“Selling England By The Pound” (Charisma, 1973), Genesis
Em meados de 1973, o Genesis estava encerrando a bem sucedida turnê do elogiado álbum Foxtrot, trabalho lançado em julho de 1972. A turnê passou pela Europa e Estados Unidos, e ficou marcada por ter sido a primeira onde o vocalista Peter Gabriel revelou o lado de artista performático ao se apresentar fazendo uso de maquiagens faciais e de figurinos dos mais esquisitos. Suas performances acabaram se tornando atrações à parte nos shows do Genesis, o que só fez valorizar os concertos da banda inglesa de rock progressivo.
Tais performances somadas à boa receptividade do álbum Foxtrot
fizeram o Genesis conquistar o mercado norte-americano. Numa tentativa
de saciar os fãs por novos lançamentos do Genesis, a gravadora Charisma lançou
em julho de 1973 o álbum gravado ao vivo Genesis Live, enquanto deu à banda
tempo suficiente para compor material inédito para um novo álbum. Genesis
Live trouxe registros ao vivo do banda gravados durante a turnê do
álbum Foxtrot.
Com novas composições prontas, o Genesis entrou nos estúdios da Island Records, em Londres, em agosto de 1973 para gravar o seu novo álbum, Selling England By The Pound. A produção ficou a cargo de John Burns, o mesmo produtor de Foxtrot.
Detalhe da capa de Genesis Live, álbum gravado ao vivo e lançado em julho de 1973. |
Com novas composições prontas, o Genesis entrou nos estúdios da Island Records, em Londres, em agosto de 1973 para gravar o seu novo álbum, Selling England By The Pound. A produção ficou a cargo de John Burns, o mesmo produtor de Foxtrot.
Para conceber a capa do novo álbum, a banda contou com arte
da pintora inglesa Betty Swanwick (1915-1989). Porém, Swanwick não tinha tempo
hábil para entregar no prazo a pintura para a capa. A alternativa foi a artista
pegar uma obra sua já pronta, e a pedido da banda, acrescentou um cortador de
grama encostado num arbusto do lado esquerdo da pintura, uma alusão a um verso
da canção “I KnowWhat I Like”.
Quinto álbum de estúdio do Genesis, Selling England By The Pound foi
lançado em 13 de outubro de 1973, e apresenta uma banda bastante entrosada.
Para alguns críticos musicais, Selling England By The Pound foi o
grande momento de Steve Hackett como guitarrista do Genesis. O álbum mostra
pela primeira vez o baterista Phil Collins cantando como vocalista principal e
uma faixa do álbum. Selling England By The Pound é marcado também por outro
ineditismo dentro do Genesis com Tony Banks fazendo pela primeira vez do
sintetizador ARP Pro-Solist.
Tematicamente, o quinteto inglês critica em Selling England By The Pound a instabilidade econômica na Inglaterra (o país vivia um estado de recessão econômica nos anos 1970), o consumismo e a “americanização” da cultura inglesa.
Maquiagem e figurino especial; Peter Gabriel em apresentação performática à frente da banda Genesis, em 1973. |
Tematicamente, o quinteto inglês critica em Selling England By The Pound a instabilidade econômica na Inglaterra (o país vivia um estado de recessão econômica nos anos 1970), o consumismo e a “americanização” da cultura inglesa.
O álbum começa com um canto a capella de Peter Gabriel: “Can
you tell me where my country lies?” (“Você
poderia me dizer onde se encontra o meu país?”). A pergunta faz parte dos
primeiros versos de “Dancing With The Moonlit
Knight”, longa faixa de cerca de oito minutos que abre o álbum Selling
England By The Pound. A canção carrega um certo clima medieval tanto na
letra quanto nos arranjos, fazendo lembrar as cantorias dos velhos trovadores
medievais. A canção começa calmamente com o piano de Tony Banks e os acordes de
guitarra de Steve Hackett, seguindo depois para uma entrada explosiva de todos
os outros instrumentos.
Um ruído de cortador de grama simulado pelos teclados de Tony Banks dá início a “I Know What I Like (In Your Wardrobe)”, segunda faixa do álbum. A canção é sobre um jardineiro, e cortador de grama que aparece na capa no lado esquerdo, faz referência a esse personagem. Merece destaque nesta faixa, a percussão executada por Peter Gabriel em alguns trechos da música. Gabriel usou um tambor falante comprado na Nigéria.
Genesis em sua formação clássica, da esquerda para direita: Mike Rutherford, Steve Hackett, Phil Collins, Peter Gabriel (maquiado, abaixo) e Tony Banks. |
Um ruído de cortador de grama simulado pelos teclados de Tony Banks dá início a “I Know What I Like (In Your Wardrobe)”, segunda faixa do álbum. A canção é sobre um jardineiro, e cortador de grama que aparece na capa no lado esquerdo, faz referência a esse personagem. Merece destaque nesta faixa, a percussão executada por Peter Gabriel em alguns trechos da música. Gabriel usou um tambor falante comprado na Nigéria.
“Firth of Fifth” começa com um belo solo de piano solo
executado por Tony Banks. Com duração de cerca de nove minutos, “Firth ofForth”
é dividida em várias seções com andamentos diferentes. No meio da faixa, há um
longo trecho instrumental onde Gabriel faz solos de flauta, Banks faz o mesmo
com os seus teclados e Steve Hackett um solo “choroso” de guitarra. Após uma
longa pausa instrumental, a faixa termina com Gabriel voltando a cantar e é
concluída com um curto solo de piano de Banks. O título da música vem de um
trocadilho com Firth of Forth, um estuário localizado na Escócia que envolve
vários rios, dentre eles o Rio Forth.
A faixa seguinte, “More Fool Me” é uma canção folk à base de
voz e violão, e tem como ineditismo, Phil Collins nos vocais principais pela
primeira vez no Genesis. Cerca de dois anos mais tarde, com a saída de Peter
Gabriel, será Collins quem assumirá os vocais do Genesis em definitivo.
“The Battle Of Epping Forest” foi composta por Gabriel baseado numa notícia de jornal que leu anos antes a respeito de um conflito entre gangues no leste de Londres. A música começa calmamente com uma bateria em ritmo marcial acompanhada por um som de flauta. Em seguida, entra toda a banda com seu rock progressivo. “The Battle Of Epping Forest” é mais uma longa faixa de Selling England By The Pound (cerca de onze minutois), e divida em vários andamentos. Os teclados de Tony Banks faz belas intervenções, seja fazendo solos ou criando as bases de fundo instrumental.
A faixa "More Fool Me" traz o baterista Phil Collins fazendo o vocal principal pela primeira vez no Genesis. |
“The Battle Of Epping Forest” foi composta por Gabriel baseado numa notícia de jornal que leu anos antes a respeito de um conflito entre gangues no leste de Londres. A música começa calmamente com uma bateria em ritmo marcial acompanhada por um som de flauta. Em seguida, entra toda a banda com seu rock progressivo. “The Battle Of Epping Forest” é mais uma longa faixa de Selling England By The Pound (cerca de onze minutois), e divida em vários andamentos. Os teclados de Tony Banks faz belas intervenções, seja fazendo solos ou criando as bases de fundo instrumental.
“After The Ordeal” mostra o talento do Genesis em criar
músicas instrumentais. Essa faixa é uma espécie de “epílogo” de “The Battle Of Epping
Forest”, fazendo um elo com a faixa seguinte. Muito bem arranjada, “After The
Ordeal” é dividia em duas partes: a primeira parte essencialmente acústica, com
Steve Hackett fazendo solos no violão que dão um clima todo medieval à música,
e Tony Banks executando o seu piano ao fundo. A segunda parte é lenta e
elétrica, com toda a banda tocando e Hackett fazendo um lindo e emocionado solo
de guitarra na reta final da música.
Inspirada num poema de T.S.Eliot (1888-1965), poeta norte-americano radicado na Inglaterra, “The Cinema Show” possui outra referência literária: Romeu e Julieta, William Shakespeare (1564-1616). A letra da música faz citações a Romeu e Julieta dentro de uma visão contemporânea. Começa com solos delicados de violão e piano, acompanhando depois os vocais de Peter Gabriel. Assim como as outras longas faixas presentes no álbum, “The Cinema Show” com seus onze minutos de duração, é dividida em várias seções, entre vocais instrumentais e coral de apoio. Talvez o grande momento de “The Cinema Show” sejam os seus quatro minutos finais em que contando com o apoio do resto da banda, Tony Banks reina em absoluto executando os seus teclados de uma maneira grandiosa e habilidosa. Banks faz solos fantásticos no seu sintetizador ARP-Soloist, capaz de transportar o ouvinte a outros mundos. É sem sombra de dúvidas, um dos melhores solos de sintetizador da história do rock progressivo.
O álbum Selling England By The Pound foi um dos grandes momentos da carreira do guitarrista Steve Hackett. |
Inspirada num poema de T.S.Eliot (1888-1965), poeta norte-americano radicado na Inglaterra, “The Cinema Show” possui outra referência literária: Romeu e Julieta, William Shakespeare (1564-1616). A letra da música faz citações a Romeu e Julieta dentro de uma visão contemporânea. Começa com solos delicados de violão e piano, acompanhando depois os vocais de Peter Gabriel. Assim como as outras longas faixas presentes no álbum, “The Cinema Show” com seus onze minutos de duração, é dividida em várias seções, entre vocais instrumentais e coral de apoio. Talvez o grande momento de “The Cinema Show” sejam os seus quatro minutos finais em que contando com o apoio do resto da banda, Tony Banks reina em absoluto executando os seus teclados de uma maneira grandiosa e habilidosa. Banks faz solos fantásticos no seu sintetizador ARP-Soloist, capaz de transportar o ouvinte a outros mundos. É sem sombra de dúvidas, um dos melhores solos de sintetizador da história do rock progressivo.
Tony Banks: tecladista do Genesis. |
A turnê de Selling England By The Pound começou
em setembro de 1973, um mês antes do álbum ser lançado, e terminou em maio de
1974, passando pela Europa e Estados Unidos. O álbum teve uma reação positiva
por parte da crítica especializada. O público recebeu bem o álbum: no Reino
Unido, Selling England By The Pound foi 3º lugar, enquanto que nos
Estados Unidos, ficou em 70º lugar. O single de “I Know What I Like (In Your Wardrobe)”
foi o primeiro grande sucesso comercial do Genesis na sua fase rock progressivo.
Com Selling England By The Pound, o
Genesis encontroo seu estilo. O álbum representou o reconhecimento do trabalho
da banda, e pôs o Genesis entre os gigantes do rock progressivo dos anos 1970,
ao lado de Yes, Emerson Lake & Palmer, King Crimson e Pink Floyd. Selling
England By The Pound abriu caminho para o mais ousado trabalho da banda
durante a sua fase progressiva, o álbum duplo The Lamb Lies Down On
Broadway, de 1974 e que representaria o ápice da fase Peter
Gabriel do então quinteto inglês.
Faixas
- "Dancing With The Moonlit Knight"
- "I Know What I Like (In Your Wardrobe)"
- "Firth Of Fifth"
- "More Fool Me"
- "The Battle Of Epping Forest"
- "After The Ordeal"
- "The Cinema Show"
- "Aisle Of Plenty"
Todas as
canções foram compostas por Tony Banks, Phil Collins, Peter Gabriel, Steve
Hackett e Mike Rutherford.
Genesis:
Peter Gabriel(vocal, flauta, percussão e oboé ), Steve Hackett(guitarra e
violão),
Tony Banks
(órgão, violão, piano, mellotron e sintetizador), Mike Rutherford (baixo,
guitarra, violão 12 cordas e cítara) e Phil Collins (bateria, percussão, backing vocal e vocal principal em
"More Fool Me").
Ouça o álbum Selling England By
The Pound na íntegra
Assista na íntegra, Genesis numa apresentação ao
vivo no Shepperton Studios, em Surrey,
Reino Unido, outubro/1973.
Meu álbum favorito do Genesis (uma das lendas vivas da história da música) e um daqueles trabalhos que ficam melhores com o passar do tempo, provando que quando uma música (ou um disco) é boa, ela não envelhece jamais, é o caso deste que é, na minha opinião, o melhor disco de todos os tempos: Selling England by the Pound. Parabéns pela resenha bem escrita feita para este blog!
ResponderExcluirSó uma correção: "More Fool Me" não foi a primeira vez em que Phil Collins canta em um álbum da fase do Genesis com Peter Gabriel, mas sim foi a segunda. A primeira foi em Nursery Cryme (1971), na música "For Absent Friends".
Obrigado pelo seu comentário, Igor. É um álbum bastante interessante e que eu também gosto muito. De fato, "For Absent Friends", do álbum "Nursery Cryme" é a primeira música do Genesis com o vocal principal feito por Phil Collins. Lamentavelmente, o nome dele não foi creditado no álbum como sendo dele. Não ao certo se nas novas edições de "Nursery Cryme" esse erro foi ou não corrigido. Valeu!!
ResponderExcluirDe nada, meu parceiro!
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