"She's So Unusual" (Portrait Records, 1983), Cyndi Lauper


Entre 1983 e 1985, Cyndi Lauper foi uma das cantores mais populares do mundo, graças ao seu carisma, ao seu visual extravagante, e claro, ao seu talento. O jeito amalucado e o canto estridente já chamavam a atenção desde a época em que ela era vocalista da banda pop Blue Angel, onde começou a carreira em 1978, em Nova York, sua cidade natal.

Além de Cyndi Lauper nos vocais, a Blue Angel contava com Arthur Neilson (guitarra), Lee Brovitz (baixo), John Turi (saxofone e teclados) e Johnny Morelli (bateria). O empresário da Allman Brothers Band, Steven Massarsky, tornou-se agente da Blue Angel após ouvir uma fita demo da banda. Em 1980, a Blue Angel assinou contrato com a Polydor Records que lançou naquele mesmo ano, o primeiro álbum do grupo. Porém, o disco teve pouca repercussão, e para piorar, a banda teve um grave desentendimento com Steven Massarsky que foi parar nos tribunais. O empresário foi acusado de roubar os lucros da banda, que já não eram muitos. Em 1981, a banda perdeu o processo judicial contra Massarsky, e ainda teve que pagar cerca de 80 mil dólares ao empresário. Com isso, a banda além de ter chegado ao fim, os integrantes estavam falidos.

Cyndi Lauper (ao centro), nos tempos em que era vocalista da banda Blue Angel.

Para ganhar o sustento, Cyndi Lauper trabalhou em lojas, foi garçonete de uma rede de lanchonetes, e ainda encontrava tempo para cantar em bares e clubes em Nova York. Numa dessas apresentações, Lauper chamou a atenção de David Wolff que acabou se tornando o seu empresário, e mais tarde, namorado. Em pouco tempo, assinou contrato com a Portrait Records, uma subsidiária da Epic Records que por sua vez, era um selo que pertencia à CBS Records (hoje Sony Music). As gravações do primeiro álbum solo de Cyndi Lauper começaram em dezembro de 1982, nos estúdios da Record Plant, em Nova York, sob a produção de Rick Chertoff e William Wittman, e foram concluídas em junho de 1983.

Em setembro daquele mesmo ano, era lançado o primeiro single do álbum de estreia de Lauper, "Girls Just Want To Have Fun", 2º lugar na Billboard Hot 100 e 2 milhões de cópias vendidas. Nada mal para quem há pouco tempo estava falida e ganhava a vida trabalhando como garçonete.

No mês seguinte, em 14 de outubro daquele mesmo ano, o primeiro álbum solo de Cyndi Lauper chegava às lojas sob o título de She's So Unusual. Apoiado numa sonoridade que envolve pop, synthpop e new wave, She's So Unusual recebeu comentários elogiosos da imprensa musical. O público por sua vez, foi conquistado em cheio pelo som acessível e divertido do álbum, e pelos figurinos e cabelos extravagantes da cantora.

She's So Unusual começa com uma sequência de três regravações de músicas antigas de outros artistas. A primeira faixa é "Money Changes Everything", regravação de um antigo sucesso de 1980 da banda new wave The Brains, e que se refere ao poder nocivo que o dinheiro exerce sobre as pessoas quando a ambição e o jogo de interesses falam mais alto. No geral, a versão de Lauper não traz grandes diferenças da versão original, tendo apenas mais camadas de teclados e uma bateria mais pesada e uma produção com mais qualidade.

Roberet Hazard autor e cantor da primeira versão de "Girls Just Want To Have Fun".

Em seguida, uma faixa que pouca gente sabe, mas é uma regravação: "Girls Just Want To Have Fun". Originalmente, foi gravada em 1979 por Robert Hazard (1948-2008), também autor da música, dentro de uma versão new wave e num ritmo acelerado e que em remete ao Blondie. A versão de Cyndi Lauper é menos acelerada do que a original, mas amplamente dominada por sintetizadores. Com permissão de Hazard, Lauper alterou a letra da música que originalmente tinha uma conotação masculina, e deu a ela uma conotação mais feminina e libertária, o que acabou transformando a versão da cantora num hino feminista. "When You Were Mine" é de Prince e foi gravada por ele para o seu álbum Dirty Mind, de 1980. Diferente de "Girls Just Want To Have Fun", Cyndi Lauper manteve a letra original que possui uma narrativa masculina e diz respeito a um rapaz que apesar de abandonado pela namorada, ainda a ama.

Fechando o lado A, o grande destaque do álbum, "Time After Time". A canção é uma balada romântica, linda, mas que guarda uma certa melancolia. A base instrumental é forrada por sintetizadores, mas possui um solo melódico de guitarra no meio da canção. "Time After Time" foi composta por Cyndi Lauper em parceria com Rob Hyman, vocalista e tecladista da banda The Hooters.   

Cyndi Lauper fazendo charme durante a sessão de fotos para a capa de She's So Unusual.
  
O lado B começa no ritmo acelerado e polêmico de "She Bop", música que faz alusão à masturbação. "All Through The Night" é outra regravação presente no álbum; enquanto a versão original é uma folk music na voz de Jules Shear (também autor da canção), na versão de Lauper, a canção virou uma balada romântica e intensa. Shear inclusive faz uma participação especial fazendo a segunda voz com Cyndi Lauper no refrão. O romantismo dá lugar à animação com as faixas seguintes, o ska pop "Witness" e a essencialmente pop e divertida "I'll Kiss You" que conta história de uma garota que toma uma porção do amor feita por uma cigana para conquistar o namorado.

A curtíssima "He's So Unusual" (apenas 45 segundos) é uma regravação de uma canção gravada pela cantora e atriz Helen Kane (1904-1966) em 1929. Kane serviu de inspiração para o cartunista Grim Natwick (1890-1990) criar em 1930, a personagem de desenhos animados Betty Boop. Os arranjos da versão de Lauper são baseados na verão original, e no processo de gravação, foram incluídos ruídos de estalos para simular o som desgastado dos antigos discos de 78 rpm. Cyndi Lauper canta numa entonação infantilizada que era típica do estilo de canto de Helen Kane. "Yeah Yeah" encerra o álbum em clima de alto astral num ritmo pop e dançante.

Inspiração para Betty Boop: a atriz e cantora Helen Kane gravou em 1929 a versão original de
"He's So Unusual" , regravada por Cyndi Lauper para o álbum She's So Unusual.

O lançamento de She's So Unusual foi sucedido por uma grande turnê promocional do álbum a The Fun Tour, que durou pouco mais de um ano, começando em 22 de novembro de 1983 e encerrando em 09 de dezembro de 1983. A turnê passou pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e Suíça, totalizando 101 shows.

Enquanto a turnê se desenrolava, She's So Unusual e o prestígio de Cyndi Lauper estavam nas alturas. Não só quase todas as faixas do álbum se tornaram hits radiofônicos, como também os vídeo clipes de algumas dessas faixas tinham alta rotatividade na MTV norte-americana, o que só fez impulsionar a carreira de Lauper. Ao lado de Michael Jackson, Madonna, Prince, Van Halen, Culture Club, Duran Duran, Tina Turner, The Police entre outros, Cyndi Lauper fez parte da primeira geração de estrelas da música pop a brilhar nos primeiros anos de vida da MTV norte-americana.

Cyndi Lauper e sua banda durante a turnê The Fun Tour, em 1984.

She's So Unusual foi 4º lugar na parada de álbuns da Billboard 200, nos Estados Unidos. Naquele país, o álbum vendeu 6 milhões de cópias, e no mundialmente chegou à marca de 22 milhões de cópias vendidas. Além do single de "Girls Just Want To Have Fun", lançado antes de She's So Unusual, o sucesso do álbum rendeu mais cinco singles, sendo que os que tiveram melhor desempenho foram os de "Time After Time" (1° lugar na Billboard Hot 100 e 1,5 milhão de cópias vendidas), de "She Bop"(3º lugar na Billboard Hot 100). Os outros três singles restantes foram "All Through The Night" (5º lugar na Billboard Hot 100), "Money Changes Everything" e "When You Were Mine".

O excelente desempenho comercial rendeu a She's So Unusual e Cyndi Lauper prêmios e indicações. "Girls Just Want To Have Fun" ganhou o prêmio de "Melhor Vídeo Feminino" do MTV Video Music Award, em 1984. No Grammy Award de 1985, She's So Unusual ganhou o prêmio na categoria "Melhor Embalagem de Disco" e Cyndi Lauper venceu na categoria "Melhor Artista Revelação".

Cena do vídeo-clipe de  "Girls Just Want To Have Fun".

Cyndi Lauper adentrou o ano de 1985 ainda com o prestígio em alta por causa do sucesso de She's So Unusual. Foi capa de várias revistas e ainda participou com duas músicas da trilha sonora do filme The Goonies: "The Goonies 'R' Good Enough" e "What A Thrill". A popularidade de Cyndi Lauper era tão grande que chegaram a fomentar uma rivalidade entre ela e Madonna, que já estava desfrutando do sucesso do seu segundo álbum solo, Like A Virgin, lançado no ano anterior.

Após três anos de muito trabalho, sucesso e exposição midiática, Cyndi Lauper lançou em 1986 True Colors, seu terceiro álbum solo. Apesar da razoável repercussão, True Colors, assim como os álbuns seguintes, infelizmente não conseguiram repetir o êxito comercial de She's So Unusual.

Faixas

Lado A
  1. "Money Changes Everything" (Tom Gray)   
  2. "Girls Just Want to Have Fun" (Robert Hazard)       
  3. "When You Were Mine" (Prince)     
  4. "Time After Time" (Rob Hyman - Cyndi Lauper)  
Lado B
  1. "She Bop" (Rick Chertoff - Gary Corbett - Cyndi Lauper - Stephen Broughton Lunt) 
  2. "All Through the Night" (Jules Shear)          
  3. "Witness"  (Cyndi Lauper - John Turi)          
  4. "I'll Kiss You" (Cyndi Lauper - Jules Shear)  
  5. "He's So Unusual" (Al Sherman - Al Lewis - Abner Silver)               
  6. "Yeah Yeah" (Hasse Huss - Mikael Rickfors)

"Money Changes Everything"


"Girls Just Want to Have Fun" (vídeo-clipe)


"When You Were Mine" 

"Time After Time" (vídeo-clipe) 

"She Bop"

"All Through The Night"


"Witness"


"I'll Kiss You"


 "He's So Unusual"


 "Yeah Yeah" 


Comentários

  1. talentosíssima ! ela tem uma pu** voz, consegue cantar QUALQUER gênero (basta pesquisar no Youtube!) ela já lançou álbum pop, dance, country, blues... e canta rock perfeitamente! não entendo com os álbuns posteriores (após o 2° q tbm fez sucesso) não emplacaram como os anteriores, ela sempre foi ótima. acredito q tenha sido muitos problemas com a gravadora, a própria Cindy L já revelou isso em entrevistas... os executivos/engravatados passaram a querer controlar até como ela deveria se portar, comportar e vestir. e claro q ela não obedeceu, sempre foi dona de si e teve/tem muita personalidade!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário