“Bridge Over Troubled Water” (Columbia, 1970), Simon & Garfunkel


A dupla Simon & Garfunkel estava em pleno auge da carreira naquele agitado e conturbado final dos anos 1960. O ano de 1968 foi bastante proveitoso para a dupla, pois a canção “Mrs. Robinson” foi um dos maiores sucessos daquele ano, chegando a alcançar o posto de 1º lugar da Billboard 100, nos Estados Unidos. A música era tema principal do filme The Graduate (no Brasil, A Primeira Noite De Um Homem), que havia estreado nas telas de cinema no fim de 1967. “Mrs. Robinson” foi incluída no quarto álbum da dupla, Bookends, lançado em abril de 1968, e em 1969, viria a conquistar dois prêmios Grammy: “Melhor Gravação do Ano” e “Melhor performance vocal de pop contemporâneo (dupla ou grupo)”. Bookends foi sucesso de público e de crítica, alcançando o 1º lugar da Billboard, nos Estados Unidos, onde vendeu mais de 2 milhões de cópias.

O grande êxito comercial de Bookends foi uma espécie de “ensaio de luxo” para a grande obra-prima de Simon & Garfunkel que estava por vir: Bridge Over Troubled Water. Porém os fãs tiveram que esperar por Bridge Over Troubled Water por pouco mais de uma ano e meio.

Após a dupla ter colaborado com quatro canções para o filme The Graduate, dentre as quais, a famosa “Mrs. Robinson”, Art Garfunkel foi convidado para participar do filme Catch 22 (no Brasil, Ardil 22), de Mike Nichols (o mesmo diretor de The Graduate) no papel do Tenente Nately. Era a estreia de Garfunkel na carreira cinematográfica. Enquanto Garfunkel estava no México envolvido com as filmagens que duraram cerca de oito meses, durante esse tempo todo Paul Simon estava em Nova York compondo canções para o próximo álbum da dupla.

O processo arrastado das filmagens em que Garfunkel estava envolvido no México e que custaram quase um ano, acabaram criando uma ansiedade da gravadora Columbia por um novo álbum da dupla para poder pegar carona na ótima vendagem de Bookends. O máximo que a Columbia conseguiu de Simon & Garfunkel foi o lançamento do single da canção “The Boxer”, lançado em março de 1969.

Dustin Hoffman em cena de The Graduate que teve como tema musical principal
a canção "Mrs. Robinson", de Simon & Garfunkel.

Concluídas as filmagens de Catch 22 em setembro de 1969, em outubro, Simon & Garfunkel iniciaram as gravações de Bridge Over Troubled Water, sob a produção de Roy Halee, o mesmo produtor de Bookends. Buscando um maior foco nas gravações do novo álbum, Simon & Garfunkel recusaram convites para apresentações.

A princípio, o novo álbum estava planejado para ter 12 músicas. Porém, para a da 12ª música, houve um impasse. Paul Simon compôs “Cuba Si, Nixon No”, mas Art Garfunkel rejeitou. Ao invés dessa, Garfunkel queria alguma canção com coral de Bach, coisa que Simon não queria. No final das contas, não deu nem uma coisa e nem outra: o álbum ficou nas 11 músicas.

Lançado em 26 de janeiro de 1970, Bridge Over Troubled Water começa com a canção que deu nome ao álbum. É sem sombra de dúvidas a grande canção da carreira de Simon & Garfunkel. Composta por Paul Simon, ele teria buscando inspiração no reverendo Claude Jetter e seu coral gospel Swan Silvertones. Simon era quem iria gravá-la, porém, ele não conseguia alcançar as notas mais altas que a canção exige. Coube a Art Garfunkel gravar a canção, e para tanto, Paul Simon e o arranjador Larry Knetchell, refizeram as partituras e arranjos para que Garfunkel a gravasse. A interpretação de Art Garfunkel é sublime, começando de maneira suave e crescendo com o decorrer da canção até chegar ao ápice no final da música, onde o vocalista alcança incrivelmente as notas mais altas. Ao longo do tempo, “Bridge Over Troubled Water” foi regravada pelos mais diversos artistas, dentre os quais Elvis Preley, Aretha Franklin, Johnny Cash e Elton John. No Brasil, a canção ganhou uma versão em português da dupla Kleiton & Kledir em 1983, sob o título “Corpo E Alma”. 

“El Cóndor Pasa (If I Could)” é uma música composta pelo peruano Daniel Alomía Robles (1871-1942) em 1913, baseada nas canções folclóricas dos Andes, na América do Sul. A canção ganhou fama mundial através da versão em inglês de Simon & Garfunkel. Simon canta acompanhado do conjunto Los Incas, que executa a base instrumental por meio de instrumentos andinos, transportando o ouvinte no tempo e no espaço para algum lugar do interior do Peru.

A faixa seguinte, “Cecília”, trata sobre um rapaz apaixonado pela sua amada Cecília, que por sua vez, demonstra ser uma garota de espírito livre, disposta a não se prender afetivamente a ninguém. Em “Keep The Customer Satisfied”, um rockabilly bem inspirado nos Everly Brothers, a dupla canta o prazer de estar de volta ao lar após uma cansativa turnê.

O lado A da versão LP do álbum se encerra com “So Long, Frank Lloyd Wright”, uma canção em que a dupla presta uma homenagem ao arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959). Além de possuir uma linha melódica suave e delicada, a canção tem como destaque um violão que guarda influências da bossa nova.

Paul Simon e Art Garfunkel.

“The Boxer”, uma das mais belas canções do repertório de Simon & Garfunkel, abre o lado B de Bridge Over Troubled Water. Composta por Paul Simon, a canção revela-se um tanto quanto autobiográfica. Conta a história de um jovem que deixa o lar de sua família e parte para Nova York, onde vai batalhar para vencer na vida. Foi uma das canções mais demoradas para gravar, levando cerca de 100 horas de gravação.

Misto de folk music com rock’n’roll, “Baby Driver” conta a história de um garoto que mora num lar confortável e seguro, mas que não mede esforços em partir para o mundo lá fora em busca de aventuras que satisfação os seus desejos e fantasias sexuais. A música possui efeitos sonoros como ruídos de carros e vocais bem ao estilo dos Beach Boys.

“The Only Living Boy In New York” foi composta por Paul Simon durante o período em que Art Garfunkel estava no México participando das filmagens de Catch-22. E é justamente sobre aquele momento em que os dois membros estavam em lugares distantes que a canção trata em seus versos. O “Tom” ao qual a música se refere é o próprio Garfunkel: esse era o nome que ele usava quando montou a dupla com Paul Simon, no final dos anos 1950. Simon usava o nome artístico de Jerry.  Uma curiosidade nessa canção é que o trecho vocal que emite um “aaahhh!” foi feito pelas vozes de Simon & Garfunkel multiplicado por oito, camada sobre camada. A ideia era dar a impressão ao ouvinte de que se tratava de um coral de oito vozes, mas que na verdade eram duas.

Numa época em que não havia internet, a carta era um dos meios de comunicação mais utilizados. “Why Don't You Write Me” retrata em seus versos sobre um jovem apaixonado que aguarda ansiosamente pela carta da mulher que ama,e questiona porquê dela não escrever para ele.

Art Garfunkel atuando no filme Catch-22.

“Bye, Bye, Love”, é uma regravação ao vivo de um dos maiores sucessos dos Everly Brothers, dupla que foi uma das grandes influências sobre Simon & Garfunkel. A música foi gravada ao vivo durante uma apresentação de Simon & Garfunkel, em Ames, no estado de Iowa. Fechando o álbum, a balada ao violão e naipe de violinos “Song For The Asking”, uma canção que para alguns, mostrava-se uma sutil despedida da dupla.

Bridge Over Troubled Water teve uma recepção “morna” por parte da imprensa. O jornalista Richard Williams afirmou que o álbum tem alguns “momentos de tédio”. No entanto, o público recebeu muito bem o álbum: alcançou o 1º lugar na parada de álbuns da Billboard 200, nos Estados Unidos por cerca de 10 semanas e vendeu mais de 8 milhões de cópias. No Reino Unido, Bridge Over Troubled Water ficou no topo da para de álbuns por cerca de 35 semanas e chegou à marca de 3 milhões de cópias vendidas. Entre 1970 e 1972, Bridge Over Troubled Water teve a proeza de ser o álbum mais vendido da História. Foi por muitos anos, o álbum mais vendido da gravadora CBS, posto que só veio a perder para Thriller (1982), de Michael Jackson, nos anos 1980. Desde que foi lançado, Bridge Over Troubled Water vendeu no mundo inteiro mais de 25 milhões de cópias.

Em meio ao sucesso do recém lançado Bridge Over Troubled Water, a dupla Simon & Gafunkel chegou ao fim de 1970. Apesar do ótimo desempenho comercial do grupo, a relação entre Paul Simon e Art Garfunkel estava estremecida. O desgaste provocado pela superexposição bem como a carreira de Art Garfunkel no cinema, estariam entre os fatores para a dissolução da dupla. Para Paul Simon, a carreira cinematográfica de Garfunkel ofuscava a carreira da dupla. Garfunkel por sua vez, acreditava que seu envolvimento no cinema, ajudaria ainda mais a propagar a dupla Simon & Garfunkel.

Apesar das tensões, a separação foi amigável. Garfunkel prosseguiu com a sua carreira no cinema e na música, e Paul Simon começou a sua consagrada carreira solo.

Em 1971, mesmo após o fim da dupla, Bridge Over Troubled Water continuava com seu prestígio em alta. Na edição do prêmio Grammy daquele ano, o álbum venceu em seis categorias, um fenômeno: “Álbum do Ano”, “Canção do Ano” (pela faixa-título), “Melhor Canção Contemporânea” (pela faixa título), “Melhor Arranjo para Acompanhamento Vocal” (pela faixa-título), “Melhor Engenharia de Gravação – Música Não Clássica” e “Gravação do Ano” (pela faixa-título).

Art Garfunkel e Paul Simon na premiação do Grammy, em 1971.

Depois da dissolução em 1970, a dupla se reuniu mais algumas vezes, mas sem um compromisso para gravar material inédito. A reunião mais notável e emblemática ocorreu em setembro de 1981, quando Simon & Garfunkel se apresentaram no Central Park, em Nova York, para um público estimado em 500 mil pessoas. O show foi registrado e lançado como álbum duplo gravado ao vivo The Concert In Central Park, em 1982.

Faixas

Lado 1
  1. “Bridge Over Troubled Water”
  2. “El Condor Pasa (If I Could)” (Daniel Alomía Robles – versão para o inglês: Paul Simon)
  3. “Cecilia”
  4. “Keep The Customer Satisfied”
  5. “So Long, Frank Lloyd Wright”


Lado 2
  1. “The Boxer”
  2. “Baby Driver”
  3. “The Only Living Boy In New York”
  4. “Why Don't You Write Me”
  5. “Bye Bye, Love” (ao vivo em Ames, Iowa) (Felice Bryant - Boudleaux Bryant)
  6. “Song For The Asking”


Todas as canções foram compostas por Paul Simon, exceto as indicadas.

Referências:
Paul Simon: A Life – Marc Eliot, 2010, John Wiley & Sons
Fire and Rain: The Beatles, Simon & Garfunkel, James Taylor, CSNY, and the Lost Story of 1970 – David Browne, 2011, Da Capo Press
simonandgarfunkel.com
paulsimon.com
artgarfunkel.com
Wikipedia


“Bridge Over Troubled Water”

“El Condor Pasa (If I Could)” 


“Cecilia”

“Keep The Customer Satisfied”


“So Long, Frank Lloyd Wright”


“The Boxer”


“Baby Driver”


“The Only Living Boy In New York”


“Why Don't You Write Me”


“Bye Bye, Love” 


“Song For The Asking”




Comentários