“Rocket To Russia” (Sire, 1977), Ramones
Por Sidney Falcão
Através dos
seus dois primeiros álbuns, Ramones (1976) e Leave
Home (1977), os Ramones haviam moldado o seu formato musical, uma
confluência de surf music e bubblegum pop dos anos 1960 com um rock agressivo e
veloz, dando suporte a canções curtas e de arranjos simples, básicos, sem
absolutamente nenhum tipo de virtuosismo instrumental tão comuns nas bandas de
rock progressivo. Os Ramones estabeleceram o padrão do som punk e que se
tornaria a “cartilha” sonora para uma infinidade bandas punks que viriam no seu
rastro como, sobretudo as bandas inglesas como Sex Pistols e The Clash.
Mas foi o
seu terceiro álbum, Rocket To Russia, que o quarteto nova iorquino consolidou o seu
estilo. Rocket To Russia, não só consolida o que já havia sido feito
nos dois primeiros álbuns como trouxe para os fãs o padrão musical Ramones
melhor produzido e acabado, e até mesmo, mais radiofônico.
Com custo
que girou entre 25 mil e 30 mil dólares, maior que o dos dois álbuns
anteriores, Rocket To Russia foi gravado nos meses de agosto e setembro de
1977, no Media Sound, em Manhattan, Nova York, sob a produção de Tony Bongiovi
e Thomas Erdelyi. Este último era nada mais nada menos que Tommy Ramone,
baterista dos Ramones, que se revezou na produção e na bateria da banda. Rocket
To Russia foi o último álbum que Tommy gravou como baterista dos
Ramones. Ele deixaria a banda depois do lançamento do álbum para se dedicar à
carreira de produtor de discos.
Ramones, da esquerda para a direita: Johnny Ramone, Joey Ramone, Tommy Ramone e Dee dee Ramone. |
No entanto,
uma outra pessoa se tornou fundamental na produção do disco, o engenheiro de
som Ed Stasium. Segundo o guitarrista dos Ramones, Johnny Ramone, Stasium foi
fundamental para que o som de Rocket To Russia saísse do jeito que
a banda queria. Inclusive, Johnny afirmou em entrevistas que Stasium esteve
mais atuante na produção de Rocket To Russia do que o próprio
produtor. Além de ter trabalhado na engenharia se som do álbum, Stasium tocou
guitarra e fez vocais de apoio em algumas faixas.
A primeira
faixa do álbum é “Cretin Hop”, um punk rock veloz e urgente, trazendo a bateria
reta e direta de Tommy. Na sequência, “Rockway Beach”, faixa em que a energia e
velocidade do punk rock e a influência da surf music dos Beach Boys se
encontram. O título da música faz referência a uma praia do bairro do Queens,
em Nova York.
Depois de
duas faixas agitadas, o rock balada “Here Today, Gone Tomorrow” que traz um
pouco de calmaria e romantismo. A influência do bubblegam pop dos anos 1960 é
perceptível na linha melódica e na letra simplória da canção: “And I think of times we were together / As
time went on it seemed forever / But times have changed”. (“E eu penso nos momentos que passamos juntos
/ Quando o tempo passava, parecia eterno /Mas os tempos mudaram”.)
A atmosfera
juvenil do som das bandas pop dos anos 1960 com “verniz” punk prossegue em
“Locket Love”, um rock sobre um medalhão do amor, com direito a vocais de apoio
que rementem aos dos primórdios do rcok’n’roll. “I Dont” Care” é um punk rock
de ritmo desacelerado e de versos simples e repetitivos.
“Sheena Is A
Punk Rocker” é a faixa mais famosa do álbum e dos maiores sucessos da carreira
dos Ramones. A surf music dos anos 1960 exerceu grande influência nesta música
onde os Ramones homenageiam Sheena, A Rainha das Selvas, uma personagem de
histórias em quadrinhos criada por Will Eisner e S.M. “Jerry” Iger, em 1937. Na
música dos Ramones, de heroína da selva, Sheena aparece como uma punk rocker. “Sheena
Is A Punk Rocker” foi lançada como single em maio de 1977, bem antes de Rocket
To Russia ser lançado. Na segunda edição de Leave Home, a gravadora
retirou a faixa “Carbona Not Glue” e trocou por “Sheena Is A Punk Rocker”,
temendo possível processo judicial por parte da Carbona Products Company,
proprietária da marca Carbona Cleaning Fluid,
que deu nome à música. Na edição inglesa de Rocket To Russia a música
que substituiu “Carbona Not Glue” foi “Babysitter”.
Sheena, a heroína das histórias-em-quadrinhos, serviu de inspiração para "Sheena Is A Punk Rocker". |
No punk rock
“We're A Happy Family”, os Ramones mostram que aquele tipo de família “feliz” e
“normal”, pode esconder muitos segredos como a homossexualidade do papai, o
vício em remédios da mamãe e que a família trafica drogas. A faixa fecha o lado
1 da versão LP de Rocket To Russia.
Abrindo o
lado 2 do álbum, “Teenage Lobotomy”, um punk rock que trata sobre um garoto
adolescente que passa por uma lobotomia após uma exposição aos efeitos do DDT.
Na sequência, o primeiro cover presente em Rocket To Russia, uma versão de “Do
You Wanna Dance”, sucesso de Bob Freeman de 1958, e que foi regravada por
vários artistas como Cliff Richard, The Mamas & The Papas, John Lennon e
T.Rex, mas que teve com Johnny Rivers, a regravação mais famosa. Diferente da
versão Rivers, doce e romântica, a versão dos Ramones era um punk rock veloz.
“I Wanna Be
Well” é um punk rock desacelerado e com uma inclinação pop, com uma letra que
parce fazer referência ao uso de drogas. Em “I Can’t Give You Anything”, Joey
Ramone canta as dores de um rapaz pobre e apaixonado que sabe que não tem nada
a oferecer para a garota que ama. “Ramona” é sobre uma garota que dá nome à
canção, e que no Brasil, ganhou uma versão em português nos anos 1990 com a
banda Raimundos, e que virou “Pequena Raimunda”.
“Surfin’
Bird”, um clássico da surf music da banda The Trashmen, de 1963, ganhou uma
versão praticamente definitiva com os Ramones. Se a versão original já era bem
louca, com os Ramones, a música ganhou mais peso, velocidade e agressividade.
“Why Is It
Always This Way?” encerra o álbum, mais um punk rock com do “pop chiclete” dos
anos 1960. A letra sugere um caso bizarro de um suicídio de uma garota, cujo
corpo estaria agora repousando numa garrafa de formol.
The Trashmen, autores de "Surfin' Birds", regravada pelos Ramones. |
Lançado em 4
de novembro de 1977, Rocket To Russia tem o seu título inspirado
no contexto geopolítico em que se encontrava o mundo naquela época, quando
ainda vivíamos sob a sombra da Guerra Fria. A arte da contracapa foi concebida
pelo ilustrador John Holmstrom, e mostra na ilustração um foguete partindo dos
Estados Unidos supostamente em direção à Rússia.
Rocket To Russia teve uma boa recepção por parte da
crítica, que destacou a evolução na qualidade do som dos Ramones e da produção
do álbum em relação aos trabalhos anteriores.
Contudo,
isso não foi o suficiente para que o álbum tivesse um bom desempenho comercial.
Na parada da Billboard 200, por
exemplo, Rocket To Russia figurou no 49º lugar. Segundo o jornalista
Legs McLeil, editor do legendário Punk
Magazine e autor do livro Please Kill
Me (no Brasil, Mate-me, Por Favor),
a má impressão deixada pelos Sex Pistols com sua turnê pelos Estados Unidos, no
começo de 1978, envolvidos com muita confusão e baderna, acabou de alguma forma
sendo associada ao punk rock como um todo. Os Ramones foram atingidos de uma
certa maneira por causa disso, e o álbum que tinha tudo para estourar, teve um
número de vendas bem abaixo do esperado.
Apesar de
tudo, Rocket To Russia construiu ao longo tempo a sua reputação, e é
sempre citado entre jornalistas e especialistas em música como um dos mais
importantes e influentes álbuns da história do punk rock.
Faixas
Lado 1
- “Cretin Hop”
- “Rockaway Beach”
- “Here Today, Gone Tomorrow”
- “Locket Love”
- “I Don't Care”
- “Sheena Is a Punk Rocker”
- “We're A Happy Family”
Lado 2
- “Teenage Lobotomy”
- “Do You Wanna Dance?” (Bobby Freeman)
- “I Wanna Be Well”
- “I Can't Give You Anything”
- “Ramona”
- “Surfin' Bird” (Al Frazier / Sonny Harris / Carl White / Turner Wilson)
- “Why Is It Always This Way”
Todas as faixas são de autoria dos
Ramones, exceto as indicadas.
Ramones: Joey Ramone (vocal principal),
Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo e vocais de apoio) e Tommy
Ramone (bateria e produção).
"Cretin Hop"
"Rockaway Beach"
"Here Today, Gone Tomorrow"
"Locket Love"
"I Don't Care"
"Sheena Is A Punk Rocker"
(videoclipe oficinal)
"We're A Happy Family"
"Teenage Lobotomy"
"Do You Wanna Dance?"
"I Wanna Be Well"
"I Can't Give You Anything"
"Ramona"
"Surfin' Bird"
"Why Is It Always This Way"
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