"Gita" (Philips, 1974), Raul Seixas


Com o seu primeiro álbum solo Krig-ha, Bandolo!, de 1973, Raul Seixas havia conquistado o público e a crítica. As faixas "Ouro de Tolo", "Metamorfose Ambulante", "Al Capone" e "Mosca na Sopa", caíram no gosto popular e revelaram um novo astro do rock brasileiro que tinha a capacidade de compor canções debochadas, irreverentes, inteligentes e contestadoras.

Mas a prova de fogo mesmo viria com o álbum seguinte, Gita, que começou a ser gravado em janeiro de 1974. O sucesso de Krig-ha, Bandolo! fez a crítica e o público esperarem com grande expectativa o que Raul iria aprontar no álbum seguinte que contava com a produção de Marco Mazzola. Desde Krig-ha, Bandolo!, Raul já estava envolvido com assuntos místicos e filosóficos por conta da influência de Paulo Coelho, com o qual firmou parceria já naquele álbum, e isso se refletiria bastante em Gita, novo trabalho que contaria com sete músicas da parceria Raul Seixas-Paulo Coelho, e cinco de autoria apenas de Raul.

Em fevereiro de 1974, Raul, Paulo Coelho e suas respectivas esposas, embarcaram para uma viagem para os Estados Unidos. Lá, a dupla teria feito supostos contatos com Jerry Lee Lewis, John Lennon e Yoko Ono, e até uma visita a Graceland, a lendária mansão de Elvis Presley, em Memphis, no Tennessee. No final daquele mês, estavam de volta ao Brasil, e as gravações de Gita foram retomadas.

Raul Seixas e Paulo Coelho, parceria que rendeu alguns dos maiores clássicos da história do rock brasileiro
como "Gita" e "Sociedade Alternativa.

Ainda no rastro do sucesso do álbum Krig-ha, Bandolo!, os shows de Raul eram bastante concorridos, e neles, o roqueiro baiano já tocava algumas músicas do álbum que estava gravando, como por exemplo, "Sociedade Alternativa", que passou no teste de aceitação do público.
O primeiro single do novo álbum foi "Gita", a canção, que chegou às lojas em maio de 1974. A música fez um enorme sucesso no rádio e o single vendeu milhares de cópias. Foi produzido um vídeo clipe para o programa Fantástico, da Globo, que se tornou um marco por ser um dos primeiros vídeo clipes totalmente a cores da televisão brasileira.

Às vésperas do lançamento do álbum Gita, Raul Seixas e Paulo Coelho foram presos pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) por ordem do I Exército, no Rio de Janeiro. A dupla já havia sido presa no começo de maio de 1974 pelo mesmo DOPS por causa do gibi A Fundação de Krig-Ha, que vinha encartado no álbum Krig-ha, Bandolo!, acreditando ser material subversivo, mas foram liberados. No entanto, os militares pareciam não estar nada convencidos com aqueles dois malucos. Desconfiavam da tal Sociedade Alternativa tão propagada por Raul e Paulo desde o álbum Krig-ha, Bandolo!, acreditando que poderia se tratar de movimento revolucionário comunista. O movimento já contava com o apoio de uma comunidade esotérica secreta chamada A.A.(Astrum Argentum), e de um terreno em Minas Gerais para a construção da Cidade das Estrelas, onde residiriam os adeptos da Sociedade Alternativa.

Ao contrário da primeira prisão, Raul e Paulo foram expulsos do Brasil com suas respectivas esposas em julho de 1974, mesmo mês que o álbum Gita era lançado.

Raul Seixas em cena do vídeo clipe de "Gita".

A faixa que abre Gita é "Super-Heróis" que faz citações de pessoas famosas como Pelé, Emerson Fittipaldi, Marlon Brando, Sílvio Santos e o enxadrista brasileiro Mequinho, que se tornou um fenômeno mundial do xadrez.

"Medo da Chuva" é uma canção sobre o aprisionamento de um casamento infeliz. Provavelmente, a canção reflete o momento em que estava o casamento de Raul com Eith Wisner que passava por uma crise. A letra de "Medo da Chuva" refletia o pensamento de Raul sobre a sua insatisfação com o seu casamento, e o seu desejo em vivenciar outros amores, outras paixões. Com o fim do casamento em 1974, enquanto Raul seguiu com a sua carreira artistística, Edith, que era filha de pastor norte-americano, foi morar nos Estado Unidos com a filha do casal, Simone Andrea Wisner Seixas.

No repente "As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor", Raul usa e abusa das metáforas para dar a sua visão de como funciona os mecanismos do sistema: "Raul Seixas e Raulzito / Sempre foram o mesmo homem / Mas pra aprender o jogo dos ratos / Transou com Deus e com o lobisomem". A belíssima "Água Viva" é inspirada no poema "Embora Seja Noite", de São João da Cruz (1542-1590), frade espanhol que foi canonizado em 1926 pela Igreja Católica. "Moleque Maravilhoso" traz os seu versos vestidos apoiados sob arranjos jazzísticos estilosos, e com uma interpretação sensacional de Raulzito.

Fechando o lado A da versão em vinil de Gita, "Sessão das 10", gravada pela primeira vez em 1971 por Edy Star para o disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, do qual participaram Miriam Batucada, Sérgio Sampaio e o próprio Raul Seixas. A canção, que é um verdadeiro dramalhão cafona e irreverente, ganhou um novo arranjo no álbum Gita, trocou o samba-canção por um bolero bem brega, típico dos bordéis dos anos 1970. E os versos são impagáveis como refrão que diz: "Curtiu com meu corpo / Por mais de dez anos / E depois de tal engano / Foi você quem me deixou".

O lado B começa com a emblemática "Sociedade Alternativa", da parceria Raul Seixas - Paulo Coelho, inspirada na ideologia do ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1945) que através do Livro da Lei, escrito por ele em 1904, pregou a Lei de Thelema, cujo lema principal era "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei". A frase não só inspirou  a canção como também motivou Raul e Paulo a criarem um novo tipo de sociedade, mais livre e sem regras. O nome dessa sociedade deu nome à música, e seus princípios estão presentes nos versos.

O ocultista inglês Aleister Crowley: inspiração para Raul Seixas e Paulo Coelho criarem a Sociedade Alternativa.

A faixa seguinte, "O Trem das 7", é outra música do álbum cheia de metáforas e que deu margens às mais diversas interpretações. Uma delas seria a de que a canção faz referência à passagem da humanidade para uma nova era, o chamado novo aeon, profetizado por Crowley, e que o trem nada mais seria do que o elemento que transportaria a todos para essa nova era, esse novo momento. A canção que começa com violas sertanejas, encerra de maneira apoteótica com corais e orquestra.

"S.O.S" é um country-rock feito por Raul, mas que melodicamente, é um plágio descarado de "Mr. Spaceman", sucesso da banda The Byrds, de 1966. Na letra, Raul se mostra inadaptado a este mundo e pede para que algum ET o leve daqui num disco voador. "Prelúdio" é curtinha, mas ficou famosa pelos versos "Sonho que se sonha só / É só um sonho que se sonha só / Mas sonho que se sonha junto é realidade". Os versos são inspirados nos versos finais da música "Now Or Never", de Yoko Ono, gravada por ela em 1973 para o seu álbum Approximately Infinite Universe.

"Loteria da Babilônia" é outra faixa de Gita com conteúdo conflituoso. Há quem afirme que a música se refere a alguém que acumula posses. No entanto, outros acreditam que se refere à vida de Aleister Crowley.

Encerrando com chave de ouro, "Gita", a música que dá nome ao álbum, e que foi baseada no Bhagavad Gita, texto sagrado do hinduísmo que faz parte do Mahabharata, poema épico indiano escrito há mais de 2500 anos que narra o conflito entre duas famílias importantes pelo poder, os Pandavas e os Karauvas. Bhagavad Gita trata do diálogo do príncipe Arjuna com o deus Krishna, andes da batalha de Kurukshetra, o ponto alto do conflito entre as duas famílias. Ao mesmo tempo, a letra seria uma referência à onipresença de Deus.

O encontro entre o deus Krishna e o príncipe Arjuna: referência hindu para a canção "Gita".

Para uma letra sensacional como a de "Gita", foi preparado um arranjo instrumental a altura, marcante, imponente, com direito a uma orquestra de 62 músicos (entre cordas e metais), um coral de vozes que mais parece que veio de alguma comunidade celestial, e tudo isso somado ao baixo, guitarra e bateria de rock incríveis.

Por ironia do destino, enquanto Raul estava no exílio nos Estados Unidos, o álbum Gita se tornava um sucesso tremendo no decorrer de 1974. Além da faixa-título que estourou nas rádios, as outras também caíram no gosto do público como "Sociedade Alternativa", "Medo da Chuva", "O Trem das 7" e "S.O.S", impulsionando as vendas do álbum que alcançou a marca de 600 mil cópias vendidas. O sucesso de Gita teria feito o governo ditatorial brasileiro liberar o retorno de Raul em definitivo ao Brasil em dezembro de 1974, assim se consagrando com grande astro do rock brasileiro.
  
Faixas

Lado A 
  1. "Super-Heróis" (Raul Seixas - Paulo Coelho)           
  2. "Medo da Chuva" (Raul Seixas - Paulo Coelho)       
  3. "As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor" (Raul Seixas)    
  4. "Água Viva" (Raul Seixas - Paulo Coelho)
  5. "Moleque Maravilhoso" (Raul Seixas - Paulo Coelho)
  6. "Sessão das 10" (Raul Seixas) 
Lado B 
  1. "Sociedade Alternativa" (Raul Seixas - Paulo Coelho)
  2. "O Trem das 7" (Raul Seixas)
  3. "S.O.S." (Raul Seixas)
  4. "Prelúdio" (Raul Seixas)
  5. "Loteria da Babilônia" (Raul Seixas - Paulo Coelho)
  6. "Gîtâ" (Raul Seixas - Paulo Coelho)

"Super-Heróis"

"Medo da Chuva"


"As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor"


"Água Viva"


"Moleque Maravilhoso"


"Sessão das 10"


"Sociedade Alternativa" (vídeo clipe)


"O Trem das 7"


"S.O.S."


"Prelúdio"


"Loteria da Babilônia"


"Gita"(vídeo clipe)





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