"Led Zeppelin IV" (Atlantic, 1971), Led Zeppelin
Em 1970, o
relacionamento entre a imprensa e o Led Zeppelin não era dos melhores, ia de
mal a pior. O grande pivô disso tudo foi o terceiro álbum da banda, o Led Zeppelin III, lançado em
outubro daquele ano. A imprensa musical da época fez duras críticas ao terceiro
disco do quarteto inglês, muito focado no folk rock, diferente dos dois primeiros
álbuns que eram mais pesados e voltados ao hard rock. O Led Zeppelin estava em
grande ascensão, era uma das mais promissoras bandas da nova safra de grupos de
rock da Inglaterra daquele momento. Imaginava-se que o terceiro trabalho seria
tão ou mais pesado que os seus dois primeiros discos. A implicância da imprensa
musical com o álbum foi um tanto quanto exagerada, até porque o álbum traz
faixas pesadas como "Immigrant Song", "Celebration Day" e "Out
On The Tiles", e um blues de tirar o fôlego com "Since I've Been
Loving You".
Mesmo com as
críticas negativas dos jornalistas, Led Zeppelin III teve um desempenho
comercial muito bom: foi 1º lugar no Reino Unido e 2º lugar nos Estados Unidos.
Se na época de seu lançamento, Led Zeppelin III foi recebido com
frieza e críticas negativas, o disco foi ganhando ao longo do tempo
respeitabilidade e relevância na discografia da banda inglesa.
Apesar do
sucesso razoável de Led Zeppelin III, o clima de guerra entre a imprensa e o Led
Zeppelin havia se instalado. Jimmy Page foi quem mais se sentiu revoltado, pois
além de guitarrista, era o produtor dos discos da banda, e de uma certa
maneira, as críticas não deixavam de tê-lo como alvo principal. As críticas
negativas fizeram Jimmy Page se negar a dar entrevistas por 18 meses.
Led Zeppelin III (detalhe da capa): pivô do confronto entre o Led Zeppelin e a crítica musical. |
Talvez por
pressão das críticas negativas da imprensa musical, o Led Zeppelin começou a
produzir o quarto álbum um mês após o lançamento de Led Zeppelin III. Em
novembro de 1970, a banda começou as gravações no então recém-inaugurado
estúdio Sarm Wet Studios, propriedade da gravadora Island Records, em Londres.
Naqueles mesmos estúdios, quem também estava gravando disco novo era a banda Jethro
Tull. A banda capitaneada por Ian Anderson gravava o álbum Aqualung.
Em busca de
mais tranquilidade, o Led Zeppelin acabou seguindo uma sugestão da turma do Fleetwood
Mac, e partiu para East Hamshire, Inglaterra, onde a banda se alojou num
casarão antigo conhecido como Headley Grange e que havia se transformado num
estúdio de gravação utilizado por alguns astros do rock já fazia algum tempo. O
próprio Led Zeppelin já havia frequentado o lugar para gravar algumas sessões
do álbum Led Zeppelin III. Para aquele lugar tranquilo, sossegado, foi o
tecladista que trabalhava com os Rolling Stones, Ian Stewart, que levou para
Headley Grange o estúdio móvel dos Stones para ajudar nas gravações do álbum que
Jimmy Page e seus companheiros estavam preparando. Stewart
gravou com o Led Zeppelin três músicas: “Boogie With Stu”,
“Down By The Seaside”, “Night Flight” e “Black Country Woman”. Apenas “Boogie With Stu" foi incluída no
álbum.
Para o novo álbum, Jimmy Page e Robert
Plant estavam preparando uma canção toda especial. A ideia era compor um novo
hino para substituir "Dazed And Confused" nos shows. Teria que ser
algo imponente, marcante e épico. Era "Stairway to Heaven", canção
composta por Page e Plant durante a turnê pelos Estados Unidos em 1970.
Mansão Headley Grange, em Hampshire, Inglaterra, onde o Led Zeppelin gravou boa parte do material para o álbum Led Zeppelin IV. |
As gravações de Led Zeppelin IV até que
não demoraram tanto: foram concluídas em fevereiro de 1971. Porém, o processo
de finalização do álbum - entre mixagem e concepção da capa - acabou atrasando
por meses o lançamento do álbum. A mixagem, inicialmente feita no badalado
Sunset Sounds, em Los Angeles, Estados Unidos, deixou Jimmy Page, Peter Grant
(o empresário do Led Zeppelin) e o engenheiro de som Andy Johns, completamente
insatisfeitos. Todo o trabalho de mixagem teve que ser refeito em Londres.
Mas o que causou polêmica e até
atritos entre a banda e a gravadora foi a capa do disco. Numa espécie de revide
à imprensa musical que teceu comentários negativos ao Led Zeppelin III, Jimmy
Page decidiu que o novo álbum não teria título. Ao invés disso, traria quatro
símbolos representando cada integrante do Led Zeppelin. Os executivos da
Atlantic Records não gostaram nada da ideia, achavam absurda, um "suicídio
profissional", disseram eles. Nesse conflito de ideias, o Led Zeppelin
saiu ganhando e a gravadora acabou cedendo.
Finalmente, após nove meses desde que
as gravações terminaram - uma verdadeira gestação - o quarto álbum do Led
Zeppelin chegava às lojas em 8 de novembro de 1971. O álbum, conforme o desejo
do Led Zeppelin, não trazia título e nem mesmo o nome da banda na capa. Tudo que se via era uma pintura a óleo
pendurada na parede mostrando um velho curvado carregando nas costas uma carga
pesada de galhos secos. Na contracapa, a continuidade da parede, só que
derrubada e ao fundo árvores, casas e um edifício.
Fundo e frente da capa do álbum Led Zeppelin IV. |
O álbum sem título acabou sendo
popularmente chamado de Led Zeppelin IV. Mas por causa dos
símbolos foi chamado também de Four Symbols (Quatro Símbolos) ou The Runes (As Runas). A parte interna da capa dupla do álbum, apresenta uma
grande ilustração de um eremita no alto de um monte segurando uma lanterna,
inspirada na carta do eremita do baralho de tarô.
Conforme sugestão de Jimmy Page, cada
membro do Led Zeppelin foi representado com um símbolo na arte gráfica da capa
do álbum. O símbolo de Page, ZoSo, é
o mais misterioso do quarteto, e já teve várias interpretações, dentre elas a
de que ele foi retirado do livro Ars Magica Arteficii, de Gerolamo Cardano, publicado
em 1557. No entanto, o símbolo é cercado de mistérios já que Page nunca revelou
o seu real significado.
O símbolo do baixista John Paul Jones, chamado de
"triquetra", é formado por três vesicas piscis sobre um círculo. Tem
a sua origem na cultura celta,na qual representaria a as três faces da
"Grande Mãe", a energia que deu origem ao universo. Foi adotado
também pelos cristãos como símbolo da "Santíssima Trindade",
representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
John Bonham, o
baterista, é representado por uma interseção de três círculos, cujo significado
seria a trindade familiar (mãe, pai e filho). Mas, há quem afirme que na
verdade o símbolo teria a ver com a marca de cerveja preferida de Bonham, a Ballantine Ale, que tem como símbolo justamente
a interseção de três círculos.
O círculo com uma pena em seu interior é o símbolo representa
o vocalista Robert Plant. Teria sido inspirado em Ma'at, deusa egípcia da
justiça, da verdade e da ordem.
Os quatro símbolos que representam cada integrante do Led Zeppelin. |
Led Zeppelin IV é um álbum que a
banda inglesa fez um perfeito equilíbrio entre o peso e a leveza sonora, o
elétrico e o acústico. No novo álbum, a banda não abriu mão da folk music, alvo
de críticas por parte da imprensa em relação ao Led Zeppelin III, mas por
outro lado, preparou verdadeiros petardos pesados para calar a boca daquela
mesma imprensa e mostrar que o Led Zeppelin não estava para brincadeira e nem
se sentia acuado.
Quem abre o álbum Led Zeppelin IV em grande estilo é
"Black Dog", um hard rock fantástico. Pesada, a faixa foi criada a
partir de um riff de baixo de John
Paul Jones. A faixa alterna ritmo e pausa, e teve como referência uma música da
fase blueseira do Fleetwood Mac,
"Oh Well", de 1969. O peso sonoro da base instrumental e a potência
vocal de Robert Plant convivem em perfeita harmonia. Curiosamente, o título da
música nada tem a ver com o conteúdo da letra. O título faz referência a um
cachorro preto que costumava frequentar as cercanias da Headley Grange, durante o período em
que o Led Zeppelin gravava o disco.
O som pesado
prossegue na faixa seguinte,"Rock and Roll", que começa com a bateria
furiosa de John Bonham na introdução. A música nasceu durante um intervalo das
sessões de gravação do álbum, quando Bonham fez uma improvisação em cima de
"Keep A Knockin", um antigo sucesso de Little Richards. Os outros
músicos entraram na brincadeira que se transformou numa jam session. Aquele som de tão bom, acabou virando música: ganhou
letra e em 15 minutos ficou pronta. "Rock and Roll" traz em sua letra
citações a sucessos de canções dos anos 1950 e 1960 como "The Stroll"
e "The Book Of Love".
Led Zeppelin, da esquerda para a direita: John Bonham, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones. |
Uma outra curiosidade de Led Zeppelin IV, é que o álbum
traz duas faixas inspiradas na obra literária O Senhor dos Anéis, de J.R.R.Tolkien (1892-1973). A primeira é
"The Battle Of Evermore", terceira faixa do álbum e que contam com a
participação especial de Sandy Denny (1947-1978), vocalista da banda inglesa de
folk rock Fairport Convention, e que com Robert Plant faz um dueto memorável. "The
Battle of Evermore" é uma folk music com fortes influências da música
celta, e sua relação com a obra de Tolkien seria uma citação em sua letra à
Batalha de Pellenor, do terceiro volume de O
Senhor dos Anéis: "Queen of
light took her bow / And then she turned to go / The prince of peace embraced
the gloom / And walked the night alone..." ("A Rainha da Luz fez uma reverência / E em seguida virou-se para
ir / O Príncipe da Paz abraçou a melancolia / E caminhou sozinho à
noite..."). Na letra, a Rainha da Luz seria Eowyn, e o Príncipe da Paz
seria Aragorn. Jimmy Page no bandolim, John Paul Jones no violão e John Bonham
na percussão, fazem a base instrumental.
Detalhe da ilustração da parte interna da capa dupla de Led Zeppelin IV. |
A grande faixa do álbum, tanto em duração (pouco mais de oito
minutos), quanto em importância e expressão é sem sombra de dúvidas a épica
"Stairway to Heaven". Foi
provavelmente a faixa mais pensada e elaborada do álbum. Dividida em duas
partes, a primeira com uma sonoridade mais leve e acústica, voltada para a folk
music, e a segunda mais pesada e elétrica, com uma pegada mais hard rock,
"Stairway to Heaven" é uma das mais belas canções da história do
rock. A música começa calma e serena, com
um agradável som de flauta doce e violão, seguindo depois num ritmo ascendente,
ganhando força e peso com guitarra elétrica, baixo, teclados e bateria,
atingindo o ponto máximo para em seguida finalizar numa grande calmaria
novamente.
"Stairway to Heaven" é o momento maior da carreira
de Robert Plant como cantor de rock, onde o artista fez uma grande entrega ao
mostrar todo o seu potencial como intérprete. Jimmy Page faz um solo de
guitarra arrebatador, sublime, e que teria sido extremamente ensaiado e
elaborado. Contudo, Page teria afirmado que boa parte do solo foi improviso.
Abrindo o lado B de Led Zeppelin IV, "Misty
Mountain Hop" é a outra faixa do álbum inspirada na obra de Tolkien. O título faz alusão à Montanhas da
Névoa, uma cadeia de montanhas da Terra-Média: "So I've decided what I'm gonna do now / So I'm packing my bags
for the Misty Mountains / Where the spirits go now / Over the hills where the
spirits fly..." ("Portanto
eu decidi o que vou fazer agora / Portanto estou arrumando minhas malas para as
montanhas nebulosas / Para onde os espíritos vão agora / Sobre as colinas onde
os espíritos voam..." ). "Misty Mountain Hop" é um hard rock
clássico, no qual John Paul Jones tocou
piano elétrico, baixo e sintetizadores e Robert Plant faz uma performance vocal
incrível.
A trilogia Senhor dos Anéis, do escritor inglês J.R.R. Tolkien, inspirou as faixas "The Battle of Evermore" e "Misty Mountain Hop" de Led Zeppelin IV. |
"Four Sticks" surgiu depois que John Bonham
assistiu a um show do ex-baterista do Cream, Ginger Baker. Bonham ficou
impressionado com a performance de Baker e sentiu-se desafiado. Durante a
temporada de gravação de Led Zeppelin IV, Bonham ensaiou
solos de bateria tocando com quatro baquetas. O ensaio percussivo acabou
virando música e o uso de quatro baquetas dando nome a ela. "Four
Sticks" é essencialmente percussiva, pesada, e mistura folk music e hard
rock.
Com arranjos simples e leves, "Going To California"
é executada por Jimmy Page no violão e John Paul Jones no bandolim,
acompanhando Robert Plant numa interpretação bem inspirada. A canção possui
todo um romantismo na letra, fala de um homem que após uma desilusão amorosa,
parte para a Califórnia em busca de um novo amor. "Going To
California" teria sido composta em homenagem à diva da folk music, Joni
Mitchell, por quem Page nutria uma suposta paixão.
Fechando o álbum, "When The Levee Breaks",
originalmente gravada pela dupla Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie, em 1929, em ritmo de blues
acústico. A letra trata sobre uma grande enchente ocorrida em 1927, no
Mississipi, nos Estados Unidos. O Led Zeppelin fez algumas alterações na letra,
e creditou, junto ao nome da autora original, Memphis Minnie, os nomes dos
membros da banda, tornando-se co-autores. A versão do Led Zeppelin é um
blues-rock robusto, onde a bateria soa muito bem não só por causa do talento de
John Bonham como baterista, mas também por mérito de Jimmy Page como produtor
que nos discos do Led Zeppelin, sempre soube extrair com maestria o melhor da
bateria de Bonham. A gaita executada por Robert Plant e o slide guitar de Page dão um toque nostálgico de blues antigo à música.
Memphis Minnie e Joe McCoy, gravaram originalmente "When The Levee Breaks em 1929. |
Em fevereiro de 1972, o quarteto inglês começou a turnê mundial de Led Zeppelin IV que passou pela Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e alguns países da Europa. A bem sucedida turnê chegou ao fim em julho de 1973 com o concerto no Madison Square Garden, Nova York, que foi todo registrado e lançado em 1977 como álbum duplo ao vivo e filme sob o título The Song Remains The Same.
Led
Zeppelin IV representou a consagração do Led Zeppelin como um gigante do rock
mundial, e forma com o Black Sabbath e o Depp Purple, a "Santíssima
Trindade do Heavy Metal". O álbum consagra Robert Plant como um dos
maiores vocalistas de sua geração, Jimmy Page não só como um guitarrista
virtuoso, mas também um jovem produtor de discos com um talento e sensibilidade
incríveis. John Paul Jones mostrava que não dominava apenas o baixo, mas que
também tinha habilidade nos teclados. A eficiência e a força da bateria John Bonham
em perfeita harmonia com o baixo de Jones.
Led Zeppelin em concerto no Madison Square Garden, em Nova York, em julho de 1973, encerrando turnê de Led Zeppelin IV. |
Ao
contrário do trabalho antecessor, o álbum Led Zeppelin IV foi bem aclamado
pela crítica, e esta caiu de joelhos diante do novo álbum da banda. O público, este adorou o álbum. Em dezembro de 1971, foi lançado o single de
"Black Dog" que ficou em 15º lugar da parada Billboard 100 dos
Estados Unidos. "Stairway to Heaven" agradou aos programadores de
rádio que imploravam à gravadora por uma edição mais curta, mas os músicos se
mostravam irredutíveis: nenhuma edição curta para rádio foi lançada e muito
menos o single da música. Quem quisesse ter a canção, teria que comprar o
álbum. Apesar dos seus oito minutos de duração, "Stairway to Heaven acabou
assim mesmo se tornando um grande sucesso nas programações de rádio. Por muito
tempo foi a música mais solicitada nas emissoras de rádio dos Estados Unidos. O
sucesso da canção épica do Led Zeppelin acabou incentivando outras bandas de
rock a fazerem durante os anos 1970 a sua própria "Stairway to
Heaven", como por exemplo o Lynyrd Skyrnyrd com a sua "Free
Bird", em 1973, e o Queen e a sua "Bohemian Rhapsody", em 1975.
E a
estratégica deu mais do que certo. Led Zeppelin IV foi um grande
sucesso comercial. Impulsionado por faixas
como "Stairway to Heaven", “Black Dog" e "Rock And
Roll", o álbum rapidamente alcançou o 1º lugar da parada de álbuns do
Reino Unido, e o 2º lugar na Billboard
200, nos Estados Unidos, onde vendeu 23 milhões de cópias. No Canadá, Led
Zeppelin IV foi 1º lugar, enquanto que na Austrália, França, Japão e
Itália foi 2º lugar. Led Zeppelin IV é de longe, o álbum mais popular do quarteto inglês e figura na lista do discos mais vendidos em todos os tempos com a marca de 37 milhões de cópias vendidas.
Faixas
Lado A
- "Black Dog" (Jimmy Page - Robert Plant - John Jones)
- "Rock and Roll" (Page - Plant - Jones - John Bonham)
- "The Battle of Evermore" (Page - Plant)
- "Stairway to Heaven" (Page - Plant)
Lado B
- "Misty Mountain Hop" (Page - Plant - Jones)
- "Four Sticks" (Page - Plant)
- "Going to California" (Page - Plant)
- "When the Levee Breaks" ((Page - Plant - Jones - Bonham - Memphis Minnie)
Led
Zeppelin: Robert Plant (vocal e gaita), Jimmy Page (guitarra elétrica, violão e
bandolim), John Paul Jones (baixo, violão, teclados e sintetizadores),
John Bonham (bateria
e percussão).
"Black Dog"
"Rock'n'Roll"
"The Battle of Evermore"
"Stairway to Heaven"
"Misty Mountain Hop"
"Four Sticks"
"Going to California"
"When the Levee Breaks"
"Black Dog" (video ao vivo,
Madison Square Garden, 1973)
"Rock'n'Roll" (video ao vivo,
Madison Square Garden, 1973)
"Stairway to Heaven" (video ao vivo,
Madison Square Garden, 1973)
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