“Elephant” (XL Recordings, 2003), The White Stripes



Por Sidney Falcão

No cenário da música pop durante a virada dos anos 1990 para os anos 2000, o grunge já havia se tornado coisa do passado. O britpop ainda dava as cartas com Oasis e Blur à frente, mas era um movimento em franco declínio. As boy bands como Backstreet Boys e NSYNC, estavam no ápice do modismo, enquanto que Britney Spears e Christina Aguilera, duas estrelas pop em plena ascensão, travavam uma rivalidade para ver quem seria a herdeira de Madonna. O rap, que nos anos 1990 havia crescido bastante em popularidade, seguia firme e forte para se tornar o gênero musical preferido do público jovem, disputando esse posto que por muito tempo pertenceu ao rock. 

E é nesse cenário que uma nova geração de bandas surge para injetar mais vitalidade ao rock, que naquele momento, parecia ser um estilo musical sem futuro, fadado à decadência. As tais bandas buscavam no passado a vitalidade que rock parecia necessitar. Houve um resgate do som e da estética do rock de garagem dos anos 1960, e da new wave e pós-punk dos anos 1980, porém passados por um processo de “reciclagem” e atualização. Capitaneada pela banda americana The Strokes, essa geração foi saudada pela crítica musical como a “salvação do rock”, e que contou com bandas como The Killers, Interpol, The Libertines, The Hives e The Vines,. Aquela geração logo foi batizada pela crítica musical de garage rock revival ou pós-punk revival. Entre aquelas bandas, o duo norte-americano The White Stripes, foi um dos maiores expoentes daquele seguimento.

Formada em 1997, em Detroit - cidade natal do MC5 e The Stooges - por Jack White (guitarra, voz e piano) e Meg White (bateria), a dupla atraiu a atenção para si por causa da estética visual baseada nas cores vermelha, preta e branca, pelo som cru e pesado que calcado no blues rock e punk, e pela intrigante relação entre Jack e Meg. No início, se pensava que eram irmãos, mas na verdade foram casados, entre 1996 e 2000.

O duo norte-americano ganhou visibilidade a partir do segundo álbum, De Stijl (2000), cujo título se refere ao nome do grupo de artistas holandeses de vanguarda liderado por Piet Mondrian (1872-1944) e Theo van Doesburg (1883-1931) que criou em 1917, um dos movimentos mais importantes da arte moderna chamado Neoplasticismo. Com o terceiro álbum, White Blood Cells (2001), veio o reconhecimento por parte da crítica. O White Stripes se firmava como uma das mais destacadas bandas de rock de sua geração. Mas a consagração só chegou através do quarto álbum, Elephant, o trabalho mais aclamado pela crítica e o melhor sucedido comercialmente da discografia da banda.


Início de carreira: The White Stripes num show no Paycheck's Lounge,
em Hamtramck, em Michigan, Estados Unidos.

Diferente dos três álbuns anteriores, gravados em Detroit – exceto White Blood Cells, gravado em Memphis – Elephant foi gravado fora dos Estados Unidos. As sessões de gravação de Elephant ocorreram em Londres, Inglaterra, no Toe Rag Studios e no Maida Vale Studios. A produção foi conduzida pelo próprio Jack White. Todo o material do álbum foi gravado em abril de 2002, exceto a a faixa “Well It's True That We Love One Another”, gravada em novembro de 2001, no Toe Rag Studios. A faixa “I Just Don't Know What to Do With Myself” foi única faixa gravada no Maida Vale Studios.

Um dado curioso no processo de gravação de Elephant foi que nenhum computador foi utilizado. Todo os equipamentos utilizados nas gravações eram antigos, como um gravador de oito canais dos anos 1960. Inclusive, na ficha técnica da produção presente no encarte do álbum, fizeram questão de colocar um aviso destacando o não uso de computadores nas gravações.

Talvez por esse detalhe, a sonoridade crua da White Stripes soe em alguns momentos como a de uma banda de rock da virada dos anos 1960 para dos anos 1970. É bem verdade que o rock de garagem dos anos 1960 sempre foi uma das principais influências do duo de Detroit, assim como o blues rock daquela mesma época. Os White Stripes apenas juntaram essas referências e as “reciclaram”, dando uma cara mais contemporânea. E é o que se ouve em Elephant, onde a banda se mostra mais madura.

O álbum começa com o petardo chamado “Seven Nation Army”, música que foi o primeiro single de Elephant. “Seven Nation Army” possui um riff de guitarra tão incrível e avassalador que hoje figura na galeria dos maiores riffs de guitarra da história do rock. De tão incrível, virou até canto de torcidas de futebol em várias partes do mundo.


The White Stripes em cena do videoclipe de "Seven Nation Army".

A faixa seguinte, “Black Math”, possui a crueza veloz do punk, mas num dado trecho da música, a banda acrescenta o peso do heavy metal e emprega num andamento mais lento. Contudo, mais adiante, retoma a velocidade rítmica inicial. Alternando peso, leveza e solos sujos de guitarra, “There's No Home for You Here” é um rock balada que trata sobre fim de relacionamento carregado mágoas e ressentimentos.

“I Just Don't Know What To Do With Myself” é uma regravação de uma antiga canção de Burt Bacharach e Hal David, gravada pela primeira vez por Chuck Jackson, em 1962. A letra é romântica, em que o eu lírico se mostra completamente perdido, sem rumo, depois que a pessoa amada foi embora.

Em “In The Cold, Cold Night”, é Meg White quem canta sozinha, canção na qual ela é uma garota sedutora que se declara para um rapaz sem fazer rodeios, indo direto ao ponto, sem se importar com o que os outros pensam. A juvenil “I Want To Be The Boy To Warm Your Mother's Heart” é um rock balada sobre um garoto adolescente que tenta agradar a mãe de sua namorada, uma senhora que não parece ser nada agradável. “You've Got Her In Your Pocket” é uma balada folk à base de voz e violão em que Jack White dá conselhos para um amigo não perder a garota que ama.

“Ball And Biscuit” guarda fortes influência do blues rock do Led Zeppelin. Ao logo da música, o ritmo alterna uma levada blues calma com um som pesado e “sujo” de camadas de guitarras. Os versos da canção tratam sobre um sujeito presunçoso que acredita que nenhuma mulher resiste ao seu poder de sedução.

Terceiro single do álbum, “The Hardest Buttin To Button” é um dos grandes hits dos White Stripes. Este rock de garagem de som básico, cru e poderoso, tem como um dos principais destaques o som do bumbo fazendo a marcação em boa parte da faixa. Segundo Jack White, “The Hardest Buttin To Button” fala sobre um garoto que tenta encontrar o seu lugar numa família disfuncional com a chegada de um novo bebê.


Meg White e Jack White na sessão de fotos para a capa de Elephant.

“Little Acorns” começa com uma voz masculina narrando a história de Janette, uma garota que conseguiu superar os seus problemas pessoais após observar um esquilo carregando nozes. A voz da narração é de Mort Crim, ex-apresentador de noticiários de TV nos Estados Unidos. Depois da narração, entram os White Stripes com um peso sonoro que beira o heavy metal. As duas faixas seguintes, “Hypnotize” e “Girl, You Have No Faith In Medicine” são velozes e agressivas, e mostram o quanto o Whites Stripes bebeu na fonte do rock de garagem de bandas dos anos 1960 como The Sonics ou do proto punk dos Stooges e MC5 para compor a sua formação musical.

Encerrando o álbum, “Well It’s True That We Love One Another”, uma baladinha folk a base de voz e violão em que Jack e Meg White, cantam juntos, e contam com a participação especial da cantora inglesa Holly Golightly.

Aclamado pela crítica, Elephant vendeu mais de 3 milhões de cópias no mundo inteiro, pouco mais de 2 milhões apenas nos Estados Unidos. Ficou em 6º lugar na parada da Billboard 200, nos Estados Unidos, e 1º lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido, da Suécia e da Noruega.

O duo White Stripes conquistou prêmios importantes pelo trabalho feito em Elephant. Em 2003, o videoclipe de “Seven Nation Army” conquistou o MTV Music Awards na categoria “Melhor Edição de Vídeo”. No ano seguinte, em 2004, Elephant conquistou o prêmio Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Alternativa”, enquanto que “Seven Nation Army” venceu na categoria “Melhor Canção de Rock”. Naquele mesmo ano, “Seven Nation Army” conquistou o NME Awards na categoria “Melhor Single”.

Além das premiações que disputou, Elephant já é reconhecido pela imprensa musical como uma obra de relevância na história do rock. Em 2012, o álbum ficou em 390º lugar na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos Os Tempos” da revista Rolling Stone. Foi eleito pela mesma revista como 5º melhor álbum dos anos 2000.

Faixas

Todas as músicas escritas por Jack White, exceto onde está especificado.
  1. "Seven Nation Army"   
  2. "Black Math"    
  3. "There's No Home for You Here"           
  4. "I Just Don't Know What to Do with Myself" (Burt Bacharach, Hal David)            
  5. "In the Cold, Cold Night"            
  6. "I Want to Be the Boy to Warm Your Mother's Heart"   
  7. "You've Got Her in Your Pocket"             
  8. "Ball and Biscuit"           
  9. "The Hardest Button to Button"             
  10. "Little Acorns" (Jack White, Mort Crim)
  11. "Hypnotize"     
  12. "The Air Near My Fingers"         
  13. "Girl, You Have No Faith in Medicine"   
  14. "Well It's True That We Love One Another" 

"Seven Nation Army"

"Black Math"

"There's No Home for You Here"

"I Just Don't Know What to Do with Myself"

"In the Cold, Cold Night"

"I Want to Be the Boy to Warm 
Your Mother's Heart"

"You've Got Her in Your Pocket"

"Ball and Biscuit"

"The Hardest Button to Button"

"Little Acorns"

"Hypnotize"

"The Air Near My Fingers"

"Girl, You Have No Faith in Medicine"

"Well It's True That We Love One Another"

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