“Feijão com Arroz” (Sony Music, 1996), Daniela Mercury




Por Sidney Falcão

Após o megassucesso do álbum O Canto da Cidade, de 1992, esperava-se que o trabalho seguinte, Música de Rua, de 1994, superasse o seu antecessor, mas isso não aconteceu. Embora fosse quase que uma espécie de continuação de O Canto da Cidade, Música de Rua era mais diluído musicalmente. Teve uma boa vendagem, mais de 500 mil cópias vendidas, porém, muito longe dos 2 milhões de cópias de O Canto da Cidade.                     

Em seu quarto álbum, Feijão com Arroz, Daniela Mercury deu mais ênfase à percussão. Se em Música na Cidade, um álbum mais pop onde a percussão esteve mais em segundo plano, em Feijão com Arroz a percussão assumiu uma posição mais protagonista, e soando até mais pesada. O álbum tem o samba-reggae como o ponto central, mas permite que Daniela dialogue com outros desdobramentos do samba, como por exemplo, o samba-de-roda do Recôncavo Baiano. No entanto, esse diálogo musical não faz de Feijão com Arroz um álbum regional, folclórico. Ele carrega na sua musicalidade a tradição afro-baiana e a contemporaneidade da música pop, tornando-o um trabalho com identidade brasileira, mas acessível ao público internacional.

O álbum Música de Rua (foto) tentou repetir o sucesso de O Canto da Cidade.

O projeto gráfico do álbum é de autoria de Gringo Cardia. As fotos da capa e do encarte foram feitas pelo fotógrafo baiano Mário Cravo Neto (1947-2009). Na capa, aparece Daniela Mercury abraçada a um modelo negro, fazendo uma alusão ao título do álbum, que muito mais do que o prato mais consumido pelos brasileiros, simbolicamente representa a miscigenação do povo brasileiro e a mistura de culturas tão diferentes.

O álbum começa com Daniela Mercury cantando a capella os primeiros versos de “Nobre Vagabundo”, samba-reggae romântico do baiano Márcio Mello. A letra trata sobre alguém que ama profundamente e que vivencia esse amor com toda intensidade. Para esse alguém, a vida é tão curta que não se deve perder tempo com ciúme, pois para ele, o amor tem que ser vivenciado com liberdade.

A faixa seguinte é “Rapunzel”, música de letra simples e de ritmo contagiante para agitar o Carnaval pelas avenidas de Salvador. Curiosamente, talvez por causa do conto Rapunzel, dos Irmãos Grimm, muita gente cante “jogue suas tranças de mel, Rapunzel, Rapunzel”. Apesar do conto de fato ter sido a inspiração para a música, os autores da canção escreveram “love suas tranças de mel, Rapunzel, Rapunzel”.

“Minas com Bahia” promove o encontro da musicalidade mineira com a baiana através do dueto de Daniela Mercury com Samuel Rosa, vocalista da banda mineira Skank. A canção é um samba-reggae com acentuação acústica, onde a percussão é leve e há um protagonismo dos violões. Uma curiosidade: “Minas com Bahia” era para ter sido gravada pelo Skank para o seu álbum O Samba Poconé (1996), mas foi descartada. A música acabou sendo gravada por Daniela. Na faixa seguinte, “Feijão de Corda”, o encontro musical é entre o samba-de-roda do Recôncavo Baiano com a música do sertão nordestino.

Samuel Rosa, do Skank: participação especial em "Minas com Bahia".

Sucesso nos anos 1970 com a dupla Antônio Carlos & Jocafi, “Você Abusou” aparece no álbum em versão samba-reggae. A ideia de Daniela gravar “Você Abusou” era estratégica, visava o mercado internacional, já que a versão original fez sucesso também fora do Brasil, foi gravada por vários artistas, de Célia Cruz a Stevie Wonder. A edição internacional de Feijão com Arroz incluiu uma faixa bônus com uma versão de “Você Abusou” em espanhol, além de uma canção em japonês, “Dona Canô” é um samba-de-roda alegre e que homenageia Dona Canô (1907-2012), mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, e uma das figuras mais simpáticas e carismáticas da cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. A música conta com a participação especial da Banda Didá na percussão e de Armandinho Macedo no bandolim. Na sequência vem “Bate Couro”, um misto de samba duro com pop, e que faz uma ode à alegria e à descontração.

Primeiro single do álbum Feijão com Arroz, “À Primeira Vista” foi originalmente gravada por Chico César, autor da música, no seu álbum Aos Vivos, de 1995. Contudo, com Daniela, “À Primeira Vista” ganhou uma versão definitiva. A música foi incluída na trilha sonora da novela O Rei do Gado, da TV Globo, em 1996. Tanto a música quanto a novela, fizeram um enorme sucesso. Apesar de ter passados tantos anos, “À Primeira Vista” resistiu ao tempo, pouco envelheceu.

Chico César em 1994, autor de "À Primeira Vista", gravada originalmente
por ele, mas consagrada na regravação de Daniela Mercury.

“Rede” possui um balanço percussivo e uma guitarra fazendo um riff repetitivo durante toda a música. “Musa Calabar” começa com uma levada funk que em seguida se mistura com um ritmo de samba-reggae, com participação de Pepeu Gomes fazendo os seus inconfundíveis solos de guitarra. E é um riff de guitarra de rock quem abre a faixa seguinte, “Vai Chover”, uma axé music dançante e cheia de naipes de metais que trata sobre uma madrugada de cheia de amor e prazer.

Em “Vestido de Chita”, Daniela Mercury faz dueto com a sua filha, Giovana Póvoas, que na época era uma criança de 10 anos de idade. É a única canção composta por Daniela presente no álbum, e parece ser autobiográfica. A letra da música passa a sensação de fazer referências à maternidade precoce da cantora que teve o seu primeiro filho aos 19 anos, e a filha aos 21 anos. Interessante é a rima com palavras terminadas com a letra “X”: “Marinex / My baby fique relax / Só vou no seu sex de jontex / Pra frentex, menina me mande um fax”.

Daniela Mercury em cena do videoclipe de "Feijão de Corda".

“Do Carinho” é um samba sobre amor e carinho, enquanto que o ijexá “Bandeira Flor” é sobre alguém que não consegue esconder o amor que sente pela garota que ama. O álbum termina em clima de samba-enredo carioca com “Vide Gal”, uma música que presta uma homenagem ao Rio de Janeiro e busca resgatar a autoestima das comunidades carentes daquela cidade.

Feijão com Arroz foi um dos mais bem-sucedidos álbuns da carreira de Daniela Mercury. O trabalhou gerou cinco singles: “À Primeira Vista”, lançado em 1996, e os outros quatro, “Nobre Vagabundo”, “Rapunzel”, “Minas com Bahia” e “Feijão de Corda”, lançados em 1997. O álbum vendeu mais de 800 mil cópias no Brasil, e se tornou o 4º álbum mais vendido do país em 1997. Na França, vendeu cerca de 300 mil cópias. O álbum fez um enorme sucesso em Portugal, onde vendeu mais de 270 mil, e tornou Daniela Mercury bastante popular naquele país.  

Através de Feijão com Arroz, Daniela Mercury conquistou o Prêmio Multishow de Música Brasileira de 1997 de “Melhor Cantora”. No mesmo ano, o videoclipe  de “Nobre Vagabundo” venceu o prêmio do Video Music Brasil, da MTV brasileira, na categoria “Melhor Fotografia de Videoclipe”.

Lançado em 13 de setembro de 1996, Feijão com Arroz teve a sua turnê iniciada pouco depois do seu lançamento, e que durou cerca de três anos. Além da turnê que passou pelas principais capitais brasileiras, Daniela promoveu uma turnê internacional que passou por Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Portugal, Espanha e Estados Unidos. 

Faixas
  1. "Nobre Vagabundo" (Márcio Mello)
  2. "Rapunzel"  (Alaim Tavares - Carlinhos Brown)         
  3. "Minas com Bahia" (com Samuel Rosa)          (Chico Amaral)           
  4. "Feijão de Corda" (com Banda Bragadá) (Ramon Cruz)        
  5. "Você Abusou"  (Antônio Carlos - Jocáfi)      
  6. "Dona Canô"  (Neguinho do Samba)
  7. "Bate Couro"  (Tavares - Gilson Babilonia)   
  8. "À Primeira Vista"  (Chico César)       
  9. "Rede"  (Tavares - Babilonia)
  10. "Musa Calabar"  (Guiguio)     
  11. "Vai Chover" (Gustavo de Dalva - Boghan Costa)     
  12. "Vestido de Chita"  (Ivan Huol – Mercury)    
  13. "Do Carinho"  (Gustavo de Dalva - Boghan Costa)
  14. "Bandeira Flor"  (Márcio Mello)        
  15. "Vide Gal"  (Carlinhos Brown)
  16. "Usted Abusó (Você Abusou)" (Faixa bônus edição internacional) (Antônio Carlos – Jocáfi)
  17. "Ue Wo Muite Aruko (Sukiyaki)" (Faixa bônus edição internacional) Traditional 



"Nobre Vagabundo"
(videoclipe oficial)


"Rapunzel"


"Minas com Bahia" 
(participação especial
Samuel Rosa)


"Feijão de Corda"
(videoclipe oficial)


"Você Abusou"


"Dona Canô"


"Bate Couro"


"À Primeira Vista"


"Rede"


"Musa Calabar"


"Vai Chover"


"Vestido de Chita"


"Do Carinho"


"Bandeira Flor"


"Vide Gal"


Comentários