“The Harder They Come” (Island Records, 1972), vários artistas


Até o final dos anos 1960, o reggae, o ska e o rockteady eram ritmos musicais em que a popularidade deles era restrita à sua terra de origem, a Jamaica. Fora da ilha caribenha, tinham algum reconhecimento no Reino Unido por causa dos imigrantes jamaicanos que já haviam se instalado por lá desde o início dos anos 1960. Alguns desses imigrantes jamaicanos montaram selos que distribuíam nas lojas de discos britânicas as novidades que vinham da Jamaica. Em pouco tempo, os ritmos jamaicanos começavam a frequentar as paradas radiofônicas do Reino Unido.

Mas foi através da trilha sonora de um filme que a música jamaicana, em especial o reggae, iria ganhar a visibilidade mundial que precisava. Em 1972, era lançada a trilha sonora do filme The Harder They Come (no Brasil, Balada Sangrenta ). Com direção de Perry Henzell(1936-2006), o longa metragem teve como protagonista o cantor de reggae Jimmy Cliff, que para a trilha, compôs a música que dá nome ao filme.

O longa metragem conta a história de Ivanhoe “Ivan” Martin (Cliff), um jovem pobre jamaicano que deixa a zona rural e parte para Kingston em busca de realizar o sonho de ser um cantor famoso. Na capital jamaicana, o jovem encontra a dura realidade: a dificuldade em arranjar emprego o empurra para a criminalidade. Ivan se vê dividido entre a realização do sonho de ser um artista famoso e continuar na vida de fora da lei.

Jimmy Cliff no papel de Ivanhoe "Ivan" Martin, no filme The Harder They Come (Balada Sangrenta no Brasil).

A história do protagonista do filme é baseada na vida de Vincent “Ivanhoe” Martin (1924-1948), um criminoso jamaicano que de fato existiu e que era mais conhecido como Rhyging. Violento e destemido, Rhyging ganhou fama na Jamaica dos anos 1940 por causa dos assassinatos que cometeu e pela capacidade de fugir facilmente da polícia. No entanto, diferente do personagem do filme, Rhyging não tinha nenhuma inclinação para a música. Se na vida real, Rhyging vivenciou a sua carreira de crimes nos anos 1940, o protagonista do longa metragem vive o seu drama na Jamaica de 1972, cercada de muita miséria e violência.  

Exceto a faixa-título, todas as músicas da trilha sonora são de singles lançados entre 1967 e 1972 , todas selecionadas por Henzell. A trilha traz alguns dos artistas pioneiros do reggae jamaicano, dentre os quais Jimmy Cliff, Desmond Dekker (1941-2006), The Maytals, Scotty, The Melodians e The Slickers. O repertório é composto de músicas que variam entre o reggae, ska, rocksteady e o gospel.

O astro do filme, Jimmy Cliff, é quem abre o álbum da trilha sonora do longa metragem om “You Can Get It If You Really Want”, um rocksteady lançado como single em 1970. A letra é carregada de positividade na qual diz que não devemos desistir dos nossos objetivos e sempre tentar até conseguir. “Draw Your Brakes”, com Scotty, começa com um diálogo falado em patois, um dialeto crioulo derivado do inglês. A música é uma versão reggae de “Stop That Train”, um ska originalmente gravado pelos Spanishtonians em 1965.

O diretor do filme The Harder They Come, Perry Henzell, numa entrevista em 2002.

A faixa seguinte é “Rivers Of Babylon”, com o The Melodians, de 1970. A letra dessa música foi retirada do Salmo 137, da Bíblia, e que trata do sofrimento e da dor do povo judeu que foi levado cativo pelo Rei Nabucodonosor para a Babilônia, em 586 a.C. Os rios aos quais se refere a música seriam Eufrates e Tigre. “Rivers Of Babylon” veio a fazer sucesso mundial em 1978 com a regravação do Boney M. numa versão disco music. 

“Many Rivers To Cross” é uma canção gospel gravada por Jimmy Cliff em 1969 para o álbum que leva seu nome. A música faz referências aos desafios de vencer os obstáculos e superar frustrações. O órgão Hammond e o coral gospel, somados ao conteúdo da letra, dão um caráter religioso à canção. “Sweet And Dady” é um rocksteady bem de raíz, gravado pelos Maytals em 1969.

Fechando o lado A do álbum em LP, “The Harder They Come”, música-tema do filme composta e gravada por Jimmy Cliff especialmente para o longa metragem. No Brasil, a música ganhou uma versão em português através dos Titãs e que virou “Querem O Meu Sangue (presente do álbum Titãs, de 1984, e um versão acústica para Titãs – Acústico MTV, de 1997, em que Jimmy Cliff fez dueto com os Titãs). A versão em português de “The Harder They Come” foi regravada em 1994 pela banda Cidade Negra para o álbum Sobre Todas As Forças, e que teve uma grande execução em rádio no Brasil.

O lado B do álbum começa com “Johnny Too Bad”, reggae dos Slickers sobre um sujeito muito mau, capaz de roubar, saquear e matar. “007 (Shanty Town)” foi lançado como single por Desmond Dekker em 1967, e é um rocksteady que retrata a violência dos rude boys, delinquentes juvenis oriundos das camadas pobres da Jamaica dos anos 1960. “Pressure Drop”, reggae dos Maytals, saiu como single em 1969, e traz o vocalista Fredderick Hibbert cantando e berrando com todo vigor. “Sitting In Limbo” é uma canção gospel em que Jimmy Cliff canta sobre a fé e a esperança de que as coisas irão melhorar, apesar das dificuldades.

Desmond Dekker, um dos pioneiros do reggae.

As duas últimas faixas, são reprises de “You Can Get It If You Really Want” e “The Harder They Come”.

O longa metragem The Harder They Come fez um enorme sucesso na Jamaica. Elenco e direção totalmente formados por jamaicanos. Houve uma completa identificação do público jamaicano com o filme, pois via a sua realidade retratada naquele longa metragem. O filme fez uma carreira internacional, chegando a ser exibido nos cinemas dos Estados Unidos, onde chegou a ser exibido com legendas por causa das cenas em dialeto patois falado por alguns personagens.

Mas o grande legado do filme foi a sua trilha sonora que conquistou o público e a crítica internacionais. Além de ter sido lançada no Reino Unido, a trilha sonora também foi lançada nos Estados Unidos - através do selo Mango Records - onde ficou em140º da Billboard 200. The Harder They Come, a trilha sonora, abriu as portas do show business internacional para o reggae e pôs a Jamaica no cenário da música pop mundial, pavimentando caminho para ídolos que viriam posteriormente como Bob Marley & The Wailers, Peter Tosh e o próprio Jimmy Cliff, o astro do filme. 

Faixas

Lado A
  1. "You Can Get It If You Really Want" (Jimmy Cliff) Jimmy Cliff        
  2. "Draw Your Brakes"(Derrick Harriott - Texas Dixon - Keith Rowe) Scotty   
  3. "Rivers of Babylon" (Brent Dowe - James McNaughton) The Melodians
  4. "Many Rivers to Cross" (Jimmy Cliff) Jimmy Cliff
  5. "Sweet and Dandy" (Frederick Hibbert) The Maytals
  6. "The Harder They Come" (Jimmy Cliff) Jimmy Cliff
Lado B
  1. "Johnny Too Bad" (Trevor Wilson - Winston Bailey - Hylton Beckford - Derrick Crooks) The Slickers      
  2. "007 (Shanty Town)" (Desmond Dekker) Desmond Dekker
  3. "Pressure Drop" (Frederick Hibbert) The Maytals
  4. "Sitting in Limbo" (Jimmy Cliff - Guillermo Bright-Plummer) Jimmy Cliff
  5. "You Can Get It If You Really Want" (Jimmy Cliff) Jimmy Cliff
  6. "The Harder They Come" (Jimmy Cliff) Jimmy Cliff

Ouça a trilha sonora de The Harder They Come 
na íntegra



"The Harder They Come" (videoclipe original)



Trailler do filme The Harder They Come



Comentários