“Are You Gonna Go My Way” (Virgin Records, 1993), Lenny Kravitz


Foi através do seu segundo álbum, Mama Said, de 1991, que o cantor Lenny Kravitz se tornou um artista conhecido no cenário da música pop mundial. As faixas “Always On The Run” (com participação do guitarrista Slash, dos Guns n’ Roses) e “It Ain’t Over Til It’s Over” estouraram nas rádios de todo o mundo, fazendo com que Mama Said vendesse 2 milhões de cópias e alcançasse o 39º lugar da parada da Billboard 200, nos Estados Unidos.

Mas foi com o terceiro álbum, Are You Gonna Go My Way, lançado em 9 de março de 1993, que Kravitz consolidou-se como astro do rock internacional. O álbum prosseguiu com o estilo musical desenvolvido por Kravitz nos álbuns anteriores, que soma referências de soul, funk, hard rock dos anos 1970, pop e R&B. Are You Gonna Go My Way ainda traz como “bônus” estilístico, uma experiência de Kravitz com o reggae.

Boa parte das gravações de Are You Gonna Go My Way contou apenas com Lenny Kravitz (vocais, guitarras elétricas e acústicas, Mellotron, baixo, bateria e sinos), o Craig Ross (guitarra solo) e o Tony Breit (baixo), além dos músicos convidados e adicionais.

 Are You Gonna Go My Way foi o primeiro de uma série álbuns de Kravitz que Ross participou. Os dois se conheceram em 1991, pouco antes de Kravitz começar a turnê de Mama Said. Naquele momento, Kravitz precisava de um guitarrista na sua banda, e Ross assumiu o posto. Dali em diante, ambos formaram uma bela parceria, com Ross criando solos incríveis de guitarra para as canções de Lenny Kravitz. E alguns desses solos magistrais de Craig Ross estão presentes em Are You Gonna Go My Way.

Da esquerda para a direita: Tony Breit, Lenny Kravitz e Craig Ross.

O álbum já começa em alto nível com um petardo sonoro, um hard rock fantástico, contagiante e que dá nome ao álbum. Foi o primeiro single de Are You Gonna Go My Way, lançado em fevereiro de 1993, um mês antes do lançamento do álbum. A música foi gravada apenas com Lenny Kravitz (vocais, guitarra e bateria), Craig Ross (guitarra solo) e Tony Breit (baixo). Os três criam um som pesado e ao mesmo tempo dançante, muito por conta de algumas “pinceladas” de funk que a música possui. Os riffs de guitarra de Ross são incríveis e ficam “encravados” na memória do ouvinte. Apesar da bateria ter sido tocada por Kravitz nas gravações do álbum, no videoclipe da música, quem aparece tocando é a talentosa baterista Cindy Blackman, que passou a fazer parte da banda do cantor pouco antes de começar a turnê de Are You Gonna Go My Way.

Embora seja uma balada, “Believe” não é necessariamente uma balada romântica, está mais para uma canção sobre “autoajuda”, de elevação de autoestima: “The future's in our present hands / Let's reach right in / Let's understand / If you want it you've got to believe” (“O futuro está presente em nossas mãos / Vamos chegar bem / Vamos compreender / Se você quiser você tem que acreditar”). Na sequência “Come On And Love Me”, um funk rock com uma bateria e uma linha de baixo poderosas.

“Heaven Help” é a única música do álbum não composta por Lenny Kravitz. É uma balada linda e leve, em que Kravitz mostra que além de astro do rock, tem talento para cantar R&B e soul music. Segue depois outra balada, a acústica “Just Be A Woman”, com Lenny Kravitz cantando acompanhado de um violão, e um teclado fazendo o som de fundo.

A temperatura sobe novamente com o hard rock “Is There Any Love In Your Heart” e seu som melódico e forte que remete ao Led Zeppelin. A música foi gravada com um power trio clássico, com Lenny Kravitz nos vocais e bateria, Craig Ross na guitarra e Tony Breit no baixo. Ao fazer os solos de guitarra, Ross parece se inspirar em Jimmy Page.

Lenny Kravitz durante as gravações do álbum Are You Gonna Go My Way.

“Black Girl” é um rock balada com teor psicodélico, e tem como destaque uma interessante harmonização dos vocais feitos por Lenny Kravitz. Em “My Love”, mais uma balada romântica, Kravitz canta que seu amor neste céu deserto anda 100 milhas e que tem um sorriso de um anjo. O romantismo prossegue com “Sugar”, uma canção de amor que segue bem ao estilo do R&B dos anos 1970, e não seria estranho afirmar que é uma espécie de “irmã” de “It Ain’t Over Til It’s Over”.

“Sister” é uma canção triste e traz um tema lamentavelmente atual: a violência doméstica contra a mulher. Lenny mostra toda a sua sensibilidade ao abordar o assunto na canção, ao se passar pela figura de um irmão que vê o sofrimento da irmã após a violência que sofreu do marido.

“Eleutheria” é a música que destoa do conjunto do álbum. É uma experiência de Lenny Kravitz no reggae, com uma inspiração na sonoridade de Bob Marley & The Wailers. O título da música é o nome de uma das ilhas que compõem as Bahamas, e que fora visitada por Kravitz, onde ele construiu uma casa e um estúdio.

Are You Gonna Go My Way teve uma boa recepção do público e da crítica. Os videoclipes de algumas faixas do álbum tiveram boa exibição da MTV norte-americana. Foi o primeiro álbum de Kravitz a figurar entre os 20 melhores da Billboard 200 (ficou em 12º lugar), nos Estados Unidos, e o primeiro do cantor a liderar a parada de álbuns da Austrália. No Reino Unido, alcançou o posto de 2º lugar. O além do single da faixa-título, o Are You Gonna Go My Way gerou mais quatro singles, “Believe”, ‘Heaven Help”, “Is There Any Love In Your Heart” e “Spinning Around Over You”.

O álbum conquistou disco de platina dupla pela venda de pouco mais de 2 milhões de cópias. É o segundo álbum mais vendido da carreira de Kravitz, perdendo apenas para o álbum 5, de 1998, que alcançou a marca de 6 milhões de cópias vendidas. Em fevereiro de 1994, Lenny Kravitz ganhou o BRIT Awards na categoria “Melhor Artista Internacional Masculino Internacional”. A faixa-título conquistou o MTV Video Music Awards como “Melhor Video Masculino”, também em 1994, e que contou com a apresentação ao vivo de Kravitz e uma participação especial do ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones.

Foi lançado em 1994 o documentário Alive From Planet Eart, dirigido por Doug Nichol sobre a turnê de Are You Gonna Go My Way.

Em 1995, já com status de estrela de primeira grandeza do rock, Lenny Kravitz lançou o sucessor de Are You Gonna Go My Way, o quarto álbum intitulado Circus. Porém, Circus não conseguiu repetir o desempenho do seu antecessor, a tal pondo de ter vendido apenas pouco mais de 500 mil cópias nos Estados Unidos, muito abaixo do esperado.

Faixas

Todas as faixas por Lenny Kravitz, exceto onde indicado.
  1. "Are You Gonna Go My Way" (Kravitz - Craig Ross)
  2. "Believe" (Kravitz - Hirsch)
  3. "Come On And Love Me"
  4. "Heaven Help" (Gerry Deveaux - Terry Britten)
  5. "Just Be A Woman"
  6. "Is There Any Love In Your Heart?" (Kravitz - Ross)
  7. "Black Girl"
  8. "My Love" (Kravitz - Ross)
  9. "Sugar"
  10. "Sister"
  11. "Eleutheria"



"Are You Gonna Go My Way" 
(videoclipe original)

"Believe" (videoclipe original)

"Come On And Love Me"

"Heaven Help" (videoclipe original)

"Just Be A Woman"

"Is There Any Love In Your Heart?"
(videoclipe original)

"Black Girl"

"My Love"

"Sugar"

"Sister"

"Eleutheria"

Comentários