"Led Zeppelin IV" (Atlantic, 1971), Led Zeppelin


Em 1970, o relacionamento entre a imprensa e o Led Zeppelin não era dos melhores, ia de mal a pior. O grande pivô disso tudo foi o terceiro álbum da banda, o Led Zeppelin III, lançado em outubro daquele ano. A imprensa musical da época fez duras críticas ao terceiro disco do quarteto inglês, muito focado no folk rock, diferente dos dois primeiros álbuns que eram mais pesados e voltados ao hard rock. O Led Zeppelin estava em grande ascensão, era uma das mais promissoras bandas da nova safra de grupos de rock da Inglaterra daquele momento. Imaginava-se que o terceiro trabalho seria tão ou mais pesado que os seus dois primeiros discos. A implicância da imprensa musical com o álbum foi um tanto quanto exagerada, até porque o álbum traz faixas pesadas como "Immigrant Song", "Celebration Day" e "Out On The Tiles", e um blues de tirar o fôlego com "Since I've Been Loving You".

Mesmo com as críticas negativas dos jornalistas, Led Zeppelin III teve um desempenho comercial muito bom: foi 1º lugar no Reino Unido e 2º lugar nos Estados Unidos. Se na época de seu lançamento, Led Zeppelin III foi recebido com frieza e críticas negativas, o disco foi ganhando ao longo do tempo respeitabilidade e relevância na discografia da banda inglesa.

Apesar do sucesso razoável de Led Zeppelin III, o clima de guerra entre a imprensa e o Led Zeppelin havia se instalado. Jimmy Page foi quem mais se sentiu revoltado, pois além de guitarrista, era o produtor dos discos da banda, e de uma certa maneira, as críticas não deixavam de tê-lo como alvo principal. As críticas negativas fizeram Jimmy Page se negar a dar entrevistas por 18 meses.

Led Zeppelin III (detalhe da capa): pivô do confronto entre o Led Zeppelin e a crítica musical.

Talvez por pressão das críticas negativas da imprensa musical, o Led Zeppelin começou a produzir o quarto álbum um mês após o lançamento de Led Zeppelin III. Em novembro de 1970, a banda começou as gravações no então recém-inaugurado estúdio Sarm Wet Studios, propriedade da gravadora Island Records, em Londres. Naqueles mesmos estúdios, quem também estava gravando disco novo era a banda Jethro Tull. A banda capitaneada por Ian Anderson gravava o álbum Aqualung.

Em busca de mais tranquilidade, o Led Zeppelin acabou seguindo uma sugestão da turma do Fleetwood Mac, e partiu para East Hamshire, Inglaterra, onde a banda se alojou num casarão antigo conhecido como Headley Grange e que havia se transformado num estúdio de gravação utilizado por alguns astros do rock já fazia algum tempo. O próprio Led Zeppelin já havia frequentado o lugar para gravar algumas sessões do álbum Led Zeppelin III. Para aquele lugar tranquilo, sossegado, foi o tecladista que trabalhava com os Rolling Stones, Ian Stewart, que levou para Headley Grange o estúdio móvel dos Stones para ajudar nas gravações do álbum que Jimmy Page e seus companheiros estavam preparando. Stewart gravou com o Led Zeppelin três músicas: “Boogie With Stu”, “Down By The Seaside”, “Night Flight” e “Black Country Woman”. Apenas “Boogie With Stu" foi incluída no álbum.

Para o novo álbum, Jimmy Page e Robert Plant estavam preparando uma canção toda especial. A ideia era compor um novo hino para substituir "Dazed And Confused" nos shows. Teria que ser algo imponente, marcante e épico. Era "Stairway to Heaven", canção composta por Page e Plant durante a turnê pelos Estados Unidos em 1970.

Mansão Headley Grange, em Hampshire, Inglaterra, onde o Led Zeppelin gravou
boa parte do material para o álbum Led Zeppelin IV.

As gravações de Led Zeppelin IV até que não demoraram tanto: foram concluídas em fevereiro de 1971. Porém, o processo de finalização do álbum - entre mixagem e concepção da capa - acabou atrasando por meses o lançamento do álbum. A mixagem, inicialmente feita no badalado Sunset Sounds, em Los Angeles, Estados Unidos, deixou Jimmy Page, Peter Grant (o empresário do Led Zeppelin) e o engenheiro de som Andy Johns, completamente insatisfeitos. Todo o trabalho de mixagem teve que ser refeito em Londres. 

Mas o que causou polêmica e até atritos entre a banda e a gravadora foi a capa do disco. Numa espécie de revide à imprensa musical que teceu comentários negativos ao Led Zeppelin III, Jimmy Page decidiu que o novo álbum não teria título. Ao invés disso, traria quatro símbolos representando cada integrante do Led Zeppelin. Os executivos da Atlantic Records não gostaram nada da ideia, achavam absurda, um "suicídio profissional", disseram eles. Nesse conflito de ideias, o Led Zeppelin saiu ganhando e a gravadora acabou cedendo.

Finalmente, após nove meses desde que as gravações terminaram - uma verdadeira gestação - o quarto álbum do Led Zeppelin chegava às lojas em 8 de novembro de 1971. O álbum, conforme o desejo do Led Zeppelin, não trazia título e nem mesmo o nome da banda na capa.  Tudo que se via era uma pintura a óleo pendurada na parede mostrando um velho curvado carregando nas costas uma carga pesada de galhos secos. Na contracapa, a continuidade da parede, só que derrubada e ao fundo árvores, casas e um edifício.

Fundo e frente da capa do álbum Led Zeppelin IV.

O álbum sem título acabou sendo popularmente chamado de Led Zeppelin IV. Mas por causa dos símbolos foi chamado também de Four Symbols (Quatro Símbolos) ou The Runes (As Runas). A parte interna da capa dupla do álbum, apresenta uma grande ilustração de um eremita no alto de um monte segurando uma lanterna, inspirada na carta do eremita do baralho de tarô.

Conforme sugestão de Jimmy Page, cada membro do Led Zeppelin foi representado com um símbolo na arte gráfica da capa do álbum. O símbolo de Page, ZoSo, é o mais misterioso do quarteto, e já teve várias interpretações, dentre elas a de que ele foi retirado do livro Ars Magica Arteficii, de Gerolamo Cardano, publicado em 1557. No entanto, o símbolo é cercado de mistérios já que Page nunca revelou o seu real significado.

O símbolo do baixista John Paul Jones, chamado de "triquetra", é formado por três vesicas piscis sobre um círculo. Tem a sua origem na cultura celta,na qual representaria a as três faces da "Grande Mãe", a energia que deu origem ao universo. Foi adotado também pelos cristãos como símbolo da "Santíssima Trindade", representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 John Bonham, o baterista, é representado por uma interseção de três círculos, cujo significado seria a trindade familiar (mãe, pai e filho). Mas, há quem afirme que na verdade o símbolo teria a ver com a marca de cerveja preferida de Bonham, a Ballantine Ale, que tem como símbolo justamente a interseção de três círculos.

O círculo com uma pena em seu interior é o símbolo representa o vocalista Robert Plant. Teria sido inspirado em Ma'at, deusa egípcia da justiça, da verdade e da ordem.

Os quatro símbolos que representam cada integrante do Led Zeppelin.

Led Zeppelin IV é um álbum que a banda inglesa fez um perfeito equilíbrio entre o peso e a leveza sonora, o elétrico e o acústico. No novo álbum, a banda não abriu mão da folk music, alvo de críticas por parte da imprensa em relação ao Led Zeppelin III, mas por outro lado, preparou verdadeiros petardos pesados para calar a boca daquela mesma imprensa e mostrar que o Led Zeppelin não estava para brincadeira e nem se sentia acuado.

Quem abre o álbum Led Zeppelin IV em grande estilo é "Black Dog", um hard rock fantástico. Pesada, a faixa foi criada a partir de um riff de baixo de John Paul Jones. A faixa alterna ritmo e pausa, e teve como referência uma música da fase blueseira do Fleetwood Mac, "Oh Well", de 1969. O peso sonoro da base instrumental e a potência vocal de Robert Plant convivem em perfeita harmonia. Curiosamente, o título da música nada tem a ver com o conteúdo da letra. O título faz referência a um cachorro preto que costumava frequentar as cercanias da Headley Grange, durante o período em que o Led Zeppelin gravava o disco.

O som pesado prossegue na faixa seguinte,"Rock and Roll", que começa com a bateria furiosa de John Bonham na introdução. A música nasceu durante um intervalo das sessões de gravação do álbum, quando Bonham fez uma improvisação em cima de "Keep A Knockin", um antigo sucesso de Little Richards. Os outros músicos entraram na brincadeira que se transformou numa jam session. Aquele som de tão bom, acabou virando música: ganhou letra e em 15 minutos ficou pronta. "Rock and Roll" traz em sua letra citações a sucessos de canções dos anos 1950 e 1960 como "The Stroll" e "The Book Of Love".

Led Zeppelin, da esquerda para a direita: John Bonham, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones. 

Uma outra curiosidade de Led Zeppelin IVé que o álbum traz duas faixas inspiradas na obra literária O Senhor dos Anéis, de J.R.R.Tolkien (1892-1973). A primeira é "The Battle Of Evermore", terceira faixa do álbum e que contam com a participação especial de Sandy Denny (1947-1978), vocalista da banda inglesa de folk rock Fairport Convention, e que com Robert Plant faz um dueto memorável. "The Battle of Evermore" é uma folk music com fortes influências da música celta, e sua relação com a obra de Tolkien seria uma citação em sua letra à Batalha de Pellenor, do terceiro volume de O Senhor dos Anéis: "Queen of light took her bow / And then she turned to go / The prince of peace embraced the gloom / And walked the night alone..." ("A Rainha da Luz fez uma reverência / E em seguida virou-se para ir / O Príncipe da Paz abraçou a melancolia / E caminhou sozinho à noite..."). Na letra, a Rainha da Luz seria Eowyn, e o Príncipe da Paz seria Aragorn. Jimmy Page no bandolim, John Paul Jones no violão e John Bonham na percussão, fazem a base instrumental.

Detalhe da ilustração da parte interna da capa dupla de Led Zeppelin IV.

A grande faixa do álbum, tanto em duração (pouco mais de oito minutos), quanto em importância e expressão é sem sombra de dúvidas a épica "Stairway to Heaven".  Foi provavelmente a faixa mais pensada e elaborada do álbum. Dividida em duas partes, a primeira com uma sonoridade mais leve e acústica, voltada para a folk music, e a segunda mais pesada e elétrica, com uma pegada mais hard rock, "Stairway to Heaven" é uma das mais belas canções da história do rock.  A música começa calma e serena, com um agradável som de flauta doce e violão, seguindo depois num ritmo ascendente, ganhando força e peso com guitarra elétrica, baixo, teclados e bateria, atingindo o ponto máximo para em seguida finalizar numa grande calmaria novamente.

"Stairway to Heaven" é o momento maior da carreira de Robert Plant como cantor de rock, onde o artista fez uma grande entrega ao mostrar todo o seu potencial como intérprete. Jimmy Page faz um solo de guitarra arrebatador, sublime, e que teria sido extremamente ensaiado e elaborado. Contudo, Page teria afirmado que boa parte do solo foi improviso.  

Abrindo o lado B de Led Zeppelin IV, "Misty Mountain Hop" é a outra faixa do álbum inspirada na obra de Tolkien. O título faz alusão à Montanhas da Névoa, uma cadeia de montanhas da Terra-Média: "So I've decided what I'm gonna do now / So I'm packing my bags for the Misty Mountains / Where the spirits go now / Over the hills where the spirits fly..." ("Portanto eu decidi o que vou fazer agora / Portanto estou arrumando minhas malas para as montanhas nebulosas / Para onde os espíritos vão agora / Sobre as colinas onde os espíritos voam..." ). "Misty Mountain Hop" é um hard rock clássico,  no qual John Paul Jones tocou piano elétrico, baixo e sintetizadores e Robert Plant faz uma performance vocal incrível.

A trilogia Senhor dos Anéis, do escritor inglês J.R.R. Tolkien,
inspirou as faixas "The Battle of Evermore" e
"Misty Mountain Hop" de Led Zeppelin IV.

"Four Sticks" surgiu depois que John Bonham assistiu a um show do ex-baterista do Cream, Ginger Baker. Bonham ficou impressionado com a performance de Baker e sentiu-se desafiado. Durante a temporada de gravação de Led Zeppelin IV, Bonham ensaiou solos de bateria tocando com quatro baquetas. O ensaio percussivo acabou virando música e o uso de quatro baquetas dando nome a ela. "Four Sticks" é essencialmente percussiva, pesada, e mistura folk music e hard rock.

Com arranjos simples e leves, "Going To California" é executada por Jimmy Page no violão e John Paul Jones no bandolim, acompanhando Robert Plant numa interpretação bem inspirada. A canção possui todo um romantismo na letra, fala de um homem que após uma desilusão amorosa, parte para a Califórnia em busca de um novo amor. "Going To California" teria sido composta em homenagem à diva da folk music, Joni Mitchell, por quem Page nutria uma suposta paixão.

Fechando o álbum, "When The Levee Breaks", originalmente gravada pela dupla Kansas Joe McCoy  e Memphis Minnie, em 1929, em ritmo de blues acústico. A letra trata sobre uma grande enchente ocorrida em 1927, no Mississipi, nos Estados Unidos. O Led Zeppelin fez algumas alterações na letra, e creditou, junto ao nome da autora original, Memphis Minnie, os nomes dos membros da banda, tornando-se co-autores. A versão do Led Zeppelin é um blues-rock robusto, onde a bateria soa muito bem não só por causa do talento de John Bonham como baterista, mas também por mérito de Jimmy Page como produtor que nos discos do Led Zeppelin, sempre soube extrair com maestria o melhor da bateria de Bonham. A gaita executada por Robert Plant e o slide guitar de Page dão um toque nostálgico de blues antigo à música.

Memphis Minnie e Joe McCoy, gravaram originalmente
"When The Levee Breaks em 1929.

Em fevereiro de 1972, o quarteto inglês começou a turnê mundial de Led Zeppelin IV que passou pela Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e alguns países da Europa. A bem sucedida turnê chegou ao fim em julho de 1973 com o concerto no Madison Square Garden, Nova York, que foi todo registrado e lançado em 1977 como álbum duplo ao vivo e filme sob o título The Song Remains The Same.

Led Zeppelin IV representou a consagração do Led Zeppelin como um gigante do rock mundial, e forma com o Black Sabbath e o Depp Purple, a "Santíssima Trindade do Heavy Metal". O álbum consagra Robert Plant como um dos maiores vocalistas de sua geração, Jimmy Page não só como um guitarrista virtuoso, mas também um jovem produtor de discos com um talento e sensibilidade incríveis. John Paul Jones mostrava que não dominava apenas o baixo, mas que também tinha habilidade nos teclados. A eficiência e a força da bateria John Bonham em perfeita harmonia com o baixo de Jones.

Led Zeppelin em concerto no Madison Square Garden, em Nova York, em julho de 1973,
encerrando turnê de Led Zeppelin IV.

Ao contrário do trabalho antecessor, o álbum Led Zeppelin IV foi bem aclamado pela crítica, e esta caiu de joelhos diante do novo álbum da banda. O público, este adorou o álbum. Em dezembro de 1971, foi lançado o single de "Black Dog" que ficou em 15º lugar da parada Billboard 100 dos Estados Unidos. "Stairway to Heaven" agradou aos programadores de rádio que imploravam à gravadora por uma edição mais curta, mas os músicos se mostravam irredutíveis: nenhuma edição curta para rádio foi lançada e muito menos o single da música. Quem quisesse ter a canção, teria que comprar o álbum. Apesar dos seus oito minutos de duração, "Stairway to Heaven acabou assim mesmo se tornando um grande sucesso nas programações de rádio. Por muito tempo foi a música mais solicitada nas emissoras de rádio dos Estados Unidos. O sucesso da canção épica do Led Zeppelin acabou incentivando outras bandas de rock a fazerem durante os anos 1970 a sua própria "Stairway to Heaven", como por exemplo o Lynyrd Skyrnyrd com a sua "Free Bird", em 1973, e o Queen e a sua "Bohemian Rhapsody", em 1975.

E a estratégica deu mais do que certo. Led Zeppelin IV foi um grande sucesso comercial.  Impulsionado por faixas como "Stairway to Heaven", “Black Dog" e "Rock And Roll", o álbum rapidamente alcançou o 1º lugar da parada de álbuns do Reino Unido, e o 2º lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos, onde vendeu 23 milhões de cópias. No Canadá, Led Zeppelin IV foi 1º lugar, enquanto que na Austrália, França, Japão e Itália foi 2º lugar. Led Zeppelin IV  é de longe, o álbum mais popular do quarteto inglês e figura na lista do discos mais vendidos em todos os tempos com a marca de 37 milhões de cópias vendidas.

Faixas

Lado A
  1. "Black Dog" (Jimmy Page - Robert Plant - John Jones)       
  2. "Rock and Roll" (Page - Plant - Jones - John Bonham)        
  3. "The Battle of Evermore" (Page - Plant)
  4. "Stairway to Heaven" (Page - Plant)
Lado B                     
  1. "Misty Mountain Hop"  (Page - Plant - Jones)
  2. "Four Sticks"  (Page - Plant)  
  3. "Going to California"  (Page - Plant)
  4. "When the Levee Breaks" ((Page - Plant - Jones - Bonham - Memphis Minnie)

Led Zeppelin: Robert Plant (vocal e gaita), Jimmy Page (guitarra elétrica, violão e bandolim), John Paul Jones (baixo, violão, teclados e sintetizadores),
John Bonham (bateria e percussão).


"Black Dog"


"Rock'n'Roll"


"The Battle of Evermore"


"Stairway to Heaven"


"Misty Mountain Hop"


"Four Sticks"


"Going to California"


"When the Levee Breaks"


"Black Dog" (video ao vivo, 
Madison Square Garden, 1973)


"Rock'n'Roll" (video ao vivo, 
Madison Square Garden, 1973)



"Stairway to Heaven" (video ao vivo, 
Madison Square Garden, 1973)

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