"The Cars" (Elektra, 1978), The Cars.


A banda norte-americana The Cars foi um dos mais importantes representantes da new wave, seguimento que ao lado do punk, foi responsável pelo processo de renovação do rock ocorrido na segunda metade dos anos 1970. Se a princípio, a new wave era um gênero oriundo do underground, logo conseguiu alcançar o mainstream da indústria da música, e isso se deveu em parte à banda The Cars, que com seu rock vigoroso, dançante, com um pé no punk e outro no pop, vendeu milhões de discos, e moldou já no final dos anos 1970, o que seria o rock de FM da década seguinte. 

Formada em 1976, na cidade de Boston, Estados Unidos, por Ric Ocasek (vocais, guitarra), Benjamin Orr (baixo), Elliot Easton (guitara solo), Greg Hawkes (teclados) e David Robinson (bateria), a banda The Cars começou a ganhar popularidade na sua cidade natal através de shows em clubes. A banda gravou uma fita demo com nove músicas, dentre as quais "Just What I Need", que teve boa execução nas rádios de Boston. Isso acabou chamando a atenção do selo Epic Records, subsidiária da gravadora CBS, e em novembro de 1977, o quinteto foi contratado.

Em fevereiro de 1978, a banda foi enviada para Londres, onde gravou o seu primeiro álbum sob a produção de Roy Thomas Baker, profissional renomado que produziu discos de bandas importante como Free e Queen. Entre gravação e mixagem, o álbum foi produzido em 21 dias. Três meses depois, sai o primeiro single do álbum, "Just What I Need", a mesma música que tocou bastante nas rádios de Boston em versão demo. O single de "Just What I Need" ficou em 23º lugar da parada norte-americana e 17º no Reino Unido. Na França, ficou numa posição melhor, 4º lugar.

The Cars, da esquerda para a direita: Benjamin Orr, Greg Hawkes, Ric Ocasek, David Robinson e Elliot Easton.

Finalmente, em junho, chegou às lojas o primeiro e homônimo álbum dos Cars, trazendo na capa, a modelo russa Natalya Medvedeva, graciosa e sorridente ao volante de um carro. O álbum apresenta uma banda com um som polido, equilibrado, que concilia a agressividade do punk com o apelo pop e acessível da new wave.

O álbum começa com "Good Times Roll" que traz na sua introdução um riff de guitarra e a voz "trêmula" do vocalista Ric Ocasek. Os vocais de fundo imponentes lembram muito o Queen, e aí certamente houve influência do produtor Roy Thomas Baker, que dentre os discos que produziu do Queen, está o clássico A Night At The Opera (1975). "My Best Friend's Girl" também começa com riff de guitarra, porém acompanhado de palmas. A música é um rock alegre e divertido, com vocais à base de chamada e resposta que fala de um sujeito apaixonado pela namorada do melhor amigo.

"Just What I Needed" é única faixa do lado A da versão em LP do álbum que o baixista Benjamin Orr canta. A música possui uma "parede" de guitarras, com o guitarrista Elliot Easton fazendo solos bem distorcidos, revezando com os solos esquisitos de sintetizador de Greg Hawkes.  Ocasek retorna ao vocal principal em "I'm In Touch With Your World", talvez a faixa mais chatinha do álbum, com seu ritmo lento. Fechando o lado B, "Don't Cha Stop", um rock tipicamente new wave: refrão "chiclete", ritmo veloz e dançante, e um tecladinho alucinado ao fundo. Mais uma vez, Easton destrói nos solos de guitarra.

O vocalista do The Cars, Ric ocasek, e o produtor Roy Thomas Baker.

"You're All I've Got Tonight", abre o lado B do álbum com uma bateria pesada e cheia de efeitos. Guitarras, baixo e bateria criam uma massa sonora vigorosa, enquanto o Hawkes faz solos estridentes nos sintetizadores. Melhor faixa do álbum, "Bye, Bye Love", faixa cantada brilhantemente por Orr, mostra a capacidade dos Cars em criar rocks acentuadamente comerciais e agradáveis. A faixa tem riffs de teclados, ora estridentes, ora delicados, enquanto que os solos de guitarra de Elliot Easton seguem matadores mais uma vez neste disco.
 
Com Orr no vocal principal, "Moving In The Stereo" é a faixa mais experimental do álbum, mas não necessariamente "burocrática". Possui uma sonoridade que em alguns momentos faz lembrar Roxy Music, e a maneira de cantar de Benjamin Orr nessa música, remete aos vocais de Brian Ferry, vocalista da banda inglesa, o que só reforça essa associação. "All Mixed Up", também cantada por Orr, encerra o álbum. Começa lenta como uma balada, e depois ganha ritmo. Destaque para o tecladista Greg Hawkes, que nesta faixa, mostra os seus dotes como saxofonista.

The Cars, o álbum, teve um desempenho comercial brilhante, assim como foi bem elogiado pela crítica. Foi o primeiro álbum da new wave a alcançar as grandes massas. O rock bem acabado, despretensioso, divertido e com forte teor pop, agradou em cheio não só o grande público, que comprou cerca de 6 milhões de cópias vendidas do álbum, mas também os programadores de rádio que enxergaram na banda um tipo de som "fácil" e "palátavel".

The Cars na capa  da Revista Rolling Stone, janeiro de
1979: banda leita eleita artista revelação.
O álbum ficou em 18º lugar na parada da Billboad 200, nos Estados Unidos, em março de 1979, e permaneceu na parada de álbuns por 139 semanas. Foi 4º lugar no ranking "Top Álbuns do Ano" da Billboard, em 1979. Mais dois singles do álbum foram lançados, o de "My Best Friend's Girl" (35º lugar nos EUA e 3º no Reino Unido, em 1978) e de "Good Times Roll" (41º nos EUA), que se tornaram hits. No entanto, "Just What I Need" e "By, Bye Love" foram os grandes sucesso do álbum.

A popularidade dos Cars era tão grande que só encontraria rivalidade dentro da new wave naquela época com o Blondie, que lançaria meses depois de The Cars, o antológico Parallel Lines. O prestígio conquistado pelos Cars levou a banda a ser escolhida, como "Banda Revelação/1978" pela revista Rolling Stone, em 1979, e a uma indicação ao Grammy na categoria "Melhor Artista Revelação", naquele mesmo ano. Ainda em 1979, os Cars repetiriam a parceria com o produtor Roy Thomas Baker, lançariam o segundo álbum, Candy-O, que nos rastro do sucesso do álbum de estreia, tiveram grande êxito comercial a artístico. Com a popularidade no topo, os Cars sozinhos, conseguiram tocar para 500 mil pessoas no Central Park, em Nova York, em 1979. A pista do sucesso estava livre para The Cars trilharem carregados de discos de platinas a cada lançamento.

Faixas

Lado A
  1. "Good Times Roll"
  2. "My Best Friend's Girl"
  3. "Just What I Needed"
  4. "I'm In Touch With Your World"
  5. "Don't Cha Stop" 

Lado B
  1. "You're All I've Got Tonight"
  2. "Bye Bye Love"
  3. "Moving In Stereo" (Greg Hawkes - Ocasek)
  4. "All Mixed Up"


Todas as letras escritas por Ric Ocasek, exceto onde indicado. 

The Cars: Ric Ocasek (vocal e guitarra base), Benjamin Orr (vocal e baixo), Elliot Easton (guitarra e vocais de fundo), Greg Hawkes (teclados, saxofone e percussão) e David Robinson (bateria percussão e vocais de fundo).


"Good Times Roll"


"My Best Friends's Girl"



"Just What I Needed"



"I'm Touch With Your World"



"Don't Cha Stop"



"You're All I've Got Tonight"



"Bye Bye Love"



"Moving In Stereo"



"All Mixed Up"

Comentários