“Rocket To Russia” (Sire, 1977), Ramones




Por Sidney Falcão

Através dos seus dois primeiros álbuns, Ramones (1976) e Leave Home (1977), os Ramones haviam moldado o seu formato musical, uma confluência de surf music e bubblegum pop dos anos 1960 com um rock agressivo e veloz, dando suporte a canções curtas e de arranjos simples, básicos, sem absolutamente nenhum tipo de virtuosismo instrumental tão comuns nas bandas de rock progressivo. Os Ramones estabeleceram o padrão do som punk e que se tornaria a “cartilha” sonora para uma infinidade bandas punks que viriam no seu rastro como, sobretudo as bandas inglesas como Sex Pistols e The Clash.

Mas foi o seu terceiro álbum, Rocket To Russia, que o quarteto nova iorquino consolidou o seu estilo. Rocket To Russia, não só consolida o que já havia sido feito nos dois primeiros álbuns como trouxe para os fãs o padrão musical Ramones melhor produzido e acabado, e até mesmo, mais radiofônico.

Com custo que girou entre 25 mil e 30 mil dólares, maior que o dos dois álbuns anteriores, Rocket To Russia foi gravado nos meses de agosto e setembro de 1977, no Media Sound, em Manhattan, Nova York, sob a produção de Tony Bongiovi e Thomas Erdelyi. Este último era nada mais nada menos que Tommy Ramone, baterista dos Ramones, que se revezou na produção e na bateria da banda. Rocket To Russia foi o último álbum que Tommy gravou como baterista dos Ramones. Ele deixaria a banda depois do lançamento do álbum para se dedicar à carreira de produtor de discos.

Ramones, da esquerda para a direita: Johnny Ramone, Joey Ramone,
Tommy Ramone e Dee dee Ramone.

No entanto, uma outra pessoa se tornou fundamental na produção do disco, o engenheiro de som Ed Stasium. Segundo o guitarrista dos Ramones, Johnny Ramone, Stasium foi fundamental para que o som de Rocket To Russia saísse do jeito que a banda queria. Inclusive, Johnny afirmou em entrevistas que Stasium esteve mais atuante na produção de Rocket To Russia do que o próprio produtor. Além de ter trabalhado na engenharia se som do álbum, Stasium tocou guitarra e fez vocais de apoio em algumas faixas.

A primeira faixa do álbum é “Cretin Hop”, um punk rock veloz e urgente, trazendo a bateria reta e direta de Tommy. Na sequência, “Rockway Beach”, faixa em que a energia e velocidade do punk rock e a influência da surf music dos Beach Boys se encontram. O título da música faz referência a uma praia do bairro do Queens, em Nova York.

Depois de duas faixas agitadas, o rock balada “Here Today, Gone Tomorrow” que traz um pouco de calmaria e romantismo. A influência do bubblegam pop dos anos 1960 é perceptível na linha melódica e na letra simplória da canção: “And I think of times we were together / As time went on it seemed forever / But times have changed”. (“E eu penso nos momentos que passamos juntos / Quando o tempo passava, parecia eterno /Mas os tempos mudaram”.)

A atmosfera juvenil do som das bandas pop dos anos 1960 com “verniz” punk prossegue em “Locket Love”, um rock sobre um medalhão do amor, com direito a vocais de apoio que rementem aos dos primórdios do rcok’n’roll. “I Dont” Care” é um punk rock de ritmo desacelerado e de versos simples e repetitivos.

“Sheena Is A Punk Rocker” é a faixa mais famosa do álbum e dos maiores sucessos da carreira dos Ramones. A surf music dos anos 1960 exerceu grande influência nesta música onde os Ramones homenageiam Sheena, A Rainha das Selvas, uma personagem de histórias em quadrinhos criada por Will Eisner e S.M. “Jerry” Iger, em 1937. Na música dos Ramones, de heroína da selva, Sheena aparece como uma punk rocker. “Sheena Is A Punk Rocker” foi lançada como single em maio de 1977, bem antes de Rocket To Russia ser lançado. Na segunda edição de Leave Home, a gravadora retirou a faixa “Carbona Not Glue” e trocou por “Sheena Is A Punk Rocker”, temendo possível processo judicial por parte da Carbona Products Company, proprietária da marca Carbona Cleaning Fluid, que deu nome à música. Na edição inglesa de Rocket To Russia a música que substituiu “Carbona Not Glue” foi “Babysitter”.

Sheena, a heroína das histórias-em-quadrinhos, serviu de inspiração para
"Sheena Is A Punk Rocker".

No punk rock “We're A Happy Family”, os Ramones mostram que aquele tipo de família “feliz” e “normal”, pode esconder muitos segredos como a homossexualidade do papai, o vício em remédios da mamãe e que a família trafica drogas. A faixa fecha o lado 1 da versão LP de Rocket To Russia.

Abrindo o lado 2 do álbum, “Teenage Lobotomy”, um punk rock que trata sobre um garoto adolescente que passa por uma lobotomia após uma exposição aos efeitos do DDT. Na sequência, o primeiro cover presente em Rocket To Russia, uma versão de “Do You Wanna Dance”, sucesso de Bob Freeman de 1958, e que foi regravada por vários artistas como Cliff Richard, The Mamas & The Papas, John Lennon e T.Rex, mas que teve com Johnny Rivers, a regravação mais famosa. Diferente da versão Rivers, doce e romântica, a versão dos Ramones era um punk rock veloz.

“I Wanna Be Well” é um punk rock desacelerado e com uma inclinação pop, com uma letra que parce fazer referência ao uso de drogas. Em “I Can’t Give You Anything”, Joey Ramone canta as dores de um rapaz pobre e apaixonado que sabe que não tem nada a oferecer para a garota que ama. “Ramona” é sobre uma garota que dá nome à canção, e que no Brasil, ganhou uma versão em português nos anos 1990 com a banda Raimundos, e que virou “Pequena Raimunda”.

“Surfin’ Bird”, um clássico da surf music da banda The Trashmen, de 1963, ganhou uma versão praticamente definitiva com os Ramones. Se a versão original já era bem louca, com os Ramones, a música ganhou mais peso, velocidade e agressividade.

“Why Is It Always This Way?” encerra o álbum, mais um punk rock com do “pop chiclete” dos anos 1960. A letra sugere um caso bizarro de um suicídio de uma garota, cujo corpo estaria agora repousando numa garrafa de formol.

The Trashmen, autores de "Surfin' Birds", regravada pelos Ramones.

Lançado em 4 de novembro de 1977, Rocket To Russia tem o seu título inspirado no contexto geopolítico em que se encontrava o mundo naquela época, quando ainda vivíamos sob a sombra da Guerra Fria. A arte da contracapa foi concebida pelo ilustrador John Holmstrom, e mostra na ilustração um foguete partindo dos Estados Unidos supostamente em direção à Rússia. 

Rocket To Russia teve uma boa recepção por parte da crítica, que destacou a evolução na qualidade do som dos Ramones e da produção do álbum em relação aos trabalhos anteriores.

Contudo, isso não foi o suficiente para que o álbum tivesse um bom desempenho comercial. Na parada da Billboard 200, por exemplo, Rocket To Russia figurou no 49º lugar. Segundo o jornalista Legs McLeil, editor do legendário Punk Magazine e autor do livro Please Kill Me (no Brasil, Mate-me, Por Favor), a má impressão deixada pelos Sex Pistols com sua turnê pelos Estados Unidos, no começo de 1978, envolvidos com muita confusão e baderna, acabou de alguma forma sendo associada ao punk rock como um todo. Os Ramones foram atingidos de uma certa maneira por causa disso, e o álbum que tinha tudo para estourar, teve um número de vendas bem abaixo do esperado.

Apesar de tudo, Rocket To Russia construiu ao longo tempo a sua reputação, e é sempre citado entre jornalistas e especialistas em música como um dos mais importantes e influentes álbuns da história do punk rock.

Faixas

Lado 1
  1. “Cretin Hop” 
  2. “Rockaway Beach”    
  3. “Here Today, Gone Tomorrow”        
  4. “Locket Love”            
  5. “I Don't Care”            
  6. “Sheena Is a Punk Rocker”    
  7. “We're A Happy Family”


Lado 2
  1. “Teenage Lobotomy”
  2. “Do You Wanna Dance?” (Bobby Freeman)
  3. “I Wanna Be Well”    
  4. “I Can't Give You Anything” 
  5. “Ramona”                  
  6. “Surfin' Bird”  (Al Frazier / Sonny Harris / Carl White / Turner Wilson)
  7. “Why Is It Always This Way”


Todas as faixas são de autoria dos Ramones, exceto as indicadas.

Ramones: Joey Ramone (vocal principal), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo e vocais de apoio) e Tommy Ramone (bateria e produção).



"Cretin Hop"


"Rockaway Beach"


"Here Today, Gone Tomorrow"


"Locket Love"


"I Don't Care"


"Sheena Is A Punk Rocker" 
(videoclipe oficinal)


"We're A Happy Family"


"Teenage Lobotomy"


"Do You Wanna Dance?"


"I Wanna Be Well"


"I Can't Give You Anything"


"Ramona"


"Surfin' Bird"


"Why Is It Always This Way"






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