10 discos essenciais: Britpop
O Britpop foi um movimento musical surgido no Reino Unido no começo dos anos 1990. Foi uma espécie de resposta ao peso e à crueza do grunge norte-americano que naquele momento, era a grande sensação do rock mundial. Enquanto o Britpop despontava, o grunge comelava a fazer a sua curva descendente, que se assentuou com a morte de Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, ícone do grunge, em 1994. Se a primeira metade da década de 1990 foi dominada pelo grunge, a segunda metade pasou a ser do grunge.
O
termo “Britpop” é uma abreviação de pop britânico, e foi cunhado pela imprensa
musical inglesa para a rotular uma nova geração de banda britâncas que começava
a ganhar projeção no cenário roqueiro inglês no começo dos anos 1990, após o
declínio do Madchester, um movimento musical originário de Manchester que teve
o seu auge no final dos anos 1980 que revelou bandas importantes como Stone
Roses, Happy Mondays, Spíral Carpets entre outras. Apesar da vida breve, o
Madchester seria uma das influências do Britpop.
Dentre
as caracteríticas do Britpop canções supermelódicas muito bem articuladas com
as camadas de guitarras, o uso e abuso dos refrões, influência de rock inglês
de meados dos anos 1960, especialmente Beatles, The Who e The Kinks, o glam
rock de David Bowie e T.Rex, o punk britânico dos anos 1970, e referências mais
recentes daquele momento como The Smithes e o já citado movimento Maschester.
O
Britpop revelou uma safra de bandas que coquistou as paras de sucesso mundial,
dentre as quais Oasis, Blur, The Verve, Pulp, Suede, entre outras tantas
bandas. Até mesmo uma rivalidade dentre os dois maiores ícones do Britpop, o
Oasis e o Blur, cuja troca de farpas entre os irmãos Liam e Noel Gallagher, do
Oasis, o vocalista do Blur, ganharam as capadas de revistas e jornais ingleses
e da imprensa mundial. O Britpop não era mais uma tendência alternative, havia
ganhado asas e conquistador o mundo.
Como
todo movimento ou modismo, o Britpop encontrou o seu cedclío no final dos anos
1990. A partir, uma nova levada de bandas britâncias começava a ganhar
expressão e a conquistar público como Coldplay, Travis, Stereophonics, Keane e
demais bandas.
The
Stone Roses
(Silvertone 1989), The Stone Roses. Originários de Manchester, os Stone Roses eram a
ponta da lança de um movimento daquela cidade inglesa batizado de
"Madchester" e que trazia a reboque outras bandas de lá como Happy
Mondays, Inspiral Carpets entre outras. O movimento era calcado numa sonoridade
que misturava rock alternativo, dance
music, pop eletrônico e o psicodelismo dos anos 1960. O autointitulado
álbum de estreia dos Stones Roses alçou a banda inglesa ao estrelato do rock
mundial e emplacou como hits “I Wanna Be Adored e “She Bangs The Drums”, e alcançou
a marca de 4 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Durante o período
1989/1990, os Stone Roeses foram os “queridinhos” da imprensa musical
britânica. Após tanta exposição, saíram de cena e voltaram com o segundo álbum
em 1993, mas desta vez a realidade do rock mundial era outra. Mesmo assim, as
bases para o que o que viria a ser o britpop já haviam sido lançadas com o
álbum de estreia dos Stone Roses.
Bandwagonesque
(Creation
Records, 1991), Teenage Funclub. Terceiro álbum da banda
escoecesa Teenage Funclub, Bandwagonesque, é considerado um
trabalho precursor do britpop. Bandwagonesque trouxe elementos que
ajudariam a formatar a musicalidade do britpop como os refrões grudentos, um
som sujo e ao mesmo tempo melódico e a valorização do formato canção. O álbum
foi eleito pela revista Spin o “Álbum do Ano”, superando o revolucionário Nevermind, do Nirvana. As faixas “The
Concept”,”Star Sign” e “Is The Music?” e “Pet Rock” foram os hits de Bandwagonesque.
Suede (Nude Records, 1993), Suede. A
banda inglesa Suede já era saudada coo grande sensação antes mesm de lançar
este seu homônimo álbumde estreia por causa do primeiro single da banda, “The
Drowners”, lançado em 1992. Suede,
o álbum, estreou em primeiro lugar na parade de álbuns do Reino Unido, e trazia
em suas faixas, canções com letras carregadas de conotação sexual e de
influências do glam rock dos anos 1970, principalmente de David Bowie e T.Rex. Vale
destacar os vocais de Brett Anderson se assemelham no estilo de canto de Bowie
em sua fase glam. A androginia da banda e bissexualidade de Anderson se mostram
presents não só nas letras das canções do álbum, mas também na capa que traz um
casal gay se beijando. Destaque para as faixas “Animal Lover”, “Metal Mickey”,
“Animal Nitrate” e “So Young”.
Parklife (Food, 1994), Blur. A
banda Blur passava por uma crise financeira quando lançou o seu terceiro álbum,
Parklife, em 1994. O ótimo desempenho comercial do álbum salvou a carreira da
banda liderada pelo vocalista Damon Albarn. A crítica teceu vários eleogios ao
trabalho que alcançou o 1° lugar da parade de álbuns do Reino Unido e o 6º
lugar da Billboard Top Heatseekers,
nos Estados Unidos. Apoiado em sucessos como “Girls 7 Boys”, “End Of A
Century”, “To tne End” e “This Is A Low” e a faixa-título, e com mais de 1
milhão de cópias vendidas, Parklife fez do Blur um dos
expoentes do britpop.
Elastica (Deceptive, 1995), Elastica. A
banda inglesa Elastica foi fundada em 1992 por Justine Frischmann, após deixar
a Suede. Na época, a vocalista era namorada de Damon Albarn, vocalist do Blur.
O primeiro e homônimo álbum da Elastica foi lançado em 1995 mostra canções
rápidas e curtas, e um sonoridade em que se percebe bastante a influência da
new wave e do punk dos anos 1970. A recepção do álbum por parte da imprensa foi
bastante positiva. No entanto, a banda foi acusada de plagiary a música de
outros artitas. “Waking Up” foi considerada um plágio de “No More Heroes”, do
The Stranglers, enquanto que “Connection” seria plagiada de “Three Girl Rhumba”
do Wire. Apesar das aucsações, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e
alcançou o posto de número 1 da parade de álbuns do Reino Unido.
I
Should Coco
(Parlophone,1995), Supergrass. O Supergrass surgiu na onda
do Britpop trazendo o humor, a irreverência e o espírito juvenil através das
suas canções e na postura dos seus integrantes. Todas essas qualidades estão
presentes em I Should Coco, álbum de estreia do quartet inglês. O título refere-se
ao Café Coco, um bar de Oxford, onde os membros do Supergrass costumavam se
encontrar. A principal faixa do álbum, “Alright”, fez a banda alcançar uma
grande popularidade internacional e fez I Should Coco atingir a marca de 1
milhão de cópias em todo um mundo. “Lenny” e “Caught By The Fuzz” foram os
outros dois hits de I Should Coco.
The
Bends (Parlophone,
1995), Radiohead. Após o álbum de estreia, Pablo
Honey, de 1993, muito influenciado pelo grunge, o Radiohead muda de
rumo musicalmente em 1995 no seu segundo trabalho, The Bends, no qual a
banda se aproxima do britpop que naquele momento, vivia o seu ápice. The
Bends é recheado de hits como “Fake Plastic Trees”, “Just”, “Street
Spirit (Fade Out)” e “High And Dry”, e fez o Radiohead ganhar grande espressão
no rock mundial. Mas o flerte do Radiohead com o Britpop durou pouco: a partir
do álbum seguinte, Ok Computer, de 1997, a banda liderada por Thom Yorke
mudaria de rumo mais uma vez, agora seguindo em direção ao experimentalismo,
adotando inclusive recursos da música eletrônica.
Different
Class (Island,
1995), Pulp. A banda Pulp foi fundada em 1978 pelo vocalista
Jarvis Cocker que na época tinha apenas 15 anos de idade, na cidade Sheffield,
Inglaterra. Durante os anos 1980, o Pulp lançou apenas dois álbuns It
(1983) e Freaks (1987). Seguiram-se os álbuns Separations (1991) e His’n’Hers
(1994). Mas foi com o quinto álbum, Different Class, de 1995, que o Pulp
alcançou a tal desejada fama e firmou-se como uma da principais bandas do britpop.
“Common People” e “Something Changed” foram os grande sucessos do álbum, que em
1996, conquistou o prêmio Mercury Music Prize.
(What’s
The Story) Morning Glory?
(Epic, 1995), Oasis. Com o seu álbum de estreia, Definitely
Maybe, o Oasis já havia mostrado ao mundo a que veio. Mas foi com o seu
segundo álbum, (What’s The Story) Morning Glory? que a banda liderada pelos
irmãos Noel e Liam Gallagher conquistaram o topo do mundo rock. (What’s
The Story) Morning Glory? fez um enorme sucesso: foi 1º lugar na para
de álbuns do Reino Unido e 1º lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos. O álbum
emplacou hits como “Don’t Look Back In Anger”, “Roll With It”, “Some Might Say”
e “Champagne Supernova”. Mas a grande canção de (What’s The Story) Morning Glory?
é “Wonderwall”, que se tornou o maior sucesso da carreira do Oasis e ajudou ao
álbum vender mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo. Não seria exagero afirmar que (What’s
The Story) Morning Glory? é o
principal álbum do britpop.
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