“The Band” (Capitol Records, 1969), The Band
Por Sidney Falcão
Após o aclamado álbum de estreia, Music From Big Pink, lançado
em julho de 1968, o quinteto canadense The Band decidiu que no segundo álbum,
iriam repetir a mesma experiência desenvolvida na concepção do trabalho
anterior: isolar-se do mundo, compor, ensaiar e gravar sossegadamente. A
diferença é que ao invés da casa rosada na tranquila West Saugerties, no estado
de Nova York, Estados Unidos, o quinteto optou por Hollywood, na cidade de Los
Angeles, na Califórnia, onde alugaram uma mansão que fora do cantor e ator
Sammy Davis Jr. O imóvel foi todo adaptado pelos técnicos da Capitol para The
Band fazer os ensaios e gravações para o novo álbum.
Com intuito de focarem-se completamente na concepção do novo
trabalho, os membros da The Band haviam decidido que durante o período de
gravações não iriam fazer shows ou turnês. As gravações começaram no final de
1968, sob a produção de John Simon, o mesmo que havia produzido Music
From Big Pink.
Enquanto estavam compondo, ensaiando e gravando material
para o novo disco, os convites para shows não paravam de chegar, apesar dos
membros da The Band terem decido por não se apresentarem ao vivo enquanto
estivessem gravando. Contudo, as pressões para novos shows da The Band foram
tão grandes que acabaram cedendo e quebrando a promessa: foram agendados shows
em San Francisco e Nova York para abril de 1969. Quem não reagiu bem a essas
apresentações foi o guitarrista Robbie Robertson que sofreu uma crise nervosa
devido ao pavor do palco. Robertson teve que passar por tratamento para encarar
a dificuldade.
O guitarrista Robbie Robertson passou por tratamento para superar o pavor do palco. |
As gravações do novo álbum foram concluídas em meados de
1969. O processo de finalização foi concluído no estúdio Hit Factory, em Nova
York.
Mas antes do lançamento do novo álbum, a The Band fez uma
apresentação no célebre Festival de Woodstock, em Bethel, estado de Nova York,
nos Estados Unidos. O quinteto se apresentou no segundo dia do evento, 17 de
agosto, o mesmo dia em que se apresentaram também Joe Cocker, Country Joe &
The Fish, Ten Years After, Johnny Winter e Edgar Winter, Blood, Sweat &
Tears, Crosby, Stills, Nash & Young, Paul Butterfield Blues Band, Sha-Na-Na
e Jimi Hendrix.
O novo álbum da The Band chegou às lojas no dia 22 de
setembro de 1969. Intitulado apenas como The Band, o álbum quase teria outro
título. America e Harvest (“colheita” em português) foram
duas sugestões para batizar o álbum, mas o nome do conjunto é que acabou
prevalecendo. Por ter a capa de cor
marrom, The Band foi apelidado de “The Brown Album”
The Band, o álbum, é na prática um trabalho conceitual
cuja temática é focada na sociedade norte-americana do século XIX, sobretudo a
rural. O que surpreende é que as canções que retratam uma época tão importante
dos Estados Unidos foram compostas pelo canadense Robbie Robertson. O único
norte-americano do grupo era o baterista, guitarrista e bandolinista Levon Helm(1940-2012).
Das doze faixas, Robertson compôs três em parceria com colegas da banda, e o
restante compôs sozinho.
Robbie Robertson e Levon Helm numa apresentação da The Band no Festival de Woodstock, em agosto de 1969. |
Buscando dar uma veracidade à temática abordada nas doze
canções do álbum, o grupo mergulhou nas raízes musicais norte-americanas. O
disco carrega referências de bluegrass, gospel, soul, jazz, country music e
rhythm’n’blues, que juntas, transportam o ouvinte para algum vilarejo do velho
oeste norte-americano ou para os campos de batalha da Guerra da Secessão
(1861-1865), também conhecida como Guerra Civil Americana, o maior conflito interno da história dos Estados Unidos.
“Across The Great Divide” é a primeira canção do álbum, e
começa com um canto lamentoso em que o vocalista pede para a sua esposa baixar
a arma apontada para ele. Em seguida, a música ganha um andamento rock com uma linha
de baixo encorpada e um piano que faz lembrar o de Fats Domino. Um órgão
estridente e alegre faz o pano de fundo. A faixa seguinte, “Rag Mama Rag”
começa com violino que lembra som de rabeca caipira. O piano, ao estilo ragtime, dá um clima de saloon do velho oeste norte-americano.
Na melancólica balada country rock “The Night They Drove Old
Dixie Down”, o vocalista Levon Helm canta sobre a história de Virgil Caine, um
homem branco do sul dos Estados Unidos que ao lado de sua esposa, testemunhou
as últimas batalhas da Guerra da Secessão.
“When You Awake” faz referência a um garoto que ouvia os
conselhos de um amigo chamado Ollie que lhe alertava sobre as armadilhas do
mundo: “Ollie warned me it's a mean old
world” (“Ollie me avisou que este é
um mundo velho e mesquinho”).
Em “Up On Cripple Creek” o destaque fica para o som do
clavinete Hohner tocado com pedal wah-wah pelo tecladista Garth Hudson, e que
pode ser ouvido após os refrãos da música. O clavinete foi bastante usado no
rock, funk e R&B entre o final dos anos 1960 primeira metade dos anos 1970.
Os versos de “Up On Cripple Creek” tratam da vida de um caminhoneiro que vai à
Lake Charles, no estado da Louisiana, para rever Bessie, sua amante, com quem
vivencia as mais diversas e divertidas situações. Ao final da canção, o caminhoneiro
diz que vai voltar para a sua esposa, mas nutre o desejo de um dia rever
Bessie.
“Whispering Pines” encerra o lado A da versão LP de The
Band. O vocal e a melodia da canção carregam uma aura melancólica que
combina perfeitamente com os versos que falam sobre solidão: “Try looking through a haze / At an empty
house, in the cold, cold sun / I will wait until it all goes round / With you
in sight, the lost are found” (“Tente
olhar através da névoa / Em uma casa vazia, no sol frio / Eu vou esperar até tudo
mudar / Com você à vista, o que foi perdido será encontrado”).
O lado B da versão LP de The Band começa com “Jemima
Surrender” cuja letra tem um duplo sentido sexual , em que um sujeito tem
desejo por uma garota chamada Jemima. “Rockin’ Chair” é uma balada country
music sobre um velho navegador que após uma vida inteira navegando os sete
mares, deseja agora voltar para casa, na Virgínia, descansar na sua cadeira de
balanço.
Um riff de piano
boogi-woogie de Richard Manuel faz a introdução de “Look Out Cleveland”. Logo
depois, a música ganha ritmo com a entrada dos outros instrumentos, com
destaque para os riffs de guitarra de
Robbie Robertson e o piano de Richard “forrando” a base instrumental da faixa.
“Look Out Cleveland” é talvez a faixa mais roqueira de The Band.
The Band, da esquerda para a direita: Richard Manuel, Garth Hudson, Levon Helm, Robbie Robertson e Rick Danko. |
“Jawbone” começa com uma curiosa harmonização vocal da The
Band. O ritmo da música alterna andamentos variados que a tornam uma das mais
interessantes do álbum. Em determinados trechos da música, o baixo e a bateria
trabalham numa perfeita sintonia.
“The Unfaithful Servant” trata sobre um empregado demitido
por sua patroa após ofendê-la. Canção de andamento lento, a primeira parte de
“The Unfaithful Servant” tem apenas bateria, piano, baixo e violão. À medida
que a canção avança, surgem gradativamente outros instrumentos como saxofone
soprano e uma tuba.
“King Harvest (Has Surely Come)” encerra o álbum contando a
história de um pobre fazendeiro que perdeu tudo por causa de um intenso verão
seco e quente. Um sindicalista prometeu ajuda-lo a sair daquela situação
difícil. A The Band surpreende nesta faixa ao empregar um arranjo com
inclinação jazzística e ao mesmo tempo funk, tendo o baixo, bateria e o órgão
trabalhando muito bem para isso.
The Band foi muito bem recebido pela crítica. O jornal The New York Times definiu o álbum como
uma obra-prima. Diferente do álbum anterior, The Band teve um bom
desempenho comercial ao alcançar o 9º lugar da parada de álbuns pop da Billboard. No Canadá, ficou em 2º lugar
na parada de álbuns. Em 2000, voltou à lista da Billboard, desta vez na parada de álbuns da internet, posicionando-se
no 10º lugar. The Band atingiu a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
Faixas
Lado A
- "Across The Great Divide" (Robbie Robertson)
- "Rag Mama Rag" (Robertson)
- "The Night They Drove Old Dixie Down" (Robertson)
- "When You Awake" (Robertson - Richard Manuel)
- "Up on Cripple Creek" (Robertson)
- "Whispering Pines" (Robertson - Richard Manuel)
Lado B
- "Jemima Surrender" (Robertson - Levon Helm)
- "Rockin' Chair" (Robertson)
- "Look Out Cleveland" (Robertson)
- "Jawbone" (Robertson - Richard Manuel)
- "The Unfaithful Servant" (Robertson)
- "King Harvest (Has Surely Come)" (Robertson)
The Band: Rick Danko (baixo, fiddle, trombone e vocais),
Levon Helm (bateria, bandolim, guitarra rítmica e vocais), Garth Hudson (órgão,
piano, clavinete, acordeão, saxofone tenor e barítono), Richard Manuel (piano,
saxofone barítono, gaita, bateria e vocais) e Robbie Robertson (guitarra).
"Across The Great Divide"
"Rag Mama Rag"
"The Night They Drove Old Dixie Down"
"When You Awake"
Up on Cripple Creek"
"Whispering Pines"
"Jemima Surrender"
"Rockin' Chair"
"Look Out Cleveland"
"Jawbone"
"The Unfaithful Servant"
"King Harvest (Has Surely Come)"
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