"Maria Rita" (Warner, 2003), Maria Rita


Ser filho ou filha de pais famosos não deve ser fácil devido ao assédio do público e dos fãs. Pior ainda quando além de ter pais famosos, um deles é um mito e esse filho ou filha, exerce a mesma profissão. Talvez por isso, a cantora Maria Rita tenha relutado tanto para assumir a profissão, pois sua mãe era nada mais nada menos que a maior cantora brasileira de todos os tempos: Elis Regina (1945-1982). Filha de Elis e do compositor e pianista César Camargo Mariano, Maria Rita tem dois irmãos, João Marcelo Bôscoli (filho de Elis e do compositor Ronaldo Bôscoli do primeiro casamento da cantora) e Pedro Camargo Mariano (filho de Elis e César Camargo) que seguiram na carreira musical (João como produtor e Pedro como cantor), no entanto, não sofreram grandes cobranças.

Talvez pelo fato de Maria Rita ser mulher, esperavam dela uma sucessora mais do que natural de Elis, e esse peso, essa carga, ela já percebia ainda muito jovem e parecia não querer carregar esse fardo, até porque ela não tinha obrigação alguma só para satisfazer o desejo de um público saudoso da sua cantora maior.

Elis Reginas e os filhos ainda crianças, da esquerda para a direita: Pedro Camargo, Maria Rita e João Marcelo.

Provavelmente, por causa de tais cobranças, Maria Rita começou a sua carreira musical um tanto quanto "tardiamente", aos 25 anos, em 2002. Até chegar lá, a filha de Elis percorreu outros caminhos. Em 1993, ainda adolescente, Maria Rita trabalhou durante um ano como estagiária da revista Capricho, da Editora Abril. Mudou-se para os Estados Unidos em 1994 para estudar Comunicação Social em Nova York. Trabalhou como estagiária na gravadora Warner norte-americana. Durante a sua morada nos Estados Unidos, participou de maneira amadora, de concurso de calouros, e foi aí, tão distante da terra natal, que nasceu a vontade de Maria Rita em mergulhar de cabeça na música.

Ao retornar para o Brasil em 2002, Maria Rita foi trabalhar como produtora do cantor Pedro Camargo, seu irmão. Paralelamente ao trabalho com o irmão, ela começa a se apresentar como cantora profissionalmente, chamando a atenção pelo timbre de voz que lembrava ao da sua mãe e pelo estilo musical sofisticado e um repertório muito bem escolhido. Em pouco tempo, suas apresentações no eixo Rio de Janeiro e São Paulo são disputadíssimas pelo público que queria ver aquela jovem cantora.

Maria Rita é apadrinhada pelo cantor Milton Nascimento, amigo de sua mãe. Participa do disco Pietá, de Milton, fazendo dueto com ele nas faixas "Tristesse" e "Voa, Bicho", e cantando com outros convidados e Milton na faixa "Vozes do Vento". As apresentações ao vivo de Maria Rita ganharam tanta repercussão que mesmo não tendo um disco gravado, ela foi contemplada ainda em 2002 com o Troféu APCA como "Artista Revelação", mesmo não tendo gravado um disco solo até então. Não demorou muito e as gravadoras passaram a assediá-la fazendo propostas de contrato, mas quem leva a melhor é a Warner: Maria Rita assina contrato com a gravadora no começo de 2003, e entre maio e julho já estava em estúdio gravado o seu primeiro álbum.

Milton Nascimento: amigo de Elis Regina e padrinho artístico da filha, Maria Rita.   

Em 9 setembro de 2003, no dia de seu aniversário, Maria Rita lançou o seu primeiro e autointitulado álbum. O lançamento do álbum foi cercado de uma tão bem cuidada campanha promocional que não se via para um disco de estreia de uma cantora de MPB desde Marisa Monte e o seu primeiro disco, o ao vivo MM, de 1989, pela EMI-Odeon, acompanhado pouco depois pelo lançamento da fita de vídeo do show. O formato CD do álbum Maria Rita, trazia uma faixa interativa através da qual era possível baixar pela internet mais duas faixas, a 14 e a 15. Na época, foi lançada uma edição em vinil do álbum com uma tiragem de mil cópias que incluia as canções "Vero" e "Estrela, Estrela", as mesmas que disponibilizadas para baixar na faixa interativa na versão CD. 

Produzido por Tom Capone, Marco da Costa e Maria Rita, o álbum tem um repertório impecável que conta com composições de autores consagrados como Milton Nascimento, Rita Lee, Zélia Duncan, Lenine, Marcelo Camelo dentre outros. Em seu primeiro álbum, Maria Rita mostra que herdou da mãe o cuidado com a produção, com os arranjos e com o repertório. O álbum transita entre a MPB, o jazz e a música afro-caribenha, tudo com uma embalagem jazzística.

A primeira faixa do álbum é uma composição de Milton Nascimento, "A Festa", cujos arranjos são baseados em "La Bamba", a canção do folclore mexicano que ganhou popularidade no final dos anos 1950 quando o jovem Ritchie Valens fez uma versão rock'n'roll dessa música. "Agora Só Falta Você" é uma regravação do grande sucesso de Rita Lee & Tutti Frutti que ganhou versão mais pessoal e intimista com Maria Rita. "Menininha do Portão" destaca-se pela simplicidade e ao mesmo tempo pela sofisticação, com direito a um piano elétrico pontuando a música o tempo todo. Com um pé no blues e outro no jazz, "Não Vale A Pena" fala das dores do amor e da decepção: "Mas você não vale a pena / Não vale uma fisgada dessa dor / Não cabe como rima de um poema / De tão pequeno".

Com o talento musical herdado dos pais, Mari Rita tonou-se uma das melhores cantoras brasileiras de sua geração.  

Em "Dos Gardênias", um antigo bolero dos anos 1940 do pianista cubano Isolina Carrillo, Maria Rita mostra charme e graça cantando em espanhol. O samba "Cara Valente", de Marcelo Camelo, é sobre um sujeito metido a durão, mas que na verdade não passa de pura pose. "Santa Chuva”, uma das mais belas canções do disco, fala sobre um amor que acabou. O romantismo prossegue com "Menina da Lua", onde acompanhada por piano, Maria Rita mostra o porquê de ser uma das melhores intérpretes de sua geração.

De autoria de Milton Nascimento, "Encontros e Despedidas" é mais uma regravação presente no álbum, mas que praticamente ganhou uma versão definitiva com Maria Rita. "Pagu", de Rita Lee e Zélia Duncan, consegue abordar o feminismo com irreverência: "Nem toda feiticeira é corcunda / Nem toda brasileira é bunda / Meu peito é de silicone / Sou mais macho que muito homem". A faixa seguinte, "Lavadeira do Rio", é um baião bem brejeiro enquanto que "Veja Bem Meu Bem" ressuscita os antigos sambas-canções de "dor-de-cotovelo". "Cupido" fecha o álbum falando daquelas paixões à primeira vista que tiram qualquer um do prumo: "Eu vi quando você me viu /  Seus olhos pousaram nos meus / Num arrepio sutil".

O lançamento do álbum de estreia foi seguido de um turnê com 160 shows que durou um ano e meio. Enquanto isso, a Warner lançava em novembro de 2003 o DVD de Maria Rita, a partir de um show que ela fez no Bourbon Street, em São Paulo, gravado ao vivo em agosto daquele ano. O DVD vendeu 180 mil cópias.

Maria Rita, o álbum, foi um grande sucesso comercial chegando à marca de 1 milhão de cópias. As faixas "A Festa", "Cara Valente", "Pagu" e "Menininha do Portão" tocaram bastante no rádio. Mas sem sombra de dúvidas o grande sucesso do álbum "Encontros e Despedidas" que foi tema de abertura da novela Senhora do Destino, da TV Globo, em 2004.

O CD e DVD foram lançados não só mercado brasileiro, mas também na Alemanha, Áustria, Bélgica, Portugal, França, Argentina, Colômbia, Canadá, México, Japão entre outros países.
O ótimo desempenho comercial do álbum e de Maria Rita como artista rederam à cantora vários prêmios naquele momento dentre os quais 3 prêmios Grammy Latino em 2004: "Melhor Disco de MPB", "Artista Revelação" e "Melhor Música (por "A Festa"); Prêmio Multishow: "Melhor Cantora"; Prêmio Tim: "Revelação" e "Escolha do Público".

Faixas
  1. "A Festa" ( Milton Nascimento )
  2. "Agora Só Falta Você" ( Rita Lee - Luis Sérgio Carlini )
  3. "Menininha do Portão" ( Nonato Buzar - Paulinho Tapajós )     
  4. "Não Vale a Pena" ( Jean Garfunkel - Paulo Garfunkel )
  5. "Dos Gardenias" ( Isolina Carrillo )
  6. "Cara Valente" ( Marcelo Camelo )
  7. "Santa Chuva" ( Marcelo Camelo )
  8. "Menina da Lua / Música Incidental: Maria Rita" ( Renato Motha - César Camargo Mariano )
  9. "Encontros e Despedidas" ( Milton Nascimento - Fernando Brant )       
  10. "Pagu"  ( Rita Lee - Zélia Duncan )
  11. "Lavadeira do Rio" ( Lenine - Bráulio Tavares)
  12. "Veja Bem Meu Bem" ( Marcelo Camelo )
  13. "Cupido" ( Cláudio Lins )


1-"A Festa"


2-"Agora Só Falta Você"



3- "Menininha do Portão"


4-"Não Vale A Pena"



5-"Dos Gardênias"



6-"Cara Valente"



7-"Santa Chuva"



8-"Menina da Lua"



9-"Encontros e Despedidas"



10-"Pagu"



11-"Lavadeira do Rio"



12-"Veja Bem Meu Bem"



13-"Cupido"







Comentários