“Rio” (EMI,1982), Duran Duran



Por Sidney Falcão

O grande desafio para um cantor, cantora ou banda, após um álbum de estreia bem prestigiado, é fazer do segundo álbum tão bom ou melhor que o primeiro. Com a banda inglesa Duran Duran não foi diferente. Expoente do new romantic, movimento musical britânico que esteve no auge no começo dos anos 1980, o Duran Duran conquistou fama através do seu primeiro e autointitulado álbum, lançado em 1981. As faixas “Planet Earth” e “Girls On Film” fizeram um grande sucesso radiofônico, contribuindo para que o álbum tivesse bom desempenho comercial e levando a banda a fazer a sua primeira grande turnê, que além de incluir a terra natal, o Reino Unido, passou também pela Bélgica, França, Suécia, Holanda, Alemanha e Estados Unidos.

Ao final da turnê de seu primeiro álbum, a banda estava motivadíssima para começar a gravar o seu segundo álbum. Enquanto o segundo álbum não chegava e para aproveitar o sucesso de “Girls On Film”, o Duran Duran gravou às pressas o single de “My Own Way”, lançado em outubro de 1981. Já com material suficiente para o segundo álbum, o grupo entrou nos estúdios da AIR, em Londres, em janeiro de 1982, para as gravações, sob a produção de Colin Thurston (1947-2007), o mesmo que havia produzido o primeiro álbum da banda inglesa.

Desde os videoclipes de “Planet Earth” e de “Girls On Film”, o Duran Duran já entendia que o videoclipe era um veículo importante de divulgação do trabalho de um artista. E para tanto, o videoclipe merecia a mesma atenção, o mesmo cuidado que a gravação de um álbum. Antes mesmo do lançamento do segundo álbum, a banda selecionou as faixas que teriam videoclipe e contratou o diretor Russel Mulcahy para dirigir. Mulcahy já havia trabalhado com Duran Duran na direção do videoclipe de “Planeth Earth”.


Duran Duran, da esquerda para a direita: John Taylor, Roger Taylor, Simon Le Bon,
Nick Rhodes e Andy Taylor.


Em março de 1982, o Duran Duran e a equipe de filmagem viajaram para o Sri Lanka para filmar os videoclipes de “Hungry Like The Wolf”, “Save A Prayer” e “Lonely In Your Nightmare”. O diretor Mulcahy empregou todo um caráter cinematográfico aos videoclipes, dando ritmo de aventura, mostrando belas mulheres, a paisagem tropical e o povo nativo do Sri Lanka. É perceptível nos videoclipes, a inspiração de Mulcahy em filmes de James Bond e em Caçadores da Arca Perdida.

Do Sri Lanka, a banda voou para a Austrália em abril, onde começaram antecipadamente a turnê promocional do segundo álbum que só seria lançado no mês seguinte. A surpresa desagradável foi que o guitarrista Andy Taylor passou mal durante um show em Sydney. Foi diagnosticado com malária, contraída por Andy no Sri Lanka. O músico acabou ficando de fora da turnê europeia para poder se recuperar.

Ainda em abril, o Duran Duran parte para Antígua, uma das ilhas do Caribe para filmar mais dois videoclipes, o de “Rio” e o de “Nightboat”, duas músicas presentes no segundo álbum que estava presentes a sair.

Em 4 maio de 1982, “Hungry Like The Wolf”, o primeiro single do novo álbum é lançado. Uma semana depois, foi a vez do tão esperado segundo álbum do Duran Duran, intitulado Rio. No Reino Unido, Rio alcançou o posto de 2º lugar da parada de álbuns, enquanto que o single de “Hungry Like The Wolf” chegou ao 5º lugar.

Rio mostra que o Duran Duran evoluiu do seu primeiro para este seu segundo álbum. A turnê pelos Estados Unidos em 1981 parece ter aberto os horizontes para a banda inglesa, que incorporou ao seu som pop referências da música negra norte-americana. John Taylor, um admirador confesso de Bernard Edward (1952-1996), baixista do Chic, explora as linhas de baixo do funk e as adapta ao som do Duran Duran. A guitarra de Andy Taylor soa um pouco mais roqueira. Contudo, os sintetizadores de Nick Rhodes que dão tempero synthpop à sonoridade do Duran Duran, se fazem presentes e muito relevantes para as músicas da banda inglesa.


O baixista do Chic, Bernard Edwards (o segundo da direita para esquerda) foi a
grande inspiração para o baixista do Duran Duran, John Taylor.  

A faixa-título é quem abre o álbum, um pop rock contagiante feito para grandes arenas. O baixo puxado para o funk de John Taylor se mostra bem entrosado com a guitarra roqueira de Andy Taylor. Apesar do título, “Rio” não traz na sua letra nenhuma referência à cidade do Rio de Janeiro. O que se vê na letra, é uma citação ao Rio Grande, rio que separa os Estados Unidos e México. Curiosamente, “Rio” é cantado como se referisse a uma garota. O refrão foi inspirado na linha melódica de “Stevie’s Radio Station”, música da TV Eye, banda punk de Birmingham, mesma cidade onde surgiu o Duran Duran. O videoclipe de “Rio” foi filmado em Antígua, no Caribe, foi espirado nos filmes de James Bond, e mostra belas mulheres, praias paradisíacas e os membros da banda muito bem vestidos.

“My Own Way” foi lançada como single em novembro de 1981, no rastro do sucesso de “Girls On Film”. A banda decidiu regravá-la e incluí-la em Rio, porém numa versão mais pop. Destaque para o baixo de John Taylor cheio de “slaps”, para a bateria percussiva de Roger Taylor e para os solos de guitarra de Andy Taylor na reta final da música. Em "Lonely In Your Nightmare", uma garota está solitária em seu pesadelo, e Simon Le Bon quer ser o anjo da guarda dela; com certeza, era o desejo de dez entre dez garotas fãs do Duran Duran naquela época.

Uma gargalhada dada pela então namorada de Nick Rhodes é a senha para dar início a “Hungry Like The Wolf”, um exemplo de música pop por excelência. Os riffs da guitarra de Andy Taylor estão por toda parte, enquanto que John Taylor faz uns slaps no seu baixo aqui e ali. No videoclipe de “Hungry Like The Wolf”, filmado no Sri Lanka, o Duran Duran parece estar participando de algum filme de Indiana Jones. 

“Hold Back The Rain” encerra o lado 1 da versão LP de Rio, mantendo o clima lá em cima em ritmo alucinante. A letra no entanto, escrita por Simon Le Bom era uma alerta do cantor ao seu companheiro de banda, John Taylor e seu uso abusivo de álcool e drogas. O curioso é que John só veio saber que a música foi dedicada a ele muitos anos depois. 

Em “New Religion”, o Duran Duran faz uma interessante mistura entre funk de branco com os sintetizadores gélidos do pós-punk.  A faixa seguinte, “Last Chance On The Stairway” é um pop rock melódico sobre flerte e desejo sexual. 

Rio traz a grande canção do Duran Duran, a balada “Save A Prayer”.  A construção instrumental e melódica desta canção é o ponto alto do álbum, e revela o talento musical dos membros da banda. Nick Rhodes constrói camadas de sonoras produzidas pelos seus sintetizadores que dão à canção um ar de mistério, e ao mesmo tempo elegância e imponência. Mas nos refrãos de “Save A Prayer”, quem brilha é Andy Taylor com sua guitarra. O single de “Save A Prayer” saiu em agosto de 1982, e chegou ao 2º lugar na parada de singles do Reino Unido. Foi durante as filmagens do videoclipe de “Save A Prayer”, no Sri Lanka, que Andy Taylor contraiu o vírus da malária, vindo a doença a se manifestar durante um show do Duran Duran na Austrália. O guitarrista acabou afastado da turnê europeia de Rio por recomendação médica.

O álbum chega ao fim com “The Chauffeur”, uma canção cuja letra originalmente foi escrita como um poema por Simon Le Bon, em 1977, quando tinha apenas 19 anos de idade. A letra revela o talento de Le Bom na poesia, e um lirismo poético pouco comum em letras de canções pop. No videoclipe de “The Chauffeur”, dirigido por Ian Emes, os membros do Duran Duran não aparecem. Todo o protagonismo do videoclipe fica por conta de três modelos vestidas em lingerie, que por simulam um encontro lésbico num estacionamento. O teor erótico do videoclipe fez com que ele fosse proibido em alguns lugares.


Simon Le Bon no videoclipe de "Hungry Like The Wolf".

Em julho de 1982, o Duran Duran prosseguiu com a turnê do álbum Rio passando pelo Canadá. Depois o quinteto inglês integrou a turnê Track Across American Tour, em conjunto com o Blondie, abrindo os shows da banda norte-americana.

Apesar das suas qualidades como álbum pop, com canções com forte apelo radiofônico, inicialmente, Rio teve um desempenho fraco no mercado norte-americano. Quando o álbum foi pensado, foi justamente em alavancar a carreira do Duran Duran nos Estados Unidos. Para reverter a situação, o Duran Duran e a gravadora Capitol (responsável pela distribuição dos discos da banda nos Estados Unidos) decidiram convocar o produtor David Kershenbaum para produzir versões remix das faixas de Rio para as pistas de dança e lançá-las em singles de 12 polegadas. Seria uma tática para ganhar o público norte-americano e melhorar as vendas de Rio. As faixas escolhidas para o remix foram “Rio”, “Hold Back The Rain”, “My Own Way”, “Hungry Like The Wolf” e “New Religion”.

Enquanto isso, por volta de junho de 1982, o videoclipe de “Hungry Like The Wolf” estreia na programação da MTV dos Estados Unidos. A alta exposição do videoclipe na emissora acaba contribuindo para impulsionar as vendas do single da música e do álbum Rio.

Os singles em versões remix agradaram o público e os DJ’s norte-americanos. A Capitol acabou reunindo todos esses singles num EP, Carnival, lançado em setembro de 1982 não só nos Estados Unidos, mas também no Canadá, Japão, Taiwan, Espanha e Holanda. As rádios norte-americanas passam a tocar as versões remix de Carnival e a popularidade do Duran Duran cresce nos Estados Unidos.

A turnê de Rio, iniciada em abril de 1982, prossegue pelo resto do ano. Depois de Canadá e Estados Unidos, a turnê passa pela Austrália, Japão, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Ocidental, Portugal e Reino Unido.

O sucesso de Carnival motivou a banda e a Capitol a relançarem em novembro de 1982 o álbum Rio na América do Norte (onde as vendas eram baixas), numa versão edição remasterizada e trazendo versões remix das outras faixas restantes.

Com os videoclipes do Duran Duran sendo exibidos à exaustão na MTV e o sucesso das versões remix das faixas de Rio nas emissoras de rádio, o Duran Duran finalmente conseguiu conquistar a América, disseminando a “duranmania” em solo norte-americano, conquistando milhões de fãs. A idolatria ao Duran Duran nos Estados Unidos era algo que não se via desde a beatlemania, nos anos 1960. Rio chegou ao 6º lugar da Billboard 200, nos Estados Unidos, e em março de 1983, o álbum ganhou disco de platina ao chegar à marca de 1 milhão de cópias vendidas no mercado norte-americano. No mês seguinte, Rio já havia alcançado a marca de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, sendo agraciado com um disco duplo de platina.

Nesse momento, foi lançado o Duran Duran – Video Album, uma fita de vídeo que reúne os 11 videoclipes da banda produzidos entre 1981 e 1983, lançado nos formatos VHS, Betamax e Laserdisc. O lançamento de Duran Duran – Video Album coincidiu com o lançamento do single de “Is There Something I Should Know?”, música que não fez partiu de nenhum álbum do Duran Duran. O videoclipe de “Is There Something I Should Know?” foi incluído no Duran Duran – Video Album.

Em 1984, o o videoclipe de “Hungry Like The Wolf” conquista o prêmio Grammy de “Melhor Videoclipe”, categoria que estreava na edição daquele ano. 

Faixas

Lado 1
  1. "Rio"
  2. "My Own Way"
  3. "Lonely In Your Nightmare"
  4. "Hungry Like The Wolf"
  5. "Hold Back The Rain"
Lado 2
  1. "New Religion"
  2. "Last Chance On The Stairway"
  3. "Save A Prayer"
  4. "The Chauffeur"

Todas as canções foram compostas e escritas por Duran Duran.

Duran Duran: Simon Le Bon (vocal), John Taylor (baixo), Andy Taylor (guitarra), Nick Rhodes (teclados) e Roger Taylor (bateria).


Referências:

Revista Bizz – outubro/1985, edição 03, Editora Abril
Classic Pop Presents - Duran Duran 40th Anniversary Edition - agosto/2018, Anthem Publishing
Wikipedia



"Rio" (videoclipe original)

"My Own Way"

"Lonely In Your Nightmare" 
(videoclipe original)

"Hungry Like The Wolf" (
videoclipe original)


"Hold Back The Rain"

"New Religion"

"Last Chance On The Stairway"

"Save A Prayer" 
(videoclipe original)

"The Chauffeur" 
(videoclipe original)

"New Religion" (videoclipe gravado 
ao vivo em Oakland, em 1984)


Comentários