balanço, aliados a solos “viajantes” de guitarra inspirados em Jimi Hendrix, e muito experimentalismo.

A capa do álbum é uma atração à parte. Mostra a cabeça de uma mulher, a modelo Barbara Cheeseborough (1946-2013), brotando da terra com a boca escancarada, como se estivesse gritando desesperadamente. A imagem é baseada no título do álbum, Maggot Brain (“cérebro de minhoca”), e que também nomeia uma das músicas do disco. O título teria surgido depois de George Clinton ter encontrado num apartamento, em Chicago, o corpo de seu irmão em estado de decomposição e com o crânio arrebentado.

O álbum abre com a faixa-título que começa com um monólogo de George Clinton sobre os “vermes na mente do universo”. Com cerca de dez minutos de duração, “Maggot Brain” tem como o grande destaque um longo, melancólico e extraordinário solo de guitarra de Eddie Hazel (1950-1992). Reza a lenda que George Clinton teria trancado Hazel no estúdio e dito a ele: “toque como se sua mãe tivesse acabado de morrer”. E parece que Hazel seguiu à risca a sugestão de Clinton.

“Can You Get To That” surpreende na abertura com um violão na introdução dando a impressão de se tratar de uma canção folk. Mas, pouco mais adiante, a música se revela um misto de blues e gospel, com uma interessante alternância de vocais. Em “Hit It And Quit It” o balanço funk/soul é marcado pelo baixo e bateria, mas o protagonismo fica para o órgão Hammond tocado por Bernie Worrell (1944-2016) e pelos solos de guitarra cheios de efeitos de pedal wah-wah de Eddie Hazel que fazem o ouvinte “viajar” pela estratosfera. Fechando o lado 1 da versão LP do álbum, “You and Your Folks, Me and My Folks”, música na qual a Funkadelic aborda igualdade racial e social.

George Clinton, nos anos 1970: idealizador do conceito Parliament-Funkadelic.

Abrindo o lado 2, “Super Stupid”, uma faixa que é uma combinação bombástica de rock psicodélico com funk em seu estado bruto. A bateria, percussão e o baixo fazem uma base sonora compacta e forte, o órgão Hammond faz o “pano de fundo” para a guitarra psicodélica de Hazel brilhar em solos sensacionais. “Back in Our Minds Again” tem um ritmo lento, “preguiçoso”, e um som percussivo e agudo a todo momento percorrendo de um canal a outro. Maggot Brain termina com “Wars Of Armageddon”, uma canção tosca de protesto reivindicando liberdade e poder para o povo, e que contém colagens sonoras absurdas que traz desde sons de explosões e vozes de manifestantes em protesto até mugidos, sinos badalando e sons de flatulência.

Apesar da boa recepção de Maggot Brain por parte da crítica, as coisas não iam muito bem dentro da Funkadelic. O baixista Billy Nelson, o guitarrista Eddie Hazel e o baterista Tiki Fulwood (1944-1979), deixaram a banda no final de 1971 por divergências financeiras com George Clinton. Tawl Ross, o guitarrista rítmico da banda, deixou a Funkadelic no mesmo ano por causa do vício em LSD que teria lhe causado danos cerebrais. A partir de então a Funkadelic passou por sucessivas mudanças de integrantes, por idas e voltas de músicos ao longo de sua existência.  

Com Maggot Brain e os álbuns posteriores, George Clinton e o seu conglomerado em foram de banda, Parliament-Funkadelic (como é comumente chamada a banda), formataram um tipo de funk diferente, único e inovador batizado de p-funk, cujo nome pode ser a abreviação de Parliament-Funkadelic, como também pode ser de psychedelic funk, Plainfield funk (uma alusão à cidade onde Clinton iniciou a sua carreira, Plainfield) ou a pure funk. O estilo marcado pelo experimentalismo, fusão de funk e psicodelia, e abordagem de temas que vão desde ficção-científica, quadrinhos e liberação da mente a pacifismo e igualdade racial, exerceu influencia significativa no rock e na música pop. Artistas como Prince, Red Hot Chili Peppers, Faith No More e Living Colour sofreram influência de George Clinton e o seu Parliament-Funkadelic.

Faixas

Lado 1

  1. "Maggot Brain" (Edward Hazel - George Clinton)
  2. "Can You Get to That" (Clinton - Ernest Harris)
  3. "Hit It and Quit It" (Clinton - William Nelson)
  4. "You and Your Folks, Me and My Folks" (Clinton - Clarence Haskins – Nelson Bernard Worrell - Judie Jones) 

Lado 2

  1. "Super Stupid" (Hazel - Lucious Ross – Nelson – Clinton)
  2. "Back in Our Minds" (Haskin)
  3. "Wars of Armageddon" (Ramon Fulwood – Ross – Clinton Worrell)

 

Funkadelic

George Clinton, Raymond Davis , Fuzzy Haskins , Calvin Simon , Grady Thomas , Garry Shider : vocais

Eddie Hazel : guitarra solo e vocal de apoio

Tawl Ross:  guitarra base e vocal de apoio

Bernie Worrell: teclados e vocal de apoio

Billy Nelson: baixo e vocal de apoio

Tiki Fulwood: bateria

 

Hot Buttered Soul (Pat Lewis , Diane Lewis e Rose Williams) – vocais de apoio

 

Referências:

Revista Bizz – julho/1993 – Edição 96, Editora Azul

Revista Bizz – fevereiro/1998 – Edição 151, Editora Azul

georgeclinton.com


Ouça na íntegra o álbum Maggot Brain.


Comentários